13 de novembro de 2007

Ganhando dinheiro com o blog

Pois é, meus amigos. Enchi o blog de propaganda. Espero que vocês não se importem. É uma maneira de dar sustentabilidade a esta brincadeira. Muitos escritores fecham seus blogs assim que cumprem seu objetivo, que é divulgar seus nomes e livros. Depois que publicam os livros, calam-se virtualmente. Outros mantêm blogs para divulgar suas obras e atividades. Todos estão certos. Cada um faz o que deseja. A ideologia da internet é a da liberdade.

Há aqueles também que usam o blog para, efetivamente, publicar seus trabalhos. Estou nesse grupo. Publico poemas, contos, ensaios, artigos, nele eu choro, rio, exponho pontos-de-vista, minhas loucuras, anseios e paranóias. Este blog é muito importante para mim e acho uma possibilidade revolucionária (quiçá ingênua) um escritor viver apenas do que escreve, sem depender de editoras, jornais, congressos, bienais, coquetéis.

Na verdade, não tenho saco nem capacidade para sofisticados jogos sociais. Gosto de escrever e acredito que o faço bem. Gosto de pensar, inventar, comparar, denunciar, participar de polêmicas. Também gosto de pensar a internet como espaço para o debate político, um debate que tem ares de guerra, lutada com armas linguísticas, conceituais, estéticas e ideológicas.

Não estranhem, portanto, esses anúncios todos ao redor. São os patrocinadores deste meu trabalho. A internet está permitindo isso, por enquanto, um patrocínio livre, sem patrões invasivos e autoritários. Uma publicidade que não censura. As únicas exigências da publicidade livre da internet é não publicar material explicitamente pornográfico ou terrorista, o que é uma pena, pois obriga-me a romper minha antiga relação com Bin Laden e não publicar os vídeos maravilhosos da Cicciolina. Nem tudo é perfeito.

Sem brincadeira. Espero que esses anúncios permitam a entrada de mais recursos para o blogueiro intensificar o seu trabalho na net. Tenho conhecido muita gente interessante e lido muito texto bom na web. Este blog tem aberto portas para mim e espero que continue assim. Meu objetivo, todavia, não é o sucesso barato, esta exposição midiática inútil, mas um reconhecimento justo e bem remunerado para meu trabalho. Há um longo caminho pela frente, mas estou determinado a esperar o tempo que for preciso.

Procuro romper alguns paradigmas de como fazer blog: misturo assuntos e linguagens de uma maneira um pouco caótica, até mesmo contraditória, o que talvez me faz perder leitores. Não importa. Este blog não é meu ganha-pão. É minha ferramenta de comunicação pessoal, minha mídia, minhas armas. Estão me entendendo? Então maravilha. Um abraço a todos.

PS: Ainda estou aprendendo a filtrar os anúncios, de maneira a inserir publicidade que tenha afinidade com o blog.

5 comentarios

Anônimo disse...

o blog tá muito bonito miguel, mesmo com os anúncios. boa sorte para voce.

Nando Silva disse...

O caos, para mim, é berço de essência criativa. Continue assim que está muito bom. Parabéns!!

Doney disse...

Boa sorte nesta empreitada, companheiro... e vamo que vamo...

Nilovsky disse...

Miguel,

Não conhecia esse seu blog (só o Hellbar). Esse seu texto é excelente. Fez muito sentido pra mim e acredito que ilustre o que se passa com boa parte dos viciados nessa cachaça de literatura (pegado carona no título de um outro post seu).

Um abraço.

Miguel do Rosário disse...

oi Nilo,

agora estou atuando somente nesse blog. E aí, tudo bem contigo? Abraço,Miguel

Postar um comentário