3 de maio de 2009

Ecos da V Cúpula das Américas

Por Fernando Soares Campos

Daniel Ortega, presidente da Nicarágua, no programa Mesa Redonda, da TV Cubana, denunciou a falta de respeito com que foi tratado pelas autoridades de Trinidad e Tobago, quando do seu desembarque em Porto Espanha, para participar da V Cúpula das Américas. Ortega contou que foi obrigado a esperar durante três horas a bordo do avião para, só então, ter acesso ao terminal aéreo. O motivo da espera teria sido o aparato militar formado para aterrissagem da aeronave que trazia Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, e seus assessores.

Mas não foi somente o presidente da pequenina Nicarágua quem ficou esperando o desembarque do “imperador”. Ortega disse que Lula, Evo Morales, Michelle Bachelet e Felipe Calderón também ficaram de molho, a bordo de suas aeronaves, aguardando o desembarque de Obama.

Apesar de o presidente nicaraguense haver atribuído o desrespeito exclusivamente às autoridades trinitárias, provavelmente estas cumpriam determinações dos órgãos norte-americanos responsáveis pela segurança do presidente Obama e sua comitiva; o que não as isenta de culpa; pelo contrário, agindo em cumprimento às ordens do United States Secret Service, revelam apenas submissão aos ditames do “império”.

Se o governo dos Estados Unidos enviou seus marines para auxiliar na proteção dos espaços aéreo e marítimo de Trinidad e Tobago durante a V Cúpula das Américas, o Brasil também contribuiu nessa tarefa, assim como diversos estados caribenhos e centro-americanos enviaram soldados a agentes de suas forças de segurança.

Caiando túmulos

As células que compõem o nosso corpo se renovam a cada sete anos, exceto as células musculares e os neurônios. Portanto, de sete em sete anos, ganhamos uma roupagem nova, mudamos para permanecermos iguais ao que éramos desde o nascimento. “Trocar seis por meia dúzia” é como muitas vezes expressamos a máxima “mudar sempre para permanecer o mesmo”.

Nas “Reflexões do companheiro Fidel”, veiculadas pela Agência Cubana de Notícias, o líder cubano recorda um diálogo entre Daniel Ortega e o ex-presidente Jimmy Carter (1977/1981, Nobel da Paz 2002), quando do primeiro governo sandinista (1985/1990).

Conta-nos Ortega:

“Tive a oportunidade de me encontrar com o presidente Carter e quando me dizia que agora, que tinha saído da tirania dos Somoza, que o povo nicaragüense tinha derrubado a tirania dos Somoza, era a altura ‘de a Nicarágua mudar.’ Eu lhe disse: ‘Não, Nicarágua não tem que mudar, vocês são os que têm que mudar; Nicarágua jamais invadiu os Estados Unidos; Nicarágua jamais minou os portos dos Estados Unidos; Nicarágua não lançou uma pedra contra a nação norte-americana; Nicarágua não impôs governos nos Estados Unidos, são vocês os que têm que mudar, não os nicaragüenses.’”

Ainda no mesmo artigo, intitulado “Obama e o bloqueio”, Fidel transcreve trecho de entrevista coletiva concedida pelo presidente Obama na V Cúpula das Américas.

Jornalista Jake: “Muito obrigado, senhor Presidente. Você pôde escutar aqui muitos líderes da América Latina que desejam que os Estados Unidos ponham fim ao embargo a Cuba. Você disse que é uma influência importante que não deve ser eliminada. Contudo em 2004 você sim apoiou o fim do embargo. Você disse que não tinha conseguido elevar os níveis de vida, que tinha apertado aos inocentes e que era a altura de que reconhecêssemos que esta política em particular fracassara. Pergunto-me o que fez com que o senhor mudasse de opinião a respeito do embargo.”

Presidente: “Bom, parece-me que o 2004 ficou milhares de anos atrás...”

Pelo visto, em apenas cinco anos Obama sofreu tamanha mutação que deixaria Charles Darwin estupefato diante do fenômeno.

Durante o evento, Obama recebeu de presente, do presidente Hugo Chávez, o livro “As veias abertas da América Latina”, do escritor uruguaio Eduardo Galeano. Creio que a obra poderia ter como epígrafe o Evangelho segundo São Mateus, 23, 27-28:

“Ai de vós, doutores da lei e fariseus hipócritas, porque sois semelhantes a túmulos caiados: formosos por fora, mas por dentro, cheios de ossos de mortos e de toda a espécie de imundície”.

--

Dados biográficos de Fernando Soares Campos
http://www.paralerepensar.com.br/fernandosc.htm

3 comentarios

Jean Scharlau disse...

É isso aí, Fernando! Publiquei lá n'O Lobo.
Abraço
Scharlau

Dani Tristão disse...

Adoro vc Miguel!!!
Esse blog é porreta companheiro!!!
Show!!
Bjs Dani

Brasil Empreende disse...

Ola visitei seu blog e gostei muito e gostaria de convidar para acessar o meu também e conferir a postagem desta semana: Que que tem, que que tem!
Sua visita será um grande prazer para nós.
Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
Atenciosamente,
Sebastião Santos.

Postar um comentário