17 de setembro de 2004

Parece que houve algum problema na coluna que eu teria no Caindonanoite.com, então vai abaixo o texto que seria a minha primeira participação. Está bem engraçado.

Cerveja é muito bom pra ficar pensando melhor

Tá legal, beber uma cerveja antes do almoço é ótimo pra ficar pensando melhor, mas pra dançar & paquerar o melhor é deixar a gelada pra depois do jantar, de preferência no sábadão, lá no circo, onde vai rolar o show do nação zumbi. Sendo que um macete pra economizar dindin é passar antes no arco-íris, aquele barzinho com mesas na calçada da mem de sá, e dar uma calibrada antes. A “Lokal” que eles estão vendendo por dois mirréis inté que não é ruim não, e as outras marcas também tão num preço bão. Isso tudo porque no circo, a latinha é três pila, mas enfim essas são preocupações de bebedor compulsivo e duro e esse não é o seu caso, né?

E não quero nem falar do nação zumbi agora, depois eu falo, porque acho mais importante dar duas dicas para quem vai ao show. Uma é unissex: compra antecipado meu, ou senão chega antes, porque aquilo lá tá bombando e fica a maior fila na porta. Outra é para as gatas: toma cuidado com a cerveja lá dentro porque, apesar dos toaletes serem novos e limpos, fica uma fila de duzentas muié querendo fazer xixi. Ô meu, não sei como essas mina não fazem uma revolução pros cara botarem uma penca de banheiro pra elas poderem exercer livremente o seu direito de mijar. Na vera, na vera mémo? Eu vi um princípio de rebelião no show que eu fui, lá no circo, do cordel do fogo encantado, há umas semanas pra trás. As mulheres, auxiliadas por alguns namorados fortões, apropriaram-se revolucionariamente de um terço do banheiro masculino. Por isso, meninas, acho bom se aliviar bem antes pra não enfrentar esse tipo de situação.

E agora, vamos ao que interessa. Pô, falar o quê? Nação é banda do chico science, mérmão, quer mais? E foi lá, no circo, que o chico fez seu último show. A morte dele, em fevereiro de 97 foi uma das maiores sacanagens que deus fez com o brasil (e ainda dizem que Ele é brasileiro). O carro derrapou na br 101 perto de recife e inclusive no dia primeiro do mês corrente (set/04) a justiça ordenou que a fiat pague dez milhões de reais (isso mesmo) à família do chico (ou seja, à mãe dele) porque o cinto tava podre e carro (novinho) tava bichado. A velhinha disse que assim que receber o dinheiro vai guardar uma parte para ajudar na criação da filhinha do chico, que tá com treze anos, e com a outra vai montar uma casa de cultura para crianças carentes, que era o sonho do roqueiro.

O movimento manguebeat, é natural, foi profundamente abalado pela morte precoce de seu líder maior, mas história é história e o elvis morreu e o rock continuou. O nação zumbi, juntamente com outras bandas de pernambuco, estão aí para provar que o mangue ainda está cheio de “caranguejos com cérebro”. Além disso, o atual vocalista do nação, o jorge du peixe, tem uma voz aveludada grave que talvez seja ainda mais bonita que a do chico. Aliás, na época do chico, o jorge já cantava e compunha algumas letras e músicas, por exemplo aquela “quando a maré encher” é dele.

Finalizando, acho que vale citar um trecho do manifesto manguebeat, escrito por fred zero 4 e que dá uma certa idéia da amplidão de pensamento dessa rapaziada gente boa de recife que vem mais uma vez curtir o carinho e a admiração do povo carioca:

“Os mangueboys e manguegirls são indivíduos interessados em quadrinhos, tv interativa, anti-psiquiatria, Bezerra da Silva, Hip Hop, midiotia, artismo, música de rua, John Coltrane, acaso, sexo não virtual, conflitos étnicos e todos avanços da química aplicada no terreno da alteração e expansão da consciência”.

Comente!