28 de dezembro de 2009

Na espontânea, Dilma vence entre os mais escolarizados



(Prezados, depois de alguns dias de descanso, volto à ativa, com textos diários no blog. Acima, foto de uma rua aqui das redondezas, Lapa, Rio de Janeiro).

Algumas pesquisas atrás, eu havia observado que a (pré)candidata Dilma Rousseff apresentava algumas diferenças em relação ao desempenho de Lula. A principal era uma participação mais relevante entre o eleitorado de maior poder aquisitivo e com mais escolaridade. Não me surpreendeu notar essa característica, pois sempre notei em Dilma um acento culto que Lula nunca possuiu, e com isso seria muito mais palatável à classe média e alta do que o ex-metalúrgico de língua presa e sintaxe popular.

A característica volta a se manifestar na última pesquisa disponível, do Datafolha, na tabela com as respostas espontâneas, onde os entrevistados dizem o primeiro nome que lhes vem à cabeça quando perguntados sobre em quem irão votar para presidente da república em 2010.

Ainda acho que essas pesquisas são muito interessantes e instrutivas, apesar da enorme suspeição que paira em torno delas, porque possibilitam um mínimo de análise científica sobre o perfil eleitoral do país. Curiosamente, elas são pouco exploradas pela imprensa, inclusive pelo jornal responsável por sua publicação, como é o caso do Datafolha e Folha. Publicam-se apenas os resultados óbvios, omitindo-se os detalhes, que permitem uma visão mais abrangente e esclarecedora.

O que falta à imprensa corporativa, no entanto, abunda na blogosfera, que não deixou escapar o fato de que, na espontânea, Serra e Dilma empataram em 8%. No entanto, poucos viram um outro número ainda mais surpreendente. Entre os entrevistados com nível superior, Dilma assume uma liderança isolada, com 14% das intenções de voto, contra 11% de Serra e 9% de Lula. Creio que não é absurdo pensar que a maioria das pessoas que espontaneamente (e desinformadamente) afirmam votar Lula em 2010 tendem a votar em Dilma. Com isso, Dilma surge, neste quadro, com enorme vantagem entre a população bacharelada.

Claro que esse é um trunfo da candidata, em vários sentidos. Uma das cartas mais valiosas que Serra tem sob a manga é o apoio de que dispõe na grande imprensa. Os donos da comunicação de massa no Brasil querem a volta do PSDB e um dos argumentos mais usados para justificar sua preferência é que a popularidade do governo petista lastreia-se sobretudo em suas políticas voltadas para os mais pobres, os quais, por não disporem de informação de "qualidade" não teriam condições intelectuais de avaliar a competência dos administradores públicos. A pesquisa do Datafolha mostra que isso é uma falácia. Tanto a espontânea, que mostra Dilma isolada na liderança entre os entrevistados com diploma universitário, quanto os números que mostram Lula com 67% de ótimo/bom (mais 26% de regular e apenas 7% de ruim/péssimo) entre o mesmo grupo, revelam a dimensão desta mentira.

Confiram o gráfico abaixo:




5 comentarios

Anônimo disse...

Eh, a velha mídia que não é boba coisíssima nenhuma, está correndo para o Kindle, vejam aqui outro jornal, além do Globo, que pode ser lido no aparelinho de e-books , é o Zero Hora, do Grupo RBS, repetidor da Globo no RS:

http://www.amazon.com/Zero-Hora/dp/B002TX7FUY/ref=pd_sim_kinc_3?ie=UTF8&m=AGFP5ZROMRZFO

Anônimo disse...

Miguel, que eu me lembre você foi o primeiro a notar o campo para crescimento de Dilma entre os pobres e sua teoria está se confirmando. abs, Eduardo Guimarães

Miguel do Rosário disse...

Oi Eduardo, foi bom você fazer essa observação, porque faltou isso no artigo (estou tentando ser um pouco menos prolixo a partir de agora). As pesquisas sinalizam uma candidata muito forte eleitoralmente, porque, entre os grupos que a conhecem (como é o caso dos que possuem curso superior), ela já figura em primeiro lugar. Entre os mais pobres, que representam a enorme maioria da população brasileira, Dilma ainda é uma ilustre desconhecida e, logo, tem um imenso potencial de crescimento, visto que é a candidata de Lula e Lula tem uma popularidade monstruosa junto às classes menos favorecidas.

Anônimo disse...

Sim, lembrei-me de você assim que encontrei este dado no Datafolha. Abs, Eduardo Guimarães

jose carlos lima - clique aqui para ir ao meu blog disse...

O melhor lugar do RJ é esta parte velha da cidade,,,hummm

Postar um comentário