23 de setembro de 2009

Sobre Honduras e pesquisas eleitorais


(A Anunciação, de Leonardo da Vinci)


A mídia tentou culpar o Brasil pela condução de Zelaya a Honduras. No Jornal da Globo da noite de terça (22/09/2009), William Waack perguntou a Heraldo Pereira se "alguém acreditava" na versão do governo, e entrevistou senadores da oposição. Ora, a função da imprensa, naquele momento, era buscar informações e não declarações de senadores que não tinham idéia do que estava acontecendo e se limitaram a formular a opinião, irresponsável e leviana aliás, de que o governo brasileiro teria ajudado Zelaya a entrar em Honduras. O Zelaya, por estar na Embaixada Brasileira, está dando total prioridade à imprensa tupi, tanto que, quando eu mudei o canal para o SBT, ouvi uma entrevista com o mesmo, negando qualquer participação brasileira em sua vinda para Honduras. Ou seja, se o governo nega que tenha ajudado e Zelaya nega que tenha recebido ajuda; se não há nenhuma testemunha dizendo o contrário; então é irresponsável acusar o Brasil de ter ajudado Zelaya a entrar em Honduras.

Aqui entre nós, essa acusação está eivada de preconceito contra Zelaya e contra a política externa brasileira. Apesar de estar mais claro que nunca que a política externa de Lula ajudou o Brasil a elevar fortemente suas exportações, sobretudo de produtos industrializados, de maneira que hoje, a América Latina é o principal destino de nossas exportações e, de longe, o parceiro que paga os melhores preços e compra nossos produtos mais sofisticados; apesar disso, para a direita, encarnada na grande imprensa e na oposição demo-tucana, o bom seria o Brasil continuar exportando matéria-prima para a Europa e Estados Unidos, em vez de autopeças para Argentina e eletrônicos para América Central e África. O resultado, se não mudássemos nossa política externa da orientação colonial que ainda vigorava no governo FHC, seria trágico para o país, considerando a crise econômica que se abateu sobre as economias centrais.

Enfim, o preconceito contra Zelaya também está claro. A Constituição Brasileira afirma categoricamente que o Brasil não deve interferir na soberania de outros países. Por isso, não seria, de fato, aconselhável que o Brasil ajudasse Zelaya a ingressar em seu país. Por outro lado, temos uma situação bastante confusa aqui. Afinal, Zelaya é o presidente eleito, o verdadeiro representante do povo hondurenho. E ele é hondurenho, tem o direito, garantido inclusive por tratados internacionais, de voltar para seu país. Do ponto-de-vista diplomático e legal, portanto, não haveria problema em ajudar um presidente amigo, de uma nação amiga, a entrar em seu próprio território. A condenação alevantada pelo Globo, além de leviana, é equivocada. O Globo, mais uma vez, registra seu antipatriotismo e seu hipócrita apreço pela democracia, ao focar suas baterias não nos golpistas que estão violentando a liberdade em Honduras, mas no governo brasileiro, que está tentando ajudar as forças democráticas, encarnadas no presidente Zelaya, a vencê-los.

Há um outro ponto extremamente importante. A imprensa brasileira não está informando de forma completa e aí reside o mecanismo mais comum usado para manipular a opinião pública. Nilson Lage, no livro "O Controle da Opinião Pública", Editora Vozes, denuncia esse tipo de ardil. A mentira mais eficaz não é inventar fatos inexistentes e sim contar meia-verdades, omitir aspectos, descontextualizar. Em Otelo, de Shakespeare, os personagens mais em evidência são o próprio Otelo e sua mulher, Desdêmona. Mas sem Iago, o intriguista que envenena o ciumento Otelo contra sua esposa, a peça não tem sentido. Da mesma forma, não é possível entender Honduras sem analisar o papel que a mídia local exerce sobre as consciências do país. A mídia hondurenha é partícipe do golpe. Divulga apenas as versões do golpe e desrespeita os direitos mais básicos da população hondurenha de conhecer as dificuldades que o seu país atravessa.

A mídia nacional e internacional, por razões corporativas escusas e mesquinhas, ao não falar sobre a existência do Iago hondurenho, ou seja, do golpismo midiático no país, omite uma informação fundamental para se contextualizar esse golpe. A elite hondurenha lê os jornais e asssiste aos canais de TV e acha que o golpe é muito bom e tem muito apoio. Em entrevista à Folha, o (pseudo) embaixador de Honduras no Brasil (cuja credencial já foi cassada) disse que as eleições que o governo quer, unilateralmente, agendar para novembro, tem "apoio internacional". Perguntado que apoio era esse, não teve pejo de falar: "O Rotary Club" irá mandar observadores... Esse é o apoio internacional que eles têm... do Rotary Club... e olhe que, possivelmente, se trata, até isso, de uma mentira. Possivelmente daqui a pouco o Rotary divulga nota desmentindo...

Onde estão os editoriais virulentos contra o golpe em Honduras? Contra a mídia golpista em Honduras? Tantos anos condenando a marcha "inexorável" da democracia venezuelana rumo à uma ditadura, embora até hoje cientistas políticos estejam tentando entender como uma ditadura pode se coadunar a sufrágios populares sucessivos... tantos anos, e Honduras vive uma ditadura clássica, golpe militar, com fechamento de jornais, canais de tv e revistas, com toque de recolher, com prisões políticas em massa, etc, e não vemos editoriais... As associações internacionais de imprensa se calam...

[Digressão conspiratória: E aquela turminha que protestava contra as fraudes no Irã? Ficaram tão revoltadinhos e agora não se manifestam diante de um golpe de Estado que tanto lembra o sinistro histórico de golpes na América Latina, que tanto lembra o que aconteceu aqui no Brasil. São os otários internacionais dos lobbies armamentistas americanos. Odeio teorias de conspiração, mas não consigo me livrar desta, de que a demonização do Irã é movida por interesses bélicos. O lobby armamentista americano é legalizado; até porque, lá nos EUA, lobby não é crime. A imprensa americana fala disso abertamente. No caso do Irã, eles repetiram as estratégias de sempre. Todas as pesquisas eleitorais, inclusive uma feita por uma respeitável instituição conservadora norte-americana, apontavam o atual presidente como o favorito nas eleições. Ele ganha as eleições e o que acontece? Acusam fraude! É tudo muito simples. Interessava ao lobby armamentista norte-americano que Mahmud Ahmadinejad vencesse as eleições, porque ele representa um perigo e, como tal, obriga o Pentágono a realizar compras vultosas da indústria bélica ianque, que é privada. Mas interessava que ele, além de eleito, não tivesse legitimidade, transmitindo ao mundo, e sobretudo aos americanos, a sensação de insegurança. Com isso, cria-se a fórmula perfeita para pressionar Obama a assinar um vistoso cheque nominal aos barões das armas. Mas isso é apenas uma digressão, uma especulação política. É que me irrita muito essa turma que repete, acriticamente, bovinamente, o que a Foreign Policy, ou publicações do mesmo teor ideológico, publicam por lá. São as mesmas publicações que defenderam a guerra do Iraque e a eleição de George Bush. E agora essa turma, que posa de modernosa, criticou Bush e a guerra, continua ecoando as mesmas ladainhas... Seria tão bom se eles se restringissem a votar no Gabeira... Agora, apoiar o Gabeira e defender a indústria bélica americana, é dose pra leão! Que é isso? Mas dá certo, enfim. Defender a direita (norte-americana, que é sempre mais chique, e mais neutro), no Brasil, é a credencial mais segura para arrumar um bom emprego na grande imprensa... Defendem a direita lá fora, e, para salvar as aparências, ou seja, evitarem a pecha de "reacionários", abraçam o Gabeira por aqui.]

*

Analisando a pesquisa eleitoral do Ibope

O Ibope divulgou, esta semana, pesquisa eleitoral para 2010. Primeiramente, convido todos a dar uma olhada no arquivo original completo (PS: acabo de ser informado de uma versão da mesma pesquisa ainda mais completa), que guardei numa página pessoal. A blogosfera deve se libertar o máximo possível da mídia corporativa, indicando os links dos arquivos originais, e comentando a partir deles, evitando fazer ponderações de segunda mão. É importante fazermos a crítica midiática, mas justamente por isso precisamos nos independentizar e buscar as fontes primárias. A pesquisa completa traz vários aspectos interessantes que merecem ser considerados. Ao se informar apenas pela grande mídia, alguns blogueiros, inclusive o Rodrigo Vianna e o Azenha, repetiram os mesmos cacoetes.

O Azenha está acompanhando de perto esse assunto, publicando opiniões próprias e de terceiros. Estou mais na linha do Azenha. Acho que o processo eleitoral já começou. Numa democracia madura, e o Brasil caminha para isso, as eleições começam a ser decididas um ano antes. Quero destacar um ponto que ninguém parece ter percebido. A imprensa repetiu ad infinitum que Ciro "ultrapassou" Dilma. Não é verdade.  Na lista 1 do Ibope, que inclui Serra, Ciro Gomes, Dilma, Heloísa Helena e Marina, Dilma e Ciro aparecem empatados com 14%. Ciro ultrapassa Dilma apenas quando Heloísa Helena não participa do páreo, o qual fica bastante apertado, de 17% para 15%, ou seja, permanece empate técnico.




Um dos cacoetes da grande mídia que a blogosfera repercutiu acriticamente foi sobre a suposta "rejeição" de 40% de Dilma Roussef. Conferi o arquivo original da pesquisa CNI/Ibope e topei com um dado bastante elucidativo, que ninguém citou. O Ibope perguntou aos potenciais eleitores se eles conhecem bem ou mais ou menos os candidatos apresentados. Reparem nas respostas do quadro abaixo:





Ou seja, Dilma Roussef só é conhecida por 32% dos entrevistados, enquanto Serra é por 66% e Ciro Gomes, por 45%. Esses dados se conformam perfeitamente com os das outras pesquisas, que mostram o crescimento mais rápido de Dilma junto às classes educadas, com ensino superior e com renda mais alta, as quais, provavelmente, já sabem muito bem quem é Dilma e que ela deverá ser a candidata apoiada pelo presidente Lula. Cotejando a pesquisa com a sólida popularidade de Lula, as perspectivas de Dilma são as mais positivas. Confira abaixo, três gráficos da recente pesquisa do Ibope sobre a aprovação de Lula. Repare no segundo, que mostra a aprovação monstruosa de Lula em TODAS as faixas de renda. Entre os  menos escolarizados, Lula tem aprovação de 88%. Para mim é evidente que, quando o presidente estiver liberado para participar do horário eleitoral e informar os cidadãos de que sua candidata é Dilma, este povão simples e honesto irá votar em peso nela. Mas Lula também tem aprovação de 71% entre os que tem curso superior completo ou mais, e 72% tanto entre os que ganham de 5 a 10 salários como entre os que ganham mais de 10 salários. Ou seja, mesmo entre o público alvo da grande imprensa, aqueles que tem poder aquisitivo para comprar carros e  imóveis, Lula tem uma vasta e sólida aprovação. Repare ainda que a aprovação de Lula no Nordeste é de 90%, um índice jamais visto em nenhum país democrático, ainda mais para um governante em final de mandato, com todos os desgastes daí decorrentes.

Nas cidades pequenas, com menos de 20 mil habitantes, onde outras pesquisas apontaram que Dilma ainda é pouco conhecida, a popularidade do presidente é de 87%. Esse é um fator importante, porque, por mais pequena que seja a cidade, ela é uma unidade política independente, com prefeito e câmara de vereadores, afetando, portanto, as máquinas partidárias. Se o presidente tem toda essa popularidade nas cidades pequenas, é claro que o PMDB deverá associar-se à candidata dele, na esperança de surfar na onda e crescer, ou ao menos consolidar-se, nessas áreas.

Clique nas imagens para ver num tamanho decente.












E o crescimento de Ciro Gomes se dá no momento em que o ex-governador do Ceará e atual deputado federal amplia sua presença na mídia com declarações muito duras contra setores midiáticos, identificados por ele, de forma muito direta, como "golpistas" e representantes de uma elite atrasada do Sudeste; e fazendo uma defesa cada vez mais veemente do presidente Lula. Sobre isso, reproduzo um comentário pescado no blog do Nassif que sintetizou muito bem o significado de Ciro Gomes para o pleito de 2010:

Por weden

(...)

Os 34% de Serra mostram que ele não oscila mais: desce a ladeira consistentemente.

É a perda do fôlego: não só não consegue superar os “votos” depositados em Alckmin, como não consegue se manter estável.

Isso é péssimo, porque pode assinalar que “desgastes” do governo podem não se transformar em votos para o tucano, mas a procura de outros nomes.

Do lado das esquerdas é um pouco indiferente quem esteja na frente. E é até oportuno ficar em segundo, em certo momento: todos que assumirem a liderança passam a receber contra si ‘ a força do vento’ da imprensa, enquanto que o segundo ficará no vácuo, como numa corrida de ciclismo por equipe.

Para piorar, a partir de hoje, a imprensa pró-Serra não sabe se deverá bater em Dilma ou em Ciro. É o pior cenário, porque os dois podem caminhar empatados enquanto Serra despenca.

Como é impossível centrar fogo em dois, é lógico que a tarefa fica muito mais complicada.

Conclusão: as eleições de 2010 permanecem incertas. A coisa está assim: a direita, sem apoio de nenhum movimento social, sindicato, sem apoio do PMDB, de um lado; e a esquerda, com Lula no comando da máquina federal, com 81% de popularidade, apoio do PMDB, movimentos sociais, sindicatos, e com dois candidatos muito fortes, Dilma Roussef e Ciro Gomes empatados em segundo lugar, de outro. A decisão final será do povo brasileiro. Eu voto na Dilma, mas votaria também tranquilamente no Ciro Gomes. Não podemos esquecer que Dilma ainda enfrenta uma doença perigosa, e por isso é importante termos o Ciro Gomes ali, para garantir a derrota da direita truculenta (e aí discordo radicalmente do Lula, ao declarar que não teremos direita truculenta em 2010; teremos sim, e das piores, das mais radicalizadas. A extrema-direita está toda pendurada no cangote do Serra), e assegurarmos que o Brasil termine a sua travessia para etapas mais avançadas de desenvolvimento sócio-econômico.

17 comentarios

José Carlos Lima disse...

Os gorilas golpistas haviam retirado a rádio que dá apoio a resistencia, no momento está no ar, não se sabe até quando

http://www.radioglobohonduras.com/

Sandro Stahl disse...

Miguel, outro dia postei uma pergunta no Yahoo respostas sobre o que pensavam a respeito da tentativa de Álvaro Uribe de viabilizar seu terceiro mandato, só obtive respostas das pessoas de esquerda, muitos até achando o processo todo democrático, uma vez que seria através de plebsito.
Mas o que realmente é interessante é que o pessoal de extrema direita que não perde a oportunidade de malhar o Chaves, o Zelaia e outros governantes de esquerda, chamando-os de ditadores que querem se perpetuar no poder condenando qualquer forma por eles buscada para aumentar seus mandatos, simplesmente fugiram do debate quando assunto era Uribe, que representa a direita sulamericana.
Quer dizer, pra eles pau que bate em Chico, não pode sequer ameaçar Francisco.
Quanto as eleições, concordo com você, pois trabalho em uma fábrica como manutentor e meu convívio se dá fundamentalmente com o pessoal do piso fabril, que na sua imensa maioria não sabe sequer que existe uma ministra chamada Dilma, mas tenho certeza que quando o Lula disser que é ela sua candidata, a maioria não vai nem querer saber quem é e vão votar de pronto em quem o Lula apoiar.

felipe disse...

Prezado Miguel,

primeiramente eu gostaria de agradecer o seu comentário sobre a entrevista de Ciro Gomes na Band.
A respeito do post do Nassif eu também encontrei um comentário interessande de Stanley Burburinho (22/09 as 18:07):

O que se passa na cabeça da oposição e seus aliados, segundo o que eu acho:

1 – A oposição e seus aliados (imprensa) querem é detonar a Dilma de qualquer forma porque já perceberam que o Serra e o Aécio não terão a menor chance em 2010;

2 – Tentarão ao máximo dividir os votos da base aliada no primeiro turno, isto é, os votos anti-oposição;

3 – Só que a oposição e seus aliados sabem que num segundo turno os votos anti-oposição são ideológicos se juntariam em favor de um candidato da base aliada;

4 – A oposição e seus aliados já estão conformados em não eleger um de seus candidados em 2010.

5 – Agora, a preocupação é com 2014: evitar que a Dilma vença em 2010 e se reeleja em 2014 e evitar a todo custo que o Lula retorne em 2014;

6 – Para isso, restou para a oposição e seus aliados elegerem o Ciro em 2010 para tentar a reeleição dele em 2014 até que a oposição tenha um candidato. Tudo menos o Lula e a Dilma;

7 – Daqui prá frente veremos diversas vezes o Ciro dar entrevistas para a chamada grande imprensa.

8 – Assim, a oposição tentará que o Ciro desista da candidatura ao governo de São Paulo para permitir a reeleição do Serra e o Aécio tentará se eleger como senador para tentar a presidência do Senado e infernizar a vida do novo presidente e depois vir como o candidato da oposição em 2014 considerando que o Serra, até lá, já estará mais velho.

Luis Henrique disse...

Que teoria conspiratória que nada, Miguel.

Quando o antigo presidente Khatami arriscou uma aproximação diplomática com os EUA, foi ignorado de forma humilhante.

Faz sentido o que diz.

Miguel do Rosário disse...

Corrigi um ponto. Na lista 1 do Ibope, Dilma e Ciro aparecem precisamente empatados em 14%. Ciro ultrapassa Dilma em 2 pontos apenas quando Heloisa Helena sai do páreo.

Miguel do Rosário disse...

Caramba, acabo de assistir o vídeo do Bom Dia Brasil de hoje, em que o Alexandre Garcia defende o governo golpista de Honduras. Ele e a Míriam só falam merda. Ninguém se preocupa com a ruptura com os valores democráticos e com o precedente perigoso que isso abre no continente. Se preocupam apenas em "saída honrosa" para o Brasil.

http://3.ly/y7A

Anônimo disse...

sugiro a leitura desta newsletter, cuja abordagem é sempre independente em relação à grande imprensa:
http://www.brasiliaconfidencial.inf.br/

José Carlos Lima disse...

Como gosto muito de comentar (ou comentar muito?) saí à procura de um post antigo para comentar sobre o discurso de Berlusconi na ONU, onde ele tenta prejudica o Brasil ao se opor à abertura de uma nova vaga no Conselho de Segurança da ONU, reivindicação do Brasil. Alem disso, Berlusconi procura enfraquecer o G20 do qual o Brasil é ativo participante.

Então,,, lá escondidinho vi um dos seus primeiros posts que reproduzo aqui porque achei que tem muito a ver com todas estas coisas, Berlusconi, Michelleti, Serra...


" Leiam essa pérola, encontrada no livro Ascensção e Queda do III Reich, segundo volume, que estou lendo no momento. Não lhes parece perfeitamente aplicável a um outro tempo, outro governo, outro país com mania de dominação?

“Darei um argumento propagandístico para o começo da guerra – não vos preocupeis se o mesmo é plausível ou não. Além do que, ao vencedor não se perguntará se disse a verdade. Na guerra, não são os direitos que contam, mas a vitória. Não vos apiedeis! Atuai brutalmente! O mais forte tem razão. Sêde duros e implacáveis. Revigorai-vos contra todo sinal de compaixão! Quem quer que tenha refletido sobre a ordem das coisas sabe que a essência do mundo reside no predomínio dos melhores por meio da força”.

Adolf Hitler, setembro de 1939, falando a seus generais sobre o iminente ataque à Polônia, que deflagraria a II Guerra Mundial

http://oleododiabo.blogspot.com/2004/12/leiam-essa-prola-encontrada-no-livro.html

Sandro Stahl disse...

Também assisti o video da Miriam Leitão e do Alexandre Garcia, uma vergonha defender descaradamente um golpe de estado, mas pra quem disse que a Lina Vieira dizia a verdade, pois seria impossível mentir por quatro horas para os senadores, isso é café pequeno.
Mas o que eu queria dizer é que dá pra comentar o video, temos que mostrar nossa indignação com esse mau jornalismo, segue abaixo o endereço:

http://colunas.bomdiabrasil.globo.com/miriamleitao/2009/09/23/miriam-leitao-e-alexandre-garcia-comentam-crise-diplomatica/comment-page-0/#comment-736

Miguel do Rosário disse...

Eu fiz comentário lá no blog da Miriam. E agora fiz nesse link aí que você deu. Abs.

Miguel do Rosário disse...

O Nassif publicou meu texto por lá. E já apareceram vários comentários interessantes. Um deles apontando o arquivo verdadeiramente original. Neste link aqui:

http://www.ibope.com.br/inteligencia/downloads/2009/09_09_22_cni_ibope_inteligencia.pdf

O "original" que eu usei é uma versão simplificada para o CNI, que bancou a pesquisa.

Miguel do Rosário disse...

O PHA publica um comentário pertinente de Flavio Sartori sobre a pesquisa do IBOPE, aqui:

http://www.paulohenriqueamorim.com.br/?p=18851

Sartori acusa o Ibope de manipular a pesquisa inflando a população universitária, o que prejudicaria, segundo ele, Dilma Roussef.

Eu acrescentaria que, se a oposição e o Ibope,estão realmente tentando enganar a opinião pública (a verdadeira, não a publicada) através de manipulação, eles vão quebrar a cara. Por isso mesmo acho importante destrincharmos essas pesquisas, usando-as da melhor forma possível, pois pra alguma coisa sempre servem. Pensando bem, não seria melhor, que essas pesquisas fossem fiscalizadas com mais severidade pelo TSE? Seria interessante, inclusive para os próprios institutos.

Sobre o Ibope, fiquei estarrecido com a entrevista de Carlos Montenegro a Merval Pereira. O cara emite milhares de opiniões desencontradas, empíricas, e mesmo gritantemente absurdas, como "Lula não vai conseguir eleger o sucessor", etc.

Miguel do Rosário disse...

Acabo de publicar o seguinte comentário no blog do Sérgio Leo, que fez uma crítica (http://3.ly/pBa), na minha opinião, mal informada sobre a situação em Honduras.

Prezado Sérgio Leo,

Toda a América Latina, através de suas organizações políticas, como a OEA, e a agora a ONU, a União Européia, condenaram o golpe e estão realizando sanções. A solução não é "olhar de longe". É ajudar Honduras a sair dessas, até para evitar a criação de mais um pólo de guerra civil no continente. E sobretudo para evitar a criação de um precedente. Chávez não tem nada a ver com isso. Zelaya é um presidente legítimo. A mídia brasileira está desinformando. A consulta popular que ele iria realizar não era deliberativa (o termo não é bem esse, mas o sentido é que era uma consulta informal). Cresce entre o conservadorismo latino-americano, cujos porta-vozes são comentaristas midiáticos, a idéia de que a realização de plebiscitos ou mudanças constitucionais são "chavistas". É mentira e é injusto. O povo hondurenhos, como qualquer povo democrático do mundo, tem direito de realizar as mudanças necessárias para alavancar o seu desenvolvimento. Se todos concordam que o país é pobre, e que deve realizar mudanças estruturais para sair da pobreza, então deveriam concordar que essas mudanças passam por mudanças constitucionais.

Recortei uma seção da nossa Constituição:

CAPÍTULO IV
DOS DIREITOS POLÍTICOS

Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

I - plebiscito;

II - referendo;

III - iniciativa popular.


O Brasil acertou em cheio ao abrigar Zelaya. Está contribuindo para o FIM DA CRISE. Antes do sol brilhar, é que a noite fica mais escura.


Cordialmente,
Miguel

Miguel do Rosário disse...

Depois de descobrir o verdadeiro documento original do IBOPE, não resta outra saída senão escrever outro post. Dentro de 1 hora, mais ou menos, portanto, sai outro.

Anônimo disse...

Ed.Lima:tem que se manter Serra patinando neste patamar de 30 a 35% até a definição pelos Demo+Tucanos de Sua candidatura;afastando-se o risco Aécio.Aí LULA vai pendurar FHC no pescoço do Serra,colocar Dilma no colo,apresentça-la ao POVÃO;Daí,Bye-Bye Serra 2010

francisco.latorre disse...

grande miguel...

plano a... serra... o terrível... ops... horrível... o problema é esse... horrível.

plano b... aércio de bom-moço... administrando o pós lula... ops... pós-lula... vai sobrar só o lula.

plano c... de ciro... o serra que não é serra... se colar colou... o tudo-menos-lula-dilma...

eu acho que vai cravar o d... de dilma... braço direito do herói da massa... especialista em gestão... energia... sem carreira política... inteligente... personagem por persongem dilma é heroína da resistência... por isso tentam reescrever a história... em vão. dilma é a cara... os outros... o passado condena.

truquistas... sem chance...

o povo saberá quem é o que.

francisco.latorre disse...

não tem essa de teoria da conspiração.

é conspiração mesmo.

todos conspiram... mesmo os hipócritas metafísico-religiosos conspiram.

faz parte da conspiração confundir realidade e fantasia. mistificar.

abs.

Postar um comentário