29 de dezembro de 2010

Feliz 2011!



Quero simplesmente desejar um ótimo ano para todos vocês, amigos, leitores, simpatizantes ou adversários do meu trabalho. O ano de 2010, para mim, foi cheio de altos e baixos, mas acho que o saldo final resultou bastante positivo. Estou saudável e otimista, isso é o que importa.

A luta continuará intensa nos próximos anos. A batalha da comunicação prosseguirá politizando-se, com a mídia assumindo de forma cada vez mais descarada a defesa do lado conservador. É um movimento necessário para despertar a consciência da sociedade de quanto é nocivo que uma das dimensões mais importantes da realidade contemporânea, a produção de cultura de massa, fique nas mãos de meia dúzia de poderosos descomprometidos com o bem estar da maioria. Se a democracia é o valor maior, ela deve se espraiar para todo o corpo social. É muito ridícula essa campanha contra a ideia de democratizar a mídia. Temos que aprofundar esse debate e acredito que somente a blogosfera terá força e coragem para peitar as famiglias.

Quanto à chamada "blogosfera progressista", ou seja, os blogueiros que participaram do Encontro Nacional realizado em São Paulo, e agora organizam eventos regionais, trata-se de uma tentativa de potencializar a nossa força através de união, organização e, sobretudo, fraternidade. Não somos perfeitos, seguramente reunimos enorme quantidade de preconceitos, vaidades, ignorância e confusão, mas também somos simples peões da História, com H maiúsculo, e quando nos reunimos em São Paulo, ou quando trabalhamos para desmascarar a manipulação midiática, estamos fazendo algo maior do que nós mesmos. Afinal, lembrando Hegel: "Perseguindo seus interesses pessoais, os homens fazem história e são, ao mesmo tempo, as ferramentas e os meios de qualquer coisa de mais elevada, de mais vasta, que eles ignoram, e que eles realizam de maneira inconsciente".

Tentamos fazer alguma coisa de concreto, pelo Brasil, pela blogosfera, por nós mesmos. A união faz a força, mas é interessante notar, por outro lado, como também nos tornamos um alvo. A partir do momento em que um setor da blogosfera ensaia uma forma tímida de organização, surgem forças contrárias, externas e internas, porque toda espécie de força, quando nasce, quando cresce, provoca mudanças gerais no universo em que atua.

Eu não sei se vai dar certo. Isso não me interessa neste momento. Também não me interessa se seremos muitos ou poucos a lutar, porque tenho na memória a inscrição heróica da batalha das Termópilas, evento popularizado em tantos filmes. A frase, segundo Heródoto, era: "Quatro mil gregos combateram aqui contra três milhões de persas".

Então, mais uma vez, desejo um Feliz Ano Novo, cheio de conquistas para todos nós!

Comente!