5 de março de 2009

Esquentando a panela



Recado: Confira o agregador de comentários e twitter sobre a ditabranda.

O famigerado editorial da Folha, em que chama nossa ditadura de "ditabranda", e a subsequente agressão aos professores Fabio Comparato e Maria Benevides, cumpriram diversos objetivos:

1) Adoçar a imagem da ditadura e portanto das forças políticas que a apoiaram: a direita política como um todo, as classes dominantes, os latifundiários, os grandes jornais, ou seja, os mesmos agentes políticos que agora se organizam em torno da candidatura de José Serra.

2) Preparar o terreno para a criminalização daqueles que lutaram contra a ditadura militar, entre eles a ministra Dilma Roussef, presa dos 19 aos 21 anos e barbaramente torturada, que deverá ser candidata à presidência da República.

3) Ao lembrar de Cuba, a Folha procurou marcar um pontinho ideológico no placar da direita, já que, em 2010, deverá ocorrer uma dicotomia total, e a Folha já deu indícios bem evidentes de que lado estará.

4) Fazer a crítica ideológica e política aos governos populares da América Latina, que nunca foram tão parceiros do Brasil. Ao fazê-lo, ataca indiretamente o governo Lula, que os apóia abertamente, e a esquerda de forma geral.

Enfim, todos nós tiramos boas lições de tudo isto. Nas eleições de 2010 não estará em jogo apenas o destino do Brasil. Ocorrerá um embate ideológico com reflexos no mundo inteiro, começando pela América Latina. Imagina se Morales, além da agressiva oposição interna, além da pressão norte-americana, recebesse golpes também do Brasil? Imagina se o Brasil decidisse seguir a orientação conservadora e empreendesse um ataque político e econômico à Bolívia?

O que é mais irônico, ou trágico, é que a América do Sul se tornou, na esteira das eleições de governantes de esquerda, um dos mais importantes mercados de produtos brasileiros industrializados. Um de nossos principais compradores de aviões é o Equador. A Argentina é o destino maior de nossas autopeças. As exportações brasileiras para a Venezuela cresceram quase 700% em seis anos. Mesmo assim, os conservadores insistem na cantilena de que a política externa brasileira, por se esforçar em melhorar as relações com seus vizinhos, é "ideológica"!

*

Confesso a vocês que, das tentativas dos "amigos" da Folha de minimizar o episódio da "ditabranda", a que mais me irritou foi a xaropada do Marcelo Coelho. Ele havia despertado uma certa simpatia por ocasião de sua briga com o Esgoto, o indivíduo mais sem escrúpulos da internet brasileira. Na época eu entrei em seu blog e até pensei em linká-lo por aqui. Alguma coisa, porém, me desagradou. Ele condescendia demais, explicava-se demais, e isso depois de ser ofendido da forma mais vil. Não linkei. Meus instintos estavam certos. A tentativa dele de explicar o comportamento da Folha é de revirar o estômago.

*

Eis que o Esgoto dirige sua peçonha para a manifestação diante da Folha e para Eduardo Guimarães. Muito sintomático. Mostra que estamos no caminho certo, e que a direita está atenta. Ele está atento. Não é a tôa que é blogueiro da Veja. É um pistoleiro sem ética, que há tempos vendeu sua alma para os que representam os interesses mais escusos, e seu blog reúne todos os extremistas do Brasil. A corrupção do Esgoto é infinitamente pior do que de qualquer deputado e seus castelos, porque é um tipo de corrupção mais profunda, mais sinistra, mais terrível. Ele não tem a mínima noção do que seja Soberania, o primeiro item do artigo I da Constituição Brasileira, no Título I, que fala dos Princípios Fundamentais; não entende, igualmente, o segundo item, a Cidadania; e muito menos o terceiro item, o pluralismo político. Também não conhece o Artigo 3, ainda no Título I, que fala dos objetivos da República Federativa do Brasil, que são:

I - construir uma sociedade justa, livre e igualitária;
II - garantir o desenvolvimento nacional;
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.

Aborrece-me o deslumbramento de muitos brasileiros com a pretensa erudição dos Esgotos, que nada tem a ver com moral, sabedoria ou justiça. Ao contrário, o fato da pessoa usar de astúcia e cultura para ofender e ludibriar revela uma falta de caráter muito superior a qualquer outra, além da ausência total de sabedoria e ignorância crassa sobre justiça. Mesmo sendo adversário político do governador de São Paulo, José Serra, espanta-me saber que ele frequente esse tipo de pessoa e me causa calafrios pensar que o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, atenda-lhe o telefone. Sua argumentação é profundamente antidemocrática. Na linha da estratégia da direita reacionária contemporânea, procura sempre desindividualizar os adversários. Não se trata mais de fulano ou sicrano, e sim um "petista", numa conotação pejorativa. Com isso, desmerece a nossa democracia, que se fundamenta sobre a representação partidária, e insulta o indivíduo, ao depreciar suas motivações pessoais e políticas. De acordo com esta linha, fulano não age em virtude de seus princípios, de sua consciência pessoal, de sua crença política singular, e sim porque seguiria a orientação partidária. Com isso, ataca-se a própria essência da militância e da participação política, que consiste na harmonia digna e viril entre a consciência individual e a lealdade ao coletivo que o representa. A direita quer uma democracia sem povo, sem militância e sem partido. Um sonho, felizmente, impossível, já que seria, em verdade, um pavoroso simulacro de democracia.

Figuras como o Esgoto estão cada vez mais isoladas, e tendem para um extremismo que sobrevive artificialmente através da Editora Abril, uma empresa que empreende táticas tenebrosamente mafiosas para fechar negócios com governos estaduais. A vitória de Serra é sua única esperança. No entanto, a ansiedade com que agem lhes fazem cometer erros sucessivos, ditados pelo desespero e pela prepotência. Serão mastigados e engolidos pela democracia, e lançados, como dejetos inúteis, no lixão sem reciclagem da história.

*

Esta luta serve, afinal, para nos lembrarmos que o Leviatã não descansa. Apeado do Palácio do Planalto, ele migrou para as redações e de lá prossegue torturando conceitos e notícias, com vistas a extrair confissões falsas e, com elas, perseguir cidadãos e voltar ao poder.

*

Leiam este excelente artigo do Oswaldo Bertolino, que discorre com elegância e inteligência sobre a ditabranda.

*


"O único historiador com o dom de acender as luzes da esperança no passado, é aquele que se convence de que nem mesmo os mortos estarão a salvo do inimigo, se ele, o inimigo, for vitorioso. ". Walter Benjamin, Sobre História, Tese VI.

Esta é uma tradução minha de uma versão em inglês. A lembrança de um texto tão pertinente veio do Idelber Avelar.

*

Por falar em Constituição, outra coisa que poucos sabem é que, enquanto a manifestação do pensamento é livre, o Anonimato não goza da mesma prorrogativa.

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

9 comentarios

carlos disse...

caro de rosário,

caramba, que sensatez, lucidez e sentido histórico foi esse texto. parabéns, rapaz.

cá comigo, mando esses caras pra pqp, o que é uma salutar catarse.

de outra feita, seu discurso me serve de argumento para o debate civilizatório com os outros cidadãos.

abçs

Anônimo disse...

Miguel, apesar das melhoras que estamos tendo, ainda me assusta o recalque e a ignorância de quem não gosta do governo do PT.

O que ainda mais me assusta é a ignorância de 3º grau, gente que estudou, que não tem a desculpa da falta de diploma, mas que são ignorantes como uma porta.

Exemplo: almoçava domingo na casa de meu irmão e a conversa chegou a política, e para variar chegamos a termos como bolsa-vagabundo, críticas aos subsídios da conta de energia dos pobres, tipo: "pago mais caro minha conta de energia para que vagabundos paguem R$ 5 por mês", Lula vai dar o golpe do 3º mandato, Lula vai prorrogar seu mandato por mais dois anos, etc, etc, etc.

Apesar da repetida cantilena, que conheço de cor e salteado, o que me assustou foi a raiva, por pouco não "babaram na gravata" para falar mal disso tudo, fui vitimado por uma azia após ouvir isso tudo, fiquei quieto em consideração a meu irmão, afinal a família é dele, (parentes da esposa) não minha.

Contextualizando, somos de uma, sendo bem otimista, classe média-baixa, eles são típicos leitores da Veja, Folha e etc, e essa subida no tom das "críticas" corresponde a subida no tem que essas meios começam a empregar e mostram que a eleição de 2010 poderá ser a mais terrível disputada desde a redemocratização.

José Carlos Lima disse...

Agora vejo mais um destes personagens, o deputado federal Ronaldo Caiado, dizendo asneiras contra o MST, o Movimento dos Sem Terra
Assistindo a entrevista que ele concede ao jornalista Alexandre Gracinha digo Garcia reconheço que errei quando, dias atrás, mostrei-me contra o excesso de disciplina do MST
Tem que ter disciplina mesmo, senão não consegue nada, os grandes latifúndios continuarão esperando a morte de seus donos e destes para filhos e destes para filhos, enquanto que a miséria se alastra no meio urbano
Em Histópolis a maior virtude é a bondade e, dentre os atos de bondade encontra-se a, o consertar-se, o voltar atrás.
Os reis é que não se retificam, eles nunca voltam atrás
Nem o Papa
Como não sou papa nem rei....
Retiro o que eu disse
Simplesmente porque não posso comungar com este pensamento de Ronaldo Caiado acerca do MST

Juliano Guilherme disse...

É caro Fabrício, também tenho o desprazer de ouvir asneiras similares de gente amiga e conhecida da classe média "li no O Globo que...". Por enquanto mantenha-me calado. Estou guardando forças para argumentar quando ficarmos mais próximos da eleição. Afinal de contas vai ser muito estresse.

Anônimo disse...

Putz!

Antes de ler esse post, escrevi isso lá no Azenha:

E alguém já parou pra pensar no porquê dessa palhaçada toda?

Eu tenho certeza que não é pelo amor ao esporte da mentira ou a uma repentina nostalgia dos tempos passados.

Não.

É para, no futuro, falar que a Dilma agiu mal usando de tanta violência para combater uma ditabranda...ops, ditadura... tão boa e leve. Violenta, sim, foi a reação dos amantes de Fidel.

Alguém quer apostar?

2010 já começou... e as mentiras e jogadas midiáticas também!

########

Ainda bem que não fui só eu que percebi! :-)

Frau BUP disse...

Miguel, entrei pra falar a mesma coisa que o Rato escreveu aí em cima.
Esta história é pra já ir preparando o campo pra 2010, pra desmerecer a Dilma que foi perseguida pela ditadura. Nao dao ponto sem nó nao, mas como quase sempre, tudo leva a crer que foi um tiro no pé.

Anônimo disse...

Celso Lungaretti, náufrago da utopia, escreveu no cidadania sobre o ato de amanhã em SP: " Como Gandhi, irei lá, pacificamente, praticar um ato de cidadania. Convido todos a fazerem o mesmo. Se queremos ter direitos, precisamos estar dispostos a defendê-los... sempre!"

Anônimo disse...

FOLHA ERRA ATÉ O LOCAL DOS TESTÍCULOS
Da série
Eu erro, tu erras, a Folha erramos
Petista chama rainha Elizabeth de “Margareth”
Folha de SP - CABO FRIO

Em discurso improvisado e bem-humorado ontem, em uma inauguração de uma escola técnica em Cabo Frio (RJ), o presidente Lula errou o nome da rainha da Inglaterra, disse que trocou o “menas laranja” por “en passant” e provocou o atacante corintiano Ronaldo, dizendo que ele teria de jogar por mais três horas para marcar um gol na sua estreia.

Bem.. a Folha também erra. E muito!
“Diferentemente do que foi publicado na seção de necrologia, caderno São Paulo, nos dias 24/6 (pág. 3-6) e 25/6 (pág. 3-8), não houve missa de Ricardo Bacanhim Pereira. Ele está vivo.” (27.jun.97)
“O quadro da edição de 9/1 de ‘Ciência’, referente à reportagem ‘Viagra para mulher’, à pág. 25 do caderno Mais!, indica erroneamente a vagina no local do ânus. No mesmo quadro, o testículo está incorretamente indicado no local do escroto.” (14.mar.00)

(continua...cuidado pra não morrer de rir!)
http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/03/06/eu-erro-tu-erras-a-folha-erramos/#comments

Apenas, Marcia disse...

Legal o texto; me surpreendeu a análise pois ainda não havia pensado nisso.

Postar um comentário