8 de setembro de 2007

Limpando o mofo

Tenho lido O Globo nos últimos dias, o que me proporcionou dezenas de pautas de denúncias contra manipulação da notícia, ideologismos capengas, estupidez explícita. Não quero ser uma versão vermelha do Indignaldo, divertido personagem criado por Alfredo Ribeiro, da Revista Piauí, que simboliza aquele chato eternamente revoltado, à beira de ataque apoplético, com as mazelas da sociedade. A maioria dos missivistas do Globo encaixam-se à perfeição neste perfil, que supôe também um cérebro menor, sem capacidade de elaborar pensamentos autônomos e, por isso, dependente da maconha política que a mídia lhe vende diariamente.

É a segunda vez que compro a revista Piauí, um projeto interessante, que já está concorrendo de forma séria e agressiva com a Caros Amigos, preenchendo uma lacuna deixada por esta última, que, apesar de ser uma importante referência na esquerda, sempre deixou a desejar no campo do debate estético. Mesmo no campo político, a Caros Amigos perde mercado e publicidade ao optar por escolhas editoriais explicitamente ideologizadas. O jornalismo, assim como arte, precisa de mistério.

Eu falava do Globo, onde li, na edição do dia 6 de setembro, uma coluna de Carlos Alberto Sardenberg, figurinha carimbada no espaço editorial da imprensa tupi. Sempre defendendo qualquer coisa com cheiro de conservador. Sempre ataca o Lula, naturalmente. Ontem não foi diferente. O negócio é que Sardenberg ataca o governo Lula usando o surrado argumento chinês. Sardenberg diz que a China vem tirando chineses da linha da pobreza sem Bolsa Família, sem Previdência pública indexada ao salário mínimo, sem programas sociais, com educação em geral paga e com empregos.

Ora ora ora ora ora ora. O cara é conservador ou comunista?! Respondo eu: o cara é conservador assumido. Tudo bem. Tem todo direito. Mas isso torna ridículo, contraditório, absurdo, usar o exemplo da China para atacar o governo Lula. Sem contar que o cara é burro e mentiroso. A China fez muito mais que dar Bolsa Família. Na China, sempre houve distribuição gratuita de alimentos. Tudo bem que apenas o estritamente necessário, uma raçãozinha diária de arroz, mas a prova é que fizeram bem feito é que estão aí, mal ou bem, 1 bilhão e meio de chineses vivos e fortes e com dez mil anos de história pra vender. O cara vem falar em educação paga na China? O cara é maluco. Até as tampas de bueiro sabem que a educação na China é pública. De uns anos para cá abriram colégios particulares para os novo-ricos chineses, mas 99,9% da população tem ensino gratuito.

Esse cara é doido ou quê? Por que esse zé mané não vai escrever editoriais anti-governo lá na China, pra ver o que é bom pra tosse? É muito fácil tirar pobres quando se tem um governo comunista central com direitos ditatoriais. Não tem Bolsa Família mas o Estado chinês tem o controle absoluto e total da economia. Pode distribuir recursos para qualquer lugar em questão de minutos. Não tem uma oposição ou imprensa mordendo seu pé. Aqui temos. É muito mais difícil fazer as coisas com democracia.

Essa é a direita brasileira. Quando o Brasil faz parcerias com a China, critica o Brasil por se relacionar com um país totalitário. Quando quer atacar políticas sociais, chama (errada e burramente) o exemplo da China.

Tem mais. Na mesma página e edição do Globo, tem um artigo do insuperável (em matéria de estupidez e puxação de saco de seus patrõezinhos globais) Demétrio Magnoli. O cara dedica um artigo em um dos jornais de maior circulação do país para tentar provar que essa coisa de ecologia é uma invenção esquerdista. O artigo é surtado, visto que analisa recente discurso do Papa Bento XVI, ultra-conservador, defendendo a ecologia e alertando a humanidade para respeitar e cuidar da natureza. Analisa e ataca o Papa. Ataca o Papa, os ecologistas, a revista Life, colocando-os todos no mesmo saco, todos partícipes de uma grande paranóia coletiva que consiste em se preocupar com as consequências da poluição. "A Heresia de Bento" é o título do artigo.

A dura realidade é que a direita brasileira é obscurantista, pré-industrialista, apatriótica, anti-humanista, anti-natureza. Em outros termos: burra. E pensar que são esses caras que dominam a grande imprensa nacional!

Eu nem comentei aqui os desdobramentos da votação no Supremo Tribunal Federal sobre os 40 do mensalão. Eu já havia observado, antes do resultado, que seria muito difícil que os juízes tivessem peito para enfrentar a mídia. Dito e feito. Aceitaram a denúncia e foram coroados como heróis. Venerados em capas de revistas. Incensados como deuses.

Eu não os culpo por terem aceito a denúncia. São homens e não tinham interesse em se transformar inimigos do poderoso quarto poder. Mas, como lembra a Carta Capital, agora falta provar o mensalão. Chamar o deputado Luizinho de mensaleiro, por receber uma parcela de 15 mil reais, é demais. Luizinho receber dinheiro para votar com o governo? O petista e governista Luizinho? A Carta Capital rememora aos distraídos brasileiros que o Caixa 2 (explicação mais racional para o valerioduto) é sim uma instituição enraizada na cultura política brasileira. É um crime e tem que ser punido. Mas é muito engraçado que os ilustres representantes da opinião pública queiram que o PT seja o mártir exclusivo do Caixa 2 nacional. O Valerioduto nasceu na campanha de Azeredo, até há pouco PRESIDENTE DO PSDB. Por que não elaboram aqueles infográficos com a fotografia do Azeredo no meio?

Por isso é tão relevante, historicamente, a manifestação idealizada por Eduardo Guimarães, diante da sede da Folha de São Paulo, no dia 15 deste mês. O evento reinsere a imprensa, com clareza, no cenário político. Os maiores problemas da imprensa brasileira são a falta de transparência e honestidade ideológica, a mistura descarada entre editorial e informação e a tentativa de produzir, artificialmente, uma "opinião pública".

Não tenho tempo para enumerar todos os exemplos de tentativa de manipulação que leio no Globo. São tantos que gastaria todo meu tempo denunciando-os. Outro dia, por exemplo, publicaram matéria sobre as dificuldades financeiras da Gradiente, uma das raras empresas nacionais do ramo de eletrônicos. Matéria maldosa, caso único na imprensa liberal sobre empresas de grante porte. Mas logo entendi porque o fizeram. Na matéria, lembra-se que o dono da Gradiente, Eugênio Staub, foi um dos primeiros empresários a apoiar a candidatura de Lula. Ora ora ora ora ora ora. ORA ORA. Que tem a ver uma coisa com outra?

A verdade é que o cidadão não pode, sob o risco de ter seu cérebro esvaziado, formar sua opinião a partir de um ou dois jornais escritos. É necessário acessar a internet e experimentar o contraditório.

*

A coluna Nhenhennhén, do Jorge Bastos Moreno, tem o dedo do Ali Kamel. O diretor Opus Dei deu uma prensa no Moreno, que demonstra estilo estranho ao seu habitual. Leia essa nota:

"A outra tese vanguardista do PT é implantar o sistema unicameral no país. Ou seja, extinguir o Senado. Ao contrário da outra, esta tese é absolutamente exequível e previsível. Basta o próprio Senado recusar o pedido de cassação do mandato do presidente Renan Calheiros."

Moreno queria fazer graça, mas o negócio, a meu ver, soou como uma piada proto-fascista. Quer dizer que a decisão do Senado não é soberana? O Senado TEM que, obrigatoriamente, cassar Calheiros, mesmo que não haja nenhuma prova contra ele? Todas as acusações referem-se à suspeita de que um lobbista pagou a pensão de sua amante. Nada foi provado. Cara, vou dizer uma coisa. Nunca gostei do Renan, mas esse processo fascistóide e viciado, esse clima de linchamento, conseguiu o que eu imaginava o impossível: defender o Renan Calheiros. Hoje defendo o Renan Calheiros. Que se condenem as pessoas por seus crimes, e não por incitamento midiático - cheio de maldosas intenções partidárias. Todas as garantias constitucionais básicas: presunção de inocência, ônus da prova para o acusador, tudo virou fumaça. Isso é ética?

6 comentarios

Juliano Guilherme disse...

Miguel, eu te falei que tô deixando de assinar o Globo. Eu que tenho como hábito de anos, ler jornal no café da manhâ, antes de começar o dia. Mas c/o Globo o dia já começa ruim, o café fica amargo(por mais que se ponha açucar). É legal você lê-lo, até para poder confrontá-los, dessa maneira brilhante, bem informada, que você fez. Mas cuidado p/não sair arrancando os cabelos, ou indo atraz de algum jornalista do dito cujo p/lhe dirigir improprérios merecidos. Quanto a mim, como ñ tenho como uma das minhas atividades a crítica aos meios de comunicação (apenas a pratico como cidadão), prefiro começar meu dia bem. O Ministério da Saúde adverte: Ler o Globo faz mal ao cidadão

Anônimo disse...

“Limpando o mofo” me deu a idéia de pesquisar o que faziam nos tempos de FHC alguns políticos que agora são incriminados na mídia. Waldemar Costa Neto; Bispo Rodrigues; Renan Calheiros; Roberto Jefferson. Todos estão na despedida de Serra no ministério da saúde em 2002. É muita coincidência, dos políticos com mandatos presentes ao ato, estavam justamente estes, e curiosamente apenas eles, conforme o jbonline e folhaonline, que destaca: “Jefferson afirmou que Serra e Barjas "foram muito corretos com a bancada do PTB". Deputados petebistas intermedeiam convênios e verbas da Saúde para suas bases”. Qual o significado de “corretos com a bancada do PTB” na concepção moral de Roberto Jefferson para intermediar convênios e verbas?
Adib Jatene em entrevista no Roda Viva declarou que 50% do total das verbas eram do ministério da saúde. Usando o método divulgado por Ali Kamel de "testar hipóteses": se havia um plano de 20 anos de permanência do PSDB no poder e sendo Serra o sucessor de FHC, Serra deveria controlar o ministério com mais verbas, e então as verbas do ministério da saúde seriam muito úteis sendo Serra o titular da pasta, e ai vieram vampiros e sanguessugas!

Anônimo disse...

Miguel, gosto de doidos como você.Para esta mídia escrota só um doido como você e Eduardo Guimarães.
Moro em Recife e também venho dando uma de doido. Escrevo diariamente em um blog local que tem tendência de direita ligado ao Jornal do Comércio. Tudo que ele escreve, eu rebato mostrando o lado contrário. Como o JC publica a coluna do mal caráter do Claudio Humberto, a partir desta segunda-feira, vou abri uma seção no blog e mostrar o número de noticias negativas escritas por ele, inclusive as que tentam avacalhar Lula.(saí diariamente na coluna do CH) Só pela internet é que poderemos mostrar para as pessoas o golpe da mídia. Estou pensando em comparecer ao ato de Eduardo Guimarães, caso você vá nos encontraremos.

Anônimo disse...

É pura má-fé. O Globo so age movido pela má-fe e seus colaboradores vao na mesma linha "ideologica". So resta dizer, Leu no Globo: AZAR SEU!!!

Anônimo disse...

Anotnio Lyra muito estranho um pernanbucano ou qualquer nordestino aderir o pensamento ideologico da direita que tem veraddeiro asco de nordestinos. Antes d emais nada SOU NORDESTINO. Deve ser algum complexo de vcira-lata. Uma das grandes restriçao a Lula é de sua origem, PERNAMBUCANA. Veio da SENZALA, portanto, NAO PODE SER PRESIDENTE. Nao possui origem NOBRE. Mas tem pernambucano que vota em aliados da direita tipo, Roberto Freire, até tu brutus?? e Jarbas Vasconcelos, ARGHHHHHHH. Freud explica. Quebrem os espelhos, PERNAMBUCANOS!!

Anônimo disse...

Ótimo!

Postar um comentário