27 de agosto de 2008

Um botequim & mais pitacos





Volto a praticar fotografia, e aproveito para registrar fotos da Lapa e seus botecos.


*


E a Marta Suplicy pode ganhar no primeiro turno, héin! Se isso ocorrer, será uma reafirmação de que a pólvora midiática debilitou-se severamente e as balas que dispara não têm mais o poder letal que tinham antes. Mesmo se houver uma reviravolta e a vitória petista não se materializar, já existe um fato político consumado. A oposição conservadora isola-se cada vez mais e, ludibriada pelos afagos midiáticos, persiste em sua loucura. É por isso que eu não concordo mais com a máxima de Blake, que dizia: se o louco persistisse em sua loucura, tornar-se-ia um sábio. O grande Blake desta vez falou besteira. Se o louco insistisse na loucura, continuaria um louco mesmo. Talvez um louco furioso. Que é o que acontece na vida.


*


A proibição de fumo em lugares fechados e a nova lei seca deflagraram discursos oportunistas, de um lado, e ingênuos, de outro. Fala-se, genericamente, em proibições estatais sobre a vida do indivíduo. Uns dizem que estaríamos a um passo de se proibir reuniões em lugares públicos. Forçando um pouquinho aqui e ali e pronto, cola-se no governo Lula e na esquerda em geral a pecha de proibitivo e intervencionista. Santa ingenuidade. Essas leis anti-fumo tramitam no mundo inteiro, nos países mais civilizados, e com os governos mais conservadores. Sobretudo, não tem nada ver com proibicionismo ou comunismo ou seja lá qual for a paranóia da hora. E, ademais, são iniciativas parlamentares, votadas no Congresso Nacional e portanto opostas a qualquer ideologia anti-democrática.


*


A nova Lapa não é só musical. Há um crescente movimento de artes plásticas crescendo no bairro, com artistas organizados alugando antigos sobrados e montando ateliês e galerias. Um corredor vem se formando a partir da praça Tiradentes, até a rua do Rezende (onde eu moro, não por acaso). As galerias Gentil e Durex, na Tiradentes, estão sempre organizando divertidas e generosas vernissages, que mobilizam muito gente. E a Clarabóia, na Rezende, está em vias de inaugurar sua galeria. Deverá ocorrer uma festa ao final de setembro.


*


Falta agora um enclave literário na Lapa. Por isso, analiso a possibilidade de montar um sebo-bar no bairro. Procuro investidores.

6 comentarios

Anônimo disse...

Fotos de botecos é uma pedida boa para uma exposição, curti as fotos.

Moacy Cirne disse...

Descobri o seu blogue por acaso. Dei uma geral: o texto sobre o artigo de Cora Rónai é ótimo. Aliás, tem muita coisa boa por aqui. Voltarei. Sempre. Um abraço.

Anônimo disse...

lindo, lindo. so um lindo poderia escrever assim...

enquanto derreto na cidade de concreto com um coracao retirante que sabe quem ama.

beijosssss

pri

Anônimo disse...

mas não será fácil.
o pig está de olho.
está aí a Veja com esta farsa dos grampos.
Dantas não perdoa Lacerda.

Anônimo disse...

Fala miguelito
tive no Rio mês passado e fiquei chocado com a expô do VERGARA,sem falar da do brother CHICO CHAVES no OITICICÃO da tiradentes. E os `"manos" em sanpa ainda falam que a cena plastica do rio é chinfrim...
forte abraço
S.B.

Anônimo disse...

Que diabos de sumisso, Miguel.

O Gilmar Mendes está querendo por fogo no País e você não manda nada, meu?

Postar um comentário