9 de abril de 2006

A pele grossa de Lula

"as elites adoram guerras/ apesar de sempre fugirem à linha de frente"
Crises Políticas, de Miguel do Rosário




A mídia bate em Lula com seus instrumentos mais cortantes e afiados, mas não conseguem sangrá-lo. A pele grossa do presidente é um fato político que está causando perplexidade na inteligentzia oposicionista.

Bem, eu sei porque. E fico triste ao constatar que as oposições são míopes, egoístas e surdas. Ontem, sábado, fui lá na portaria pegar meu Globo, voltei pra casa, fiz um café e, xícara à mão, dei mais uma olhada nas manchetes. Abri na terceira página.

A reportagem falava dos aumentos concedidos aos aposentados que ganham mais de um salário mínimo. Os que ganham 1 salário já haviam sido contemplados com o aumento do mínimo para R$ 350. Mas os que ganham 2 ou 3 salários, quase tão pobres quanto, estavam ainda a ver navios.

Pois bem, os redatores do Globo, no afã de colar a pecha de eleitoreira na medida de Lula, não perceberam que estavam agredindo, de forma suja e insensível, todas as 8,2 milhões de pessoas que seriam beneficiadas pela medida.

Qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento da realidade brasileira sabe que a Previdência tem sido o principal programa social do país, além de ser o mais importante agregador familiar. Milhões de famílias vivem da renda de seus membros mais idosos. O aumento do salário para estas pessoas, através do incremento do mínimo e com a recente medida, constituirá uma melhora da qualidade de vida de milhões de pessoas.

A população brasileira não reconhece uma medida dessa como eleitoreira. Eleitoreiras são as famosas promessas dos políticos, em discursos de campanha, que após a vitória, não se concretizam. Quando um político não promete, mas realiza um bem ao povo, isso não é eleitoreiro, mas simplesmente uma ação política afirmativa.

O Globo foi grosseiro, ofensivo com as famílias que se beneficiaram da medida, ao tratá-la apenas como uma medida eleitoreira que resultará em gastos da Previdência Social. Os jornalistas esqueceram de entrevistar economistas de verdade e não esses economistaszinhos tucanóides que vêem em qualquer medida em prol do povo uma ofensa pessoal. Economistas de verdade diriam que a medida representará uma vigorosa injeção de crédito no país, visto que os aposentados hoje em dia constituem um dos segmentos consumidores mais ativos e mais confiáveis, com acesso aos programas de crédito popular, e com grande responsabilidade junto às suas famílias.

A pesquisa do Datafolha divulgada neste domingo, mostrando a queda de Alkmin, revela que a sua última ascenção teve algo de artificial e sugere que ele tenha atingido um teto. Lula, por outra parte, mostrou que ainda tem espaço para crescer, pois ganharia muitos votos de Garotinho e dos indecisos.

A verdade que não quer calar é que o Brasil está vivendo, depois de décadas de estagnação ou crescimentos artificiais, provocados com base em aumentos histéricos do endividamento interno e externo, um verdadeiro momento do que se chama "crescimento sustentável". Reclamaram que o Brasil cresceu menos de 3% em 2005, mas foi o ritmo temperado pelas condições brasileiras, com enorme geração de emprego, redução da miséria, redução do endividamento, melhora na distribuição de renda e crescimento do consumo das classes populares.

A venda de computador está crescendo este ano mais de 200% em relação à 2005, que já havia sido um ano muito bom. O povo está comprando computador, em parte devido às facilidades permitidas pelo governo federal, como a liberação de impostos e financiamentos às redes comerciais e distribuidoras de material de informática.

Alguns diretores de marketing da mídia devem estar começando a ficar irritados com os editores políticos dos jornais, que insistem numa estratégia sucida de negar a forte popularidade de Lula inclusive entre os leitores de jornal. Vão perder cada vez mais assinantes. Na hora de renovar a assinatura do Globo, considerarei atentamente a sua linha editorial. Se continuar pendendo para o lado golpista, não renovarei, se eu notar que há uma distensão, com uma postura mais imparcial e mais respeitosa com o nosso presidente, eleito com nosso voto democrático e que conta ainda com nosso apoio, poderei renovar. Isso é democracia.

Enquanto isso, Reinaldo Azevedo, editor da Primeira "Nossa Caixa" Leitura, continua falando merda, com seu pedantismo rasteiro, tentando comparar o povo brasileiro com o povo romano, conforme descrito por Shakespeare, em Julio César. Já li esse livro. É forçar muito a barra. Olha só a pérola golpista do Azevedo, ao criticar o fato dos partidos de oposição não terem ainda pedido o impedimento de Lula. "Nas democracias, se elege e se depõe", diz o Apedeuta Tucano.

Isso é golpismo. Fascismo em estado bruto. Inclusive já separei alguns livros sobre o fascismo para ler, reler e ter conteúdo para lutar contra o ressurgimento dessa praga, com vestes tupiniquins, engraçadinhas, disfarçadas de humorismo machartiano de um Mainardi ou histeria pedante, de um Reinado Azevedo. Só espero que a psicose bushiana e apocalíptica-nuclear de um Olavo de Carvalho não volte a envenenar a opinião pública brasileira, pois sabemos que há uma camarilha de ratinhos de Olavo no Brasil que são responsáveis por muita agressão mau educada, fascista, lembrando os camisegras negras da Itália, que matavam judeus pobres e desafetos em nome do ideal de "ética" e "morala" do fasci-nazismo. Competência pra otário, diga-se de passagem, pois dizer que os tucanos são competentes, depois da merda que fizeram de 1994 a 2002, é uma inominável ofensa à inteligência da raça humana.

Esqueceu Azevedo que quem elege é o povo, e portanto, quem depõe, tem que ser o povo. Essa é a razão de democracias avançadas, como a norte-americana, nunca terem usado o impeachment, medida radical, de qualquer forma uma violência contra a vontade democrática popular, só se justificando portanto em casos extremos de guerra civil ou colapso social e econômico. Não é o caso do Brasil. De outra forma, é um golpe. Um putsch jurídico, imoral e próprio de covardes traidores da pátria.

Ademais, seria loucura. O impedimento de Lula estimularia a criação de guerrilha, pois os trabalhadores, eu inclusive, não suportaríamos uma violação tão suja e desonesta dos princípios republicanos, que são, como o nome diz, princípios e portanto não podem ser escamoteados por artimanhas jurídicas anti-democráticas, fascistas, que visam fraudar a vontade popular, verdadeira essência das democracias.

13 comentarios

Anônimo disse...

É isso aí cabra! Concordo e , há tempos já escrevo em vários espaços questionando o porquê doas empresas anunciantes destes pseudos veículos de comunicação NÃO cobrarem dos responsáveis , uma postura mais correta, mais JORNALÍSTICA ! Para exemplificar, posso citar minha família : temos uma boa situação ecomômica, muitas crianças "consumistas", e, de 3 anos pra cá, pegamos asco de programas como o ridículo jo soares, o Mannhatan Connection que apesar de tudo eu gostava, quando entrou o pulha do mainardi , nem passo perto do camal 42 para não ter o risco de vomitar. Os telejornais desde o começo da farsa maurício marinho , paramos de assistir, fora as revistas como vejamente, istoera, etc que de 10 anos prá cá são proibidas na família. Assim como nós, milhares de outros também cancelaram assinaturas de jornais, revistas, deixaram de ver programas que se tornaram patéticos, como o roda-morta, que inacreditavelmente se tornou uma fogueira da inquisição pra uns, e "babaovismo descarado", estilo "levanta e corta", sempre a favor dos fhcs da vida...Ou as empresas não fazem estatísticas, ou alguém está bancando o prejuízo!
abçs cid

Anônimo disse...

estou pasma !

como votar no Lula novamente ?
como aturar esse circo ?

não sei de onde vc tira tanto
otimismo , estatísticas
e progresso social dessa
ditadura disfarçada.

Anônimo disse...

Caro Miguel Acho que o anônimo ai de cima esta certo eu tambem já não leio e não vejo esta imprensa de fofoca a muito tempo e a Patrícia coitada esta mais por fora do que umbigo de vedete. Acabei de ver no blog do Eduardo Guimarães um texto sobre a tentativa de golpe que logo será tentado se nós que lutamos pela democracia nada fizermos.

Miguel do Rosário disse...

Patrícia, as estatísticas são publicadas nos mesmos jornalões que criticam o governo, na seção de Economia. O progresso social está na estatística do IBGE, até 2004. Estão em toda parte. Para não te cansar, o salário mínimo foi aumentado este ano, com um mes de antecedencia, para 350 reais, o maior nível real dos últimos 25 anos, e isso num ambiente com os preços dos alimentos com deflação. Uma estabilidade economica que, diferentemente da gestão FHC, não está sendo feita às custas do aumento exponencial do endividamento interno e externo, nem da venda indecente de estatais, e sim pela competencia de gestão. A fusão da Receita Federal com o INSS representou e representará enorme eficiente no combate às fraudes. Aliás, o combate ao crime contra o fisco e a contra a lavagem de dinheiro nunca foi tão eficiente como agora. Se você, Patrícia, variar um pouco as suas fontes de informação e ficar atenta, verá os avanços extraordinários da gestão Lula. Verá o aumento enorme dos recursos à agricultura familiar, aumento do bolsa família, aumento do crédito às familias de baixa renda, além da geração de emprego no Brasil, sobretudo empregos formais.

Marco Aurélio disse...

Miguel

Que tal fazer uma enquête com o nome de alguns candidatos, com votos brancos e nulos e com candidato de gozação ?

Um abraço

Marco Aurélio

Anônimo disse...

Segue o texto completo sobre a prisão do Prefeito Iron Marques Pereira do município de Confresa do Estado de Mato Grosso. Completo por quê? Porque ontem o Fantástico (de forma parcial) mostrou a prisão dos envolvidos nas irregularidades consideradas graves, nas contas do prefeitura, mas não disse qual era o Partido. O link abaixo revela o partido e também a quantas andam as investigações.

Leia em detalhes no seguinte link.

http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=169038&edicao=10834&anterior=1

Anônimo disse...

O deputado Roberto Freire, fez uma afirmativa no JN, que demonstra sua
total ignorância política, ao dizer estranhar porque as pesquisas
apontam para uma "aparente" discrepância entre a avaliação popular de
que há um alto índice dos que acreditam em corrupção e dos que votarão
em LULA.
A diferença entre a corrupção do PODER e do ESTADO e mais, a que
envolveria o EXECUTIVO em seu maior mandatário é evidente.
O PODER NO BRASIL APRESENTA UM QUADRO DE CORRUPÇÃO SISTÊMICA E,
HISTORICAMENTE, ENDÊMICA E NÃO EPIDÊMICA COMO QUEREM FAZER CRER ALGUNS.
A liberdade de investigação permitida e necessária feita por esse
governo, e que só poderia ter sido feita por um governo de base
popular, já que os governos de elite, ou seja todos os anteriores, não
tinham a menor vontade de deixar isso acontecer, pois ningém admitiria
um expurgo, por interesse próprio ou interesse de classe.
FHC, quando nomeou o ENGAVETADOR GERAL DA REPÚBLICA, satisfez o desejo
de quem o elegeu, e Lula ao permitir a devassa, até no próprio
governo, também o fez, em nome do POVO que o elegeu.
As denúncias pululam e não PRO LULA, isso deve ficar bem claro, já
que tentam a cada dia, envolvê-lo em situações indiretamente ligadas a
ele e, muitas vezes ligadas ao GOVERNO, mas sempre ligadas AO PODER.
SEMPRE DENUNCIAMOS AQUI E AS OPOSIÇÕES DENUNCIAM POSSÍVEIS, PROVÁVEIS
E ALGUMAS VEZES COMPROVADOS ATOS DE CORRUPÇÃO DO PODER.
Na nossa nascente democracia que, em verdade recém nata, se abre aos
olhos de todos, devemos ter a noção de que A CORRUPÇÃO É INERENTE AO
SER HUMANO E DEVE SER PUNIDA COM RIGOR EXEMPLAR.
O PODER REVELA, diz Frei Betto, revela as pequenas e grandes
corrupções de todos nós. Imperfeitos, por isso maravilhosos.
70% ACREDITAREM QUE HÁ CORRUPÇÃO PARECE-ME ABSURDAMENTE POUCO, HÁ
DEFINITIVAMENTE, COMO SEMPRE HOUVE E SEMPRE HAVERÁ EM QUALQUER SISTEMA
DE GOVERNO A CORRUPÇÃO DO PODER E, MUITAS VEZES DO ESTADO.
Ao pedir o impedimento de Lula, Roberto Freire pede o impedimento da
democracia, solicita que se impeçam as investigações, quer nos vender
um paraíso perfeito, inexistente em toda a HISTÓRIA DA HUMANIDADE.
Ao invés de louvar a abertura para as investigações sobre a CORRUPÇÃO
DO PODER, prefere o retorno AO OBSCURANTISMO ANTERIOR.
Não sei até que ponto o ex-comunista ao agir assim, o faz de boa ou má
fé, isso o futuro dirá...
OS 40 E TANTOS POR CENTO QUE VOTAM EM LULA PERCEBERAM ESSA DIFERENÇA,
NESSE PONTO O DEPUTADO MOSTRA-SE, POLITICAMENTE UM IGNARO.
Espero que, um dia acordando e se iluminando intelecto e
politicamente, possa não pedir o impedimento mas, sim ajudar para que
a CORRUPÇÃO DO PODER SEJA MINIMIZADA AO MÁXIMO E, POR CONSEQUÊNCIA, A
DO ESTADO. DE TODOS OS ESTADOS, PREFEITURAS E GOVERNO FEDERAL, DE
TODOS OS PARTIDOS E TENDÊNCIAS.
LULA, está acima disso, como comprovam todas as investigações. POR
ISSO E MAIS QUE TUDO, CADA VEZ MAIS LULA 2006.

Anônimo disse...

Nos primórdios da humanidade, antes de haver-se o hábito de se
enterrar em caixões as pessoas, essas eram sepultadas nos cemitérios
sem maior proteção. Disso surgia, pela degradação desses, o fogo
fátuo, que ao se elevar dos cemitérios, sugeria que a alma estava se
afastando do corpo e se elevando aos céus.
Vivemos num momento de glória desse país, de igual beleza e de
magnitude ainda não compreendida totalmente.
Do lixo dos corpos insepultos, mas natimortos pela injustiça social,
pelo capitalismo selvagem e cruel, pela discriminação sócio
econômica a que por centenas de anos, esse povo, zé-povinho, pau-de-
arara, jeca tatu, borra-boras, faminto em si, de pai, mãe, de filhos
e em momentos, como em Canudos, sedento de justiça.
Desse povo, tantas vezes, massa de manobra, prostituido no voto,
prostituido pela fome, prostituido pelos coronéis e empresários, no
lixo das castas, teimosamente existentes e mantidas pela injustiça
social, surge a luz.
Uma chama vermelha, forte, ofuscante. Essa chama se espalha pelo
continente, tragando quem a negue, devorando quem tenta apagá-la;
esse fogo, Deus queira não fátuo, feito do carbono, das carnes antes
em decomposição, será o diamante do futuro, duro, inexorável, de
real valor, inquebrantável.
ESSA LUZ, O SOCIALISMO INERENTE E INEVITAVELMENTE VENCEDORA, TOMARÁ
UM DIA TODOS OS CONTINENTES, e dará, num ato cristão, budista ,
maometano, judeu enfim, de todas as religiões, e HUMANISTA, mudará o
destino da humanidade. DAÍ SURGIRÁ O VERDADEIRO HOMO SAPIENS.
E ESSA CHAMA ESPALHARAR-SE-A PELO MUNDO, E PODEREMOS DIZER -
PARAFRASEANDO MAIAKOVSKY - ME DISSERAM QUE NUM PAÍS, ACHO QUE O
BRASIL ENCONTRAMOS, UM HOMEM FELIZ, E EL NOMBRE DEL HOMBRE ES PUEBLO.

Anônimo disse...

Lula, a cada instante me faz lembrar um velho ditado árabe; vemos, o
desespero de quem não conseguiu ter a profundidade do saber quem é e
o que representa Luis Ignacio.
Num congresso espúrio, onde temos a infidelidade partidária, a
imunidade pra lamentar e agredir, caluniar, difamar e, impunemente
não trabalhar; onde temos uma vendeta de mandato por interesses
vários, na maioria das vezes espúrios, que perde a
representatividade por isso.
Onde o amoral e o imoral se sobrepõe à justiça; capaz de criar um
Severino Cavalcante e, depois quando não mais servia, descartá-lo;
Congresso já, reiteradas vezes rejeitado pela população e,
desmoralizador da classe política, agonizante em meio à múltiplas
siglas, sem coerência entre programa e atos.
A imunidade moral de Lula se torna clara para a população, pois, por
mais que tentem incriminá-lo, nada encontraram...
Dão, a cada semana e a cada "escândalo", novo aval de lisura e
integridade administrativas a ele.
Analisar Lula é muito difícil para quem não conviveu com a fome e a
miséria, para quem tem a visão pequeno burguesa da vida, subchefe,
filho de subchefe, pai de subchefe, ameaçado esse, pelo filho da
cozinheira, pelos filhos do brejo da cruz, que, hoje não se
alimentam mais só da luz real, mas sim da luz virtual, a luz da
esperança - Luz de Luiz.
Por isso mesmo, enquanto os cães ladram, a caravana da esperança,
com o brilho fantástico de um desfile de Joãozinho Trinta,
inesquecível, passa rumo à DIGNIDADE.
E renasce em cada Severino cabraliano, matando os Severinos
congressuais.

Miguel do Rosário disse...

obrigado a todos pelos comentários. Irei ler todos com atenção.

Anônimo disse...

Pois é, haja pele grossa!!! a guerra nem começou. Estou no exterior e outro dia fui ver o filme Allende, documentário sobre a queda do presidente chileno. Um calafrio percorreu minha espinha. Parecia que via o Brasil de hoje. Allende também sofria denúncias infundadas de corrupção e padecia com uma esquerda histérica que não entendeu o momento histórico. Hoje, quarta-feira, leio os jornais brasileiros e todas as matérias pressionam o governo para uma medida salvadora da Varig cujos donos roubaram milhões e agora bancam um avião para levar funcionários para frente do Palácio do Planalto para pedir grana emprestada ao presidente. A grana dos brasileiros, diga-se de passagem. Por outro lado, a oposição, e seus braços no judiciário, legislativo continua incansável e agora amaeaça até a família do presidente. O que não é novidade, pois há pouco tempo atrás fizeram bravatas contra a integridade física do próprio...
Leio ainda a manchete de um jornal popular, também oposicionista, "Imposto cai e baixa o preço do fogão e da tv". Preciso apontar que Lula governa para o povo?

Anônimo disse...

A OAB, instituição historicamente ligada à justiça e à honradez
nesse país, num ato de sensibilidade e modernismo, em uma de suas
mais disputadas e solenes sessões, apresentou ao Brasil, a sua
versão do Evangelho De Judas, recém divulgado.
Hoje, no sábado de Aleluia vemos o quanto somos politicamente
incorretos ao malharmos o novo "amigo" de Cristo.
Mas a OAB, em sua legitimidade, deu aspectos de santidade a um dos
maiores seguidores do Iscariotes no Brasil.
Porém, a divulgação do Evangelho Judásico, nos deixa em um dilema
difícil de resolver.
Pelo que parece, o Iscariotes afirma que traiu Cristo a pedido
desse, num fato de extrema candura, demonstrando uma espécie de
Eutanásia; fato que a OAB peremptoriamente não concorda, já que, por
maioria resolveu estabelecer que o Judas dos outros Evangelhos
deveria ser conservado em sua forma original; traidor espontâneo,
movido não só pelo dinheiro , mas também por uma espécie de vocação,
mal compreendida, porém inata.
Quando a OAB homenageou Francenildo, judasista neófito e tão
fabulosamente contemporâneo, deixou marcada a opção desta pelo
conservadorismo e tradição.
A homologação deste novo, superenovo Herói Nacional, nos mostra o
quanto essa instituição não quer que o Brasil, tantas vezes colocado
na retaguarda da humanidade não perca o trem da história e seja mais
uma vez ultrapassado por outros países menos cotados.
Modernismo é isso, contrapor o nosso Judasismo tradicional ao
Judasismo eutanásico do Evangelho deste.
Dizem que Gerald Thomas e Caetano Veloso estão morrendo de inveja...

Anônimo disse...

Hoje, 21 de abril de 2006, temos a lamentar a morte de Telê Santana, mineiro de Itabirito, um dos maiores técnicos de futebol desse país. Homem simples, honrado e, para quem acompanha o esporte, responsável pela libertação dos nossos jogadores presos a um sistema rígido e "europeinizado" desse que já foi chamado de o pio do povo.
Telê, mineiro em sua maneira de agir, enquanto homem simples e seguro, sendo chamado por muitos de pão duro, iniciou um movimento de libertação dos sistemas táticos rígidos que reinavam no futebol brasileiro à época, sendo inclusive satirizado por um bordão que dizia - "bota ponta Telê!!", crítica a ausência de um ponta direita, coisa espantosa para os críticos da época; derrotado por falhas da defesa num fatídico jogo contra a inóspita Itália, ficou marginalizado por muitos e. em 1986, pela perda, coisa rara, de um pênalti por Zico, seu nome foi amaldiçoado.
Se redimindo gloriosamente no São Paulo em 1992/93, com o bicampeonato da Libertadores e Mundial Interclubes.
Morreu com a dignidade e a simplicidade com que levou a vida, aos 74 anos de idade, vítima de sepsemia.
Em 21 de abril de 1985, falecia o presidente da república, primeiro civil desde o golpe militar de 1964, eleito pela oposição ao regime mililtar, símbolo da liberdade política, conseguida depois de anos e anos de sofrimento e tortura; o mineiro Tancredo Neves.
Tancredo, político mineiro típico, natural de São João del Rey, velha São João, fora o único primeiro ministro brasileiro, num momento de grande turbulência, numa tentativa de salvar-se o sistema democrático; antes já tinha sido o companheiro fiel de Getúlio.
Mineiramente libertário, seu nome entra para a história como um símbolo do final da ditadura e do reinício da democracia nesse país.
Em 21 de abril de 1789, morre assassinado pelo Reino Português, após uma tentativa natimorta de independência e liberdade, o mineiro Tiradentes, natural da atual Tiradentes, cidade histórica de Minas.
LIBERDADE AINDA QUE TARDIA, LIBERDADE.
Após o assassinato de Tiradentes, o desejo de Liberdade se espalha pelo país, até desembocar na Independência em setembro de 1822.
Três mineiros, três brasileiros libertários: Tiradentes, Tancredo e Telê.
Três nomes, uma data - 21 de abril.
Todos, coincidentemente iniciados com T, trazendo a mudança, a transformação.
O QUE ISSO QUER DIZER, NÃO SEI, SÓ SEI QUE ESSA LUA ME DEIXA EMOCIONADO COMO O DIABO...

Postar um comentário