21 de outubro de 2011

Censura ao blog Falha de SP chega ao Congresso Nacional

Prezados, eu quase nunca divulgo texto de terceiros por aqui. Não é nenhuma política específica do blog, mas é porque o espaço é humilde e preciso manter uma certa organização estética. Dessa vez, porém, abro uma exceção. Fiquei bastante tocado com o email (coletivo, mas mesmo assim sensível) que recebi do Lino, dono do blog censurado Falha de São Paulo. Ele e seu irmão vem sofrendo uma perseguição judicial muito cruel e revoltante, por causa de uma paródia absolutamente inocente. Este é um caso que agride violentamente a liberdade de expressão no país. Então eu peço a atenção de todos. Abaixo, o texto do Lino e Mário:


Car@ amig@,


Primeiro, mil perdões pelo e-mail coletivo. É indelicado, mas às vezes necessário. Caso você esteja recebendo esta mensagem por engano ou não seja de seu interesse, minhas sinceras desculpas.

Seguinte: como você deve saber, estamos sendo processados pela Folha por conta do blog de paródia Falha de S.Paulo (detalhes aqui:http://goo.gl/MNTC8). Nesta quarta-feira, 26 de outubro, acontece uma audiência pública no Congresso Nacional em Brasília para debater o caso, que vem sendo considerado censura por todos os que tomam conhecimento do processo –a única exceção são os advogados e a direção do jornal.

Acontece que essa história da audiência irritou a Folha. Na verdade, irritou o dono do jornal. Ontem o Otavinho, como é conhecido o proprietário da empresa, Otávio Frias Filho, soltou uma nota agressiva, fazendo inclusive ataques pessoais. Por um lado foi bom, assim o jogo fica mais aberto, caem as máscaras. Por outro, é difícil confrontar o maior jornal do país, amparado por um dos maiores escritórios de advocacia do Brasil, quando é apenas você, seu irmão e seus apoiadores voluntários.

Mas entendemos que a causa é coletiva, já que em caso de vitória do jornal o dano também é coletivo. Isso porque o processo é inédito, então ficaria aberta uma jurisprudência contra a liberdade de expressão em todo país.

Por esse motivo e pela entrada truculenta do dono da empresa na jogada, venho pedir sua ajuda. Conheça o caso, divulgue a censura e a audiência, não aceite essa postura da Folha. Se eles ganharem, perdemos todos. A vantagem é que, se eles perderem, ganhamos todos.

Novamente desculpe pelo mau jeito do e-mail coletivo, eu estava planejando escrever emails individuais e atenciosos para muitos de vocês, mas foi impossível.

Muito obrigado, abs, beijo,

Lino e Mário

TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE O CASO E A AUDIÊNCIA ESTÃO NO DESCULPEANOSSAFALHA.COM.BR

3 comentarios

btc disse...

acesse pelo http://desculpeanossafalha.com.br/

sem www!

jozahfa disse...

Miguel, vc poderia encaminhar o e.mail para
jozahfaarrobagmailpontocom?
Abs
Josaphat

jozahfa disse...

Ah, outro pedido, se possível for e ao seu alcance: Você sabe dizer se existe alguma maneira de acessar as primeiras páginas do Estadão, Da Folha e do Globo do último mês, ou, para ser mais preciso, desde a publicação da matéria da Veja sobre o caso Orlando Silva?
Pode ser a primeira página (essa é mais complicada por ser dinâmica) dos portais também.
É para um trabalho da faculdade.
Abs
Josa

Postar um comentário