6 de abril de 2006

Um olho fechado, outro aberto

Estou atento a tudo que está acontecendo, mas as necessidades profissionais têm me consumido muito tempo. Além disso, também venho me dedicando à produção de crônicas e contos não políticos, que publico em sites de literatura. Mas não posso de deixar de registrar aqui a minha admiração pelo blog do Eduardo Guimarães e pelos escritos de Fernando Soares Campos, no La Insignia e no Manifeste-se da Novae. Tá tudo linkado aí ao lado. Tenho assinado embaixo tudo que eles dizem.

Não estou abandonando o blog, apenas explicando porque o ritmo de postagens tem diminuído. Devo admitir também que tomei náuseas de algumas coisas. Por exemplo, não assisto mais Jô, não entro mais nos blogs políticos, não leio a Folha ou Estadão. Leio somente o Globo, porque tenho assinatura. Já é o bastante para me atazanar. A linha central do Globo é descaradamente anti-Lula. A aprovação do relatório da CPI do Serraglio, por exemplo, é festejada pelo Globo como "confirmação" do mensalão, termo usado e abusado pelo jornal nos últimos 300 dias. Grande vitória da democracia, agora a "verdade" é votada... por deputados da oposição. O outro lado não foi ouvido, é absurdo. Bem, mas a vida é curta. Por isso mesmo admiro os que lutam pelo Brasil, sei que estão lutando com o coração limpo, por bravura e altruísmo.

Também faço parte desta luta, só tô tirando umas férias, ou antes, diversificando um pouco as estratégias, pois é importante não esquecermos a importância da arte para combater a intolerância, a hipocrisia, o egoísmo, a estupidez, e ajudar as pessoas a fortalecerem a sua individualidade, de maneira a não se deixarem manipular com tanta facilidade pelos meios de comunicação.

O Lula está forte, consolidado. Tem o favoritismo agora e tem a vantagem da perspectiva de um bom ano econômico para o Brasil. É um político brilhante, agora com toda a experiência que os 4 anos de governo lhe conferiram. O Lula candidato este ano será um Lula mais forte, sem a pecha de aventureiro ou maluco comunista, com a insígnia de um estadista sério e nacionalista. Mesmo os escândalos poderão ser, em parte, neutralizados pelo fato de terem sido exaustivamente investigados por todas as instâncias possíveis, mesmo por aquelas mais tendenciosas, como as CPIs, que o isentaram de qualquer culpa. Desta vez, não será possível atacar Lula dizendo que se trata de um "inexperiente" que nunca governou sequer uma prefeitura, conforme era dito. Agora, são os adversários que são inexperientes, porque nunca foram presidentes, e Lula foi. É respeitado lá fora, mais que qualquer outro presidente jamais o foi, pelos países ricos e mais ainda pelos países pobres, a quem tem ajudado muito, com ações práticas e posições políticas corajosas. Lula foi o primeiro presidente a verdadeiramente visitar a África, indo a dezenas de países. FHC no máximo deu pulinho na África do Sul. O Lula presidente também será melhor, porque a experiência um fator importante. Os grandes erros de Lula, explicáveis por seu desempenho ímpar no exterior, quando conseguiu fechar parcerias internacionais que foram extremamente importantes para o aumento das exportações brasileiras, foram o seu relacionamento com o Congresso Nacional. No próximo mandato, tanto Lula como o PT e os partidos aliados estarão mais capacitados para lidar com as forças oposicionistas que necessariamente transitam com grande arrojo pelo Legislativo.

As tentativas golpistas têm despertado grande indignação de amplos setores da sociedade. Leiam os artigos de Mauro Santayanna, da Agência Carta Maior. Acessem a RadioBrás, o Vermelho. Fiquem tranquilos. Como dizia Leminski, "distraídos, venceremos", sendo que não interpreto essa frase como uma sugestão ao abandono, e sim uma proposta de otimismo, de que venceremos as lutas quando menos esperarmos, porque as forças que regem a História são mais fortes que nós, embora tenhamos a plena consciência de que nós também compomos a força da História.

Ah, a História é como uma mulher extremamente bela, atraente e sedutora, mas tão confusa, tão complicada e, eventualmente, tão agressiva e vingativa, que o melhor que fazemos é mantermos uma distância respeitosa, cautelosa, tentando influenciá-la sem que ela perceba nossas intenções.

Terminando, gostaria muito que vocês baixassem meus livros (link ao lado), imprimissem, lessem e dessem sua opinião. Abraço em todos.

6 comentarios

Anônimo disse...

Miguel, grato pela citação de que lê e aprecia nossos escritos em La Insignia e no cada vez mais importante fórum da Novae.
Estou tentando encontrar o seu artigo comentando a entrevista da Marilena Chauí, mas não estou conseguindo. Você poderia enviá-lo pra mim?
fernando.56.campos@gmail.com
Um abraço, meu amigo.

Anônimo disse...

Sempre leio o que você escreve . Tire essa "férias" da política e volte RENOVADO para nos ajudar a reeleger o nosso presidente Lula em outubro!!!
Contamos com você !!!

Anônimo disse...

Miguel, meu amigo, como eu gostaria de ter a sua serenidade para mandar tudo isso passear e me preocupar só com minha vida. Mesmo que por pouco tempo. Muito obrigado pela menção sempre honrosa, vinda de alguém como você. O fato, amigo que não conheço mas que já admiro, é que sou meio turrão, sabe... Não vou deixar essa gente em paz. E vou fazer isso sem mentir,sem insultar, sem jogar sujo. Não farei como os que têm se valido de fraudes, insultos e palavrões porque acham que política se faz assim. Não é assim. É só para quem quer. Posso fazer política sozinho. Sem partido, sem me juntar a organizações, só escrevendo a verdade e debatendo de forma limpa. Temos de dar exemplo para os políticos. Abraço fraterno, Eduardo Guimarães

Anônimo disse...

Miguel,
Não faz muito tempo que passei a freqüentar o seu blog, mas antes disso já era um admirador dos seus artigos na Novae. Para ser sincero, a minha adesão ao blog se deu justamente porque achei que ele me proporcionaria a leitura de seus escritos com uma maior assiduidade. Por isso, espero que possa voltar logo ao ritmo normal para nos brindar com mais reflexões sobre a atual conjuntura política do País. Enquanto isso continuo acessando a Novae, La Insígna, Bombordo e outros sites onde se pode ter acesso a opiniõeos mais independentes.

Também sou leitor dos artigos do Fernando Soares Campos (que descobiu ser meu conterrâneo e agora sei que é também contemporâneo)no La Insígnia e tenho acompanhado as suas importantes intervenções no Manifeste-se da Novae. Embora discorde pontualmente de algumas das opiniões emitidas pelo Fernando, acho que ele e Eduardo Guimarães, com o seu blog, estão fazendo um trabalho importante na defesa do governo popular que se está instalando no Brasi e na América Latina, bem como no combate à hipocrisia da direita e à descarada manipulação dos fatos que a grande imprensa tenta fazer.

Vou baixar e ler os seus livros (já li alguns contos) mas não sei se von ter tempo par opinar.

Um grande abraço

Miguel do Rosário disse...

dilson, valeu. pode deixar, daqui a pouco estou voltando a este blog. preciso só de um tempo para recarregar as baterias. não precisa opinar sobre os livros não, falei aquilo só por falar... abraço.

Anônimo disse...

Olá, saudações virtuais... Só pra constar que passei por aqui. Tô devorando a revista, muito boa.
Seu blog já está nos meus favoritos.
Abraço,
Isabela Campoi

Postar um comentário