26 de março de 2008

Blogueiros desmascaram golpismo argentino

Achei muito estranho este novo panelaço em Buenos Aires. Quem acompanha a história recente do país, sabe que, por mais problemas que haja na gestão dos Kirchnner, eles literalmente "salvaram" a pátria, fazendo o país crescer a taxas chinesas e o desemprego retornar a patamares razoáveis. Além disso, a vitória de Cristina Kirchnner, há somente alguns meses, foi esmagadora. Como não aconteceu nada de muito grave desde então, porque cargas d'água os argentinos iriam fazer "cacerolazo"? Na época de Menen ou De La Rua, explicava-se: a economia estava descendo ladeira abaixo e o desemprego explodindo, mas agora? Tudo bem ser crítico ao governo Kirchnner, mas daí partir para a gritaria?

Desconfiei e hoje fui a caça de blogs argentinos. Dito e feito. Os blogueiros políticos estão perplexos com o que houve. A mídia fazia convocação a cada 15 minutos e repetia que era "espontâneo". Tudo para desgastar Cristina, que sofre com uma oposição de direita raivosa sediada nas redações dos grandes jornais e canais de tv.

Confira esse blogueiro argentino aqui. E esse aqui também.

O impressionante é a pressa e quase ansiedade com que a mídia brasileira repercute o que diz a mídia argentina, mostrando que, na América Latina, formou-se uma verdadeira irmandade midiática reacionária, que opera no continente de norte a sul.

14 comentarios

O Anão Corcunda disse...

Fala Miguel!

Achei estranho quando vi uma manchete sobre "panelaços" na Argentina nas primeiras páginas da grande imprensa na web. Primeiro, porque argentino adora uma manifestação, todo dia em Buenos Aires tem uma pelas ruas, geralmente manifestações produzidas pelos asambleístas, um forte movimento popular e esquerdista. Ora, pensei, será que esse pessoal está articulando uma mobilização mais intensa e poderosa, a ponto de ser notícia aqui?

Nada disso. As manchetes de nossa mídia ficam querendo passar, de qualquer jeito, que o governo Kirchner - aliado do governo Lula - vai mal, mas o próprio corpo das notícias revelam que se trata de uma manifestação muito localizada da elite agrária incorfomada com a redução dos seus gigantescos lucros. Ou seja, a manchete é uma, a notícia é outra e a cara-de-pau continua a mesma.

As manifestações na Argentina, pelo que lembro, estão bem longe de Buenos Aires, do centro político do país, concentradas nas províncias de Salta, Rosario e Mendoza (posso estar enganado), e se devem a aumento nos impostos. É uma típica manifestação de empresários contra a distribuição de renda. Como se a bancada ruralista brasileira mandasse fechar uma dezena de estradas em Goiás e Mato Grosso.

Essa tentativa de fazer referência ao panelaço que derrubou o governo de la Rúa, há alguns anos atrás, é muito, mas muito ridícula mesma. Não tem nada a ver.

Felizmente, Cristina parece que não vai recuar. E a mídia brasileira já quer criar ainda mais confusão, anda dizendo que há uma "crise" na Argentina que vai fazer faltar farinha de trigo no Brasil, ou seja, quer inventar um novo "problema" diplomático.

Agora, desvendado esse problema na Argentina, me ocorre um outro problema internacional que acho que nós, blogueiros, precisamos também ajudar a desmascarar: a crise no Tibete. A imprensa corporativa brasileira está fazendo um recorte muito babaca da história, em aliança com suas comparsas internacionais. Os tibetanos resolvem apedrejar chineses em Lhasa, o governo chinês manda a polícia para reprimir (do seu jeito truculento, infelizmente) e os tibetanos são apresentados como coitadinhos. Existe um golpismo tibetano também, e esse chega a ser ainda mais esdruxúlo, já que nem o Dalai Lama reivindica mais a independencia do Tibete. Tá foda de aturar.

maria denser disse...

oi Miguel,
Os jornalões latino-americanos nos replicam,é uma merda, não fossem os blogs,olha,cara, há uma matéria na Carta Maior sobre o estouro da última "bolha"financeira(o lixo imobiliário) que demonstra que o crash do maldito modelito neoliberal - que nos foi imposto e nos fode desde os 90 - pode finalmente estar acontecendo!Se desta vez a cegueira perversa onipresente das classes médias idiotizadas ignorar ISTO,pior para elas!Não por acaso, dançou o leilão da CESP em Sampa, não por acaso vem a calhar as declarações "amistosas" do senador MacCain, pre-candidato republicado, a favor da inclusão do Brasil e China no G8(com exclusão da Rússia, apenas como contra-medida esperta para despistar). Pra quem está falido - os USA,cujos credores são os árabes e os chineses - e está nessitando de matérias primas, alimentos,gado, agora que a bolha do dinheiro fictício estourou de vez,elementos que a AL, sobretudo o Brasil, podem fornecer em abundância, eles vão nos bajular (idiota de quem acreditar) para cobrir com nossos ativos reais a porra do capital volátil deles que literalmente evaporou! agora a perguntinha que não quer calar:adivinha se nossa elite mais uma vez não é capaz de nos vender, botando dinheiro bom (nosso) em cima do ruim (deles)só pra livrar o rabo de seu patrimônio, e novamete às nossas custas.Então bote as barbas de molho, cara,e confira a matéria da cartamaior, é definitiva e dum didatismo abissal!abraços da marcia denser

Unknown disse...

Prezado Miguel do Rosário,
Obrigado. Eu começava a pesquisar a razão desse estranho panelaço na Argentina quando deparei com o seu esclarecedor texto. Todos nós, brasileiros e argentinos, sabemos da tragédia para os dois países causada pela triste competição Menen x FHC para ver quem obedecia mais cegamente os ditames de Washington. Menen ganhou por diferença de milésimos. Também, o ministro das relações exteriores argentino confessou que a Argentina estava em conjunção carnal com os EUA de Clinton. Os EUA usaram e abusaram da Argentina e a chutaram. Ela, arrasada, ganhou somente um ridículo e inócuo diploma de "aliada extra-OTAN"...Contudo, a grande imprensa da AL continua submissa aos interesses dos EUA. Daí, o panelaço.
Maria Tereza, "democraciapolitica.blogspot.com"

José Carlos Lima disse...

Como o blog do Eduardo Guimarães está acusando "erro no sistema" na hora de postar comentário, vou deixar aqui, depois retiro daqui e posto lá.

Caro Edu, a moda agora é a dengue. Mais uma fez a mídia aposta no pior e faz a festa com os cadávares. Triste pensar que estes mesmos que se apresentam como defensores da saúde do povo, fizeram das tripas coração para derrubar a CPMF um imposto pago pelos ricaços que, neste momento faz muita falta para o combate ao mosquito da dengue. Como os barões da mídia adoram notícia ruim contra Lula, mesmo se sabendo que não de total responsabilidade do governo federal a política de saúde dos municípios, os barões da mídia apelam para manipulações contra a opinião pública e, de mosquito em mosquito, ora da febre amarela ora da dengue, fazem a festa imaginando que, assim, Lula estará morto. Só que a última pesquisa de opinião público mostra o contrário, ou seja, que o povo está com o presidente que ele (o povo) elegeu. Contra vontade dos consórcios midiáticos. Edu, saúde, recupere-se para continuar abrir fogo contra estes vagabundos.

Anônimo disse...

Miguel, boa sacada. Abraço, Eduardo Guimarães

Anônimo disse...

Vocês já perceberam que sempre que algum tucano-DEMgue é pego com a boca botija a mídia coloca-o como vítima de montagem de dossiê? Quando o "espionado" é petista a mídia não quer nem saber e faz a festa. Cai matando. Enfim, a mídia faz com que o bandido vire mocinho. Assim FHC com sua gastança com cartões corporativos virou "vítima" da Dilma. Isto é incrível. Já estou nos 626 caracteres. Vou parar por aqui para não provocar "erro no sistema."

Anônimo disse...

É claro que os blogs que você consultou são "independentes", né? Porque usar blog de esquerda para provar seu ponto é meio desonesto...assim, meio Veja.

Anônimo disse...

Miguel, eu estava na Argentina em janeiro deste ano, quando rolava o solta/não solta das reféns das Farcs. A crítica da imprensa argentina quanto à participação do Kirschner - primeiro damo, no grupo de observadores da negociação me lembrava tudo aquilo a que estamos acostumados a ver por aqui. Chamavam-no de idiota para cima. Tratavam a operação como um fiasco, comandado por Chávez, o ditador fanfarrão. Até a discriminação sofrida por "los pinguinos", como são apelidados o casal Kirschner, por serem do "provinciano" sul patagônico, me lembrava o preconceito da mídia brasileira por Lula ser nordestino e não ter um curso superior. A estratégia é a mesma, lá e cá. A coisa ficou engraçada mesmo foi quando as Farc libertaram as duas prisioneiras e a Cristina Kirschner foi para a tv e citou nominalmente os dois principais jornais do país, leu textualmente as críticas que o governo havia recebido e tripudiou em cima do que havia sido publicado por eles a respeito do episódio, esfregando em sua cara a vitória da negociação à qual a mídia havia sido contrária. Cristina, literalmente, sapateou sobre o "Pig" deles. Confesso que tive, ao mesmo tempo, orgulho (como sul-americano) e inveja (como brasileiro).
Resumindo, o golpismo é, pelo mínimo, sul-americano. Se não for mundial. Temos que ver direitinho essa história do Tibete e mais algumas.

José Carlos Lima disse...

Este comentário foi redigido para uma postagem do Eduardo Guimarães, ocorre que lá, quando a missiva é grande aparece a mensagem "erro no sistema." isto por causa de uma falha no provedor UOL.

Urge fazermos um grande movimento para um terceiro mandato para Lula que, é claro, se a eleição fosse hoje nem precisaria fazer campanha para ser eleito. Afinal de contas, sob o silêncio beneplácito da mídia Uribe concorrerá a um terceiro mandato, as assinaturas pedindo um terceiro mandato para Uribe já foram coletadas. Tenho o maior prazer de assinar uma petição desta pra Lula. Seria até interessante ver a cara da Miria Leitoa, Alexandre Gracinha, Lúcia Hipódromo e outros morrendo de raiva do povo. Vocês já perceberam que sempre que algum tucano-DEMgue é pego com a boca botija a mídia coloca-o como vítima de montagem de dossiê? Quando o 'espionado' é petista a mídia não quer nem saber e faz a festa. Cai matando. Enfim, a mídia faz com que o bandido vire mocinho. Assim FHC com sua gastança com cartões corporativos virou 'vítima' da Dilma. Isto é incrível.

Anônimo disse...

Rapaz que feio. Tu rapinou este texto do Diario Gauche e não se dignou a dar os créditos a ele.

Anônimo disse...

A blogosfera tem sim, forte influência, nós somos sim a mudança. O TSE preocupado com a força dos blogs, baixou resoluçaõ proibindo que os blogs ajudem seus candidatos nestas eleições. Pelo jeito, a zelite sentiu o peso dos blogs na última eleição presidencial. Mas calar um bloqueiro é como calar um cidadão que anda aí pelas ruas de manifestar sua vontade. Sobre a tal resolução, leia este post do Nassif. Aqui o link http://www.projetobr.com.br/web/blog?entryId=6899

Anônimo disse...

Desculpa. Foi mal. Me precipitei.

Anônimo disse...

Olha aqui uma coisa que ningúem ainda tinha pensado apesar da longa história dos tucanos-demos produzirem arapucas, como por exemplo, fazerem dossiês de si próprios para jogarem a culpa em terceiros. Foi assim no tal dossiê contra Serra, contra Roseana Sarney e, pelo jeito, agora, contra FHC. Ao que tudo indica, foram membros do governo anterior que produziram o dossiê contra FHC para a publicação na Veja e, em seguida, culparem Dilma. Onde estávamos para não percebermos que os tucanos-demos são experts em arapongagem, 007, coisas da cia e etc e tal? Será o braço do Comando Delta, uma organização secreta e muita endinheirada, formada por tucanos-Demos quando a Vale foi privatizada? Aqui o link http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=35026

José Carlos Lima disse...

o conto do vigário digo dossiê

Postar um comentário