7 de maio de 2009

O milagre do emagrecimento de manifestações.



O Globo ficou na dúvida se foram 200 ou 300 pessoas à manifestação contra o Gilmar Mendes, em Brasília. E assim, na dúvida, usou os dois números, um na capa do site, outro na matéria. 200 pessoas na capa, 300 pessoas na matéria. É mais uma versão do "testando hipóteses"? Detalhe: Leandro Fortes, repórter da Carta Capital que esteve lá, afirmou que aproximadamente 2.000 pessoas teriam passado pelo evento...

Eu tratei de gravar a imagem com a tecla Print Screen para deixar a informação registrada para sempre. Confira a informação sobre as 200 pessoas na capa (clique na imagem para ampliar).



E aqui a matéria, onde consta 300 pessoas.



Bobagem, né? Pra falar a verdade, nem ligo pra errinhos bobos assim, mas vale a pena registrar. Demonstra nervosismo, desejo de minimizar a manifestação? Ah, lembrei de uma coisa. Numa manifestação contra o Lula em 2007, o Cansei, patrocinado pela Philips, com distribuição de santinhos com foto da Hebe Camargo, Regina Duarte, Ivete Sangalo e Ana Maria Braga, unidas na luta!, todas com a mãozinha direita posta sobre o peito esquerdo, o Globo também cometeu erros similares, mas na direção contrária. Na capa, dizia que o movimento reuniu mais de 10 mil pessoas em SP. Eu também registrei na época, em post intitulado Milagre da multiplicação de manifestantes. Na matéria, porém, falam em 2 mil, segundo a Polícia Militar tucana. Depois ficamos sabendo que aqueles 2 mil eram o número de pessoas que passam na Praça da Sé normalmente. Com o vídeo, vimos que as pessoas do lado de lá da cordinha, junto à Catedral, onde os grã-finos se protegiam da massa, formavam a totalidade da gente ali reunida. E isso mesmo com Ivete Sangalo e outras celebridades por ali! Azenha fez vídeos antológicos sobre essa manifestação.

É muita cara-de-pau. Esses caras estão aí para falar a verdade ou para fazer política?


Você pode assistir vídeos da manifestação em Brasília, aqui.

*

Se escrever qualquer coisa sobre o Gilmar Mendes, divulgue o texto no seu twitter usando a tag #foragilmar, para aparecer no agregador criado pelo Emerson Luis.

*

Pirateei a foto do post do site do PHA, mas até onde pude apurar, a origem dela é de Marcello Casal Jr, porque é muito parecida com uma publicada no blog do Idelber. De fato, a blogosfera precisa civilizar-se minimamente e dar o crédito pelas fotos. Essa é uma displiscência grave de vários blogueiros, incluindo o PHA, e portanto minha também, que vou lá pegar foto no site dele. Mas aos poucos a gente vai amadurecendo...

*

Assistam também um vídeo de 9 minutos sobre a manifestação, em estilo mais profissional, feito pela cineasta Andrea VG.

8 comentarios

carlos disse...

grande do rosário,

o pig não toma jeito e isso é bom.
leva mais corda que relógio de parede e cai nas esparrelas "blogonáuticas".

o cansei deu um filhote que identifica o atraso político da elite, cuja denominação é a república morumbi-leblon. perfeito o batismo.

abçs

Lucas K. disse...

Fala do professor Boaventura de Sousa Santos no FSM 2009, para uma revolução democrática da Justiça.
http://www.megaupload.com/?d=Q652Y03C
Palestra com 1 hora de duração.
!!!

DeaVG disse...

valeuuu pela divulgação do vídeo! ;)
um abraço!

Anônimo disse...

É muita cara-de-pau. Esses caras estão aí para falar a verdade ou para fazer política?

na terra brasilis a imprensa faz politica quando deveria noticiar fatos

nos paises civilizados a imprensa noticia fatos, aqui não

andre

Anônimo disse...

nos paises civilizados a imprensa noticia fatos e os politicos fazem politica

aqui a imprensa faz politicagem fudida, daquela bem rasteira

andre

Anônimo disse...

Boa sacada, Miguel. Mostrou bem como é tudo feito a esmo, além de ser feito com má fé
Abs
Eduardo Guimarães

Anônimo disse...

PARECE "PEGADINHA" MAS É UMA FUNCIONÁRIA DO

AEROPORTO INTERNACIONAL TOM JOBIM, NO RJ

Ela avisa em inglês as precauções contra o vírus H1N1

Isso repetidas vezes ecoando por todo o Aeroporto...

Inacreditável é como o Infraero

não enxerga isso!

http://www.youtube.com:80/watch?v=m22wJwVKGoo

Miguel do Rosário disse...

pois é, eduardo, mas você deve ter reparado numa coisa. a informação da capa é que causa mais impacto. então, no caso da manifestação contra o gilmar, que não interessava ao globo divulgar, eles emagreceram de 300 para 200 pessoas. não lhes preocupou nem a deselegância de apresentar a mesma informação com uma disparidade de 40%. já na manifestação contra o Lula, o Cansei, eles pegaram o número da matéria, de 2.000 pessoas, que já era inflado, e o transformaram para MAIS DE DEZ MIL PESSOAS. Pelo amor de Deus! É muita cara de pau. Não tem jeito, só mesmo mandando esses caras de volta para o seio das puta que os pariram.

Postar um comentário