Prezados, como vocês já sabem, estou preparando um livro reunindo artigos de blogueiros afins, sob o tema da guerrilha anti-midiática que fazemos. Toda guerra ou guerrilha tem um objetivo, que é a vitória. E qual seria a vitória para a mídia? Eleger José Serra em 2010. Então, para nós, blogueiros de esquerda, ou anti-midiáticos, ou seja lá o nome que nos queiram dar, brigamos pela derrota de Serra. Ter uma meta é fundamental para concentrar ações e pensá-las de forma mais estratégica.
No fundo, para mim não faria tanta diferença a vitória ou derrota de Serra em 2010. Sou escritor e blogueiro, e continuaria fazendo meu trabalho da mesma forma em ambas as situações. No entanto, tenho a presunção, para muitos um tanto anacrônica (eu mesmo, quando penso nisso, sempre questiono minha saúde mental), de querer influenciar os destinos da humanidade. Ou como se dizia em tempos outros, "mudar o mundo". Tenho razões para desconfiar que uma vitória de Serra seria um tremendo golpe nas esperanças de trabalhadores de todo planeta, na medida em que o Brasil é hoje um ator global importante, cuja atuação e exemplo influencia muitos outros países, começando por seus vizinhos latino-americanos.
Um blogueiro é um soldado liliputiano, que, juntamente com centenas, quiçá milhares de outros colegas, consegue derrubar gigantes. Até porque muitos gigantes, se observamo-los bem de perto, são apenas bonecos infláveis, sempre prestes a estourar - e por isso são cercados de tantos cuidados.
O título do livro ainda não está fechado. Havia pensado em Delenda Serra, mas muita gente não gostou e eu mesmo estou na dúvida. Talvez não seja boa idéia ser tão direto e, mais ainda, usar o nome do adversário no título. Pensei então em algo como Ponderações Contra-informativas, que é uma opção discreta, elegante, e ao mesmo tempo bem sugestiva.
Peço apenas a vocês que entrem na Comunidade Delenda Serra, onde estou reunindo as pessoas interessadas em adquirir o livro, revendê-lo, ou apenas curiosas sobre o trabalho. Acredito que a blogosfera brasileira alcançou um patamar que já pode arriscar alguns vôos mais altos, como criar redes próprias de distribuição. Este livro será um teste, o qual, mesmo que não seja um sucesso, servirá como exercício para outras ações. O que não podemos mais é permanecermos dependentes da distribuição controlada pela Abril e grupos afins, que exercem um monopólio absoluto no país. Este monopólio assume características ainda mais severas se pensarmos na dependência, por parte das editoras, de publicidade e matérias favoráveis nos grandes meios de comunicação de massa.
O comércio eletrônico no Brasil (e em todo mundo), por outro lado, vem crescendo num ritmo geométrico e, por isso, a blogosfera, como instância intelectual independente, tem a obrigação de assumir um papel relevante na distribuição de produtos de informação.
Centenas de pessoas já estão interessadas em adquirir o livro, em unidade ou pacotes. O lançamento do mesmo deverá acontecer em meados de março. O mesmo terá a colaboração de blogueiros como Eduardo Guimarães, Idelber Avelar, André Lux, Leonardo Bernardes, Helena Sthephanowitz, e quiçá outros que ainda não confirmaram. Além de muita coisa minha, é claro.
A editora será a Gonzum, que é minha mesmo. Irei fazer tudo dentro das regras editoriais convencionais, registrando na agência de direitos autorais e com número de ISBN. Procurarei oferecer o preço mais próximo do custo possível, já que o objetivo deste projeto não é auferir lucro, e sim divulgar idéias. Vamos ver no que vai dar e seja o que Deus quiser.
Por estas e outras razões, peço-lhes que participem da comunidade abaixo: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=82883097
Caso não tenham Orkut, ou não queiram, por algum motivo, ingressar nesta comunidade, então assinem o blog (caso já não o tenham feito), digitando seu email no espaço abaixo, sem esquecer de responderem ao email de confirmação.
21 de fevereiro de 2009
Entrem na comunidade Delenda Serra, ou assinem o blog
Tweet Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Gostou deste artigo? Então assine nosso Feed.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Que tal "Serra é a anta da mídia" ou coisa parecida?
"Delenda Serra" tem a força de um slogan, e mesmo para quem não sabe latim, funciona, porque lembra deletar. Só acho que precisa de um subtítulo mais explicativo.
Vampiro midiático
Vampiro plim plim!!
O beijo do vampiro global etc
Também voto a favor do Delenda Serra, é bom demais, é um slogan, como disse o Juliano. A pensar num subtítulo. Estou pensando ... talvez juntando palavras que você já usou, guerrilha, liliputianos, contra-informação, etc.
DELENDA SERRA....APAGAR ESTA IDEIA.. SERRAGIO O FHC...PIORADO...
Fantástica a campanha e o nome. Geniais. Só não sei se o pessoal com um pouco menos de cultura vai entender o sentido da frase, mas isso é o de menos. Vamos em frente!
"Delenda Serra" é o máximo e o povo, vai, sim, entender rapidinho e se sentir valorizado.
Aproveito a oportunidade pra sugerir ao Miguel, ter no blog um fundo de doações (tipo o 'Donate' do Obama) para a edição e distribuição gratuita de jornais em metrôs, trens, etc.. pro povo q não compra/lê livros. eles só recebem, até agora, jornais do PIG.
Postar um comentário