13 de dezembro de 2007

Aprovação de Lula, segundo Ibope





Clique na imagem acima para ver mais de perto, com alguns dados da pesquisa CNI/Ibope divulgada esta semana. É interessante analisar isso mais atentamente porque desfaz alguns mitos muito difundidos por colunistas conservadores. Por exemplo, reparem que Lula tem aprovação de 55% das pessoas com ensino superior completo ou mais, contra 45% que não o aprovam e 5% que não se definiram.

Reparem ainda que, entre os que possuem o ensino médio completo, 63% aprovam o governo Lula, contra 32% que não o aprovam.

Outro dado importante é que, entre os mais ricos, que ganham mais de 10 salários mínimos, Lula tem aprovação de 46%, contra 50% que não o aprovam e 4% que preferiram não responder a pergunta.

Os números mostram, portanto, que o apoio à Lula não vem somente de pessoas sem instrução e descamisados. Pessoas com segundo grau completo e formadas em universidades também emprestam seu apoio ao líder metalúrgico.

Entretanto, não podemos cair na esparrela preconceituosa do conservadorismo vulgar e menosprezar a aprovação esmagadora que Lula tem junto à classe média média, média baixa e os mais pobres. Reparem que desde as pessoas que ganham menos de 1 salário mínimo até aqueles que ganham 10 salários mínimos, a aprovação é superior a 60%, com uma escala crescente entre os mais pobres. Ou seja, desde quem não ganha nada até quem ganha R$ 4.000 por mês, o que deve significar 95% ou mais da população brasileira, Lula tem uma aprovação superior a 60%, chegando a 71% entre os mais pobres, e isso no sexto ano de seu mandato, quando a sociedade já teve tempo de avaliar meticulosamente as qualidades e defeitos de Lula.

Outro número interessante é que a faixa etária onde Lula tem mais apoio é a de 30 a 39 anos, o auge da vida profissional, sexual, existencial. Esses jovens tiveram tempo de viver os tempos fernandinos, e comparar. De resto, Lula tem ampla aprovação em todas as faixas etárias.

1 comentário

Anônimo disse...

A-I é esta realidade onde apenas 34 senadores multimilionários representantes da FIESP e grandes grupos econômicos representam quase 200 milhões de brasileiros. O senado tem inclusive poder de revogar o que a camara federal delibera. Isto é incrível e um atentado ao que se poderia chamar de democracia. Pela extinção do senado já.

Postar um comentário