24 de setembro de 2009

O golpismo brasileiro tirou a roupa: assistam Jabor falar em "golpe democrático"



Ué, Jabor? O FHC mudou a Constituição para se reeleger. E nem fez plesbiscito nem nada. Comprou o Congresso, teve apoio na mídia e pronto. E que mané "cláusula pétrea"! As leis fundamentais de qualquer democracia, o próprio espírito que dá sentido e vida à democracia, são: 1) soberania popular exercida através do sufrágio universal e... plebiscitos; 2) direito a defesa. Onde foi que Zelaya teve espaço para se defender? É assim agora? A Suprema Corte não é uma entidade acima da lei.

Confira esse trecho da Constituição Brasileira, que é mais ou menos parecida com qualquer outra carta democrática:

CAPÍTULO IV
DOS DIREITOS POLÍTICOS

Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

I - plebiscito;

II - referendo;

III - iniciativa popular.


Cara, está dando muita raiva disso. Esses acontecimentos em Honduras, por outro lado, foram muito úteis para esses golpistas livrarem-se do último restinho de fantasia "democrática" que ainda vestiam e exibirem seu corpo peludo, fedorento e repugnante, com uma suástica tatuada no traseiro. No caso do Zelaya, era uma consulta popular sem valor de lei, e que nem se referia à reeleição. E se, num futuro eventual, fosse reunida a assembléia constituinte, e fosse aprovada a reeleição, não valeria para Zelaya e sim para o próximo governo.

E o que tem Chávez a ver com tudo isso, meu Deus! Chávez é presidente legítimo, eleito e reeleito. Se ajudou Zelaya, foi um chefe de Estado ajudando outro chefe de Estado em dificuldades. Se Zelaya viesse num avião norte-americano ou francês ninguém falaria nada. Vão ser colonizados assim no raio que o parta!

Zelaya não é um menino de 8 anos sendo enganado pelo tio Chávez. É bem grandinho para tomar suas próprias decisões. Se Chávez o ajudou é porque Zelaya pediu, ou permitiu que fosse ajudado. Não é proibido ajudar um presidente de uma nação amiga em dificuldades. Ao contrário, é obrigação!

Este é um dos Princípios Fundamentais da Constituição Federal Brasileira:

IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;

O golpe em Honduras não tem nada de "democrático", Jabor. Chávez passsou anos no poder e nunca fechou uma rádio, um canal de TV, embora todos o insultassem diariamente. Mais tarde, fechou apenas um canal de TV que havia participado do golpe de Estado contra ele em 2002, mas só depois que venceu o prazo de concessão pública do mesmo. O tal Micheletti, presidente golpista de Honduras, já fechou dezenas de órgãos de comunicação no país, em poucas semanas. Isso é democracia? Está proibido, em Honduras, reunião de grupos com mais de 20 pessoas. Isso é democracia? Cercaram a embaixada brasileira. Cortaram água, luz, e a chegada de alimentos. Deixaram funcionários da embaixada brasileira passando fome. E Jabor, mesmo assim, defende os golpistas. "Golpe democrático"? Pelo amor de Deus. Em vez de mandar repórteres para apurar os abusos que estão sendo cometidos por lá, mandam seu âncora falar que se tratou de um "golpe democrático"... Estão usando os mesmíssimos argumentos da imprensa golpista hondurenha.

Nenhum país do mundo aceitou a nova legitimidade do novo governo. Mas a Globo aceita. A OEA e a ONU acabam de emitir nota de respaldo à decisão brasileira de abrigar Zelaya. A Globo não. O Brasil deve contribuir sim para que a normalidade democrática volte reinar em Honduras. Ajudar a democracia em Honduras não é "interferir", e por uma razão simples: o presidente eleito, representante do povo hondurenha, é que está pedindo ajuda. Os hondurenhos estão pedindo. Cadê a divulgação dos twitters e blogs, como fizeram no caso do Irã? No momento, centenas de hondurenhos denunciam o totalitarismo de Micheletti por essas mídias e a imprensa brasileira faz um silêncio absoluto sobre isso. Devemos ajudar sim Zelaya a derrotar os golpistas e evitar que se abra um perigosíssimo precedente na América Latina. É a opinião da ONU, da OEA, dos EUA, do Brasil, da União Européia, do mundo inteiro. O PIG é cada vez mais patético.

56 comentarios

Anônimo disse...

Miguel, é estarrecedor. O cara surtou de vez. Como é que pode? Existe isso de "golpe democrático"? Então ele deve ter gostado do golpe militar no Brasil, do golpe com Allende no Chile... Que piração! Será que ele não percebe o tamanho da asneira que está falando?

Ísis

Bob Jegg disse...

Miguel, assisti isso ontem no jornal da globo e senti a mesma raiva. Esse Jabor e os comentários do Alexandre Garcia que ouço na Rádio Itatiaia de manhã, me fazem crer que sou masoquista.
Estou há 1 semana procurando um texto do Jabor, publicado no jornal O Globo (leio essa porcaria também), que ele diz que torce por uma crise para mostrar que o governo não estava preparado.

Anônimo disse...

Caro Miguel, Jabor se desmascara de vez. Cai a máscara. O ódio dele e das elites brancas deste Brasil pelo governo Lula, pelo metalúrgico que virou presidente e deu certo os faz perder o bom senso, dizer coisas absurdas, para não dizer doentes. Mas não vai adiantar. Lula já entrou para a história. Quanto a essa turma, o anonimato os aguarda... Kadu

Fátima disse...

Eu estou enojada com toda essa campanha contra o Lula,que não poupa o Brasil nem em um momento tão delicado e importante de posicionamenro no cenário internacional!

Anônimo disse...

Fico pensando para quem este fula-
no fala tanta asneira, mas certo é que não fala para nós. E sabemos também que na Globo não se salva ninguém. Acho que o que mais irrita a gente nem é o que é dito(teor ultraconservador), mas a forma rasa... desinteligente de dizer. - silvia

francisco.latorre disse...

incrível...

não podem ver um golpe que batem continência.

Hugo Albuquerque disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hugo Albuquerque disse...

Miguel,

É aquela velha história da repetição da História que o velho Marx nos ensina: Primeiro as coisas acontecem como tragédia, depois como farsa. O que os jabores da vida estão fazendo nada mais é do que um oposicionismo udenista contemporâneo, portanto, se nos anos 50/60 aquilo foi uma tragédia - que corroeu pesadamente nossas frágeis instituições resultando no 1º de Abril de 64 -, hoje isso reaparece como farsa - a farsa de 2010, o ano mais longo do século. Trata-se de um esquema barra-pesada de um elitizinha que quer, a todo custo, retroceder com os parcos avanços pós-88, consolidados em sua maior parte apenas no presente governo; esse esquema entende como prioridade a eleição de Serra ano que vem, custe o que custar. Ao meu ver, é um sinal de desespero que de quem de um jeito ou de outro irá ser engolido pelo redemoinho. A diferença é que se Serra ganhar, nós vamos entrar pelo cano juntos

Hernan disse...

Jabor é ridículo.

Vinicius Duarte disse...

Miguel,

Impressionante o contorcionismo verbal necessário para justificar a existência de um "golpe democrático". Falar "golpe democrático" equivale a dizer que um objeto está "seco molhado".

Este episódio mostra o grau de falta de amor-próprio da imprensa brasileira, pois em qualquer lugar do mundo um comentarista que pronunciasse tal estultice seria demitido na hora.

Eles não ligam nem quando estão passando vergonha. É "tudo pela causa". Tá feia, a coisa.

Nem o Olavão seria capaz disso.

Geurgetown Felix de Araujo disse...

Depois que ele termina esta "bela" filosofia que nos deixa estarrecidos, boquiabertos, tentando decifrar alguma coisa que se aproveite, ele deve ir ao espelho e pergunta: "espelho meu, existe alguém mais inteligente que eu? Eu não sou o máximo?".

Anônimo disse...

acho q ele quiz dizer

q foi um "golpe brando",

tipo a "dita branda" -

e foi ´democrático´ pq o presidente

saiu bem à vontade, de pijama, do

jeito q estava em casa...

José Carlos Lima disse...

Salvem este vídeo em seus pc,
pois não é de se estranhar que, por conta da repercussão que esta asneira terá,
o próprio Jabor ficará com vergonha da sua babaquice e dará um jeito de tirar do youtube.
Isto já aconteceu em várias outras situações destas figuras que adoram lamber as botas de FHC

Luizinho disse...

É a direitona americana, dona dos nossos meios de comunicação.Simples assim!!

Juliano Guilherme disse...

Não.tem.outra.palavra,Miguel
O.Jabor.é.um.canalha.filho.da.puta
Ou.volte.a.fazer.cinema.ou.vá.a.merda

Anônimo disse...

"'Vocês vão ter que acreditar num golpista ou em mim', diz Lula"

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/09/090924_lula_brasil_honduras_bg_np.shtml

Anônimo disse...

Miguel! esse cara comeu e bebeu leite da merenda escolar oferecida pelo KASSAB...

vinicius souza disse...

nao boa, e vcs esperavam outra coisa do jabor????
Inusitado seria se a Globo aplaudisse o Lula e a atual diplomacia brasileira.

Nao custa lembrar que o primeiro a mudar a constituicao (comprando votos no Congresso como ateh a revista Oia publicou) foi o FHC. E que dia desses o congresso colombiano (mesmo com a maioria dos deputados e senadores impedidos judicialmente de votar porque enfrentam processos por venda de votos para a primeira reeleicao de Uribe) votou a possibilidade de uma nova reeleicao pro cara!!!!

No JN de hoje, o Willian Homer explicou "direitinho", mostrando os artigos da constituicao hondurenha, que aquilo nao "foi assim um gooollpeee" (mais ou menos como o editorial do O Globo de 1964 luvando as tropas e a "constitucionalidade" da retirada de Jango do poder por ter se aliado aos "comunistas". Soh esqueceu de explicar como o presidente iria (caso a consulta popular nao obrigatora de junho permitisse), conseguir convocar uma constituinte, escrever uma nova constituicao permitindo a reeleicao aprovar essa constituicao no congresso, na justica, se candidatar, fazer campanha e finalmente (UFA!) se reeleger tudo no mesmo dia 29 de novembro, jah marcado para as eleicoes presidenciais...

Anônimo disse...

Esse jabor é patético. abr.Roberto

Unknown disse...

Claudemir Barranco
Que domocracia a globo tenta defender? a mesma que defendeu na sua fundação? O que Jabor intende ou interpleta como democracia? então a guerra do iraque é um tipo de democracia? as muitas prisões deshumanas dos EUA fazem parte da democracia. O bloqueio economico-ideologico contra cuba é democracia,,,os inumeros assassinatos na antiga ditadura e na continua ditadura oligarca é democracia para Jabor.
Retirar um presidente de sua cama em um domingo as seis da manhã, arrombando suas portas,,armados até os dentes e jogando em outro pais é democracia, para Jabor e Globo. Assassinar manifestantes passificos, violar a imunidade diplomática dos embaixadores de Cuba e Venezuela, espancando-os e soltando em terrenos longicuos é democracia para jabor e Globo. Expancar os verdadeiros jornalistas, do unico canal de comunicação que merece respeito em Honduras e em muitos paises da america latina, que o Telesur é democracia para eles.
Então Jabor e Globo consedera antidemocrático uma consulta popular para perguntar a populaçao do pais se aceitavam ou não uma quarta urna nas suas eleições,,é antidemocrático isto? Falar mau de presidentes como: Hugo Chaves Friaz,Daniel Ortega,Luiz Inácio Lula da Silva. Presidentes estes eleitos constitucionalmente, e que ham revolucionado seus países. Por que não falam que Ortega conseguiu fazer de Nicarágua território livre de Anafabetismo; que chaves esta implantando um sistema de saúde brilhante em venezuela; que Lula acabou com dívida do FMI, e mesmo com as constantes críticas, principalmente pela rede globo,desde antes do primeiro mandato consegue uma populariedade um carisma enorme. Realmente Jabor e Globo é dificil aceitar que um operário pode ser tão dificil de derrubar, possa ser tão inteligente de brilhar na ONU, de brilhar no mundo. Aceitar isto seria abrir mão de toda sua oligarquia, e da verdadeira ditadura de informações de vocês.
Viva todos os revolucionários de idéias e Paz!!!Viva a nova América Latina!!! Viva o socialismo!!!

Sandro Stahl disse...

Ontem a pergunta aos possíveis candidatos era sobre o aumento da produção agrícola para uma propiedade não ser considerada improdutiva, todos deram sua opinião, Aécio, Ciro, Dilma. E o Serra muretou, disse que não havia se "debruçado" ainda sobre a questão.
É disso que esses cães raivosos gostam, um governante omisso que deixa o PIG ditar os rumos a serem seguidos pelo governo. Cláusula pétrea que impede o povo de se expressar é brincadeira.
Ontem ví em algum lugar que o Obama suspendeu o visto do Michelleti, do juiz da suprema côrte hondurenha e mais alguns golpista. É já já que o PIG começa a bater no negão.

Miguel do Rosário disse...

Pois é, Sandro. Isso é o mais sinistro. Serra não fala. Não participa do debate político nacional, o que extremamente negativo para o país, já que ele é o principal nome da oposição. Ele podia falar que ainda não se debruçou sobre a questão, mas podia aproveitar a oportunidade e dar sua opinião sobre a reforma agrária. Dar alguma indicação.

E o Gabeira? Hoje em sua colunete na Folha, ele fala em Honduras sem tomar posição, sem emitir nenhuma opinião, para não se queimar com a extrema direita que lhe dá emprego e subsídios de campanha. E estou sabendo que ele "voltou atrás" e pediu para "tirar seu nome" da lista de deputados que queriam ir à Honduras verificar a situação in loco. Seguramente, depois que viu que a mídia passou a defender o golpe e atacar a diplomacia brasileira, Gabeira entrou na mesma onda.

Essa classe de políticos não tem mais cérebro próprio. O comando parte das redações do PIG. Vão todos perder nas urnas. E por isso é tão perigoso esse golpe em Honduras. Eles perdem nas urnas e vão querer ganhar no tapetão.

Miguel do Rosário disse...

Hoje, sexta-feira 25 de setembro de 2010, o colunista político do jornal O Globo, uma espécie de editor de política chefe do jornal, defendeu explicitamente o golpe de Estado em Honduras. Ele reproduziu artigo de um jurista de São Paulo (claro, tinha que ser paulista) que diz ter estudado o caso e concluído que "não foi golpe". Eu quero ver agora a OAB cassar a carteira desse jurista incompetente e antidemocrata. Com certeza, a Alemanha nazistma gerou muitos "juristas" que legitimaram a barbárie...

Luiz Carlos disse...

Muito bom o seu texto, Miguel. O Jabor mais uma vez demonstra que é um grande canalha hipócrita. Vendeu a alma ao diabo em troca de muito dinheiro, "prestígio", uma vida muito confortável. Aliás, há um verdadeiro exército de jornalistas, políticos, intelectuais que venderam a alma ao diabo. O egoísmo, a arrogância, a ambição desmedida, a hipocrisia, a falsidade, a brutalidade, o mau-caratismo dessa gente é assustador! O que essa gente quer é um povo alienado, analfabeto politicamente, fácil de manipular, subserviente a uma ordem, a um sistema hierarquizado onde eles - uma pequeníssima minoria - mandam e desmandam, e o restante das pessoas - a maioria esmagadora da população - obedece. Eles querem zumbis, mortos-vivos, ou uma enorme massa de servos e escravos para servi-los. Eles não querem pensadores, filósofos, seres pensantes e livres, ou humanistas que questionem a ordem estabelecida e se empenhem em modificá-la e ajustá-la a um novo conjunto de valores (como a solidariedade fraterna em substituição à competição egoística; a cultura da paz e do amor, em substituição à cultura do ódio, da violência; a educação tendo como principal finalidade a formação de um nobre caráter, em substituição a uma educação que desdenha de sua finalidade principal e prepara os indivíduos para serem basicamente meros profissionais e consumidores, com todos os vícios da atual ordem estabelecida). Mas atualmente a dominação de mentes e corações - através de poderosa e sutil doutrinação, através de contínua propaganda explícita e subliminar -que mantém funcionando um sistema tão perverso está sofrendo fortes golpes e está começando a ruir. Precisamos ficar muito atentos, pois essas forças da opressão e da reação estão desesperadas, mas ainda não foram derrotadas. Têm perdido batalhas, mas a guerra ainda não acabou. Eles ainda são os donos do dinheiro, os detentores de grandes fortunas, têm a grande mídia nas mãos deles, têm tentáculos em todas as instituições (políticas, econômicas, financeiras, científicas, religiosas, artísticas, filosóficas), e com todos os recursos de que dispõem compram inúmeras consciências.

Tio Drakul disse...

Jabor terá que sair na rua... E ele que tente implementar ou apoiar um golpe aqui no Brasil. Serei um dos primeiros à caçá-lo e executá-lo como traidor da pátria. CHEGA!

Miguel do Rosário disse...

Ah, mais essa: Merval, em seu artigo de hoje, chama Chávez de "protoditador venezuelano". Os caras, na impossibilidade de usar as palavras certas para as coisas certas, ficam nesse malabarismo linguístico: "golpe democrático", "protoditador", "presidente interino". O Globo abandonou o termo "golpista" para se referir ao governo de Honduras, e só o chama de "governo interino". Alexandre Garcia disse que tudo se resolveria com as eleições em novembro, oh oh, umas eleições cuja chancela vêm apenas do... Rotary Club, e de alguns padrecos.

Aliás, esse apoio da Igreja ao golpe em Honduras é outra coisa estarrecedora. O Vaticano não vai se pronunciar? Nesses momentos eu tenho vergonha de ser católico e fico pensando na cara de pau dos católicos em criticarem os evangélicos por se meterem em política. Os evangélicos pelo menos respeitam o jogo democrático e participam da política tentando conquistar o voto popular, não dando apoio à golpe de Estado, como fizeram em toda a história da América Latina.

Miguel do Rosário disse...

Luiz Carlos, seu comentário muito me honra. Abraço.

Essa mesma honra estendo a todos os comentaristas. Abraço a todos também.

Gui disse...

É o novo golpe! O neo-golpe, o novo sonho de consumo da nobreza tupiniquim. O "golpe democrático", pensei que ja tinha ouvido tudo com o "ditabranda" e a mídia golpista me vem com essa agora. Tampem os ouvidos, fechem os olhos e desliguem a tv!

Gui disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gui disse...

Excelente o texto, posso pegar emprestado? Te reservo os Direitos autorais. Hahaha. Grande abraço.

Miguel do Rosário disse...

Os textos do blog podem ser reproduzidos à vontade, Gui, desde que seja informada a fonte e dado o link do blog. Abraço.

Hernan disse...

"Outra pergunta: Zelaya é mesmo um democrata?
Mas ele queria mexer na constituição para se reeleger, como fez...Chavez"

Putz, ele tinha que dizer "FHC", que foi o artífice da reeleição "democrática" ainda antes de Chavez ser presidente.

Miguel do Rosário disse...

E sabe o pior de tudo, Hernan. FHC não fez plebiscito para aprovar a sua reeleição. Eles, digo a mídia conservadora que se posa de paladina da democracia, decidiu que o plebiscito, que é uma das formas mais antigas e mais tradicionais de sufrágio universal, é uma ferramenta anti-democrática. Aprovar reeleição SEM plebiscito pode. O que não pode é consultar o povo...

Anônimo disse...

"Golpe democrático". George Orwell não faria melhor. A "Grande Irmã" Globo e seus macaquinhos amestrados estão afundando nas próprias fezes.

Anônimo disse...

Jabor, perdeu o tino. "Golpe "democrático", o que é isso? Vá fazer cinema, rapaz! É provável que em breve o PIG reconheça que não houve ditadura no Brasil, mas um golpe democrático. A Folha já deu o primeiro passo quando rotulou o regime militar de "ditadura branda". E o partido que deu suporte político e moral ao golpe militar se transformou em "Democrata".
Parem o mundo que eu quero descer.
Ailton Medeiros - Natal RN

Anônimo disse...

Quando um deputado sugeriu um terceiro mandato para Lula, a Veja tratou o assunto como golpe. Ah é? E Uribe? A revista nunca mais tocou no assunto, nem seu blogueiro feioso. Terceiro mandato via eleição é golpe, mas um presidente ser destituído não é.
Chega de tanta canalhice!
Ailton Medeiros - Natal RN

nana lopes disse...

Maravilha de texto.Parabéns!!

PRADO JR disse...

Concordo em partes.
Mas ouvindo novamente o que disse o Jabor, entendi que ele quis dizer que está surgindo na América Latina um novo tipo de golpe. O "Golpe Democrático", está entre áspas e ele faz o gesto também.
Concordo quando ele diz que Chaves é o mais novo "ditador democrata", quando ele fez de tudo para aprovar reeleições eternas, "até que a morte os separem", além de calar a oposição e fechar emissoras de rádio e tv.
Faltou mesmo citar o FHC que comprou o Congresso, não só para aprovar a reeleição como também o Real.
Mas, é muito estranho o Chaves estar se metendo nessa situação, com tamanho empenho.

Antonio Lyra Filho disse...

JABOR É UM FILHO DA PUTA.

Alexandre Guimarães disse...

O babaca do Jabor fala com ares de intelectualoide de plantão, usando palavras bem colocadas, com timbre de revoltado popular. Isto faz com que o povo em geral sinta-se "vingado", pois tem gente falando e incomodando. Assim, esse babaca contribui para que tudo fique do jeito que está, sem afetar quem paga seu gordo salário. Babaca, se acha livre, mas é apenas um escravo com regalias de eunuco.

Anônimo disse...

Miguel, Jabor faz um jogo de palavras para dizer inicialmente que o golpe é errado, mas ali na frente, cria a expressão "golpe democrático", ao "lembrar" que as instituições apoiaram (lembrando que as pessas dentro dessas instituições não enchem nem uma igreja). Depois, ele compara o "golpe democrático" com o governo Chaves (esquecendo de outros "golpes democráticos" temos visto por aí, e que o PIG nem menciona). O jogo de palavras é esperto, mas não encobre a simpatia que Jabor parece ter com esse "golpe democrático" (já que as instituições apoiaram). E o jogo de palavra é mais esperto ainda por que o povão que o escuta vai achar que o golpe foi bom mesmo. Mas golpe é golpe e nenhum país do mundo, mesmo os mais direitistas, apoiram e reconheceram os golpistas. Ísis

Anônimo disse...

"Chávez passsou anos no poder e nunca fechou uma rádio, um canal de TV, embora todos o insultassem diariamente."

Então a seguinte notícia é falsa?

"O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou nesta terça-feira que as recentes medidas de seu governo, que fechou dezenas de rádios e promove uma lei contra "crimes midiáticos", visam a "democratizar" os meios de comunicação e garantir a "verdadeira liberdade de expressão".
( http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3907230-EI8140,00.html)

Blogueiro desinformado......

Miguel do Rosário disse...

Essa medida do Chávez, anônimo, foi aprovada no Congresso Nacional, depois de ter sido amplamente discutida na sociedade. Por isso só foi tomada recentemente. Por isso falei que Chávez "passou anos". Agora, depois de ter sofrido um golpe, e ter construído uma maioria absoluta parlamentar (de forma democrática), está realizando o desejo soberano do povo de criar regras para os meios de comunicação, como existe em qualquer país do chamado primeiro mundo. Na Inglaterra e EUA, caso você não saiba, são fechadas, anualmente, centenas de rádios. A Inglaterra também já cancelou diversos canais de TV.

O caso de Honduras é totalmente diferente. Ele está sabotando rádios, canais e jornais, desligando energia, ou mandando o exército paralisar as atividades, etc. Tudo isso em questão de dias.

No dia do golpe, os canais que apoiavam o governo passavam desenhos (como aliás fizeram os canais da Venezuela, no dia que houve um golpe lá também).

A comunicação de massa deve ser regulada porque as questões de saúde pública, educação, e eleitorais, ou seja, os ponto-chaves da sociedade democrática, passam por ela. Deve haver um regulamento mais rígido, para que possa haver liberdade de fato e não prepotência de algumas famílias e as oligarquias que giram em volta delas.

A história do golpismo latino-americano passa pelo conluio midiático, e isso tem que mudar.

Desinformado é você.

rodrigo disse...

Meu Deus... quanta desinformação. Para os incautos: a Constituição hondurenha trata da impossibilidade de reeleição como cláusula pétrea. Zelaya, a despeito das regras vigentes, planeja um pleibisicito para se mudar esta cláusula (cláusula pétrea, diga-se novamente) a Suprema Corte veda a iniciativa, Zelaya insiste, a Suprema Corte destituiu o presidente e dá ordem de prisão ao néo bolivariano e ex direitista Zelaya, seguindo as normas legais daquele país. O Brasil abriga Zelaya na embaixada e, pasmem, passa o controle da representação diplomática ao séquito armado que acompanha o fanfarrão... Portanto não me venham com essa conversa...

Miguel do Rosário disse...

Rodrigo, você está errado. Leia meu último post. Não vou me repetir aqui.

rodrigo disse...

Miguel, em Honduras as regras constitucionais são diversas das do Brasil, então, com todo respeito, errado está você. Dizer que os pleibiscitos são o instrumento ideal para se definir os passos de uma sociedade é um caminho perigoso e muitas vezes sem volta. Pense bem: em 64 caso se fizesse um pleibiscito sobre se o país deveria ser governado por uma junta militar, de modo a coibir a sanha dos comunistas "comedores de criancinha" certamente teríamos uma ditadura mais que legitimada pelo voto. Seria absurdo, não acha? Hoje assistimos fato semelhante com nosso vizinho. O milico Hugo Chavez!!!!!!

rodrigo disse...

Complemento: caso se fissesse um pleibiscito em 64 no Brasil, como disse acima, o governo militar poderia ser classificado como o que? democrata? ou seria uma ditadira democrática....kkk.... Fala sério

Ruivo disse...

Por que será que esse abutre global não mencionou o caso da Colômbia, onde o presidente Uribe deverá concorrer a um terceiro mandato?

Fernando Romano disse...

Rodrigo, esse plebiscito foi realizado em 1960 e chamou-se Eleições para Presidente da República. Ganhou Jânio, vice João Goulart (naquela época se votava para presidente e para vice em separado, cláusula pétrea da Constituição). Com a renúncia de Jânio, em 61, havia outra cláusula pétrea na nossa Constituição que dizia que o vice deveria assumir o governo. Mesmo assim, milicos tentaram impedir a posse de Jango, e por causa disso a Constituição foi mudada para parlamentarismo (para dividir o poder de Goulart com um 1º ministro), e mudada de novo em 63, para presidencialismo novamente. Em 64, não houve "Se" nem "Caso". Agora sobre Honduras, releia o texto. Depois me aponte a prova onde o Zelaya queria ser reeleito eternamente. Isso o Miguel deixou bem claro nos pontos 1, 2, 3, 4 e 5 do post mais recente ("É fácil, Honduras, deixá-la à mercê dos pássaros").
Depois, aproveita e avisa a ONU, porque o mundo inteiro deve estar desinformado - já que nenhum país reconheceu essa ditadura que até já baixou uma democrática censura aos meios de comunicação de oposição. E se quiser, avisa o FHC também, pois precisamos deportá-lo para a Cochinchina de pijamas por mudar uma ou duas cláusulas pétreas.

Miguel do Rosário disse...

Teve plebiscito no Brasil, na década de 90, se não me engano, perguntando se o Brasil queria monarquia ou república.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Plebiscito_de_1993

Rodrigo, leia meu último post. Não vou repetir informações.

rodrigo disse...

Sim, houve um pleibiscito no Brasil, comforme previsão constitucional. A diferença é que no caso de Honduras é proibido pela Constiuição daquele país (claúsula pétrea) a tese da reeleição. Zelaya rasgou a carta magna, desrespeitou decisões da Suprema Corte e do Congresso Nacional. Segundo as lei daquele país, nestes casos o presidente é deposto e preso por crime de traição! Honduras errou ao deportá-lo. Mas acertou em destituí-lo. Devia tê-lo posto atrás das grades. Enquanto se puder mudar as regras do jogo durante a partida, não alcançaremos a democracia... vejo assim que seu pensamento se alia ao dos que acreditam em regimes ditatoriais, desde que eles estejam em conformidade com seu pensamento... certamente você apóia as ações de Hugo Chavez... aposto!

Miguel do Rosário disse...

Rodrigo, o plebiscito não falava em reeleição, e sim na possibilidade de uma assembléia constituinte. A destituição de Zelaya foi ilegal e golpista, tanto que TODOS OS GOVERNOS DO MUNDO, SEM EXCEÇÃO DE UM SÓ, CONDENARAM O GOLPE. Só quem o apóia é a extrema-direita e seus lacaios na mídia e na intelectualidade. Uma minoria barulhenta e proto-fascista.

Se o povo hondurenho aceitasse a montagem de uma assembléia constituinte, de qualquer forma, não haveria reeleição para Zelaya, conforme a blogosfera tem informado exaustivamente. Se, num dia no futuro, se aprovasse a reeleição, na seria para Zelaya. O plebiscito, portanto, não incluía nada sobre reeleição. Não se pode destituir um chefe de Estado, representante do povo, em cima de acusações sobre a "intenção" dele. É como se a mídia brasileira apoiasse a destituição de Lula, e o conseguisse, de fato, através de apoio da oposição parlamentar, em cima de acusações de uma suposta intenção dele em tentar o terceiro mandato.

Aqui no Brasil, Fernando Henrique Cardoso, sem fazer plebiscito, sem consultar o povo, mudou as regras eleitorais para si mesmo, em pleno exercício do mandato. Ninguém jamais sequer cogitiu em destituí-lo.

Existem outras cláusulas pétreas na Constituição Hondurenha. Um texto constitucional deve ser visto na íntegra, e não retalhado em pedacinhos, para se poder justificar qualquer barbaridade. Uma cláusula muito mais importante é que proíbe golpe de Estado.


Leia esse artigo de Santayana, com atenção.


http://contrapontopig.blogspot.com/2009/09/contraponto-330-mauro-santayana-e-os.html

Anônimo disse...

Vou divulgar muito para desmascarar esses malandros da rede bobo, responsáveis pela alienação do povo brasileiro.
Vamos divulgar.

Anônimo disse...

Esse Jabor é ridículo!!! Mas se eu morasse ai no Rio e desse de cara com ele, diria poucas e boas para esse bobo da corte.

Anônimo disse...

O Zelaya por plesbicito queria consultar o povo sobre a criação de uma Assembleia Nacional Constituinte. Assembleia constituinte é o poder constituinte originario. E estabelece uma nova ordem.O poder constituinte originário (também denominado genuíno, primário ou de primeiro grau) é o poder de elaborar uma Constituição. Não encontra limites no direito positivo anterior, não deve obediência a nenhuma regra jurídica preexistente. Características do poder constituinte originário: inicial, permanente, absoluto, soberano, ilimitado, incondicionado e inalienável.

Anônimo disse...

O novo Lacerda...

Postar um comentário