10 de abril de 2008

A náusea

Confesso. Quando li a notícia da demissão de Mario Magalhães, ombudsman da Folha de São Paulo, senti uma náusea muito forte. A mesma que senti diante da arbitrariedade feita à Paulo Henrique Amorim. A degradação da imprensa nacional já não me provoca raiva. Apenas nojo. E pena.

*

E o Judas volta a atacar. Depois de escarnecer e tripudiar em cima da violência sofrida por Amorim, o Judas faz escarcéu com a demissão do jornalista Luiz Lobo da TV Brasil. Eu sei muito bem o que o Judas quer. Ganhar Ibope. Ele critica a Veja e ganha acessos da esquerda. Aí mete o cacete na esquerda, e ganha Ibope da direita.

Nos primórdios da blogosfera no Brasil, muita gente ganhou notoriedade brincando de ser reacionário. Escrevia-se posts horríveis sobre aborto, religião, homossexualismo, apenas para chocar e receber dezenas de comentários irados. A estratégia hoje não tem tanta eficácia como antes. O público está vacinado contra esse charlatanismo. Natural, portanto, que se encontre novas formas de produzir polêmicas artificiais.

Pois o Judas decidiu ganhar Ibope atacando a blogosfera. Cita vários blogs independentes e diz que nenhum denunciou o caso da demissão de Luiz Lobo. Ora, ora. O cara é tão arrogante que se pretende Observador da Blogosfera. Vá depilar a capivara, ô infeliz!

*

O caso do tal Luiz Lobo é, provavelmente, outro factóide da mídia. Qualquer um que critique o governo logo é colocado num pedestal, sob as palmas furiosas da direita. Um jornalista da TV Brasil, então... O fato de ser uma tv estatal não significa que não haja hierarquia e disciplina internas. O jornal tem linha editorial. A TV Brasil nasceu para ser diferente da mídia tradicional. Se for para ser igual, qual o sentido? Se, numa reunião de pauta, decide-se que a palavra "dossiê" não é adequada, por não ser jornalisticamente verídica, isso não é "pressão" do Planalto, mas legítima decisão editorial. Para a mídia, qualquer veículo que não compactue com seu vocabulário político e seu oposicionismo hidrofóbico, é chapa branca?

O tal jornalista tinha muitos canais para denunciar pressão. O Conselho Editorial tem gente de todos os matizes ideológicos e o tal jornalista poderia apelar para ele. Se resolveu usar o microfone que a mídia lhe pôs nas mãos, é sinal de que pretendeu converter a sua demissão num espetáculo midiático. Não tem comparação com Paulo Henrique Amorim, que teve seu site cortado, sem aviso prévio, impedindo-o de, gradualmente, transferir arquivos, leitores e milhões de links na web, para outro endereço.

*

Sobre a história do terceiro mandato, virou uma paranóia. O Lula repetiu milhões de vezes que não quer, que rompe com o PT se esse insistir, e os jornais prosseguem lançando no ar o terceiro mandato. A oposição midiática ao governo Lula começa a apresentar visíveis sinais de desequilíbrio mental.

7 comentarios

André Lux disse...

Miguel, o "judas" já foi desmascarado. Confira no meu blog.

Abraços!

Anônimo disse...

Miguel eu escrevi no blog do Renato e vou escrever o mesmo no seu: esquece esse camarada,esse cara não vale um chute no traseiro.Deixa que ele morra no ostracismo.A estratégia dele é ganhar ibope mencionando outros blogs,nem que a maioria dos comentaristas que lá postam,o fazem chutando o traseiro do cidadão.Ele faz o tipo mulher de malandro:Gosta de apanhar.

Anônimo disse...

Nesta semana o Senado brasileiro fez um grande esforço para que as contas deste País entrem em frangalhos. Depois da queda da CPMF a burguesia brasileira não desiste da idéia de provocar um grande estrago no Estado brasileiro. Não vejo outra saída senão lutarmos pelo fim do sistema bicameral, ou seja, pelo fim do Senado, esta casa formado em sua maioria por retrógrados udenistas encarregados de sufocar o progresso deste pais.

Anônimo disse...

Uma nota do JB dá conta que o PIG (Veja, Estadão, Folha e Globo) entrou em palvorosa por conta de uma pesquisa dos tucanos em que foi constatado o aumento do apoio popular à ministra Dilma, contrariando os planos da Veja e cia. Como se vê, o PIG deu um tiro no próprio pé. Foi chico buarque que disse que o povo brasileiro não gosta de covardia e por isso as pancadas que Lula recebe da mídia tem efeito contrário. Lula é que nem massa de bolo, quanto mais batem mais ele cresce. Uma prova foram os quase 80% de aprovação popular, de tanto bater em Lula o PiG parece ter-se cansado e tá dando um tempo. ou caiu a ficha.
O povo não é bobo. E olhe lá que milhões de crianças e jovens estão entrando no mundo digital através de uma política do ministério da educação. o PIG que se cuide, pois estas verbas do Serra para a Abril não serão sufucientes para levar o Araponga a receber a faixa presidencial, o eterno sonho do PIG. Chora PIG!!!

Anônimo disse...

Caro Miguel,

Leiam no blog do Igor, o post absolutamente imperdível: O VERDE DA BLOGOSFERA VIOLENTOU O ESGOTO DO PIG!

http://alexeievitchromanov.zip.net

Alberto

Anônimo disse...

Temos que lutar por uma imprensa que mereçamos. Não podemos perder de vista este tema. Jamais! A mídia é o ponto nevrálgico do Brasil. Quanto a outros assuntos, poderíamos debater assuntos proibidos pela mídia, por exemplo, a extinção do Senado, esta casa anacrônica. Não se justifica este sistema bicameral onde o Senado, formado por uma casta de abestados, se mete em tudo quanto é assunto. Atravésdo Senado, esta casa anacrônica, a Globo exerce seu poder, a mídia faz suas trapaças, como por exemplo a publicação de dados sigilosos, o caso dossiê anti-FHC. Consta no site www.vermelho.org.br que a Globo, com a ajuda do Senado, vai mudar o fuso horário da região norte para adaptar a indicação de sua programação.
Há exemplo maior de cidadania do que lutarmos pela democratização dos meios de comunicação? Claro que não. Ao se falar em cidadania o tema número 1 é sim mídia. O fogo tem que ser centrado sim, na mídia. É que sem uma mídia democrática não haverá progresso neste País. Aqui um texto publicado na Carta Maior dando conta do quanto o progresso econômico e social de um país tem a ver com a democracia dos meios de comunicação. http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=14925

Membros disse...

aos poucos eu vou vendo que ha vida nessa "blogosfera". esses canais são os melhores pra quem quer se informar de verdade. parabéns a vocês blogueiros que fazem deste prazer uma fonte inesgotavel de informações nuas e cruas...

Postar um comentário