12 de abril de 2011

FHC, drogado e prostituído


(Os jovens acima tentaram ler o artigo de FHC mas desistiram)

Sim, viver é perigoso, sobretudo ler um artigo de Fernando Henrique numa bela tarde ensolarada do Rio de Janeiro. Sobrevém-me o desejo imperioso de abandonar essa vida sóbria de blogueiro político, tornar-me um roqueiro barrada pesada, quinze quilos mais magro, o corpo tatuado, viciado em drogas e cheio de piriguetes fáceis a meu redor. Ou então passar os dias na praia, fumando maconha.

Se a política já é considerada chata pela maioria dos jovens, textos assim contribuem efetivamente para afastá-los ainda mais desse mundo. Agora entendo a juventude transviada. Agora entendo porque o jovem paulistano e carioca de classe média alta prefere cheirar cocaína a discutir política. O "papel" colombiano é menos tóxico do que este "Papel da oposição", título do artigo de FHC.

E olha que me refiro apenas ao estilo, a esse acacianismo sem-vergonha, repetindo chavões & clichês, a essa falta de originalidade, a essa debilidade politica confessa, que força o autor a apegar-se, como o lacaio mais covarde do reino, ao rabo do alazão que a mídia usa em seus ataques...

Na época do mensalão (...) ainda havia indignação diante das denúncias que a mídia fazia e os partidos ecoavam no Parlamento.

O pior, no entanto, nem é o estilo, mas o conteúdo. FHC disfarça, mas não prega outra coisa senão defender que o PSDB abrace de vez uma postura reacionária, direitista; que esqueça as duras condições em que ainda vive a maior parte da população, e apele descaradamente para o egoísmo perverso que está sempre emergindo e se renovando na psicologia social das classes médias. Qual um feiticeiro, o tucano pede a seus correligionários que busquem catarro de barata e pentelhos de rato nas casas dos "pequenos produtores e profissionais liberais de tipo antigo e novo", para lançar no caldeirão da política nacional, prometendo que dali surgirá o elixir que os tornarão poderosos e vencedores novamente.

O povo?

O povo que se dane!

O artigo de FHC chegou cercado de sensacionalismo midiático, incluindo manchete na Folha.


Mas é tanta besteira que nem a mídia consegue mais defendê-lo. Ele disse isso aí mesmo. Confiram o trecho:

Enquanto o PSDB e seus aliados persistirem em disputar com o PT influência sobre os “movimentos sociais” ou o “povão”, isto é, sobre as massas carentes e pouco informadas, falarão sozinhos. Isto porque o governo “aparelhou”, cooptou com benesses e recursos as principais centrais sindicais e os movimentos organizados da sociedade civil e dispõe de mecanismos de concessão de benesses às massas carentes mais eficazes do que a palavra dos oposicionistas, além da influência que exerce na mídia com as verbas publicitárias.

Ué, o PSDB não governa metade do país? Não tem acesso às massas através dessas instituições? É tão doloroso assim fazer o bem ao povo?

Entretanto, apesar do meu sarcarsmo meio irritado, não subestimo ninguém; nem Serra, nem FHC, nem Aécio Neves. A mídia é o quarto poder onde se instalou o Leviatã, depois que os liliputianos apearam-no, através do voto, do poder que exercia sobre os três poderes institucionais. E esses políticos tem a mídia por trás, no sentido político e pornográfico da expressão. E a grande mídia, infelizmente, ainda tem muito poder.

A única bandeira concreta defendida por FHC, afora suas platitudes enervantes, é defender a descriminalização da maconha, por incrível que pareça. E pede que o PSDB assuma esta bandeira, o que seria deveras engraçado, em vista do namoro do partido com segmentos ultraconservadores da sociedade. Mesmo neste caso, porém, é uma postura tímida, pelo menos em comparação a do governador Sérgio Cabral (RJ), que vai muito mais longe e defende a liberação e legalização das drogas, no Brasil e no mundo inteiro.

FHC devia defender também a liberação do uso da anfetamina, sobretudo para jovens que pretendam ler seus artigos, pois seria uma excelente maneira de evitar que durmam no meio do texto. Pensando bem, deixemo-los dormir. Não perderão nada.

16 comentarios

Robson disse...

Miguel, parabéns pelo texto! Quem me dera poder mobilizar o sarcasmo na escrita com tanta qualidade.
Quanto ao FHC, nunca duvido do poder de sedução do PSDB. Inclusive o poder de seduzir aqueles que o partido deveria esquecer, segundo um de seus pilares intelectuais. Aécio, Globo e preconceitos aindam dão um bom capital político no país.
Uma ressalva ao texto. Você usa uma expressão machista pra caramba: "cheio de piriguetes fáceis a meu redor". Doi ler isso. Passa a impressão que se a mulher deseja, busca o prazer e é livre de travas morais é algo reprovável. Piriguite é um expressão pretensamente moderninha para preconceitos babacas. Achei mancada. Valeu!

Miguel do Rosário disse...

Oi Robson, obrigado, mas deixemos as piriguetes em paz. O modo ironia está ON, lembra?

Anônimo disse...

Não me lembro onde li isso.
Esqueçam o que eu escrevi
Esqueçam que eu governei.

jozahfa disse...

Miguel, desculpe a chatice, que eu não faço com qualquer um, mas você já é um cara importante e com esses errinhos não pode:
Sobrevêem-me não existe. O verbo é sobrevir e não sobrever. Assim, se o sujeito estivesse no plural, seria sobrevêm-me. Mas como está no singular, o certo é sobrevém-me o desejo etc.
Abç!

Miguel do Rosário disse...

Valeu-me Joza, vou corrigir. ;)

Miguel do Rosário disse...

Corrigi também o deixemo-los dormir, estava dormirem. Essa você deixou passar ou fingiu que não viu, Joza

Adriano Matos disse...

Miguel, muito bom o texto. Quanto à queixa do fhc que o povão já foi cooptado, penso que cabe aí uma reflexão...

Dilma, em debate presidencial recusou-se a defender no executivo a bandeira de 40horas semanais. Sua justificativa é que essa é conquista a ser obtida com a mobilização social de setores organizados, com pressão, negociação, etc.

Não sei se ele fingiu não ver, mas taí uma boa bandeira prá mobilizar os tucanos. :)

Luiz Monteiro de Barros -SB do Campo disse...

Aquele texto do Millor que um dia voce postou

Anônimo disse...

antidoto contra o discurso de fhc:
http://www.youtube.com/watch?v=2NhvnXsCkJ8
esses, ao contrário do fhc, deixaram saudades.
emerson57

Anônimo disse...

"oposição deve desistir de buscar 'povão' diz fhc."
fhc falou meia verdade,
está aqui:
oposição deve desistir.
emerson57

jozahfa disse...

Não vi. Estava errado? :)

Anônimo disse...

O que o FHC anda fumando? Não há de ser uma simples maconhinha...

Anônimo disse...

FHC o rei dos sociólogos kkkkkkkkkkkkkkkkk
e professor kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
e poliglota kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
e ex presidente kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

muito legais seus comentários about artigo asqueroso de FHC, e ressalto dois pontos
1 - Finalmente a democracia sem povo, ou a democracia sem democracia;
2 -Liberar a maconha é estratégia fascista pra despolitizar mais ainda (vc não disse que seria preferível "fumar maconha na praia" a ler o artigo?)beijos carinhosos desta La Denser

reginaldo disse...

Po cara! quantos anos este cara tem (FHC) já nao ta na hora de bater as botas? Comer grama pela raiz , e para o saco .... etc ...

Anônimo disse...

nada a ver a maconha e o fascismo. e quem vai na praia fumar um nao pode discutir politica? não sao os idiotas que pensam que maconha mata que acreditam nas merdas que a tv fala ou que o fhc escreve? a parte da maconha eh o que salva esse artigo.

Postar um comentário