18 de julho de 2008

Estarrecedor

Comprei o Globo e o Estadão hoje. Simplesmente estarrecedor. Eles querem empurrar a tese, na base da porrada, de que os culpados são Polícia e governo. Protógenes foi promovido de demônio a mártir, a ascenção moral mais meteórica da história do mundo. Há uma trama escabrosa no ar. Enquanto isso, o país gerou 1,36 milhão de empregos com carteira assinada no primeiro semestre, recorde histórico. A notícia não aparece em nenhuma primeira página; não tem destaque nem nos cadernos de economia. É fato menor, sem importância. A inflação em SP cai pela quinta vez consecutiva. Nada na primeira página: o tema inflação, que rendeu tantas manchetes nas últimas semanas, sai das pautas. O FMI revisa sua estimativa para o crescimento do PIB do Brasil para cima. Silêncio sepulcral. O Globo diz que "crise se agrava". Bem, aí talvez o Globo tenha acertado o significante, não o signicado. Existe crise sim, e ela se agrava, mas não é na PF, que vem demonstrando um desempenho brilhante na captura de bandidos de colarinho branco, nem no governo, que vive o auge de sua popularidade e surfa em índices econômicos invejáveis. A crise está na mídia. Bom pra gente, blogueiros. Quanto mais a mídia mente desavergonhadamente, manipula a informação, agride a inteligência do leitor, mais o respeitável público corre para a blogosfera em busca de um contra-ponto de opinião. É notória a tentativa de lançar uma cortina de fumaça. Tenho que trabalhar agora. Leiam Terra Magazine, depois a gente conversa.

3 comentarios

Anônimo disse...

Muito lúcido o texto do Azenha em http://www.viomundo.com.br/opiniao/sigam-o-dinheiro/. Vou espalhar o link para ver se as pessoas param de chutar paralelepípedos, como li na conversa do DD no Terra Magazine "Daniel Dantas: atos de um drama" :
Daniel Dantas: Eu quero fazer uma confusão pra ele achar que foi a BRASIL TELECOM e fomos nós...
Danielle: Entendi...
Daniel Dantas: Sabe botar o paralelepípedo na caixa... é que voce não foi menino... é botar o paralelepípedo dentro da caixa... sabe aquelas caixas que ficam soltas na rua...
Danielle: (Risos)
Daniel Dantas: Nego vem correndo e chuta (risos)...
Danielle: (Risos)
Daniel Dantas: Voce bota o paralelepípedo dentro e ele vem e enfia o pé (risos)...
Danielle: Tá... (risos)... tá bom...

Anônimo disse...

Belo artigo, Miguel. Essa nossa (?) grande mídia é uma grande vergonha nacional e literalmente um caso de polícia (federal). Miguel, os seus textos e os do Eduardo Guimarães são dos que mais aprecio em toda a blogosfera. Vocês estão fazendo um trabalho importantíssimo. Valeu!

Anônimo disse...

Rapaz, gosto muitíssimo da sua visão sobre os acontecimentos que nos dizem respeito atualmente, mas, acho que já uma vez até me referi ao fato de o povo brasileiro ser majoritàriamente religioso, e haver dificuldade para muitos em consultar um blog com um nome como o que voce escolheu. Até porque o conceito de "Deus", "diabo" etc, ainda mais associado ao termo "óleo", têm de fato uma conotação "religiosa", sendo que na medida do possível, não devemos "misturar" crenças religiosas com o "dia a dia" da Sociedade. Em post anterior, voce diz por exemplo, que "nem Deus merece tanta confiança"; e aqui já está manifestada uma opinião "religiosa", no caso contrária à opinião de muitos que pensam o contrário. Como se costuma dizer; "ninguém é dono da verdade"; tudo bem, nem cristãos, budistas, islâmicos, ateus etc; ninguém!
Temos que tirar "religião" do meio de tudo isto.
Felicidades

Postar um comentário