22 de maio de 2009

Carta Aberta ao Prefeito do Rio de Janeiro

(Foto que dispensa maiores explicações. Ã? Não conhece? É a Candelária!)


Estou dando um apoio à Associação dos Trabalhadores Informais dos Arcos da Lapa, a Atial, e escrevi uma carta ao prefeito, pedindo um tratamento mais humano aos ambulantes. Eu tenho um carinho muito grande pelos ambulantes do bairro, porque moro aqui há dez anos e acompanhei a trajetória desses trabalhadores, que têm sido os principais responsáveis pela vitalização da Lapa e, contraditoriamente, as suas maiores vítimas.

Há pouco tempo, escrevi já dois artigos sobre a Lapa, sempre tentando defender o ambulante da brutalidade das autoridades municipais. Confiram aqui e aqui. Parece até piada, mas isso também é culpa do Globo, que mantém uma campanha histórica contra os camelôs, e os prefeitos, quando querem cair nas graças da medusa platinada, mandam seus guardinhas sentarem o cacete nos trabalhadores informais.

Abaixo a carta ao prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB).



Minha Saudosa Maloca ou A importância dos ambulantes da Lapa

Por Miguel do Rosário

Os vendedores ambulantes da Lapa constituem a essência espiritual e o coração da nova Lapa e pagará muito caro o governante que não enxergar isso. Há poucos anos, a Lapa era mais um bairro decadente e esvaziado do centro antigo da cidade. Vítima histórica de políticas extremamente agressivas de remoção de casas, a Lapa era conhecida pela jovem boemia carioca apenas por abrigar o Circo Voador, ponto de encontro dos amantes do rock and roll.

Tudo começou na rua Joaquim Silva, local que, desde que começou a ser ocupado por ambulantes organizados sob a Associação dos Trabalhadores Informais dos Arcos da Lapa, a ATIAL, tornou-se seguro e animado. É importante que o prefeito do Rio de Janeiro entenda que a Lapa não é um bairro boêmio como outro qualquer. A Lapa é um consenso ideológico, onde as diferentes classes sociais e as diferentes zonas da cidade esquecem as suas diferenças e comungam em união. A Lapa é um momento de igualdade e democracia. Proibir os ambulantes será um intolerável ato de violência, entendido como tentativa das classes abastadas e das zonas ricas em discriminar as suas primas menos privilegiadas, e será, certamente, o início do fim da Lapa, a semente de violência e conflito social que, felizmente, ainda inexiste no bairro.

A presença dos ambulantes na Lapa remonta há séculos. Há pouco tempo, o colunista do Globo, Ancelmo Góes, reproduziu foto de cem anos atrás, onde se vê a presença maciça de barraquinhas.

A função social dos ambulantes é outro ponto que não pode ser esquecido pelo prefeito. Ser ambulante na Lapa não é o sonho dourado de ninguém, mas é a esperança de todos, porque todos vêem o trabalho de ambulante como último recurso para a sobrevivência e autonomia financeira. Tirar essa esperança representará um golpe no espírito do carioca, do morador da Lapa e adjacências, significando um grave retrocesso, além de uma medida contraproducente em termos de combate à segurança pública.

É preciso entender que entre os limites éticos que separam os indivíduos em precária situação financeira (e estes, infelizmente, sempre existirão, já que este é o preço da liberdade cobrado pelo capitalismo) do mundo do crime é a esperança de sempre poder ganhar algum dinheiro no setor informal.

Entretanto, se o prefeito não concordar com estes preceitos sócio-econômicos, deverá atentar então para outro fator, já abordado no início do texto, que se refere à função cultural do ambulante da Lapa. Como na emocionante canção de Adoniran Barbosa, os ambulantes construíram na Lapa a sua maloca, "a mais linda que eu já vi". Nesta maloca formou-se o espírito da nova Lapa, essa alegria de rua, inocente, profana e democrática, que atrai gente do mundo inteiro. Houve épocas, entre 1999 e 2003, mais ou menos, antes das autoridades iniciarem verdadeiras operações de sabotagem econômica na Joaquim Silva, que a rua atraía mais de cinco mil pessoas e reunia dezenas de pontos espontâneos de cultural. Não eram pontos patrocinados por órgãos governamentais e por isso mesmo eram muito mais autênticos e vibrantes. Foram brutalizados pelo poder público.

Mas a Joaquim Silva e adjacências, como sempre, renasceu, e hoje novamente reúne milhares de pessoas de todos os pontos da cidade. A grande maioria que não tem poder aquisitivo para frequentar os bares moderninhos recém-inaugurados na Mem de Sá, mas que formam o conjunto humano que eletriza a Lapa quase todas as noites. A riqueza da Lapa reside nas pessoas, nos jovens e velhos de todas as cores e faixas de renda que perambulam pelas ruazinhas históricas do bairro. Aliás, o conceito de perambular é outra marca fundamental da Lapa. As pessoas gostam de se deslocar de uma área à outra, e por isso os ambulantes são tão importantes, porque eles provêm os trajetos, os espaços vazios, com seus serviços e produtos: charutos, cervejas, vinho, refrigerantes, alimentos, cachorros-quente, pizzas, doces. Os turistas, particularmente, se apaixonam por essa miríade de ambulantes, onde eles podem consumir sem se prender à um lugar, podendo continuar a passear e a contemplar a paisagem humana do bairro.

Essas são apenas algumas das razões pelas quais acreditamos que os ambulantes são parte integrante do bairro da Lapa, e que retirá-los constituiria uma violência que só beneficiaria os delinquentes e os violentos. As famílias pacíficas que trabalham no comércio ambulante da Lapa, em caso de proibição, seriam substituídas por indivíduos mais violentos e transgressores, que venderiam seus produtos da mesma forma, entrando em conflito com as autoridades e desvirginando a atmosfera de paz social que hoje vigora na Lapa.

Contamos com a compreensão do prefeito para manter as coisas como estão, e não contribuir para que o bairro se degrade novamente, ou que deixe de ser um lugar especial, trazendo prejuízo aos centenas de donos de bar que lá investiram todas as suas economias.

Lembrando novamente a música de Adoniran, os ambulantes esperam ver sua "maloca legalizada, que ninguém pode demolir", um ponto de esperança, união, democracia social e paz no já tão sofrido e esquartejado município do Rio de Janeiro.

Cordialmente,
Miguel do Rosário

1 comentário

José Carlos Lima disse...

Fiquei encantado diante da beleza da parte velha do RJ, este pedaço ai onde fica a Lapa, estes casarões cujas fotos você tem nos mostrado.
Fiquei hospedado no Espaço Res do Chão na rua Lavradio, andei bastante por aí, já faz tempo mas ficou na minha memória

Postar um comentário