7 de junho de 2011

PGR inocenta Palocci


Leia a notícia aqui. E agora Dilma vai ter de segurar o boi pelo chifre. Quem sai perdendo nessa crise são setores do PT, que se mostraram oportunistas, covardes e desleais. Uns dizem agora que o problema é apenas político, não criminal. Se é político, então o debate tinha que se dar de outra maneira, e não com acusações levianas, sem provas, com táticas que revelam o golpismo típico da mídia velha, com surgimento de fontes palacianas, dirigentes do PT, ministros, enfim, sempre fontes invariavelmente anônimas. O futuro do pretérito voltou a ser usado com fúria: fulano teria dito que teria ouvido uma senadora do PT dizer que seria melhor que Palocci saísse... A história do apartamento em nome de laranja, então, é ridícula. A Veja intimidou um rapaz de 23 anos e os jornalões agora tratam de enfiar, no meio das matérias sobre Palocci, parágrafos em que mencionam a reportagem da revista sem esclarecer que a mesma já foi desmentida pelo próprio entrevistado, que acusou a revista, pelos parentes do entrevistado, por todo mundo.

A guerra começou, e o governo Dilma não vai ganhar pontos se demitir Palocci por conta de acusações sem provas. Quanto ao fator "político" para derrubar Palocci, esse mesmo é que não tem sentido, pois o ministro foi um dos principais dirigentes da campanha de Dilma, sendo portanto um dos responsáveis por sua vitória. Foi ministro da Fazenda de Lula durante a época mais dífícil do governo. Foi um dos deputados que mais ajudou Lula a aprovar as reformas levadas à Câmara.  E foi um dos primeiros nomes a ser escolhidos por Dilma, por sugestão do próprio ex-presidente, para fazer a articulação do governo junto ao Congresso Nacional.

Uma pena que, justamente nesse momento, eu ainda esteja tão atolado em serviço. Vou demorar talvez algumas semanas para voltar à ativa. Não dou consultoria, nem tenho sinecuras em governos. Sustento-me na base da ralação pesada e o momento agora é de muito trabalho. No futuro, quem sabe, poderei me dedicar com mais assiduidade à este blog.

Mas não me verão julgando ninguém levianamente. Temos instituições para isso. E julgamentos políticos, eu faço com argumentos convincentes, lógicos, jamais surfando em cima desses linchamentos midiáticos. Repito o que já disse: sejamos severos em relação à ética, mas igualmente exigentes no tocante à necessidade de indícios e provas antes de acusarmos alguém.

5 comentarios

P. P. P. disse...

Parece que o PT quer se vingar de Lula por ter escolhido Dilma...

Anônimo disse...

Pois é, certas personalidades da informação até são interessantes, têm bons argumentos, são bem informados, são pessoas sérias, acredito. Mas parece o fato de trabalharem ou terem trabalhado para os grande veículos de comunicação os faz adquirir certos maus hábitos. O fato de terem vivenciado e visto tantos golpes baixos, os deixou susceptível a certos sofismas. Que pena!

Anônimo disse...

Concordo com voce Miguel, agora é hora dos que entraram na cantilena da ética e moral seletivas da imprensa golpista refletirem e lamberem suas feridas..

Essa "crise" pode ter efeitos benéficos se a Presidenta Dilma perceber a necessidade de trabalhar efetivamente para termos um novo marco regulatória da mídia, que atenue seu poder de gerar crises artificiais para desestabilizar o governo federal em pról do projeto político dos demo/tucanos.

Donizeti

Unknown disse...

Reflexões de frigideira: enquanto Palocci não cai

Parte da blogosfera “progressista” continua avalizando material divulgado por veículos informativos que perderam credibilidade nos últimos anos. A atitude não é lamentável apenas pela incoerência de corroborar a mídia golpista que todos combatiam num passado recente. A reciclagem acrítica dos ataques a Antônio Palocci ignora as perguntas que deveriam ser respondidas antes de qualquer posicionamento (no mínimo, acerca de indícios de ilegalidade que justifiquem tamanha celeuma).
Dizem que o caso envolve o uso de informações privilegiadas em benefício particular. Só que a espinhosa discussão ética ultrapassa os limites do enriquecimento do ministro. Se alguém quer realmente discutir a atuação de lobistas e antigos funcionários públicos, este não é o primeiro nem o mais grave exemplo a investigar, mesmo na esquerda, inclusive no PT. E aposto que a maioria sequer declara seus rendimentos à Receita.
Faz sentido, sim, questionar a indignação seletiva de quem deixa Palocci virar croquete. Como repudiamos a hipocrisia daqueles que tentaram fazer do “mensalão” uma prática inédita e restrita à base de apoio do governo Lula, devemos rechaçar suas tentativas de transformar Palocci num bode expiatório da enorme fauna de intermediários que transita há décadas em todos os centros de poder. Da mesma forma, cabe indagar sobre a metamorfose dos analistas que antes partiam desse raciocínio para defender o governo Lula e agora embarcam na escandalolatria de mão única.
Acho meio jeca essa mania de querer que detentores de cargos públicos (parlamentares, por exemplo) sejam mal-remunerados ou depois abdiquem de atividades rentáveis permitidas por lei. Sempre que necessita de vilões, o noticiário explora a desinformação da platéia acerca dos valores negociados nas altas esferas da iniciativa privada, especialmente no mercado meio exotérico das consultorias, cujas fortunas são até maiores do que as recebidas por Palocci. E alguém acredita que os históricos defensores do liberalismo financeiro querem limitar os rendimentos ou fiscalizar as atividades dos seus valiosos engravatados?
Prefiro parecer um ingênuo defensor de Palocci ao risco ainda pior de ajudar a torrá-lo para satisfazer interesses nebulosos. E gostaria sinceramente que afastá-lo fosse levar a alguma evolução institucional ou mesmo política. Não sei se ele é inocente. Mas tenho certeza de que os seus adversários não estão de fato preocupados com isso.

http://www.guilherme.scalzilli.nom.br/

Anônimo disse...

Perfeito Miguel..perfeito. Dilma precisa manter Palocci sob pena de, em o retirando, ser a próxima vítima....é uma queda de braço e Dilma precisa peitar com fé e confiança. Quem manda aqui é ela e ponto final. Agora, é a nossa midia fazendo o que sabe fazer melhor...golpe!!! A blogsfera surtou....muita gente por aí, que pratica um bom jornalismo foi atrás do canto da sereia...lamentável..lamentável. E, nossos golpistas insistem no velho e bom golpe da quebra de sigilo pra causar estrago....é o velho Modus operandi da direita lazarenta com crise de abstinência do Poder.

Postar um comentário