13 de abril de 2009

Lambanças policiais

Por João Villaverde

O corregedor Amaro Vieira Ferreira, da Polícia Federal, foi indicado tempos atrás como relator do inquérito interno da PF para averiguar a conduta do delegado Protógenes Queiroz durante a Operação Satiagraha. O inquérito de Amaro vem gerando uma farra desnecessária: ele ainda não terminou suas investigações, mas trechos mil já foram vazados. Detalhe: o inquérito nasceu para investigar o vazamento e suposto favorecimento da Satiagraha à TV Globo, que foi a única empresa de comunicação a conseguir imagens dos presos pela Satiagraha, no dia 08 de julho do ano passado.

Quer dizer, uma situação ridícula se desenhou: o inquérito do vazamento foi vazado.

Mais que isso, o corregedor Amaro pratica uma série de ilações em seu relatório (que, de tão vazado, pode ser lido clicando aqui). Ao invés de investigar e apurar o suposto vazamento de Protógenes - que nada influi no resultado da Satiagraha, bom lembrar - o corregedor Amaro prefere atacar e desqualificar Protógenes - aí sim, numa tentativa de anular os efeitos da Satiagraha.

Num dos trechos, Amaro afirma que a participação de agentes da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) ao lado de funcionários da Polícia Federal durante a Operação Satiagraha foi ilegal. Segundo o corregedor, os servidores da Abin foram "introduzidos e mantidos clandestinamente" nos trabalhos da operação "por iniciativa de Protógenes", sem autorização judicial ou formalização.

Detalhe importante: a Abin e a Polícia Federal pertencem a algo mais amplo: o Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin). E segundo prevê a legislação que rege os princípios do Sisbin, os agentes da inteligência brasileira - Polícia Federal e Abin - podem participar de operações de ambas instituições e essa ajuda não necessita de autorização judicial ou mesmo de formalização. Enquanto a Abin e a Polícia Federal tem prerrogativas e trabalhos distintos, seus objetivos são os mesmos e algumas práticas operacionais são semelhantes. Ou seja, a participação de agentes de uma instituição em operações e tarefas da outra não é, de maneira alguma, ilegal.

Ao invés de inquerir ou averiguar, o delegado Amaro está desvirtuando seu papel de corregedor, preferindo atacar um delegado de sua instituição, a PF, e o próprio Sisbin.

O mais grave disso tudo é que ninguém discute nada. Só o que vemos é a repercussão do inquérito (vazado) de Amaro, como se aquele conjunto de ilações fossem todos verdadeiros. Fica uma situação engraçada: quando tiveram acesso aos relatórios de Protógenes, foram logo procurando erros e atacando o delegado, acusando a Abin e perseguindo o juiz federal. Já o inquérito (vazado) da corregedoria da mesma PF é tido como indiscutível, como verdade verdadeira. Nessa jogatina de interesses, a mesma instituição - a Polícia Federal - passa de incompetente a super inteligente em questão de meses.

O que incomoda é que não é preciso muito trabalho ou pesquisa para discutir o inquérito (vazado) do corregedor Amaro. Não precisa conhecer o regimento interno da PF, da Abin, a constituição do Sisbin ou mesmo a legislação brasileira. Precisa apenas pegar o telefone, ligar para alguém que conheça e fazer uma pergunta:
"Abin e PF, é ilegal?"
- Não, não é.

Pronto, acabou.

4 comentarios

Anônimo disse...

Curioso disso tudo, é q a banda podre-tucana da PF ainda controla o q deve e o q nao deve se "vazado".

Aliás, me lembrei duma frase muito repetida por meu amado pai, prá caracterizar esses "vazamentos":
Relatório da PF vaza mais q penico de asilo.

Inté,
Murilo

politicamente_incorreto disse...

Tudo cheira a podre neste país, estou propenso a colar um poster do Fernandinho Beira Mar e do Marcola na parede da sala, afinal são bandidos de verdade e não esses almofadinhas e pulhas engomados que praticam seus crimes com uma caneta e agora com um teclado; um viva ao AR 15 e ao AK-47!!!!! Uma salva de palmas para instituições sérias como o PCC e o CV, Já que somos na verdade uma repúbliqueta de bandidos vamos dar o poder para os autêntico e verdadeiros, aqueles que não tem duas caras e duas vidas, são bandidos na escência da alma, mandam capar, torturar, executar sem piedade alguma sem subterfúgios nem palavras e frases proferidas pela tengente; JÁ É!!!! Diria o correto , leal e confiável Fernandinho Beira Mar ao autorizar a execução de um pobre coitado que cometera o crime de namorar uma de suas centenas de namoradas. Papo reto, sem filigranas nem subterfúgios é assim que deve ser um governo sob a égide da marginália autêntica. Se fosse nas mãos dos gilmares,danieis e amaros que andam por aí tudo seria na surdina e pelas costas , afinal são bandidos e marginais mas pega mal os outros saberem disso, né? afinal são todos dublês nessa rica, promissora e pelo visto impunível atividade. 1 x 0 para os bandidos de verdade.....
Os bandidos de dupla identidade também sonham em mandar um "JÁ É!!!" Para o ínclito delegado Protógenes mas sabe com é , né? tem que ser feito nos conformes e não restar sombra de dúvida sobre a lisura do ato...´É anova face do crime organizado, a preocupação com as instituições......
QUE SAUDADE DOS BONS TEMPOS DE LADRÕES DE VERDADE, COMO LUCIO FLÁVIO VILLAR LÍRIO QUE PROFERIU UMA FRASE LAPIDAR SOBRE TUDO ISSO QUE VEMOS AGORA,

"POLÍCIA É POLÍCIA E BANDIDO É BANDIDO"

Pena que os amaros e gilmares da vida suberveteram essa ordem, a frase hoje pode ser montada da forma que o cliente desejar.....

Blog do Artista disse...

Depois tem gente que ainda fica contra o Protógenes e a favor dessa bandalheira...

José Carlos Lima disse...

O Gullar pisou na bola


http://josecarloslima.blogspot.com/2009/04/fwd-materia-folha-de-sao-paulo.html#links


ps
Você sabia que é possível blogar pelo celular e pelo email?
Prá quando enjoarmos da cara de nossos próprios blogs podemos recorrer a tais ferramentas

Postar um comentário