16 de julho de 2008

Intrigas no ar

Tão vendo? O próprio presidente da República exigiu, publicamente, que ele permaneça e afirmou que, se ele realmente quiser sair, que o declare em alto e bom som e não faça insinuações. Os decepcionados-relâmpago, que no espaço de algumas horas se voltaram contra o trabalho exemplar da Polícia Federal, terão que se des-decepcionar. Por isso é sempre bom ter paciência.

No caso do delegado, é bem possível que ele tenha pedido mesmo para sair, esgotado com os ataques virulentos que passou a sofrer na mídia. E seus chefes aceitaram com entusiasmo, visto que se trata de uma missão com alta visibilidade midiática e, portanto, que pode ajudar a projetar qualquer profissional aos píncaros da glória. Ou foi obra de seus "superiores", com inveja da referida visibilidade alcançada pelo delegado ou por motivos ainda não explicados. De qualquer forma, chega de insinuações, né? Já basta lidarmos com um caso escabroso, cheio de intrigas e mistérios. Se nos aventurarmos no reino das conspirações, e o caso Dantas é bastante tentador neste sentido, não saímos nunca de lá.

O que me incomodou foi a falta de bom senso e a facilidade com que as pessoas aceitaram as intrigas plantadas na mídia. O Globo logo vendeu a teoria de que o delegado teria se afastado por que as investigações estariam chegando perto do Planalto, quando se sabe que a única ligação seria o telefonema entre o ex-deputado petista e Gilberto Carvalho, cujo conteúdo não tem nada de comprometedor.

A teoria de que Lula estaria tentando abafar o caso é esdrúxula. Se fosse para abafar, ele o teria feito antes do mesmo estourar mundialmente. Ao contrário, Lula disponibilizou até funcionários da Abin para auxiliar o delegado nas operações. Pelo que entendi dos textos do Bob Fernandes, o delegado encontrava problemas junto aos superiores imediatos, talvez com o próprio diretor da PF (mas isso também são conjecturas, e não muito críveis, visto que o delegado conseguiu tudo o que queria), mas recebia aval do Planalto, que acompanhava o caso discretamente, através do serviço secreto, e não interferiu no trabalho do delegado.

Bastaria uma ligação de Lula, no início ou no meio das investigações, para interromper as mesmas e destituir o delegado. É bom ir devagar com julgamentos precipitados. De fato, o anúncio do afastamento do policial foi desastrado. Um erro político crasso, que ajudou a converter um trunfo do governo (a prisão de Dantas) numa mancha explorada por oposição e "decepcionados". Tarso Genro não teve sensibilidade política para notá-lo. Lula, pelo visto, teve.

7 comentarios

Anônimo disse...

miguel, como fui um dos que se indignou, venho aqui me retratar e graças a Deus por enquanto nossa esperança por um Brasil com moralidade e justiça se mantém em pé. tenho o maior respeito por ti, Eduardo Guimarães, PHA, e neste momento achei que PHA estivesse com a razão, mas como você bem disse é necessário ter paciência. Abraço, e continue falando de política sim, tu é dos bons.

Patrick disse...

Desconfio que isso é um sinal de que o bafo quente da Internet tá incomodando o cangote do pessoal lá em cima. Se foi isso, de qualquer forma, parabéns a Lula. Esse tipo de ação realmente não pode ser tomada solitariamente, tem que ter apoio da base.

Anônimo disse...

A reportagem da nefanda Globo sobre o assunto foi tenebrosa. Eles colocaram o Lula falando mas só depois do César Tralli contar uma historinha com desenhos e tudo da reunião em que a direção da PF enquadra o Protógenes e os demais delegados e os afasta da investigação pois isto desqualificaria o que Lula dissesse depois.
Será que alguém tem alguma dúvida em relação às intenções da Venus Platinada? Eu a conheço desde a época de 64.

Anônimo disse...

A maldita imprensalao tena emplacar e perde todas. Literalmente todas. Matérias vindas das redacoes das mídias do jabá, lubrificadas entortam diálogos, encontros, falas, qlqr coisa. Tudo é manipulado pela grana do DD e cai feito luva no imaginário da crasse mérdia. Lula é muitos. Eles ... continuam rosnando e c/ medo. hehe
Inté
Murilo

La Pasionaria Selenia disse...

Ora, Miguel, decepções, frustações momentâneas, ou desencanto como vc se refere, faz parte das expectativas que temos. De vida, política, etc. Avanços e recuos, extremamente humanos. Não é questão de caráter, são emoções e sobretudo dinâmicas da vida. Pessoal e política. Normal. Oras.

bjux

josaphat disse...

Muito bom, amigo, que você tenha mantido a independência. Eu sou um dos que se manifestou, imprudentemente, movido pela emoção apenas, mas, talvez, nem tanto. Quem sabe, de nós, o que ocorreu no átimo de segundo, entre as cinco da tarde, e as nove, do dia seguinte? A eternidade.
O tempo se move rápido, ultimamente.
Eu acredito na gente, no Brasil.
Mas cada um usa as suas
estrelícias
Juntos, construiremos.

josaphat disse...

obrigado.

Postar um comentário