19 de junho de 2011

Notas sobre o blogprog II

Estou aqui, num dos quartos que o Blogprog disponibilizou aos participantes, no centro de eventos de um sindicato. O quarto é excelente. Café da manhã, almoço e coffeebreaks. Maior mordomia. A organização está de parabéns. Na sexta-feira, o Lula abriu o evento. O ex-presidente parabenizou os blogueiros por sua luta contra o pensamento único da grande mídia. O governador do DF deu boas vindas. E o Ministro Paulo Bernardo fez uma exposição sobre as políticas do governo federal para a área das comunicações, discorrendo bastante sobre o plano de banda larga. Mais tarde fomos ao Feitiço Mineiro, um bar da Asa Sul, onde confraternizamos ao som de chorinhos. Um grupo ainda nos arrastou para uma festa no Clube da Imprensa, onde dançamos um bocado. Neste sábado, participei - como ouvinte - de uma mesa sobre partidos políticos e a democratização das comunicações, com Brizola Neto, José Dirceu, Renato Rabelo e João Arruda. Muito bom. Depois fizemos um debate com a equipe que coordenou a campanha do recém-eleito Ollanta Humala na blogosfera e redes sociais. Como sempre, impressionei-me com as afinidades que partilhamos com toda a América Latina. Sempre uma mídia ultraconservadora agindo como partido político para evitar qualquer reforma progressista na região. Neste sábado, sai para jantar com minha esposa, mas voltamos cedo para casa. Vocês vão encontrar muita informação sobre o evento em outros lugares. Sugiro particularmente o site do Barão de Itararé.

Como disse, ainda estou enrolado com aquele trabalho das legendas de filme. Estou tendo que trabalhar nisso mesmo aqui em Brasília. No início de julho, o blog volta com força total. Este evento me deu subsídios para muitas reflexões originais sobre a função da blogosfera hoje. Sigam-me no twitter @migueldorosario, para que eu possa notificá-los sobre as atualizações.

Vou deixar os comentários fechados porque não terei tempo de lê-los ou respondê-los. Quem quiser me escrever, meu email está aí na coluna ao lado.