25 de janeiro de 2007

Paris sem glamour


Demorou mas a França conseguiu fazer, enfim, um bom filme de gângster. Para quem achava que marginal francês é mais educado que de outros países, vai ter uma surpresa com Truands. Ainda não sei que tradução terá no Brasil, mas, literalmente, significa: Bandidos.

Não é nem o caso de falar de violência gratuita. A brutalidade dos mafiosos tem objetivo muito claro: manter o poder.

O roteiro é bom, mas não é excepcional. Trata-se da rotina de golpes, assaltos e tráfico de drogas de alguns bandidos franceses de alta linhagem. Com direito a cenas de tortura indescritível aos que traem a confiança do chefe. O centro da história acontece mesmo mais para o final, quando o chefão é preso e alguns sequazes iniciam uma intriga para assassiná-lo e assumir o controle dos negócios.

O que falta mesmo é uma boa trilha sonora, e maior criatividade tanto no jogo de câmeras como na manipulação do tempo. É tudo muito linear, com câmera monótona e sem músicas marcantes, ou seja, o contrário dos filmes Tarantino (Pulp Fiction, Cães de Aluguel), papa do cinema fora-da-lei. Mesmo assim, o filme tem um charme singular, uma autenticidade interessante que lhe confere um lugar cativo no gênero.

Neste link tem seis videos disponiveis do filme.

Comente!