26 de abril de 2011

O petróleo no mundo

Hoje vamos tentar entender um pouco da conjuntura petroleira do mundo. Então vamos examinar algumas tabelas que eu peguei no site da Agência Nacional do Petróleo, que publicou há pouco o Anuário Estatístico 2010, trazendo dados consolidados até 2009.

Vejamos quais são os países que possuem as maiores reservas de petróleo no planeta. Em primeiro lugar, Arábia Saudita, com 264,6 bilhões de barris confirmados. A Venezuela vem em segundo lugar. Em seguida, temos o Irã, o Iraque, o Kuwait, os Emirados Árabes, a Rússia e a Líbia. O Brasil ocupa o décimo sexto lugar, com reservas provadas de 12,9 bilhões de barris. Estes números não contabilizam o pré-sal, cujas reservas ainda precisam ser comprovadas oficialmente, o que só poderá ser feito quando a exploração tiver início. O máximo que a ANP admite, por enquanto, é que os principais campos do pré-sal devem guardar de 5 a 8 bilhões de barris. É uma estimativa conservadora, naturalmente. Há informações de que  o pré-sal pode guardar reservas de 50 a 100 bilhões de barris, o que só poderemos acreditar, como diria São Tomé, vendo.

Olhando esses números com frieza, vemos que não podemos nos empolgar em demasia com o pré-sal. Não é tanto petróleo assim. A grande vantagem é que, mais do que a quantidade, é um petróleo de altíssima qualidade. Quer dizer, é bastante petróleo, mas para nosso consumo próprio, e um pouco para exportação, mas nada que se compare às reservas do oriente médio, Rússia ou Venezuela.

Outra tabela que merece nossa atenção é a que lista os maiores produtores mundiais. Interessante observar que a Rússia, que ocupa o sétimo lugar no ranking das reservas provadas, é o maior produtor mundial, com uma produção de 10 milhões de barris por dia em 2009. Em seguida, vem a Arábia Saudita, produzindo 9,7 milhões de barris por dia. EUA vem em terceiro lugar, com produção estimada em 7,19 milhões de barris diários. Em quarto lugar temos o Irã, produzindo 4,2 milhões de barris.

Por fim, olhemos para a tabela de consumo. É muito impressionante a distância dos EUA para com o resto do mundo. O consumo de petróleo nos EUA atingiu 18,7 milhões de barris/dia em 2009. O segundo lugar é ocupado pela China, que consumiu 8,6 milhões de litros no mesmo ano.









Comente!