14 de outubro de 2010

Urgente: Apagar o ódio classista!

Dilma está perdendo votos de cima para baixo. Os mais ricos engajaram-se fortemente contra a petista. A tabela de cruzamento da pesquisa CNT/Sensus divulgada hoje traz números impressionantes. Clique na tabela para ampliar.

Entre os que ganham mais de 20 salários, 70% votam em Serra e somente 15% em Dilma. A surra é grande também entre o segmento cuja renda varia de 10 a 20 salários, onde Serra tem 52,3% dos votos, contra 35% de Dilma. Houve uma reviravolta sim, produzida a partir das classes mais altas.

O discurso petista em favor do pobre, pelo jeito, enfureceu as classes médias. Por isso mesmo, os marketeiros de Dilma deveriam realizar, urgentemente, uma plataforma de campanha voltada especialmente para os segmentos melhor posicionados da pirâmide social.

Ou seja, não há somente a baixaria fazendo efeito entre os pobrinhos vulneráveis. Está em curso um processo violentíssimo vindo de cima, dos mais ricos. Esses 70% de votos entre quem ganha mais de 20 salários é algo assombroso. Não era assim. Essa categoria até pouco tempo aprovava Lula. O que aconteceu? O que gerou essa revolução? Não creio que foi o aborto. Aconteceu uma eclosão súbita e brutal de um sentimento de classe. Os ricos tem, naturalmente, um poder de difusão muito superior aos pobres. A campanha de Dilma deve focar, portanto, em conter a fúria dos abastados, procurar neutralizá-la, através de alguns temas chave. O discurso dos milhões que saíram da miséria provavelmente os irritam ainda mais. Eles devem ser conquistados através de imagens que mostrem a possibilidade do Brasil se tornar um país de primeiro mundo.  A redução da dívida pública é outro ponto importante para essa classe social. Podia-se sinalizar com redução da carga tributária, e mostrar comparativos do aumento da carga tributária no governo FHC com o que houve durante a era Lula. É preciso agir para apagar esse ódio classista que explodiu às vésperas da eleição e que continua se alastrando.

34 comentarios

X-MAN disse...

O problema são os demotucanos petistas (um monstrengo saido dos grotões do congresso e acalentado pela rede goebbles) paloci e cardoso que estão cuidando da campanha dela, como já disse, nunca vi tanto esforço pra perder uma eleição quase ganha. E o marqueteiro é..., deixa pra lá, já não tenho mais paciencia Miguel.

Unknown disse...

O programa de TV vai mal, muito repetitivo em cima da continuidade. Tem que tocar em varios temas, principalmente nas fraquesas do vampiro, que são muitas. Chega de apanhar calado.

Agora, essa pesquisa ta furada, 20 pessoas acima de 20 SM, eh pouco e pode dar qualquer coisa, depende de onde for feita. Onde eu trabalho a Dilma ganha neste segmento.

Maria 1 disse...

Não são somente os pobrinhos que são vulneráveis à baixaria. Todos são. E a baixaria disseminou-se com calúnias direcionados para todo tipo de público, em todas as classes sociais. As mais abastadas, primeiro. Os pobrinhos foram contaminados bem depois, na última quinzena do primeiro turno. O preconceito e o sentimento de classe (sempre presentes) pode ter sido exacerbado, sem dúvida. Mas, o gatilho foi a desconstrução da candidata do Lula que, afinal, nunca foi o Presidente dos sonhos dos bem situados.

Unknown disse...

Outra coisa, repare que a classe media eh a que tende mais a votar nulo, alem de estar mais indecisa. Muitos eleitores da Marina, Plinio e PSTU vão anular os votos ou vão viajar no feriado (abster). Tem que conquistar os indecisos, focar o programa neste segmento, sera que os marqueteiros não fazem pesquisa para saber o seus anseios. Acho que os do Serra estão fazendo, ja os da Dilma...

Anônimo disse...

E os "gênios" marqueteiros da Dilma continuam com aquela coisa do "país de rico, país de pobre".

Não dizem nada pra classe média. A nova classe média (maioria no Brasil) não quer se identificar com os pobres.
Enfurecem os ricos.

Contratem um freela do Duda Mendonça, por favor.

Unknown disse...

Foi mal, na verdade os indecisos são mais os de baixa renda. Estes não vão viajar, talvez o programa da Dilma esteja com o foco neles, e assim perdendo eleitores na classe media.

Unknown disse...

Como a classe media eh mais decidida, os marqueteiros optaram por ganhar os indecisos de baixa renda. Eh uma estrategia arriscada.

Unknown disse...

Acho que a grande questão eh: O que fez, na ultima hora do primeiro turno, os indecisos de baixa renda votarem no Serra e na Marina?

Anônimo disse...

Miguel, estive "fora do ar" por uns dias, a trabalho.

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Qual não foi minha felicidade ao ver que a candidata mentirosa está sendo colocada em seu lugar. No fim da fila................

Um sacana que imagino seja um petralha "mandou um vírus" pesado em minha máquina.
Nem liguei, formatei o HD e tou de volta. Tou feliz, o lulla e seus asseclas vão tomar o caminho da rua.

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Reginaldo Gadelha

José Carlos Lima disse...

Eles devem ser conquistados através de imagens que mostrem a possibilidade do Brasil se tornar um país de primeiro mundo.

O que poderia fazer sonhar estes bem de vida(graças a Lula)?

O trem bala, aeroporos,..,, mas o programa de Dilma tem sido generico e nao dirigido aos segmentos sociais,

Cansei de ver o programa de Dilma falar de creche todo dia quando temos o pre-sal para garantir banda larga para todos, o que faria sonhar a molecada das lan houses que votou em Marina

Miguel do Rosário disse...

Ria bastante, Gadelha, enquanto é tempo. Mas rir por último é pra quem pode... Quanto mais difícil a batalha, mais saborosa é a vitória.

jozahfa disse...

Eu acho que a consciência é mesmo uma maldição. Aquela coisa de Prometeu acorrentado. Eu podia simplesmente largar pra lá essa merda de eleição porque o Lula não fez uma vírgula para melhorar minha vida de professor municipal. O projeto político da esquerda simplesmente não contempla a velha classe média. Quer transformá-la numa nova classe, maior, com a inclusão dos até então mais pobres. Estão certos até certo ponto. Porque esqueceram que a velha classe média ainda existe e também quer ser contemplada no processo. Coisa que não vem acontecendo. E aí a vaca está indo pro brejo. Acho que a coisa toda vem da classe mérdia.
Mas eu estava dizendo que devia largar pra lá esta porcaria toda, porque eu já tenho meu empreguinho público e, se esse povo quer se foder, que vá! (desculpe o palavrório, Miguel, que esse negócio já tá por aqui ó!)
Mas tem a consciência, né.
E tem a civilização brasileira em jogo.
Que os deuses saibam o que estão fazendo!

João Paulo Ferreira de Assis disse...

Jozahfa, eu tenho uma ideia de federalização da Educação Básica. Só com Dilma essa ideia poderá prosperar. Serra é contra, pois o que ele quer é contenção de gastos. E a federalização significaria que nenhum professor da educação básica ficaria mais a mercê de prefeitos nem de governadores. E o piso seria maior do que esse de lei.

Anônimo disse...

O problema é que o governo Lula só favorece os pobres - e favorecê-los é bom, mas existem limites.
Em primeiro lugar, pq os bolsa-família e outros tantos vales não ajudam o indivíduo a evoluir, a se especializar, a andar com as próprias pernas. Ele se encosta no dinheiro do governo de graça, sem precisar se esforçar nada.
Segundo, pq quem financia isso é quem trabalha, ganha melhor e paga impostos altíssimos - e não recebe NENHUM benefício em troca.
A classe média também quer crescer e fazer parte de um programa de evolução. Fico enojado de pagar os impostos que pago e não receber nada decente do governo! O alarme da minha casa foi contratado por uma empresa de segurança particular, a escola do meu filho é particular, médicos de toda família idem, pq pagamos A PESO DE OUTRO diversos serviços públicos de quinta categoria.
Ajudar os pobres é lindo, mas como nós ficamos? Devo ser punido por não ser miserável?

Nivia O. Castro disse...

Eu já tinha dito em algum lugar por aí que a guerra, como se diz, encarniçada e sem quartel, está sendo travada agora pela classe média dos grandes centros urbanos do Sul-Sudeste. É onde está o grosso dos dois exércitos. E estou entricheirada no meu blog cuspindo fogo cerrado. Olho prum lado e vejo a infantaria disparando seus emails. Do outro, os blogueiros metralhando seus posts. Mas agora que vamos para o corpo-a-corpo final eu me pergunto: cadê a cavalaria para abrir o flanco nas defesas adversárias? E o bombardeio da artilharia pesada? Por onde anda o comandante-em-chefe pra infundir confiança à tropa? Tá lá no Piauí (com todo o respeito) e na região Norte fazendo comício! Peralá, e se minha munição acabar, pombas?

miack disse...

Miguel, o Rodrigo Vianna pensa diferente. Dê uma olhada em:
http://www.rodrigovianna.com.br/plenos-poderes/dilma-e-o-lulismo-perderam-a-classe-media-hora-de-fazer-campanha-para-os-pobres.html

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Miguel,
já viu a opinião do Rodrigo Vianna? Se não viu, aqui vai: http://www.rodrigovianna.com.br/plenos-poderes/dilma-e-o-lulismo-perderam-a-classe-media-hora-de-fazer-campanha-para-os-pobres.html

Concordo com ele. Dou aula em uma universidade particular.

A classe média quer sangue há cinco anos. Não tem volta.

Temos que ampliar nossa força nas classes populares, que ganham até cinco salários mínimos.

Nelas se encontra a vitória.

Quem ganha mais de 20 salários mínimos é 1% da população brasileira. Mais de 10 salários, 4%.

A campanha tem que se concentrar em quem ganha até cinco salários, sobretudo, e mostrar para quem ganha até dez salários que muitas conquistas deles podem ser perdidas.

Batalhar por votos da população que ganha acima de dez salários mínimos é gastar munição e esforço à toa, na minha opinião.

Blog de Pirenopolis disse...

Também acho que essa historia de conquistar classe media já foi pro saco,mais sua ideia da banda larga e excelente ,eu já mandei uns recados pro cardeais petista sobre isso ,outra coisa interessante e sobre a tarifa do celular ,abaixar essa tarifa atinge em cheio essas pessoas que ganham ate 5 salários mínimos.

clique aqui para ler disse...

O Rodrigo Vianna entende que tem que abandonar a classe média e dirigir a campanha para a classe pobre, diz ele "Dilma e o lulismo perderam a classe média. É hora de fazer campanha para os pobres"

http://www.rodrigovianna.com.br/plenos-poderes/dilma-e-o-lulismo-perderam-a-classe-media-hora-de-fazer-campanha-para-os-pobres.html

Anônimo disse...

Faça seu video de apoio a Dilma e envie para seus parentes e amigos pedindo o voto

Veja aqui videos já produzidos

www.josecarloslima.blogspot.com

Unknown disse...

Concordo com o Rodrigo Vianna. A classe média (acima de 10 SM) já era, sempre foi majoritariamente anti-PT e anti-Lula e sempre escondeu os seus preconceitos sob a cortina do moralismo. No entanto, eles são 6 a 7 % da população. Os indecisos de baixa renda (abaixo de 5 SM) é que vão decidir a eleição. Eles hoje são a maioria dos indecisos e podem migrar para o Serra caso não haja um trabalho da campanha de Dilma que vise este segmento. Agora entendo a preocupação do PT com o tema religião, o posicionamento de pastores e padres podem sim influenciar o voto dos indecisos na última hora.

O segmento de 5 a 10 SM é mais sensivel aos boatos, são na maioria pessoas de posicionamento politico indefinido. É necessário reconquistar os votos perdidos pela boataria anti-Dilma. Um empate nesta faixa seria um excelente resultado para Dilma. Os sindicatos tem que se mobilizar para conquistar este segmento, mostrar que Serra é a pior opção para os trabalhadores.

Anônimo disse...

Esta eleição está cada vez mais parecida com a de 1989, quando a baixaria venceu. Lamentável.

Anônimo disse...

Chega de angelismo. Chega de bom mocismo. Chega de ser vítima indefesa.
A eleição está perigando ser ganha por uma franquia internacional da calúnia e da difamação, amparadas na cumplicidade do nosso PIG.
Esses manipuladores conseguiram a colaboração de um monte de zumbis que eles convenceram, ou que já tinham afinidade ideológica com o projeto excludente do Serra.
Temos que combater no mesmo terreno que o inimigo, e com as mesmas armas.
Numa coisa, porém, podemos - e devemos - nos distinguir deles. Não precisamos inventar nada, nem martelar irrelevâncias. Basta desconstruir o Serra com os escândalos gravíssimos, todos reais, em que ele se meteu: por ex., as lambanças com o dinheiro público em suas suas administrações, coisa que o PIG encobre.
É preciso aumentar a rejeição ao Serra, e fazer isso como eles estão fazendo: de modo PROFISSIONAL.
Meu marido recebe centenas de spams diariamente difamando a Dilma. É evidente que existe um batalhão de mandadores de spam, pagos para isso, operando com o que existe de melhor em tecnologia da informação.
Vamos responder com amadorismo de "correntes do bem"?
O comitê de campanha da Dilma precisa montar uma central de guerrilha virtual para o contra-ataque. Contratar centenas de profissionais que disparem milhões de e-mails por dia mostrando os podres do Serra!
Muita gente votou na Marina por estar enojada com a podreira da política; está tendendo para o Serra por achar que ele é menos ruim que a Dilma "terrorista/aborteira/incompetente/nepotista" etc.
Por que? Porque o PIG simplesmente não mostra as nojeiras do Serra. Nem a campanha da Dilma centra seu foco nisso. Mas martela trocentas mil vezes qualquer deslize do Lula e da Dilma. Água mole em pedra dura...
É preciso terceirizar o combate ao Serra. Mesmo nos programas de campanha, melhor chamar o afiadíssimo Ciro Gomes para descascar o Serra, poupando a Dilma desse desgaste.
Nos debates, não tem como correr. Ou a Dilma desconstrói o Serra ou a eleição está perdida.
Tremo só de pensar o país que teremos se o Serra vencer essas eleições.
Vocês que estão lendo, por favor, enquanto a campanha da Dilma não faz o que tem que ser feito, me ajudem a engrossar, não uma corrente do bem (inócua), mas uma campanha de esclarecimento sobre QUEM É O VERDADEIRO SERRA.
Os e-mails devem ser didáticos, chocantes, não muito longos, e trazer suas referências de modo inequívoco (daonde foram tiradas as informações).
À luta, companheiros! O jogo só acaba no último minuto da prorrogação.
Se for para perder, que percamos combatendo o bom combate!

Anônimo disse...

Chega de angelismo. Chega de bom mocismo. Chega de ser vítima indefesa.
A eleição está perigando ser ganha por uma franquia internacional da calúnia e da difamação, amparadas na cumplicidade do nosso PIG.
Esses manipuladores conseguiram a colaboração de um monte de zumbis que eles convenceram, ou que já tinham afinidade ideológica com o projeto excludente do Serra.
Temos que combater no mesmo terreno que o inimigo, e com as mesmas armas.
Numa coisa, porém, podemos - e devemos - nos distinguir deles. Não precisamos inventar nada, nem martelar irrelevâncias. Basta desconstruir o Serra com os escândalos gravíssimos, todos reais, em que ele se meteu: por ex., as lambanças com o dinheiro público em suas suas administrações, coisa que o PIG encobre.
É preciso aumentar a rejeição ao Serra, e fazer isso como eles estão fazendo: de modo PROFISSIONAL.
Meu marido recebe centenas de spams diariamente difamando a Dilma. É evidente que existe um batalhão de mandadores de spam, pagos para isso, operando com o que existe de melhor em tecnologia da informação.
Vamos responder com amadorismo de "correntes do bem"?
O comitê de campanha da Dilma precisa montar uma central de guerrilha virtual para o contra-ataque. Contratar centenas de profissionais que disparem milhões de e-mails por dia mostrando os podres do Serra!
Muita gente votou na Marina por estar enojada com a podreira da política; está tendendo para o Serra por achar que ele é menos ruim que a Dilma "terrorista/aborteira/incompetente/nepotista" etc.
Por que? Porque o PIG simplesmente não mostra as nojeiras do Serra. Nem a campanha da Dilma centra seu foco nisso. Mas martela trocentas mil vezes qualquer deslize do Lula e da Dilma. Água mole em pedra dura...
É preciso terceirizar o combate ao Serra. Mesmo nos programas de campanha, melhor chamar o afiadíssimo Ciro Gomes para descascar o Serra, poupando a Dilma desse desgaste.
Nos debates, não tem como correr. Ou a Dilma desconstrói o Serra ou a eleição está perdida.
Tremo só de pensar o país que teremos se o Serra vencer essas eleições.
Vocês que estão lendo, por favor, enquanto a campanha da Dilma não faz o que tem que ser feito, me ajudem a engrossar, não uma corrente do bem (inócua), mas uma campanha de esclarecimento sobre QUEM É O VERDADEIRO SERRA.
Os e-mails devem ser didáticos, chocantes, não muito longos, e trazer suas referências de modo inequívoco (daonde foram tiradas as informações).
À luta, companheiros! O jogo só acaba no último minuto da prorrogação.
Se for para perder, que percamos combatendo o bom combate!

Anônimo disse...

O marqueteiro da Dilma está fazendo campanha como se estivesse na Suíça.
Ou esse cara é muito inteligente ou ele vai levar a Dilma e o PT ao suicídio coletivo.
O marqueteiro do serra DESCONSTRUIU a imagem da Dilma e com isso aumentou a rejeição da candidata e o marqueteiro da Dilma não faz nada...parece que está na lua...é um louco...e ninguém vê isso....

Anônimo disse...

Voçês se mostram estarrecidos, confusos, com a montanha de votos que trasmigragram do campo da Marina para o José Serra. Existem muitas razões e eu vou me ater em sómente uma: os aposentados atingigos pela emenda constitucional n. 41, que os obrigaram a contribuir, após os requisitos de aposentação, dentro da legislação vigente na época, pela maior aliquata, voltaram a contribuir de novo. Isso foi o maior absurdo cometito pelas hostes lulistas, abrigar os velhinhos, quando mais precisavam de recursos, para comprar remédios, para os achaques da idade, serem surpreendidos de maneira covarde, por esse golpe malandro, em cima daquilo que o direito já nos reservava ... Bem feito, e é, mesmo sabendo de todas as cavilações do Serra, que não votarei na Dilma de jeito nenhum ...

Douglas Otaviani Tôrres disse...

Os ricos e a classe média sempre foram majoritariamente anti-Lula e Anti-PT,recebi a pouco email de minha sobrinha adolescente me torrando o s... porque ela dis que tem ódio do PT e do Lula,os pais(classe media) impuseram nela esse ódio,já discuti com eles,eles não apresentam nunhuma alegção racional para se discutir,só sabem me chamar de burro por votar na Dilma.Ja é um preconceito incrustado,perda de tempo tentar ganhar votos dessa gente.Tem que se concentrar é no povão,desmistificar essa histórias de aborto e agora de lesbianismo (Nada contra o público GLS),mas é no preconceito,no odio que esta se tentando tirar votos da Dilma

Anônimo disse...

Alo Miguel. Hoje o Rodrigo Viana fez um post, falando que o que resta é esquecer a classe média e rica e investir tudo na classe pobre. Talvez seja por aí o caminho prá vitória, pois a classe média já foi conquistada pelas baixaria da campanha tucana. Segundo o Rodrigo o que importa agora é a vitória, depois a gente reconquista a classe média. O Lula em comicio no Pará, já adotou esse discurso. Já que o Brasil está dividido o negócio é partir para a luta de classes. Não tem outro jeito. O que voce aCHA?

Anônimo disse...

Essa contribuição instituida pela PEC 41, em primeiro lugar é necessário dizer que a contribuição não apresenta não apresanta nenhuma conprestação a favor de quem contribui, continuando, é um verdadeiro absurdo contra as pessoas que ja se aposentarem cumprindo todos os requisitos legais. Lemos todos os dias na imprensa não contaminada, que não existe déficit orçamentário, no entanto, as estrelas do pt nos enfiaram essa faca nas nossos costas.
Eles comentam que os velhinhos não votam, como estão errados meu DEUS ... Meus amigos maiores de 60 anos estão ansiosos por depositarem seus votos no Serra, não por considerarem o melhor dos candidatos, mais para se vingar da sacanagem do Lula, do qual a Dilma é mera continuação. Se o autor desse blog se interessar pelo assunto, poderá entrar no site da Camara e procurar pela ementa de pec 555/2006. Nela estamos tentanto reverter de maneira parcial os efeitos maléficos da PEC/41, com o combate feroz do pt, a começar pela Gesuino que está findando o seu mandato naquela casa...

Rubens Pileggi Sá disse...

Oi, miguel. Levi-Strauss em tristes trópicos e o Gilberto Freyre são a favor do analfabetismo porque o fim do analfabetismo foi, na verdade, um projeto de dominação. Quanto mais as pessoas conhecem os códigos da colônia, mais fácil fica fazer negócios e solapar as culturas autócnes. Se isso é um fato, parece até profético o fato de o norte, o nordeste e os pobres com menos acesso às informações letradas terem uma maior resistência ao projeto neoliberal do que os que se acham melhor informados e ricos do sul, sudeste e da faixa da monocultura da soja, no oeste do país.

Anônimo disse...

Caso do aborto de Monica Serra: O verdadeiro papel de um jornal

15/10/2010 16:09, Por Gilberto de Souza - do Rio de Janeiro

Ao divulgar o desabafo da coreógrafa Sheila Ribeiro, artista em dança contemporânea, novas mídias, publicidade e cinema, casada com o antropólogo Massimo Canevacci Ribeiro, mas antes de tudo, uma brasileira, uma eleitora, o Correio do Brasil cumpre com o seu papel de contribuir com a sociedade deste país na superação de um tabu, como é a questão do aborto. Ao perceber a justa indignação desta cidadã, diante da mudança diametral entre o que disse sua ex-professora Monica Serra, em dois momentos da vida, coube ao CdB dar voz à informação, checada e confirmada de forma cabal junto às colegas da então estudante da Unicamp, onde a mulher do candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, lecionou por vários anos. Diante dos fatos, este diário não teve dúvidas em ampliar o debate sobre a hipocrisia, essa mesma hipocrisia que alimenta os radicalismos e fortalece apenas aos obscurantistas.

O Correio do Brasil é um jornal independente, com circulação nas versões eletrônica e impressa para assinantes de todo o país, que há mais de uma década chega todos os dias aos seus leitores com o retrato da realidade brasileira, sem se importar se esta agrada a gregos ou a troianos. Acreditamos que liberdade de imprensa é o pleno exercício do direito de informar, com responsabilidade e coragem. Nós nos pautamos apenas pela verdade dos fatos, contra a qual não cabem argumentos ou quaisquer subterfúgios utilizados para proteger esta ou aquela personagem da história.

Perante o CdB, todos os brasileiros são iguais.

Gilberto de Souza é jornalista, editor-chefe do Correio do Brasi

Douglas Otaviani Tôrres disse...

Vi no Nassif e estou repercurtindo o máximo que posso.

Dom Luiz C. Eccel *

Adital -
Desde que fiquei sabendo das candidaturas à Presidência da República, tive uma só atitude: não quero subestimar nenhum dos(as) candidatos(as), pois não sou melhor do que ninguém, e muito menos dono da verdade.

Pensava: aquele(a) que ganhar fará o melhor pelo nosso Brasil, pois irá se assessorar de pessoas competentes e honestas, e basta.

Passados alguns dias, iniciaram as propagandas eleitorais. Subitamente, a minha caixa de correio foi tomada por uma "avalanche" de e-mails contra uma candidata apenas, a Dilma Rousseff. Preciso dizer com todas as palavras, que fiquei indignado.

É importante dizer que logo que saiu a lista dos candidatos eu fiz a minha escolha.


Mas, o fato de ver diariamente o "tsunami" de "denúncias" contra esta candidata, na minha caixa de correio, revelando total falta de respeito para comigo e também para com a candidata, levou-me a refletir e a pesquisar. Perguntava-me: por que somente contra ela? Devo ser honesto e afirmar que não recebi nenhuma "matéria" contra qualquer outro(a) candidato(a).

A reflexão levou-me até Jesus Cristo, que um dia disse: "Quem não tiver pecado, atire a primeira pedra" (Jo 8,7).

Por que estão jogando pedras só na Dilma? Em 1Jo 1,10 está escrito: "Quem diz não ter pecados, faz a Deus de mentiroso". Conclusão: Os que jogam pedras não têm pecados. Eis o grande problema. Estão tomando o lugar de Deus. Mas, Ele mesmo, não tendo pecado, não jogou pedras na pecadora. Isto é muito sério. Na verdade quem joga pedras está negando Deus. E o saudoso Beato, Papa João XXIII, que nos chamou a todos, através do Concílio Vaticano II, a sermos uma Igreja misericordiosa e aberta aos novos valores, deixando o ranço de lado, pelo sopro Vivificante do Espírito Santo, disse: "A pessoa que deixa Deus de lado, se torna perigosa para si e para as outras pessoas".

E agora? A conversão é graça de Deus para pessoas abertas a Sua Misericórdia. "Os misericordiosos, alcançarão misericórdia" (Mt 5, 7) Mas as pessoas auto-suficientes, donas da verdade, prepotentes, por isso sempre prontas a jogar pedras nos outros, estão muito longe de "Deus, que é Amor" (1Jo 4,8).

Assim, concluí: Todos somos pecadores, mas uma só pessoa está levando pedradas nesta campanha eleitoral à presidência do Brasil. Aí, eu que já havia escolhido o meu candidato, fiz uma nova escolha. Decidi, diante de Deus, que esta mulher apedrejada é a minha candidata para presidir o Brasil. Tem também um velho ditado popular que diz: "Só se atira pedras em árvores que dão frutos bons". E pesquisando descobri que esta candidata, enquanto ministra, produziu muito e bons frutos.

Procurei me aprofundar mais no conhecimento da minha candidata. Descobri que é uma mulher honrada e séria. Arriscou sua vida, durante a ditadura militar, da tirania do poder que oprime, tortura e mata. Sim, a Dilma foi presa e torturada por querer um Brasil democrático, fraterno, solidário, com vida e dignidade para todas as pessoas e não somente para algumas.

Então pensei: é exatamente isto que o Pai do Céu quis e continua querendo para todas as pessoas. Esta questão somou vários pontos para a candidata.

Nosso saudoso e amado Dom Helder Camara dizia: "Quando reparto o meu pão com os pobres, me chamam de santo, mas quando pergunto pelas causas da pobreza, me chamam de comunista".

Até hoje, as pessoas verdadeiramente comprometidas com um país mais justo e igualitário, e para isso precisa de projetos sérios de transformação, continuam sendo taxadas assim. Algumas pessoas, por incrível que pareça, em pleno século XXI, ainda conseguem meter medo numa certa camada da população com este jargão.

Douglas Otaviani Tôrres disse...

continuando

Analisei também o desempenho da candidata quando era funcionária no governo estadual e federal. Os frutos bons são abundantes, especialmente para os menos favorecidos. Sim, saiu-se muito bem. Mais um ponto para ela.

Percebi também que, levando pedradas, não retribuía, e isto está de acordo com o Evangelho. Mais um ponto para a Dilma.

Comecei a analisar as suas palavras, idéias e projetos. Uma mulher inteligente, sábia, abnegada, perspicaz e atualizada. Outro ponto para esta mulher.

Também fui apurar as "denúncias" que enchiam a minha caixa de correio. Descobri montagens falsas, mentiras e calúnias. Aí novamente lembrei-me de Jesus que disse: "O diabo é mentiroso e pai da mentira" (Jo 8,44).

Não tive mais dúvidas, é na Dilma que irei votar, independentemente de partido político.

Ninguém pode galgar degraus pisando nos outros. Isto não é nem humano, muito menos cristão.

Quem deseja servir o povo, precisa jogar limpo. Pessoa religiosa não é a que fica dizendo Senhor, Senhor..., mas aquela que faz a vontade de Deus. E a vontade de Deus é "que todos tenham vida e a tenham plenamente" (Jo 10,10).

A vontade de Deus é que todas as pessoas vivam como irmãos e irmãs, no respeito à vida de todos os seres. Descobri que a candidata Dilma tem este desejo profundo. Aliás, é o seu grande sonho que, juntamente com todo o povo, quer tornar realidade.

No domingo à noite, dia 10 de outubro, assisti ao debate promovido pela BAND. Um dos dons que Deus me concedeu foi o de conhecer as pessoas pelos seus olhos. Não costumo revelar o que vejo e sinto para todas as pessoas.

Durante o debate meus ouvidos estavam atentos às palavras dos candidatos, mas meus olhos foram atraídos para a expressão da sua face e a delicadeza do seu olhar.

Percebi duas atitudes muito interessantes: 1)Sua face estava sempre serena e seu leve sorriso não era forçado e nem transmitia falsidade. 2)Seus olhos, que são espelhos de sua alma, transmitiam segurança, confiança, ternura e sinceridade. Estas qualidades agregaram mais alguns pontos a Dilma.

Como nós precisamos destas atitudes que na verdade são qualidades e dons de Deus! Dilma você passou pelo gelo da dor, tantas vezes, e por isso chegou ao incêndio do verdadeiro amor que vem do alto.

Nosso saudoso e amado Dom Luciano Mendes de Almeida dizia: "a bondade rompe todas as barreiras". Avante minha irmã! Deus está com você. Cuide-se! Continue sendo bondosa e a confiar nas suas assessorias. Mas mantenha, discretamente, o controle de tudo para evitar desgostos e desgastes maiores e desnecessários, pois somos todos passíveis de erros. Mantenha-se sempre alerta e busque momentos de descanso na oração silenciosa para que Deus, que é Pai e tem a ternura da Mãe, lhe fale ao coração, plenificando-o de alegria e coragem. Dom Angélico, meu grande amigo e irmão, sempre diz: "Quem não reza vira monstro".

Dilma, desculpe eu falar abertamente que não iria votar em você. Busco ser sincero como você. Mas tenha certeza de que continuarei a pedir a Deus que a ilumine e abençoe, chegando ou não à Presidência. Não estou falando em nome da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), mas como cidadão e como Bispo da Igreja Católica, santa e pecadora, que deseja o melhor para o Povo de Deus.

Pessoalmente creio que é esta a hora de uma mulher experiente, honesta e competente, como você, chegar lá e continuar a fazer deste país, uma nação que defenda e proteja a vida de todos(as), desde a concepção até a morte natural.

Sim, neste segundo tempo a bola vai rolar elegantemente pelo gramado e balançar a rede!

Caçador, 12 de outubro de 2010 (solenidade de N. Sra. Aparecida. Padroeira do Brasil).

* Bispo Diocesano de Caçador-SC

Postar um comentário