16 de março de 2008

Eleições 2008: Boas perspectivas para o Rio

As eleições municipais no Rio trazem boas perspectivas de mudança. A melhor delas é o fim da dinastia César Maia. A entrada de Gabeira na disputa acirrou a concorrência e qualificou o pleito. Não gosto do Gabeira porque acho que ele tem jogado muito para platéia. Mas não deixa de ser irônico que a direita nacional (leia-se PSDB) tenha se curvado a um ex-guerrilheiro, defensor da maconha e ecoxiita de primeira linha.

Se o Gabeira ganhar as eleições será uma ótima oportunidade para ele viver a experiência de vidraça. De qualquer forma, se ele não descambar pavorosamente para a extrema-direita, inclusive na questão das drogas, como acontece às vezes com alguns ex-guerrilheiros, ex-comunistas e ex-hippies mundo afora, ele pode ter a oportunidade de fazer uma boa administração. Mas terá que fazer alianças políticas com Sérgio Cabral e com Lula. Vamos ver.

Se o vencedor for o Crivella, não sei bem o que vai acontecer. Seguramente, o Globo, anti-evangélico até os ossos, inclusive por razões comerciais (a Record, sua concorrente, pertence ao Edir Macedo) não irá dar trégua. Mas o Crivella não é o bicho papão que o Globo diz. Seus interesses têm um cunho fortemente social que pode ser interessante para o município há décadas governado pela direita - nas raríssimas vezes que a esquerda governou, foi em momentos macro-econômicos nacionais desastrosos.

Hoje, com a economia vivendo um bom momento, o próximo prefeito do Rio de Janeiro poderá fazer uma administração para ficar na história, desde que não a use como trampolim político (como Serra fez em São Paulo) para ser governador ou presidente.

O candidato que o César Maia queria impor, Solange Amaral, só dá traço nas pesquisas e provavelmente continuará dando. Assim gorou o acordo patético que Maia fez com Garotinho para o PMDB ficar com a vaga de vice. O que me espanta é o PMDB, maior partido fluminense, cogitar ser vice de uma candidata apática como Solange Amaral, do DEM. Só mesmo o Garotinho, mais preocupado em marcar oposição ao Lula do que propor algo de novo e positivo para o Rio, pra entrar numa canoa furada dessas. Outro dia, li uma notícia que Garotinho tinha sido internado com falta de memória e confusão mental. É, depois daquela greve de fome ridícula que ele fez contra as denúncias do Globo, não me surpreenderia se eu topasse com o Garotinho vagando pelas ruas, catatônico, falando sozinho, xingando o Lula.

Eduardo Paes, ex-PSDB, agora PMDB, preferido do Sergio Cabral, também não é uma opção ruim para a cidade. Não por seu histórico pessoal, que não é lá essas coisas, mas por ser aliado do Sérgio Cabral, que vem fazendo um bom governo (à parte a truculência ainda não resolvida da Polícia). De qualquer forma, pela primeira vez em muitos anos, teremos um leque de bons candidatos para o Rio.

4 comentarios

Sergio Telles disse...

Não estou tão otimista. Gabeira é um alienado dos problemas da cidade. Eduardo Paes é um filhote desgarrado de Cesar Maia, com as mesmas práticas, e ainda é ex-tucano.

Crivella pode ter uma visão social boa mas é conservador e pode ter problemas com a diversidade cultural da cidade, o Rio já perdeu muito na questão do turismo e pode perder ainda mais com alguém que ache que carnaval e outros eventos não são importantes pra a cidade.

Na esquerda, temos a candidatura do
Molon, pelo PT, que virá muito forte especialmente depois da visita do Lula, quem disser "sou o candidato do Lula" vai ter muita força. E talvez Jandira e Chico Alencar possam vir candidatos, ainda não é certo. No campo da esquerda, aí sim, existem boas candidaturas.

Sara disse...

Se a esquerda não entrar, não terá boas perspectivas nenhumas.
Molon pelo PT e Jandira pelo PC do B.

Aí teremos eleições com todas as correntes ideológicas.

Anônimo disse...

O que vc acha do Gabeira ser o candidato do Zito. Tem várias coisas na internet sobre isso: entrevistas do Gabeira, falas do Zito, etc.
O santo Gabeira está recebendo o apoio do "mata, mas faz", o zito, a troca de nada?

Anônimo disse...

Peço-lhe que dê uma olhada no histórico do Paulo Ramos, ele também é candidato a prefeito e odiado pela Globo, por conta de ser Brizolista.
Participo de um grupo que defende os direitos dos portadores de transtorno Mental e seus familiares. Descobri que o Paulo Ramos, é único deputado que, abre as portas da ALERJ para audiências Públicas em defesa dos interesses do cidadão. Participei de algumas.
Embora não seja muito conhecido, ele merece um espaço, pois tem ficha limpa e é considerado pelas pessoas próximas como um cara honesto.

Postar um comentário