17 de fevereiro de 2009

Ancelmo Gois e seu emprego

Ancelmo Gois é um cara que oscila entre o progressismo boêmio e um lacerdismo forçado. Isso porque dá para sentir que Gois é um cara "gente boa". Só falta a ele o mais importante: liberdade. Hoje ele publicou uma nota que me aborreceu profundamente.

A nota vem acompanhada de duas fotos da Lapa, junto aos Arcos. Na primeira foto, vemos várias barracas de camelôs vendendo salgado e bebidas, iluminadas, limpas, com pessoas circulando entre elas, tendo ao fundo os Arcos. Na segunda, tirada há cem anos, vemos os Arcos e, junto dele, dezenas de barracas de camelôs.

Até aí tudo bem. Qualquer ser humano racional concluiria que os ambulantes fazem parte da boemia lapiana desde priscas eras. Mas Gois escreve o seguinte: "Apesar dos cem anos de diferença, chama a atençao a presença de ambulantes, que levam caos ao bairro boêmio e angustiam comerciantes e autoridades."

Gois destila, nessa frase, um preconceito e uma estupidez indesculpáveis. Preconceito porque ele desconsidera que o vendedor ambulante seja também um "comerciante". Estupidez porque finge não entender que o "bairro boêmio" só é boêmio por causa de suas características, com a onipresença de ambulantes, que trazem luz, segurança e oferta de comes e bebes a preços populares.

A Lapa, senhor Ancelmo Gois, não é o Jobi, barzinho proto-fascista onde clientes comem dedos de outros por causa de suas opiniões políticas. A Lapa é um bairro de massas, onde todas as tribos se reúnem, a grande ágora carioca e quiçá brasileira. Com ambição de se tornar uma ágora mundial. Os ambulantes, todavia, são fundamentais, porque ocupam os espaços e trazem vida, alegria, luz e empregos para o bairro. Sem esquecer o principal: a liberdade. Talvez por isso o ambulante seja tão odiado pela classe média zona sul leitora de Globo, com sua mentalidade de empregado. O ambulante não é empregado de ninguém. Ele é pobre, ocupa um dos lugares mais baixos da hierarquia social, mas boa parte não gostaria de trocar seu trabalho por nenhum emprego em multinacional, porque eles desfrutam do maior bem: a liberdade.

Essa liberdade é sentida na Lapa. É uma energia que toma conta do bairro. Por isso, Gois, não seja estúpido. Não desrespeite o ambulante, que, como você viu, ocupa a Lapa há mais de cem anos. Matando o ambulante, vocês matarão a Lapa. Pode organizar, pode legalizar. A Associação de Ambulantes da Lapa está aí para isso. Eles querem organização e apoio do Estado. Querem pagar impostos, tudo certinho. Mas querem, sobretudo, respeito, tanto do Estado quanto da mídia. O que você fez, afirmando que eles "trazem o caos ao bairro boêmio" é uma imbecilidade indesculpável, porque ignora a formação histórica da Lapa, tanto antiga quanto recente, onde a presença dos ambulantes foi fundamental para a revitalização do bairro.

Entendo que Gois quer garantir seu emprego. Nada melhor para agradar seus patrões do que criticar camelô. Se tiver interesse, entretanto, em garantir o que ainda resta de seu prestígio junto a seus leitores, terá que rever sua visão sobre a Lapa e seus ambulantes.

17 comentarios

Lucablog disse...

Concordo com você em gênero, número e grau. É profundamentamente lamentável que tenhamos jornalistas com o sentimento do Gois. Esse tipo bem que já deveria ter desaparecido do nosso ambiente. Mas, enquanto houver um mínimo da elite retrógrada e tacanha dominando um mínimo de espaço de mídia, haverá energúmenos como ele. E não esqueça que esse tipo não existe só no Rio. Está espalhado por todo o país. Aqui no Ceará, tem uma pá desses indivíduos abjetos atuando na imprensa do PIG (aqui também tem) - ocupando o lugar de profissionais éticos e honrados, hoje totalmente fora, escapando nas assessorias de comunicação, como este que vos escreve.

Unknown disse...

Miguel,você sabe tudo.Fui apresentada ao Gois por você e desta vez é um"mala".Hehehe.Quem sabe o"mala"não foi informado que a boêmia são meninas rodando bolsinha na calçada,boteco pé sujo,camêlos e a galera em busca de roda de samba se completam.Abraços Yvy

Anônimo disse...

O problema do Ancelmo Goes é que só vê a Lapa por fotografia. Deveria ir lá, sentar no meio fio e comer um salsichão do bom, com muita farinha de preferência.
Mas fica receoso de sujar o bigode, acaba perdendo as coisas boas da vida e escrevendo bobagens sobre um mundo que está cada vez mais distante dele. Jornalista hoje só frequenta o Gero, Fasano, Satyricon e querem escrever sobre o povo. Que povo cara pálida!!!

Anônimo disse...

O blog melhorou, tá mais leve,
as RSS, o grupo de discussão (já me inscrevi), os orkut,
como na web se exige rapidez, rapidinho dá pra ver tudo, inclusive os anúncios publicitários, parece que diminuiu a quantitade também, se não diminuiu pelo menos não ta incomodando nem tornando lento o blog

Anônimo disse...

Ah, você deveria ensinar prá gente como coloca estas ferramentas em blog, a RSS assim visível, que dá pra ler
a ferramenta "pesquisar no blog"
onde a gente pode encontrar tais ferramentas?

Juliano Guilherme disse...

A Lapa tem muitos problemas. E os ambulantes são os menos graves deles, se é que são um problema mesmo. Agora, gostaria de saber onde fica a "liberdade de expressão" tão ardorozamente defendida pelos nossos bravos jornalistas, se todos tem que se expressar de acordo com o que pensa a empresa.

Miguel do Rosário disse...

Oi André, quando você escolhe o widget do blogger Lista de Blogs, ele já encontra automaticamente o RSS dos blogs. Mas você tem que permitir Feeds no seu blog, no menu Configurações Site Feed.

J.Eduardo R. de C disse...

Esse Gois, o qual nunca vi mais gordo, é mais um desses burguesinhos babacas da imprensa ou foi apenas um lapso, uma recaída?

Anônimo disse...

Não quero voltar ao assunto, mas não poderia deixar passar a melhor entrevista até agora sobre caso Battisti, acho eu. Com Florence Carboni e Mário Maestri, italo-brasileiros doutores pela UCL da Bélgica.

http://www3.brasildefato.com.br/v01/agencia/entrevistas/diabolizacao-de-battisti-por-berlusconi-e-parte-do-seu-projeto-de-poder-2018fascistizante2019

José Carlos Lima disse...

Quase fora desta pauta:

Com o fim da Era Bush os jornalistas brasileiros ficaram ófãos. Obama elogia e parabeniza Chavez, Evo e Rafael Greca em face ao processo democrático implantado nestes países, bem como suas constituições recentemente aprovadas. Como fica agora Arnaldo Jabor, Mainardi, Reinaldo Azevedo...Falando nisso, é hora de discutirmos uma reforma da constituição por aqui, não dá para continuar com ministros do STF sem serem eleitos e esta meia dúzia de senadores mandando no Brasil.

Miguel do Rosário disse...

Valeu Vera, este assunto ainda é quente.

Anônimo disse...

Oi Miguel, se der dá um pulinho na Lapa e confere o show do Manu Chao. É hoje. Acompanho seu trabalho desde 2001 e fui no show de Brasília. É impressionante a simbiose entre esse cara e seus fãs. Os jornalistas globais não gostam.

Miguel do Rosário disse...

murilo, veto todo comentário seu que for, como foi o caso, totalmente desagradável e (mesmo que sob o véu de sua inegável veia cômica) ofensivos.
Cordialmente, Miguel

Anônimo disse...

"Os jornalistas globais não gostam"

Faltou o link: http://oglobo.globo.com/cultura/rioshow/mat/2009/02/16/manu-chao-volta-lapa-oito-anos-depois-com-show-tambolatour-754426688.asp

Miguel do Rosário disse...

bem que eu queria, mas o circo tá com preço muito salgado, afora as bebidas. e tem tanta coisa grátis aqui na lapa e centro... centenas de blocos, música e festas por toda parte. tanta coisa que acabo ficando em casa...

politicamente_incorreto disse...

In teressante é que a nossa classe média "adooora" uma feirinha em NY, acha o maior "charme" nos ambulantes marroquinos, lá é chique para os novos ricos normalmente alçados a essa condição através de falcatruas e desvios de grana pública, falo com propriedade pois como funcionário de carreira da Petrobrás ( que ainda exerce alguma fiscalização e auditorias internas) vejo exatamente de onde sai a grana desses emergentes, que o diga a operação "aguas profundas" a qual tive o desprazer de ter acesso as transcrições dos grampos telefonicos, alí você descobre para aonde vai a grana deste povo e se não tomar uma caixa de dramin não consegue parar de vomitar.....

P.S. Miguel,Sabe como é o apelido do PAC dado por alguns funcionários públicos sérios amigos meus?
Porta de Acesso ao Cofre.... é pela facilidade com que os administradores e secretários municipais pelo Brasil afora tem facilidades para fraudar e meter a mão na grana. a lei 8666/93 foi sepultada de norte a sul, é a alegria dos empreiteiros de fundo de quintal e que na realidade são "laranjas" dos administradores municipais, o pobre e miserável continua sendo explorado enquanto obras de fachada e de péssima qualidade são executadas a toque de caixa, com o único intuito de surrupiar a grana fácil que está a disposição, se realmente existir um resquício de seriedade na administração federal não haverá espaço fisíco para comportar tanta gente presa ou quiçá detida, é o maior varejo de corrupção em uso no Brasil de norte a sul, pesquise e verá, sds.

Anônimo disse...

Miguel, vetar é só o outro nome de censurar.

Nao se importe c/ isso, como eu.

Seu problema (se é), está em vc achar q está acima do bem e do mal, como todo autor de cyber boteco.
Nao o ofendí nem fui vulgar, entao, reafirmo q, nao fossem os vídeos c/ Hendrix, a semana passada teria passado (trocadilho ...?) em branco.

Anselmo Góes? Who cares? É outro asno platinado.

Delendas do Serrassuga? Horrível, se nao brega mal assumido.

Serrassuga, se vc qer ser eficaz, acerte no nervo.

Produza mais, vc é capaz.

E por falar nisso, encerrou c/ os vídeos papos?

Acho-os 1 ótimo recurso contra a mídia nazi-fascista.

Mas q censurar é feinho prá dedéu, ah isso é!

Inté,
Murilo

Postar um comentário