22 de março de 2006

Coincidência?

Foi só aparecer um juiz federal acusando o senador Antero "Pé" de Barro de ligação com o crime organizado de Mato Grosso, mais especificamente com o Comendador Arcanjo, cuja extradição para o Brasil foi negociada há poucas semanas. Foi só o deputado federal pelo PFL ACM "grampinho" Neto ter se metido numa enrascada: na tentativa de incriminar os fundos de pensão na gestão de Lula acabou escancarando os esqueletos no armário da administração anterior. Foi só o eleitorado deixar claro que vai eleger Lula no primeiro turno.

Enfim, foi só a situação ficar realmente ruim para o lado da oposição, que ela, muito espertamente, decidiu que era chegado o momento de usar a arma "caseiro Nilton", muito bem pago por um militante do PFL do Piauí. Na impossibilidade de atacar Lula, procura-se ferir Palocci, usando a mesma estratégia de tentar debilitar Lula através de seu isolamento.

A história é tosca. Agora não é mais 38.880 reais e sim 25 mil, porque o caseiro teria ele mesmo retirado e feito depósitos. Humm, gostaria que provassem isso. De qualquer forma, não acredito no carisma desse dedo-duro de aluguel. E se, por acaso, não é de aluguel, é dedo-duro da mesma forma, porque tudo que tem a falar são baixarias sexuais sobre a vida do ministro. Se formos acreditar a versão dele, é dedo-duro e chantagista do pai. Os agentes da PF que ficaram com ele, durante o programa de proteção à testemunha, disseram que ele demostrava uma inusitada vontade de dar entrevistas. Como o programa de proteção à testemunha não permite essa exposição toda, ele preferiu abandonar o programa para poder dar vezo a sua incontrolável verve dedo-durista.

A oposição está acuada. E como todo bicho venenoso e violento, torna-se perigoso quando acuado. Senadores como Paes de Barro, ligado ao Comendador, sabem como comprar, intimidar e coagir pessoas em prol de seus interesses.

O que novamente está causando grande irritação nas pessoas é a cumplicidade da imprensa, que agora usa a violação da quebra de sigilo para jogar uma cortina de fumaça sobre todas as denúncias envolvendo a oposição, como o já citado envolvimento do senador Antero Paes de Barro, do PSDB, com o Comendador Arcanjo, a malversação dos fundos de pensão na gestão tucana, entre tantas outras coisas.

A indignação desta "opinião pública", já denunciada por Bob Fernandes, da Carta Capital, de ser composta de apenas 13 jornalistas/colunistas, está causando grande irritação na verdadeira opinião pública do país, que está notando como parlamentares estão usando as CPIs, com apoio das redes de tv e jornal, para produzir um insuportável clima de desestabilização política.

Para Pedro Estevam Serrano, professor de Direito Constitucional da PUC-SP, a CPI dos Bingos deveria ser suspensa, pois desrespeita direitos básicos, afronta a democracia e o Estado de Direito. “Ela investiga tudo menos a finalidade pela qual foi criada. É uma ofensa e um atraso para a democracia”, denuncia. Para Pedro Serrano, parlamentares que conduzem trabalhos da CPI estão ignorando a Constituição e a legislação penal brasileira. Sobre o assunto, leia aqui artigo de Marco Aurélio Weissheimer, da Agência Carta Maior.

Este sim deve ser o verdadeiro motivo de indignação. A exploração de aspectos sexuais da vida de parlamentares não contribui em nada para o desenvolvimento econômico do Brasil. Pelo contrário, deseduca o povo e cria uma atmosfera política envenenada.

O grande problema de analistas políticos modernos é endeusar a democracia de forma acrítica, esquecendo de que todo modelo político deve ser constantemente aperfeiçoado. O próprio sistema democrático existe para isso. O Legislativo tem o poder de mudar as leis, teoricamente para melhor, atualizando-as de acordo com as novas realidades. O uso de CPIs como instrumento de luta eleitoral, como agora está claro, é inadmissível.

Outro fato que está causando irritação extrema em certos segmentos da população esclarecida é esse conluio sujo e degradante entre a esquerda corporativa (PSOL, PPS, PDT) e a direita nacional. É estarrecedor ver a senadora Heloísa Helena, outrora uma combativa (hoje vemos que não passava de falastronice) guerreira contra a roubalheira tucana-pefelista, se juntando a figuras como Paes de Barro, ACM e Jorge Borghausen, nos ataques contra o governo Lula.

Para mim, essa esquerda não é esquerda nada. É direita. Ela só tem futuro político com Alckmin no poder, para poder existir à sombra, sem efeito prático para os brasileiros, servindo apenas para conferir um charme democrático ao parlamento nacional. Enquanto o Brasil vai sendo vendido barato pelos comissionistas tucano-pefelês, essa esquerda esbravejaria inofensivamente, para o deleite de meia dúzia de estudantes de olho azul.

4 comentarios

Anônimo disse...

Miguel, o fato é que não adianta espernearmos. Temos que agir. Veja o que você acha de reproduzir minha campanha também aqui. Você tem o texto do panfleto, certo? Ou, se puder, confeccione um seu, só que procure usar termos simples em um texto curto, para ser facilmente digerível. Convoque as pessoas para panfletarem. Lá no /cidadania dezenas de pessoas do /brasil inteiro já aderiram e estão panfletando. Parabéns pelo texto. Abração,
Eduardo Guimarães

Miguel do Rosário disse...

Eduardo, você está certo. Mas a internet é com certeza a forma mais eficiente de divulgar idéias diferentes. Não subestime a internet. Abraço.

Miguel do Rosário disse...

Eduardo, você está certo. Mas a internet é com certeza a forma mais eficiente de divulgar idéias diferentes. Não subestime a internet. Abraço.

Anônimo disse...

Miguel, com certeza a internet é muito importante, mas não se esqueça de que apenas uma fração dos brasileiros acessa. Ora, se podemos usar a internet e as ruas, por que usaríamos um só? Posso lhe dizer que, à esta altura, umas 4 dezenas de brasileiros de norte a sul do país estão fazendo e distribuindo centenas de cópias, que no total somarão milhares e atingirão pessoas simples do povo que nem sonham com o que está passando no país além daquilo que lhes informa o Jornal Nacional, que atinge 98% das residências mesmo nos grotões mais recônditos do país. Não subestimo a internet, mas nem por isso subestimo a grande mídia. Acreditar só na internet é condenar-se a lutar em desvantagem. Abração
Eduardo Guimarães

Postar um comentário