14 de abril de 2008

Campo Pão de Açúcar pode ser a terceira maior reserva do mundo!

E o FHC ainda queria privatizar a Petrobrás! Se tivesse acontecido, que seriam dessas reservas? Seriam escamoteadas da população brasileira? Seriam propriedade de firmas estrangeiras? Provavelmente, com a queda nos investimentos, nem seriam descobertas. Ou só daqui a 30 anos, quando o petróleo nem serviria mais pra nada. O impressionante é que a direita brasileira é tão, mas tão mesquinha, que não fica satisfeita com esse tipo de notícia. Só pensa em como isso atrapalhará seus projetos de poder. Na seção de comentários da notícia do Estadão, um leitor chega a afirmar que a notícia seria para "abafar" o escândalo dos cartões. Lembro que a Cora Ronai afirmou a mesma coisa, por ocasião dos supostos roubos de malas de Petrobrás. Leiam a notícia abaixo. Depois a gente conversa.

Área na Bacia de Santos pode ter até 5 vezes o volume de Tupi

Segundo diretor-geral da ANP, campo conhecido como 'Pão de Açúcar' pode tornar-se o 3º maior do mundo

Kelly Lima, da Agência Estado

RIO - O diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima, afirmou nesta segunda-feira, 14, que a área chamada "Pão de Açúcar" localizada na Bacia de Santos, pode acumular até cinco vezes o volume de petróleo encontrado pela Petrobras em Tupi. Segundo ele, informações preliminares das empresas concessionárias que estão operando na área indicam que este volume poderia chegar até 33 bilhões de barris de óleo recuperáveis.

"Se isso for confirmado, será a maior descoberta já feita no mundo", disse o diretor em apresentação no IV Seminário de Petróleo e Gás no Brasil, promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O campo "poderá se transformar no terceiro maior de produção de petróleo no mundo."

Em sua apresentação, Lima identificou a área de "Pão de Açúcar" como sendo localizada apenas no bloco BM-S-9. A operadora desse bloco é a Petrobras com 45% de participação, em parceria com a BG (30%); e a Repsol (25%).

Porém, segundo analistas de mercado, a área, também conhecida como "Carioca" se estenderia também pelos blocos BM-S-8, BM-S-21, e BM-S-22. Destes, apenas o último não é operado pela Petrobras, e sim pela Exxon.

O volume estimado no novo campo (33 bilhões de barris de óleo recuperáveis), supera em muito a reserva no campo de Tupi - entre cinco bilhões e oito bilhões de barris. Atualmente, as reservas de petróleo e gás da Petrobras somam 11,704 bilhões de barris.

Esse é o nono poço bem-sucedido na Bacia de Santos, que vem sendo encarada como a principal província petrolífera mundial encontrada nos últimos anos. Em apenas quatro poços foram feitos testes de produção.

Os primeiros indícios de hidrocarbonetos localizados nessa área foram informados à ANP em agosto do ano passado, mas sem a revelação do volume identificado no local. As assessorias de comunicação da Petrobras, da BG e da Repsol - parceiras da estatal na exploração do campo - informaram que as empresas não comentarão as informações do diretor da ANP.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, também não quis comentar o assunto.


http://www.estadao.com.br/economia/not_eco156466,0.htm

1 comentário

José Carlos Lima disse...

Quando leio estas notícias de descobertas de riquezas minerais no solo brasileiro me dá um certo medo.

É que como se sabe, isto é um prato cheio para que o Brasil seja amanhã o que o Iraque é hoje.
Já estão de olho na Amazônia, centenas de bases, treinamentos de soldados estrangeiros especialializados em combate na selva...prá que?

No entanto noto que o PIG (Estadão, Veja, Folha, Globo) não se preocupa muito com tal possibilidadde.

Perder tal riqueza, assim como perder a Vale, para o PIG não interessa.

Só interessa ao PIG os 8 reais gastos por um ministro na compra de uma tapioca por engano, ao trocar o seu cartão particular pelo corporativo.

Triste realidade mas é verdade.

Bando de apátridas.

Postar um comentário