7 de fevereiro de 2006

Como distorcer uma pesquisa

Diante da recuperação de Lula nas pesquisas do Datafolha (não se esqueçam a quem pertence esse instituto...), os oposicionistas, e incluo aqui evidentemente os jornalistas, pegaram no único item que seria negativo para Lula. 82% dos entrevistados acham que existe corrupção no governo. Fui lá no site do Datafolha (www.datafolha.com.br) e conferi a pergunta:

- Pelo que você ouviu dizer, existe ou não casos de corrupção no governo Lula?

Ora, me espanta que 100% dos entrevistas não tenham dito SIM. Afinal, afirmar que não existe corrupção em um governo, mesmo que seja o governo de Jesus Cristo na Suiça, beira a ingenuidade estúpida.

Foi uma pergunta tola, realmente houve o dedinho dos Frias aí. Uma pergunta muito mais inteligente e construtiva seria: Pelo que você ouviu falar, as denúncias de corrupção no governo estão sendo investigadas e o governo está tomando medidas para combater a corrupção?

Aí sim poderíamos ter uma resposta mais esclarecedora sobre a posição do eleitorado sobre o governo Lula e a corrupção.

A pergunta seguinte da pesquisa é: você acha que presidente Lula tem muito, pouco ou nenhuma responsabilidade nesses casos de corrupção?

E aí temos uma média nacional de 63% dos entrevistados achando que o presidente tem pouca ou nenhuma responsabilidade nos casos de corrupção.

No Sudeste, onde se alardea que vive a maior onda anti-Lula (claro, é onde a mídia mais atua), 63% dos entrevistados acham que Lula tem pouca ou nenhuma responsabilidade.

Para analisar números é preciso muito cuidado. A mídia consegue transformar números positivos para o governo Lula em negativos, é incrível a criatividade de certos setores da mídia.

Outra: quando falam que a recuperação de Lula é sinal de que os eleitores não vêem a ética como ponto fundamental, estão respeitando duplamente a sociedade brasileira, chamando-a de idiota e safada. Fica claro que prejulgam, e prejulgam errado, e não vêem o que está diante de suas caras de pau, que a sociedade cobra ética também da imprensa e da oposição. Montesquiet nos lembra que nas democracias gregas, o pior pária era aquele que acusava em falso. Sua punição era pior que a dos assassinos: morte por apedrejamento. Isso porque eles conspurcavam a liberdade de expressão, princípio sagrado da democracia, usando-a para fins escusos e para a difamação de cidadãos de bem, provocando danos morais muitas vezes irreversíveis.

2 comentarios

Anônimo disse...

Eu tb dira que há corrupção no Governbo Lula.
E podemos comprovar aqui:

http://www.informante.net/resources.php?catID=7&pergunta=226#226

Miguel do Rosário disse...

Boa lembrança, Alexandre. Aconselho a todos a entrarem nesse site. Mostra que o combate a corrupção no governo Lula tem sido intenso, efetivo, duro, cortando na própria carne, como deve ser. Muito diferente do que ocorria no passado... Valeu.

Postar um comentário