6 de março de 2007

Vacilo do Janine




O artigo do intelectual paulista-uspiano Renato Janine Ribeiro (link aqui) provocou polêmica. O blogueiro Reinaldo Azevedo tratou de aproveitar a tremendo derrapada do filosofo, que seria de esquerda, para morder o PT, Lula, etc, da maneira como lhe é usual, sendo pago pela Veja justamente para continuar fazendo o que sempre fez no tempo em que editava a revista Primeira Leitura - bancada, sempre é bom lembrar, com o dinheiro de trafico de influência da Nossa Caixa.

Fui ler o artigo e também fiquei horrorizado com a futilidade do mesmo. Não parece escrito, de maneira nenhuma, por um filosofo, mas por uma dona-de-casa ignorante e histérica. Quer dizer, a linguagem tem pose acadêmica e justificativas pseudo-teoricas de um filosofo, mas ha tempos que não lia nada tão anti-filosofico na minha vida. Na realidade, o artigo é quase um libelo nazista.

O Alberto Dines ainda resolveu comprar a briga, defendendo Janine. Não acho que Janine mereça ser linchado, mas é muito saudavel que ele se sinta pressionado a escrever outro artigo se desculpando por ter falado tanta asneira. Dines chama esse texto de Janine de filosofar em publico? Putz! Filosofar, isso? Nossa, esqueçam Kant, esqueçam Hegel, esqueçam Heidegger, esqueçam Socrates. Dines inventou uma nova filosofia, acessivel a espectadores de Faustão e leitores da Folha. É a nova filosofia popular! Viva!

Olha so o que Janine escreveu:

"Se não defendo a pena de morte contra os assassinos, é apenas porque acho que é pouco. Não paro de pensar que deveriam ter uma morte hedionda, como a que infligiram ao pobre menino. Imagino suplícios medievais, aqueles cuja arte consistia em prolongar ao máximo o sofrimento, em retardar a morte. "

Perai, meu Deus. Que espécie de filosofo é esse? Parece mais um ex-delegado do tempo da ditadura escrevendo cartinha pro Globo. No resto do texto, ele vem com um papo meloso tentando justificar suas afirmações. Um negocio estranho, dizendo que "intelectual não é quem escreve, mas quem assina". Ta bom, mas intelectual não seria também justamente quem procura pensar acima de preconceitos e sentimentos mesquinhos, analisando os fatos à luz de analises racionais? Concordo que o sentimento é fundamental, mas o que Janine expressou não foi sentimento, e sim o mesmo tipo de barbarismo que os bandidos mostraram ao arrastarem o corpo do menino por sete quilômetros.

Tudo bem, existe toda essa polêmica em torno de causas sociais da violência - a esquerda achando que sim, a direita achando que não, e um bando de filisteus gritando em praça publica por castigos mais rigorosos. Minha opinião é que tem causas sociais sim, mas não são as unicas. Existem causas morais, agravadas pela situação social, disso tenho certeza, e me irrita a falta de nuance e o simplismo com que o debate sobre a violência descamba para torneios ideologicos sem pé nem cabeça. Ai acontece que a sociedade, em vez de discutir as causas da segurança publica, gasta tempo e tinta - e nossa paciência - ressuscitando a batida guerra fria entre esquerda-piedosa-com-bandidos-coitadinhos-tão-pobres e uma direita-vamos-acabar-com-a-raça-deles.

Mas esse texto do Janine significou a derrocada total do debate. Pior, o cara se considera de "esquerda" (pelo que entendi das criticas da direita) e me vêm com uma histeria nazista desse quilate? Shame on you, Janine, shame on you - para citar Michael Moore mandando ver contra Bush.

Em primeiro lugar, ele não viu a situação com clareza. Os bandidos são monstros, mas seu objetivo não era prender o menino ao carro. Aconteceu e eles não o soltaram. São monstros, sim, mas mesmo no inferno ha circulos e circulos, e muito pior são os psicopatas que, deliberadamente, planejadamente, torturam e matam crianças, como por exemplo, o caso recente da menina de um ano e meio violentada e morta, encontrada numa pia batismal. Esse foi um caso muito pior, a meu ver.

A morte do menino é barbara, repito, mas seria mais barbaro ainda se suas consequências forem essas: transformar nossos filosofos em defensores de torturas medievais.

Eu lembro do Valdirei, filho do zelador do meu prédio, contando as torturas que a policia fazia nos bandidos da baixada fluminense: enfiar agulhas quentes no pênis era uma delas. Eh esse tipo de coisa que Janine defende? Detalhe: anos depois o mesmo Valdirei morreu numa das chacinas frequentes organizadas pela policia fluminense... Nada estranho que o Mal dê as caras por aquelas bandas de vez em quando...

Infelizmente, não tenho mais tempo para me estender sobre o assunto. So digo o seguinte: mandou mal Janine, muito mal.

(ilustraçao: David, de Michelangelo)

3 comentarios

Daniel Pearl Bezerra disse...

O Blog DESABAFO PAÍS vem fazendo um jornalismo diferente, alegre, mostrando a cara do verdadeiro Brasil. Nosso endereço: http://desabafopais.blogspot.com. Veja as matérias de hoje: 1) Comparando a mídia; 2) Assassinatos e corruptos; 3) Estadão desmente Anti-Americanismo do Itamaraty; 4) Hollywood e os diretores estrangeiros: perigo de colisão! Perigo! Perigo!.5)Reviravolta no caso de Daniel Dantas e Istoé; 6) Marta estaria fora do Ministério. Acesse e convide seus amigos. Um querido Abraço, Daniel Peal.

Miguel do Rosário disse...

estou invadindo meu proprio espaço para deixar essa sugestao de radio on-line muito boa:

http://www.bbc.co.uk/radio/aod/static/bbcav.shtml

Miguel do Rosário disse...

ops, o certo � esse:

http://www.bbc.co.uk/radio/aod/networks/radio3/aod.shtml?radio3/andykershaw

Postar um comentário