11 de fevereiro de 2009

Exportações caem em janeiro




Já disse que não quero ficar conhecido como a Polyanna da blogosfera. Então lá vai uma notícia ruim. As exportações brasileiras caíram em janeiro para 9,78 bilhões de dólares, queda de 29% sobre o mês anterior e de 26% sobre janeiro de 2008. A queda não causou surpresa, porém, porque desde setembro do ano passado, o comércio internacional vinha mostrando sinais de arrefecimento e os exportadores brasileiros vinham recebendo cancelamentos de pedidos.

O movimento revela, aliás, que a recuperação da atividade industrial, observada em janeiro, está fundamentada sobre a demanda interna, que continua resistindo às intempéries internacionais.

É importante ressaltar também que os níveis da exportação em janeiro, apesar da queda sobre o ano anterior, continuam bastante expressivos. Na comparação com janeiro de 2002, por exemplo, as exportações de janeiro deste ano registraram crescimento de 146% em receita e 48% em volume. Ou seja, não só as nossas exportações aumentaram fortemente nos últimos anos, como melhorou o seu perfil, com produtos de maior valor agregado.

Confiram a tabela abaixo. Para ampliar, clique sobre ela.

1 comentário

Anônimo disse...

Mas uma vez parabens pelo Texto, Miguel.
Sem Catastrofismos e sem sindrome de avestruz.
Com analise ponderada e mostrando uma perspectiva que pode ser boa: O mercado interno que é grande e ainda tem muito a crescer.

Postar um comentário