3 de setembro de 2009

A direita esfíngica


(Como já disse, as fotos são sempre das adjacências da Lapa e Cruz Vermelha. O que me encanta nesses sobrados não é exatamente a beleza arquitetônica, que não é tanta, e sim a sua poesia, simplória, honesta e sensual, de uma época em que se preocupava com a beleza das coisas. Havia um pouco mais de humanismo na arquitetura dos edifícios residenciais).


Li por aí que José Serra não quis opinar sobre o pré-sal. Quer dizer, ele andou falando uns absurdos, que podia mudar a lei através de medida provisória (vai ser autoritário e anti-democrático assim na Arábia Saudita), mas a maioria das declarações de Serra sobre o pré-sal foram lacônicas. Ou seja, o cara que pretende governar o Brasil não tem opinião.

Eu sei porque.

Porque Serra é igual ao Gabeira. É a direita esfíngica. Não pode se pronunciar sobre nada porque é uma obra de arte pós-moderna, uma instalação (a comparação foi feita pelo cientista político Wanderley Guilherme dos Santos), que pode ser interpretada livremente pelas pessoas. A lógica eleitoral deixa-o nessa situação. Como a grande maioria da população aprova o presidente Lula e apóia a Petrobrás e o controle público sobre os recursos naturais, a direita esfíngica faz cara de sonsa quando lhe perguntam sobre esses temas, ou pior, faz discursos ambíguos, com o objetivo de continuar ludibriando o otário que acredita na mídia e ao mesmo tempo agradar setores da classe dominante, que entende muito bem a necessidade de ambiguidade no discurso político da direita.

Mas isso não dá certo. Um político deve opinar sobre os temas nacionais relevantes. Serra não fala nada. E quando fala são frases elípticas e misteriosas que obrigam os editores de jornal a acrescentarem uma série de parênteses para torná-las inteligíveis. Tipo assim: perguntado sobre o que acha sobre a nova lei do petróleo, o governador Serra disse: "eles (os aliados do governo Lula - o parêntese é do editor) acham que aquilo (o pré-sal) é deles, mas o projeto (a nova lei do petróleo) tem que ser discutido melhor por lá (o Congresso Nacional). Sem os parênteses explicativos, a frase ficaria assim: "eles acham que aquilo é deles, mas o projeto tem que ser melhor discutido lá".

E os lugares comuns. Além da incapacidade patológica de produzir uma frase inteligente, bem humorada, espirituosa, Serra abusa de frases prontas idiotas, tais como (referindo-se à discussão da nova lei do pré-sal): "Tem que fazer direito". Ou, "sou contra chacina".

*

Eu suprimi, já tem algumas semanas, a comunidade no Orkut Delenda Serra, criada por mim. Peço desculpas às 30 ou 40 pessoas que tinham aderido. É que estou repensando algumas estratégias. Também não vou lançar nenhum livro Delenda Serra, e novamente peço desculpas às pessoas que contatei e aos leitores que se dispuseram a adquirir o livro. Não vou me dar ao trabalho de produzir nada com o nome desse indivíduo. Já basta esses reacionários que parasitam o presidente Lula, lançando livros com seu nome no título, tentando comer alguma sobrinha de sua popularidade.

*

O blog entra em ritmo de campanha política para eleger Dilma Roussef à presidente da República em 2010 e tirar todos os demo-tucanos do Congresso, do Senado e dos Estados. Mas será uma campanha estruturalmente positiva. Sou obrigado a meter o pau na mídia conservadora e na direita política, claro, porque é minha diversão preferida, mas o eixo da minha campanha deverá ser o debate ideológico em alto nível.

Também luto contra o Mercadantismo, e seu discurso chorão e medroso, de que é importante ter "oposição", e demais otarices. A essência da democracia não é equilíbrio entre oposições. Se temos uma oposição incompetente e anti-popular e, finalmente, sem votos, então que vão trabalhar como gerente de banco multinacional. A política democrática requer votos e para ter votos é preciso agradar o povo. A essência da democracia, portanto, é o populismo. Enquanto a direita for governada ideologicamente pelos aiatolás da mídia, vão perder e vão sumir. Eu quero mais é que eles se danem. Democracia não é alternância de poder ou equilíbro entre contrários, e sim um sistema de governo cujo poder emana do povo. Se o povo quiser eleger somente deputados do PP, então é isso. Democracia não é sinônimo de paraíso. Há sempre um elemento de risco e instabilidade no regime democrático, mas é, por isso mesmo, emocionante e saudável. O ser humano é um bicho inquieto, curioso e aventureiro, viciado em novidades.

A democracia é uma ideologia com fundamentos muito profundos na psique humana. Posteriormente irei discorrer sobre isso com mais calma. Adianto somente que os conceitos de direita e esquerda não brotaram espontaneamente na época da revolução francesa. Eles nascem de uma clivagem ideológica inerente à inteligência humana: a eterna contradição entre egoísmo e coletivismo, dois instintos básicos que o homem histórico precisa resolver dialeticamente, através da busca por um equilíbrio que permita aos indivíduos desenvolverem suas faculdades particulares em plenitude e ao mesmo tempo permita à comunidade onde esse indivíduo está inserido desenvolver-se de forma igualmente plena, perfazendo uma interação positiva.

15 comentarios

ruy garcia disse...

O Pré-Sal vai ser o divisor de águas profundas na política brasileira.

jozahfa disse...

Olá Miguel, como vão as traduções? Também acho mais saudável deixar o vampirão para lá. Para ele é ótimo o slogan: "Falme mal, mas falem de mim". Só se pode falar mal do sujeito. Sobre essa história, tenho algumas reflexões. O século XVIII lançou as ideias de liberdade, igualdade e fraternidade, mas para que fossem aplicadas concomitantemente. A revolução francesa avançou na liberdade, os russos na igualdade. Agora, nada funciona sem a fraternidade, que é aquilo que utilizarei para dosar até onde posso ir com minha liberdade para que não desestabilize um frágil equilíbrio possível na diversidade entre as pessoas. Ou: a igualdade é o respeito pela diferença. Ou alguma coisa mais ou menos assim.
Abraço.

Tiago Mesquita disse...

sobre assunto parecido
http://guaciara.wordpress.com/2009/09/02/joseph-beuys-soziale-plastik-1969/

Miguel do Rosário disse...

oi josaphat, já terminei tudo, graças a Deus. Boa, a sua reflexão. Abraço.

Joel Bueno disse...

Miguel,

Olha só o que vai acontecer nas eleições do ano que vem: http://www.youtube.com/watch?v=2VxMoJ4JmBE

Miguel do Rosário disse...

Muito engraçado o vídeo, Joel. Obrigado pelas risadas que me proporcionou. Abraço.

Marisps disse...

Bom retorno! Abraços.

alvaro disse...

É isso aí, Miguel. O seu texto estava fazendo uma falta enorme na blogosfera. Veja se dá um jeito de manter uma regularidade nos posts. É que sou meio viciado no seu estilo e quando passo uma semana sem a sua crônica demolidora começo a beber para compensar. E eu não tenho mais idade para isso...
Abraços,
do Álvaro

Daniel Pearl Bezerra disse...

Companheiro MIGUEL precisamos do teu apoio:
O BLOG DA DILMA PODE SE TRANSFORMA EM UM LIVRO NA BIENAL 2009
O BLOG DA DILMA é o único blog de Esquerda que concorre ao melhor blog na categoria POLÍTICA no Concurso Prêmio BlogBooks. Solicitamos teu apoio na divulgação e na votação do Blog da Dilma. O voto só é válido depois da confirmação através do e-mail recebido por você. Precisamos da união de todos. Atenciosamente, Daniel Pearl e Jussara Seixas - editores
do blog.
Endereços para você votar: http://dilma13.blogspot.com/
ou http://www.blogbooks.com.br/categorias/politica/

A Singular Digital, em parceria com a HP, Grupo Ediouro e o Best Blogs Brazil, promove o primeiro Prêmio BlogBooks que transformará os melhores blogs do Brasil em livro. O BlogBooks terá a participação de 120 blogs, divididos em 12 categorias (humor, quadrinhos, entretenimento, artes e cultura, comunicação e negócios, universo feminino, universo masculino, sexo, gastronomia, religião, política e tecnologia). A lista dos concorrentes ao prêmio BlogBooks é formada por blogs que se destacaram na blogosfera brasileira entre 2008 e 2009. Para a seleção dos concorrentes tivemos o apoio do Best Blogs Brazil, site que premia os melhores blogs do país. A escolha das categorias concorrentes ao BlogBooks foi baseada em aspectos como a relevância e adaptabilidade editorial dos blogs participantes. Para votar, o internauta deve acessar o site www.blogbooks.com.br e escolher suas categorias prediletas. A
votação vai do dia 18 de agosto a 17 de setembro.Além do reconhecimento garantido como o blog mais querido Brasil, já que a escolha será feita pelo público, o Prêmio BlogBooks vai oferecer aos 12 vencedores de cadacategoria: Além do reconhecimento garantido como o blog mais querido Brasil, já que a escolha será feita pelo público, o Prêmio BlogBooks vai oferecer aos 12 vencedores de cada categoria:
.ISBN ? Registro oficial do livro na Biblioteca Nacional;
.Venda nas principais livrarias online do Brasil
.Divulgação na imprensa
.Royalty nas vendas
O blog mais votado na classificação geral na primeira edição do BlogBooks terá o lançamento oficial do seu livro na XIV Bienal do Livro, no dia 20 de setembro com a presença do publicitário Lula Vieira, diretor de marketing do grupo Ediouro e pré-venda no local do evento pela Loja Singular. Com o prêmio BlogBooks, a Singular Digital pretende aumentar o leque de seus serviços de impressão digital, e se transformar em uma referência para a blogosfera. Blogueiros não indicados ao prêmio também poderão transformar seus blogs em livro através do novo serviço que será lançado em breve. Com esta ação, a empresa quer mostrar que
está ligada ao novo nicho de mercado. BlogBooks, meu blog virou livro!
CONTATO: SKYPE: “daniel.pearl” - Daniel Bezerra - editor jornalístico.

Miguel do Rosário disse...

Oi Alvaro,

meu plano agora é escrever todo dia ou quase. Durante 12 meses, pelo menos.

Abraço,
Miguel

Luis Henrique disse...

Grande Miguel,

Sua idéia sobre a essência da democracia é perigosa e, por isso mesmo, muito boa. Oscar Wilde que o diga!

jozahfa,

A fraternidade é a bandeira mais importante da Revolução Francesa. Uma pena que foi o valor mas desprezado desde então.

Anônimo disse...

Senti muita falta dos seus textos.
Ainda bem que voltou.

Abraços

Luiz Augusto Barroso disse...

Curiosa coincidência do seu título e da região onde foi tirada a foto. Talvez os brasileiros de fora do Rio não saibam, mas se caminharem por essa calçada, para a direita ( INCRÍVEL ), por mais alguns metros, irão passar diante da sede da Tribuna da Imprensa, de Helio Fernandes e Carlos Lacerda. Isso sim é que é "direita esfíngica". Ou seria arqueológica ?
( http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=514IMQ005 )

Miguel do Rosário disse...

Pois é, você tem razão. Essa foto é da rua do Lavradio. Logo mais à direita fica (ficava) a Tribuna da Imprensa, do Carlos Lacerda, o corvo que assombrou a política nacional e que foi o principal porta-voz do golpismo que culminou na derrubada de Jango.

Abraço,
Miguel

José Carlos Lima disse...

O Brasil faz parte do G-20?
É que hoje no JN a familia Marinho omitiu esta importante informação ao Brasil
Estava lá na reunião do G20 o Brasil
Mas a Globo falou na reunião mas deu um jeito de esconder a imagem do representante brasileiro
Quem estava lá representando o Brasil?
A Globo escondeu isso
A Globou nem ao menos informou que o Brasil estava presente na reunião do G20 nem que nosso país faz parte do G20
Que odio da famiglia Marinho heim gente
Clique aqui e fique sabendo que o Brasil faz parte do G20
Pois a Globo jamais vai lhe informar que o Brasil faz parte do G20
Talvez informe quando o presidente for o candidato dela, o Zé Ferra
Neste texto o PHA informa que o Brsil faz parte do G20
http://www.paulohenriqueamorim.com.br/?p=17661&cpage=1#comment-180481

Postar um comentário