20 de outubro de 2011

Orlando & outras polêmicas

Decidi voltar a fazer video-posts. Peço tolerância pela péssima dicção, produção precária, etc. Não sou locutor, apenas tento expressar minhas ideias.

Parte 1/2



Parte 2/2

29 comentarios

Lino disse...

Taí, gostei!

Anônimo disse...

Não vai demorar o povo perceber que a imprensa faz oposição a Dilma, neste caso a mídia perde credibilidade
Na próxima postagem que tal marcar com antecedencia um AO VIVO pode ser durante encontro com amigos
Depois vc salva e deixa no blog
Ustream Tv ou Twitcam
A Líbia é aqui, refiro-me a ação em pool da midia para a direita assumir o poder.


spin

Anônimo disse...

Da pra ouvir enquanto se le outros blogs

jozahfa disse...

Sobre o ministro Orlando, penso também que é preciso endurecer. O nosso povo é ainda (?) muito pouco consciente de sua realidade mais ampla, além da realidade individual de cada um. E, enquanto (?) o PT não consegue implantar políticas públicas para acelerar essa consciência – PAC da educação e da comunicação – o povo continuará sendo objeto de manipulação da mídia. E eu faço coro ao seu ponto de vista de não compactuar com o policiamento que fazem as esquerdas, que pulula na blogosfera, é uma coisa chatíssima, e, o pior, não resolve em absoluto os problemas que discute, por ser uma fala monofônica: É tudo culpa dos tucanos! Blá! Um saco! Muita gente das esquerdas tem preguiça de pensar e se apropria de jargões como esses, além de ter o péssimo hábito rousseauista de idealizar o povo, colocando-o num pedestal de inocência e pureza – como fazemos com os índios – como se o povo precisasse ser eternamente protegido das maldades das elites exploradoras. Ora, esse povo tem que acordar uma hora, né, porra? Então, a meu ver, o caminho é pela arte e pela educação, porque nosso povo não é lá muito chegado aos trabalhos e às correrias que os protestos e as armas demandam. Abs!

Anônimo disse...

O video expõe pontos de vista que escapam na escrita. O vídeo é exposição total do pensamento.
O que você acha do vimeo?
Acho mais profissional que o Youtube, tem até ferramentas melhores, dá pra gravar por durante horas, postar filmes inteiros, no Youtube também mas as pessoas reclamam que nem sempre conseguem, pois o sistema acusa que o video é longo
Dá prá montar um portal de videos no vimeo
Este sobre musica portuguesa
Acho uma piração esta coisa de wiews, dá uma certa ansiedade, há videos ótimos videos por ai com pouquissimos acessos e porcarias com milhões de visitas, daí gostar do Vimeo
É que não se pode medir a qualidade de um video pela quantidade de visitas
http://vimeo.com/channels/musicaportuguesa

Francisco disse...

Péssima a comentarista que você escolheu para embasar seu argumento. Bem sintomático o fato dela ser comentarista da globo...

Miguel do Rosário disse...

Francisco, a Viviane Mosé é uma educadora, poetisa e filósofa muito respeitada. É uma pessoa boa e corajosa. Participa da Globo não pode bondade da Globo mas porque voce sabe muito bem que aqui no Rio, quando uma pessoa se torna célebre, fatalmente aparecerá na Globo. Até o Latuff agora apareceu na Globonews. E não a uso para embasar meus pensamentos; estes são embasados por tudo o que eu escrevi. Eu a uso para mostrar que há muita gente, muitas mulheres, que não aprovaram a tentativa de suspensão do comercial da Hope. A Priscila, minha esposa, uma mulher inteligente, culta e forte, também achou isso.

Miguel do Rosário disse...

Você pode não concordar com a Viviane Mosé, mas por favor não tente desqualificar a pessoa. Mosé é uma mulher, negra, filósofia, excelente poeta, respeitada e generosa educadora. Com certeza não é nenhuma conservadora, muito menos reacionária.

Francisco disse...

Então vá até a Rádio CBN e ouça o que essa sra. tem a dizer sobre o prêmio Nobel da Paz desse ano, que foi concedido a 3 mulheres. Segundo ela, é inapropriado dar esse prêmio para a luta das mulheres, a qual considera "demasiadamente segmentada". Diz ainda que a luta das mulheres é ultrapassada, etc etc, que hoje em dia as mulheres já galgaram o seu espaço, e por aí vai.

O gozado é que ela não critica, por exemplo, o fato do Grameen Bank ter recebido o prêmio há uns 10 anos atrás. Para você ter uma idéia, o Grameen Bank atua em Bangladesch, que corresponde a 3% da população mundial. A população mundial das mulheres é de mais da metade. Qual é mais segmentado?

Francisco disse...

Em outra entrevista Viviane Mozé diz que a corrupção são "as verdadeiras veias abertas da América Latina". Espantoso..

Miguel do Rosário disse...

Francisco, essa é a opinião dela. Eu não concordo, mas respeito. Até porque imagino que ela deve ter lá suas razões "filosóficas" para tal.

O Grameen Bank ganhou prêmio não por ajudar 3% da população mundial, mas por ser um modelo para ajudar pobres em todo planeta.

O que há de espantoso em criticar a corrupção na América Latina? Ela é um fato, e de certa forma até concordo. Uma corrupção generalizada, que é culpa do golpismo, do totalitarismo que tanta ajuda recebeu das elites locais e dos EUA.

O próprio Eduardo Galeano, em Veias Abertas, cita constantemente a corrupção dos governos, que entregavam a riqueza nacional em troca de subornos pagos por multinacionais.

Hoje, com os governos de esquerda, tenta superar, e está superando, esses problemas de corrupção, que ainda são no entanto muito graves. Recentemente descobriram que a grande maioria das verbas repassadas pelo governo federal às prefeituras, havia desvios. A luta contra corrupção é algo nobre. O problema no Brasil é a instrumentalização dessa luta por interesses ideológicos e partidários.

Enfim, repito, o meu argumento não é embasado na opinião da Viviane Mosé, por cujos atos e entrevistas eu não me responsabilizo.

Francisco disse...

Então vamos concordar que a luta das mulheres, mesmo que pontual, é um "exemplo" para o mundo todo...

Miguel do Rosário disse...

Concordo. A luta das mulheres é um exemplo para o mundo todo. O Prêmio Nobel foi muito bem dado a essas mulheres. Sobretudo porque ainda há problemas graves de discriminação no planeta, sobretudo na Ásia, África e Oriente Médio, mas também no Ocidente, embora de forma disfarçada. A pouca representatividade políticas da mulheres é muito grave nos EUA, Europa e América Latina. Mas se lembrarmos que apenas na década de 60 a mulher ganhou o direito a voto na maioria dos países democráticos, entenderemos que, apesar de absurda e injusta, a pouca representatividade política das mulheres hoje é explicável historicamente, e que a tendência, a partir das novas gerações, será uma igualdade acelerada.

Lembrando: hoje no Brasil, mais de 70% das vagas nas universidades são ocupadas por mulheres. Alguém tem uma ideia do que isso significará em 10 anos?

É evidente que eu apoio a luta das mulheres. Por isso mesmo, acho que ela não deve se desviar de seu foco principal, confundindo-se com uma perseguiçãozinha paranóica, em busca de supostos sexismos em comerciais de tv. Ou pior, como que deslumbrada por seu crescente poder político, criminalizando o humor, a publicidade, as artes... por conta de interpretações subjetivas e totalmente questionáveis. Determinados sexismos, vistos como negativos, podem representar o seu contrário: podem ser na verdade simbologias positivas. Há uma visão acadêmica bem chinfrim nessas análises do sexismo, na minha opinião.

Anônimo disse...

Além dos 70% de participação na população universitária, as mulheres aposentam mais cedo (mesmo vivendo mais), tem uma série de programas governamentais voltados para elas (inclusive o Bolsa Família) e elegemos uma mulher presidenta sem grandes reações machistas. Ainda temos muitos problemas, mas creio que sejam bastante pontuais, e o feminismo (se realmente for uma luta por igualdade) logo estará lutando por nós.

André Martins

José Marcio Tavares disse...

Eu acho que o governo Dilma tem mais o que fazer. Ministério das Feministas é o fim da picada.

José Marcio Tavares disse...

Como você sabe que tomar no cu é mais doloroso que chupar uma pica? rsrsrsrsrsrsrs

Anônimo disse...

Recentemente descobriram que a grande maioria das verbas repassadas pelo governo federal às prefeituras, havia desvios (Miguel).

Vc errou feio Miguel, não se pode atribuir desvios em grana repassada às prefeituras e governos estaduais como prática de esquerda, até mesmo pq a grande maioria dos prefeitos deste país são de partidos tais como PMDB, DEM, PSDB...OU seja, nada de esquerda nesse trololó. Sim, concordo que o grosso da corrupção ocorre em prefeituras e governos estaduais

Paulão

Sérgio Pecci disse...

Me desligo! Lamento o caminho que tomou o Rosário! Dar RT em piada estilo Rafinha já é demais! #Fui
sérgio pecci

Miguel do Rosário disse...

Sérgio, dá um tempo. Neguinho fala palavrão a beça no twitter. Só eu que não posso? Porque uma piada com sexo oral deve ser proibida, e tantas sobre sexo anal pode. Você vai ter que se desligar a cada vez que alguém dizer VTC, ou VSF, etc.

Miguel do Rosário disse...

Paulão, que viagem! Quem falou em práticas de esquerda? A maioria das prefeituras no Brasil é de direita!

Miguel do Rosário disse...

Muito engraçado, Sérgio. Eu não posso dar RT numa piada inocente cujo único pecado é a conotação com sexo oral, referindo-se à vitória do ministro Orlando Silva sobre a mídia, que não ofende ninguém em particular, mas você pode me ofender pesadamente no twitter, em caráter pessoal, repetidamente. Muito coerente.

Anônimo disse...

Sergio Pecci, vocês estão virando uns carolas enlouquecidos! Quer dizer, então, que é permitido dizer #chupaPIG, mas apenas isso? Qualquer outra expressão é proibida, e seu uso será punido com a execração pública!

Guilherme Scalzilli disse...

Orlando cai?

Certos analistas vêm apresentando um comportamento estranho diante da fritura explícita do ministro Orlando Silva. Todos concordam que a Veja utiliza fonte inconfiável, que há falhas na denúncia, que parece orquestração da Fifa e da CBF, que é subterfúgio para desviar o foco do “mensalão da Alesp” e do eventual sucesso brasileiro nos Jogos Pan-Americanos, e por aí vai. Mas, sacumé, defendem que ele peça demissão até provar sua inocência. Ora, se essas objeções não bastam para alguém repudiar os ataques, o que seria necessário?

Pela enésima vez, parte da blogosfera cai na pauta mequetrefe da pior mídia corporativa, reproduzindo seu conteúdo em vez de checá-lo dignamente. Com a ajuda da blogosfera, o golpe baixo na reputação alheia vira um crime perfeito. O farisaísmo ético da oposição ganha ares republicanos e o jornalismo investigativo se rebaixa a publicar delações premiadas de bandidos notórios (algo que jamais serviria para envolver José Serra). Mesmo que processe os malditos, a vítima passará uma eternidade lutando contra o véu de suspeita, que a acompanhará onde estiver.

A Folha de São Paulo acaba de publicar uma retratação determinada pela Justiça para limpar uma ínfima parte do prejuízo causado a um cidadão. Foram treze anos desde a publicação do material difamatório. Há quase sete anos esperamos uma conclusão definitiva sobre o chamado “mensalão do PT” (sim, há outros), que serviu para expor dezenas de pessoas na imprensa diária.

Não sei se Orlando Silva e o PC do B são inocentes. Mas acho que deveríamos acompanhar o episódio lembrando que vai demorar um bocado para termos qualquer certeza a esse respeito. A Copa e as Olimpíadas terminarão bem antes.

http://guilhermescalzilli.blogspot.com/

Rildo Ferreira disse...

Caro Miguel.
Vou pela sequência que você mesmo deu aos vídeos.

O ministro Orlando é mais um que a mídia escolheu para tentar atribular o governo Dilma. Se a cada semana a Veja inventa um corrupto no governo, fornece matéria pra ser replicada durante a semana pelos principais canais de TV e as principais emissoras de rádio, além de fundamentar os jornalistas, comentaristas, cronistas, radialistas e economistas (?) que congregam na missão de macular o governo. Com isso, também faz o papel panfletário para arregimentar insatisfeitos com o governo para engrossar as minguadas "marchas contra a corrupção". O problema desse episódio é que nos anteriores os "acusados" não souberam ou não tinham como se defender. Pelo menos até agora Orlando Silva tem se comportado de maneira que nos leva a acreditar nele e, como sempre digo, se partiu das Organizações Globo, da Veja, do Estadão, da Folha de São Paulo desconfie. E outro problema, a meu ver, é que a justiça não cobra de imediato as provas de quem acusa e não interrompe a sequencia de absurdos difamatórios. Por exemplo: por que a PF não foi à São Paulo, ou obrigou o tal PM bandido dizer onde estavam as provas, para que seus colegas paulistas tivessem acesso imediato? E se o cara se recusasse, ele ficaria detido enquanto não cooperasse com as investigações, ora bolas! Mas a justiça...

Quanto a peça publicitária eu nem quero falar muito porque ultimamente tenho me policiado muito para não incorrer em preconceito ou discriminação. Fico até com medo de recusar convite de alguém quando este é gordo, negro ou homossexual para não ser acusado de ofensa. Tem muitas propagandas que merecem melhor atenção do Conar que esta peça em questão.

Do Rafinha eu já lhe expliquei que tenho um enfoque mais educacional. Embora você já me explicou que Rafinha não é um educador [mas é, segundo José Carlos Libâneo, e concordo com ele] penso que na TV não pode um "vale-tudo" em nome da liberdade de expressão, mas também não concordo com a criminalização do sujeito por conta da tal piada. Agora, pesa contra ele o fato de ser quem ele é, o fato de ter a ideologia que tem e pertencer ao programa do Tas, que me parece um fascista de primeira. Daí que a gente já tem um monte de coisa contra e o cara vai e diz aquilo que consideramos ser uma puta besteira...

E para encerrar, acabo de escrever sobre as transmissões dos jogos Panamericanos fazendo algumas críticas à Rede Record de Televisão porque me parecem amadores. Então a gente faz uma comparação com a Rede Globo e percebe que lá nem tudo é tão ruim assim. Os técnicos (de áudio, imagem, cabos e câmeras mans e aqueles editores que dizem qual imagem deve ir para o ar numa transmissão ao vivo), por exemplo, são muito competentes, além de um equipamento muito superior às concorrentes.

Miguel do Rosário disse...

É verdade, Rildo. O nível técnico das emissoras concorrentes da globo ainda é muito ruim. Podemos ver isso nas novelas. Acho que esse é um problema, porém, que somente o tempo poderá resolver. Aos poucos, o desequilíbrio entre os canais diminuirá. Espero eu.

Quanto a seu policiamento, não tenho nada com a sua vida, mas acho que você não deveria ser policiar tanto. Isso não é saudável, inclusive politicamente. A gente deve tratar os outros com naturalidade, inclusive os que pertencem a alguma minoria.

Miguel do Rosário disse...

Guilherme, você se refere ao Ricardo Kotsko, né?

Ele realmente foi o que deu mais chancela às calúnias da Veja. Depois que viu como eram inconsistentes, veio com um argumento ridículo: questão não é jurídica, é política. Ou seja, agora, quando não se tem provas contra alguém, pode-se queimá-lo e demiti-lo mesmo assim, porque é uma questão "política"...

Anônimo disse...

O Kotscho costuma viajar na maionese, se bem que ele tem uma certa razão, quando não há provas materiais pode sim o ministro ser demitido por questão politica, ou seja, porque o Zé Serra quer porque quer. Só que o Kotscho não explicou claramente a tal "questão politica"

Paulão

Werner Piana - @SAGGIO_2 disse...

pois é, Miguel.
A tal piada do estuprador de mulher feia foi contada em rede nacional de rádio - CBN - numa sexta-feira naquele programete do colonizado ator global que nem recordo o nome. Contada, recontada, apreciada pelos apresentadores, repetida ad-nauseam pelo perpetrador RBastos, enfim... se isso não é apologia ao crime de estupro, não sei o que é. E a Rede CBN de Rádio é concessão pública, ou não?

Abraço.

ps- se o Orlando Silvanão tem culpa PROVADA contra ele, porque a Veja pode derruba-lo? A Veja é a última instancia de justiça/executivo no País?

Estamos mal, muito mal...

o democraciazinha de consumo "livre" ridícula essa nossa!
:(

Miguel do Rosário disse...

Bem, Werner, eu não sabia que ele tinha contado na CBN. É errado. Mas não acho que é apologia ao estupro. Se o fosse, imagino que ele seria condenado pela justiça por isso. Somente a Justiça pode decidir isso. Eu não sou juiz. A maioria das pessoas entenderam como sendo uma piada sem graça, grosseira e sem noção. Não entendi o lance de culpa provada contra Orlando. Que culpa? Que provas?

Não acho que estamos mal. Temos milhões de problemas, mas já estivemos muito piores em outros momentos.

Postar um comentário