27 de fevereiro de 2010

Organizar a blogosfera? (Brain Storm 1)

Tem uma pilha de assuntos aqui do meu lado, gritando para serem transpostos logo para a rede. É um berreiro danado, todos querendo passar à frente uns dos outros. Eu digo a eles: calma! Eles continuam gritando. Como castigo, deixo-os todos esperando e passo para um outro tema, que nem estava na pilha. Para irritá-los ainda mais, escreverei calmamente, sem pressa, porque se trata de um tópico deveras importante.

Trata-se de um post do Eduardo Guimarães, intitulado Seminário da mídia alternativa, onde o blogueiro reproduz uma carta recebida do proprietário do site Carta Maior, Joaquim Ernesto Palhares. Guimarães já havia escrito, em várias ocasiões, sobre reuniões entre representantes da imprensa "alternativa", visando criar uma entidade de classe que represente o setor, e sirva de suporte político nas disputas ideológicas contra a imprensa hegemônica, que por sua vez conta com poderosas organizações políticas próprias.

Cito um trecho da mensagem de Palhares, que, segundo ele, dirige-se a todos os interessados.

Agora é hora de buscar a articulação necessária para também podermos fazer o enfrentamento político que o momento exige. Queremos que essa entidade possa cumprir um papel fundamental, porque fará a disputa ideológica com ABERT, ABRAS, ANJ, TELEBRASIL, etc., todas elas representantes da grande imprensa hegemônica.

A carta de Palhares, porém, não me empolgou. A reunião, que se realiza hoje no Hotel Maksoud Plaza, das 8 às 18 horas, terá os seguintes participantes:

Coordenador: Flavio Aguiar – USP
Facilitadora: Angela Serino - Socióloga/USP
Debatedores: Bernardo Kucinski - ECA/USP
Venicio Lima – UNB
Denis Oliveira/ECA/USP
Laurindo Leal Filho - ECA/USP

Não foi a lista dos participantes que me desanimou. São nomes ilustres da comunicação social no país e muito me honraria participar de um debate com eles. O que me desanimou foi esse trecho da carta:

A organização do evento convidará para o Seminário representantes de entidades como a CUT, o MST e o INTERVOZES, além de outros da sociedade civil organizada.

Agora tenho que explicar, né? E aí está a razão pela qual não me entusiasmei pela reunião. Em vez de falar sobre a associação, tenho que explicar minha opinião sobre o MST... Entendo a importância histórica do movimento dos sem terra, mas não consigo entender o que ele tem a ver com uma reunião para discutir a formação de uma nova entidade de comunicação social no Brasil. Quer dizer, entendo sim. Mas não concordo. Se chamar o MST, e a CUT, então que se chame a UNE, o sindicato dos catadores de lixo, os sem teto. Todo mundo tem a ver com social, todo mundo precisa de comunicação. Não se esqueçam das torcidas organizadas de futebol. Mas aí não teremos mais um encontro focado na criação de uma entidade de comunicação "alternativa", e sim um pagode esquerdista mal ajambrado!

O MST tem dinheiro. Mas é dinheiro para atender as suas demandas, que são muitas. E o dinheiro do MST é para fazer uma imprensa do jeito que o MST quer; e, com perdão da palavra, a entidade não entende patavinas de imprensa. Lembro das "reuniões" para criar o Brasil de Fato. Centenas de reuniões... Participei de uma, em Niterói. Queriam reinventar a roda. Uma imprensa com milhares de voluntários espalhados pelo Brasil... Queriam escravos trabalhando, isso sim.

Claro que não deu certo. Acabou que contrataram uma equipe profissional e só aí o negócio andou.

E a escolha do nome do jornal? Outra novela. Milhares de votações. Acabou que escolheram o nome mais horrível da história da imprensa brasileira: Brasil de Fato. O mais óbvio, mais insosso, mais arrogante, mais conservador. Brasil de Fato? Ora, só Brasil? E a América Latina? E o mundo? De fato? E a fantasia? E a arte?

Logo nas primeiras edições, que eram bancadas com verba do MST (e acho que da CUT também), o jornal inicia uma campanha de boicote aos produtos americanos. Maravilha. Estratégia genial de publicidade! Isso é que é buscar a sustentabilidade! O fato de noventa por cento das agências de publicidade mais atuantes no Brasil terem capital norte-americano era só um detalhe, não? Tudo bem, havia a guerra no Iraque. Mas por acaso os EUA bombardeavam o oriente médio com bombas de coca-cola e mísseis de Big Mac?

Aí novamente eu vejo que as discussões em torno da criação de organizações de comunicação independentes continuam amarradas aos mesmos conceitos politicamente ineptos, ao mesmo esquerdismo infantil, esquerdismo - com todo respeito - de professor universitário... Com o salário garantido, é fácil...

Eu observo, sobretudo, uma arrogância desmesurada no ar. Uma atmosfera ideológica ridiculamente competitiva. Todo mundo querendo ser mais esquerda do que o outro. Todo mundo se olhando de soslaio, desconfiados, com aquele eterno ar blasé.

Desculpem se pinto uma imagem caricata. Afinal, o que você quer, sr.Óleo do Diabo?

Não sei, admito. Não sou sério o suficiente para frequentar essas reuniões. Eu sou apenas um blogueiro obsessivo e irreverente (ou que tenta ser), como quase todos os blogueiros. Não tenho tempo nem dinheiro para frequentar seminários Brasil a fora, discutindo interminavelmente o futuro da blogosfera ou da imprensa "contra-hegemônica".

Sou novo, 34 anos, mas já experiente o bastante para desenvolver um ceticismo salutar em relação a essas reuniões...

Eles ainda estão discutindo o nome da entidade a ser criada. Outro trecho da carta do Palhares:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS E EMPREENDEDORES DE COMUNICAÇÃO.

Ou o nome deve, desde logo, anunciar quais os princípios da entidade que estarão dispostos na Carta de Princípios e no Estatuto?

Um outro grupo defende uma entidade que, desde o nome, deixe claro seus objetivos políticos e econômicos, nesta ordem.

Por exemplo:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA.


Ótimo. Eu, particularmente, gostei do termo "Empreendedores individuais da comunicação alternativa". É lindo isso. Dá vontade de chorar. Claro, talvez fosse mais sucinto dizer: blogueiros, mas Empreendores individuais da comunicação alternativa é muito mais... nobre. Não é?

Então, fala logo, Sr.Óleo, o que você propõe?

Na verdade, eu tenho milhares de idéias, há tempos. Eu sempre tive medo, porém, de que elas sejam como as cigarras: vivem muito tempo embaixo da terra; quando ganham asas, contudo, e podem cantar ao ar livre, não duram mais que alguns dias. Tenho medo porque sei que é assim. As idéias sempre duram mais enquanto permanecem enterradas no subsolo das utopias. Quando a coisa começa a acontecer, surgem os vícios, as disputas, as invejas.

Os barões da mídia conseguem se organizar porque são poucos e são ricos. É sempre mais fácil nessas condições.

Por outro lado, há um fator econômico fundamental aqui, e creio que é atrás dele que todos estão atrás: a publicidade estatal. Até hoje, os velhos grupos midiáticos abocanham a maior parte dela.

É legal isso. Mas suspeito que, assim que essa verba aparecer, surgirão trinta milhões de blogueiros no Brasil. Haverá gente que escreverá até duzentos posts por dia para provar que é um blogueiro no mínimo esforçado e que, portanto, merece tanto como qualquer outro receber a verba.

Tornei-me cético, portanto, em relação a muitas coisas.

Em relação ao Estado, que não creio capaz de julgar o mérito de blogs.

Em relação à publicidade das empresas, dominada por quase insuperáveis preconceitos ideológicos.

Para que anunciar em blogs?

Não há razão. A visibilidade é pouca, e blogueiros são imprevisíveis. Se der na telha, eu tasco a falar palavrão no meu sítio, e aí, o que será do anúncio da Pousada das Famílias que eu vinha publicando na coluna da direita?

Vai pro espaço. E eu arrisco a ganhar um processo judicial.

O pior, todavia, não é nada disso.

O pior é a liberdade, essa menina travessa e arredia e, sejamos francos, imoral. A liberdade é imoral. Indecente mesmo. Não convive bem com o mundo dos negócios e da alta política.

Há outro problema, ainda mais grave: as ideologias. Ah, meu Deus, aí estamos perdidos. As entidades terão uma linha ideológica? Tem que ser de esquerda, certo? Tem de ser? Mas quem definirá o que é esquerdismo? Para a turma do PSOL, o PT é direita. Para o PSTU, o Lula é o mais direitão dos presidentes da história do Brasil.

Na verdade, a turma que vem se organizando para montar essas entidades de "comunicação alternativa" só consegue se unir ideologicamente em função do surgimento de grande inimigo em comum: a "mídia golpista". Parece que estou sendo sarcástico, mas falo sério. Não fosse esse adversário, estariam todos se engalfinhando na luta pelo cálice socialista sagrado... Um cálice de cristal austríaco, provavelmente, onde podemos beber, no singelo Hotel Maksud, uma cerveja de vinte reais a garrafa. E o pior nem é isso. O pior é nem beber nada, nem água, com medo do olhar acusativo do representante do MST sentado atrás.

*

De vez em quando alguém vem falar comigo sobre a necessidade de juntar as forças da blogosfera. Montar um site, um portal, que centralize os blogs.

Isso já foi feito. Mas perdeu a graça. Os leitores preferem entrar num blog específico, do qual eles gostam, e não num site caótico, babilônico, com neguinho atirando para todo lado.

Pensando nisso, nunca achei uma boa idéia esse tipo de iniciativa.

A saída, então, é deixar rolar? Laissez faire?

Muito bem, então façamos isso. Sejamos um bando de blogueiros miseráveis, inseguros, utópicos. Alguns de nós se cruzarão durante as Conferências de Comunicação organizadas bianualmente pelo governo, ou em manifestações de rua lideradas pelo blog Cidadania.

Não. A organização é sempre útil. O coletivo, quando chega na hora certa, fortalece o indivíduo.

Pensando nisso, eu tive uma idéia. É uma idéia bem antiga, mas que agora, eu, devido às circunstâncias, acho que está madura.

Minha idéia é criar o Sindicato dos Blogueiros Independentes, o SindBlog. Inclusive já até pensei em alguns tópicos para o Estatuto:

1) A entidade será apartidária e aceitará de bom grado membros de todos os espectros ideológicos. Com exceção, é claro, de nazistas declarados, participantes de seitas satânicas, fanáticos religiosos, etc. (É melhor assim do que enfrentar dores de cabeça mais tarde. Pessoas que tem afinidade politica ou ideológica hoje, podem não ter amanhã. De qualquer forma, embates políticos sempre haverão. É inevitável. Por isso mesmo é preciso criar uma atmosfera de tolerância e respeito quanto às escolhas partidárias e ideológicas de cada um).

2) A inscrição será gratuita e a entidade não movimentará recursos financeiros próprios. Pelo menos não num primeiro momento, para evitar desconfianças & problemas & cobiça.

3) O capital da entidade será puramente político. Os membros incluirão em seus respectivos blogs, o logo do sindicato, e reservarão um espaço para publicação do RSS do blog do sindicato. Essas serão as únicas condições obrigatórias.

4) A partir daí, as adesões às políticas serão voluntárias. Por exemplo, o sindicato sugere a publicação de tais ou quais matérias, e os membros decidem, cada um, se seguem as orientações.

5) A presidência do Sindicato será rotativa, de uma semana por exemplo. Para publicar alguma orientação no blog da entidade, todavia, deverá apresentar o apoio de ao menos 1/4 dos membros.

6) As reuniões serão sempre feitas via emails de grupo. É o modo mais fácil, mais confortável e mais barato.

7) Os objetivos do sindicato são:

  • Oficializar a profissão de blogueiro junto ao Ministério do Trabalho.
  • Ajudar cada blogueiro a encontrar a sua sustentabilidade própria.
  • Criar uma rede de proteção jurídica para os membros.
  • Criar um fórum de discussão dos problemas próprios à blogosfera.
  • Ser uma ferramenta de diálogo dos blogueiros entre si e dos blogueiros com outros setores da sociedade.

8) Por não possuir capital, o sindicato será, de inicio, informal, baseado apenas na boa-fé dos participantes. Num futuro momento, estudar-se-á a viabilidade de se formalizar a criação de uma figura jurídica do sindicato. Quem sabe, aí sim, não podemos receber apoio de alguma central sindical. Aí sim a CUT ou outra central pode entrar para nos ajudar a existir formalmente. Não vejo sentido em  envolver a CUT antes de nós mesmos nos organizarmos.

*

Os outros temas, que berravam ao lado, perderam a voz, exaustos, e agora dormem. Eu também vou dormir. Pensem com carinho na minha idéia. Lembrem-se que o partido comunista do Brasil foi fundado com apenas 22 pessoas. Nem precisamos de tantos. O importante é criarmos uma entidade sem necessidade de centenas de reuniões em diferentes cidades do Brasil, onde somente participam pessoas que ganham passagens e ajuda de custo dos organizadores do evento, ou das universidades onde trabalham, ou do governo, ou de empresas.

Quem quiser discutir o assunto, pode comentar aí abaixo, ou mandar um email para: migueldorosario@gmail.com.

17 comentarios

Elaine Berti disse...

...Concordo demais com suas palavras...Ah!! Se meu blog falasse...Um grande abraço!!!!

jose carlos lima - blog disse...

Caríssimo Miguel,
acabei de fazer a transferência do valor correspondente a assinatura da sua newsletter.

Eu não havia feito isso antes porque ainda não havia criado um email específico para o recebimento de mensagens tipo assinaturas diárias, grupos de discussão, etc.

O email que criei para o recebimento das suas mensagens: grupojosecarloslima@gmail.com

Uma dica: tem como desburocratizar o pagamento?
É que fui a um caixa eletrônico cuja impressora estava com problema,,tive que rodar a cidade à procura de um caixa que imprimisse o comprovante de depósito para ser escaneado e enviado.

Te informar que o depósito foi feito, informando-lhe da conta que fez a transferência ou outro dado qualquer, não seria suficiente?

Abs

Vera Pereira disse...

Em princípio concordo com tudo que você escreveu sobre o Sindblog. Mas não sou blogueira, e não devo palpitar. Até já pensei em fazer um blog, mas não tenho disciplina nem estrutura emocional para aturar os trolls que invadem todos os blogs que conheço. De "esquerda" e de "direita". Se um dia desses mudar de ideia, gostaria de ter o apoio sim de um Sindblog para os efeitos que você anunciou. Desburocratizado, ágil e eficaz. Tb. já estou cheia de reuniões intermináveis, de aturar patrulhamento interno, essas coisas. Quanto à sua frase: "Mas quem definirá o que é esquerdismo? Para a turma do PSOL, o PT é direita. Para o PSTU, o Lula é o mais direitão dos presidentes da história do Brasil" -- este é um ponto fundamental, e não é de hoje. Lá pelos anos 70/80, havia o pessoal do "Partidão" - esquerda "sensata" - e o pessoal da "esquerdinha", da luta armada, os "aventureiros". A vida mostrou que a ultra-esquerda estava errada, e o Partidão também. Só lembraria que hoje, para o PSTU, o PSOL é direita (hahaha).

Anônimo disse...

Vera, gostei

Thiago

PS:

Vc sabe como eu fiz isso para acabar com trolls e spam? As redes sociais, orkut, facebook, as pessoas comentam lá e envio para meu blog, até um bom dia vai de algém vai entrando entre uma postagem e outra, e isto para mim vale como comentários,

Como é possível postar no blog a partir do email, pelo menos o blogspot permite isso, assim fiquei livre de trolss.

Dani Tristão disse...

Miguel, penso que sem o MST e a CUT isso vai virar um movimento de elite intelectual e não vai dar em nada. O MST e a CUT tem tudo a ver com isso então, porque excluí-los? Outra coisa, de onde vc tirou isso: "o MST tem dinheiro". Acha que o MST foi chamado porque tem dinheiro? A CUT tem mais dinheiro que o MST e costuma financiar mídias alternativas. Sinceramente não entendi.

Jorge Santos disse...

Olá Miguel,

Possuo um blog cujo tem central não é política, graças aos céus, pois não há como abrir mão de blogs como o Óleo do Diabo (que é excelente, embora o título possa assustar os cristãos mais sensíveis), o Luís Nassif, o Azenha, etc. Estamos bem servidos de blogs que falam sobre política. Meu modesto blog possui cerca de mil visitas por mês e é voltado para tecnologias geográficas. Blogs não políticos poderiam participar dessa iniciativa proposta?

Um abraço,

Jorge Santos

Miguel do Rosário disse...

Claro que pode!

Sergio Telles disse...

Como falei no Twitter, a idéia do SindBlog é importante e muito bem pensada, e também seria interessante existir uma cooperativa dos blogueiros, para dar suporte técnico, talvez concentrar e baratear a hospedagem e ajudar na propagação e circulação das mensagens dos blogueiros de diferentes formas, extraindo dos enormes e qualificados textos que poucos possuem paciência para ler em gráficos, vídeos, uma TV por streaming, apresentações em Power Point, enfim, muitas outras formas de se propagar o conteúdo. Juntando muitos numa cooperativa, seria possível e viável sustentar uma equipe de edição, que também melhorariam o lay-out detonado dos nossos melhores blogs. Adorei o tópico, muito bem pensado!

Miguel do Rosário disse...

Dani, valeu por expressar suas dúvidas. Deixa eu explicar.

Movimento de elite intelectual? Uau! Quem dera!

Não estamos fundando partido político de massas e sim uma modesta entidade sindical - quase que experimental - voltada para os interesses dos blogueiros dispostos a isso.

O MST não tem nada a ver com isso. Quando o MST faz reunião interna, eles chamam os blogueiros? Não, né? Nem teria sentido chamar, né? A troco de quê os chamaríamos? E porque não chamar então o Sindicato dos Trabalhadores Rurais na Agricultura? Ou a Associação de Produtores de Café Orgânico? Vamos botar um pouco de ordem na casa, né? Até onde eu sei, o MST tem mais o que fazer do que se envolver em reuniaozinha virtual de blogueiro.

Não disse que o MST foi chamado porque tem dinheiro, mas lembro que o MST bancou o Brasil de Fato, ou pelo menos foi isso que foi dito à época. Um projeto caro. O que o pessoal da Carta Maior quer fazer é ótimo, mas é lá com eles. Eles não são blogueiros. São empresários com tendência de esquerda e querem apenas o MST presente para mostrar que são de esquerda mesmo. Querem um naco da publicidade oficial. Ótimo. Estão certos.

É importante lá para eles o que estão fazendo, mas não tem relação com nosso perfil. Isso não interessa à proposta que trago aqui.

A CUT financia sim projetos de mídia alternativa, eu sei. Mas naturalmente impõe suas linhas de pensamento. Posteriormente, quando estivermos organizados, poderemos aceitar ajuda da CUT, se for do nosso interesse. Num primeiro momento, porém, não é. É melhor para a CUT e é melhor para a gente. Digo isso com todo pragmatismo, porque não vejo como a CUT poderia nos ajudar nessa primeira etapa. Como eles ajudariam? Dando dinheiro? Duvido. Para eles darem dinheiro, teríamos que consumir meses de debates explicando o porque disso, etc, e aí o dinheiro que eles dariam já teria sido todo consumido.

Enfim, minha proposta é bem humilde, modesta, algo bem simples, para representar um grupo de blogueiros. Pode crescer. Podem surgir várias do gênero. Podem depois todas se reunir numa entidade maior, sei lá. O importante é nos movimentarmos um pouco, começarmos a nos organizar, para podermos realizar alguns movimentos que não é possível fazermos sozinhos. Entendeu agora?

Valdir disse...

Acho bom definir o que é blog. Parece idiota, mas não é. Trabalho de profissionais (bem) pagos por grandes portais não tem nada a ver com blog, independentemente do conteúdo.

Nassif, Noblat, Kotscho, o Esgoto, etc...são profissionais de mídia, nada a ver com blog. PHA e Azenha têm sites hospedados em seus provedores. É um investimento que fazem na carreira deles. Parabéns para eles, mas não são blogs em nenhum sentido imaginável.

Blog é um Web log, um diário digital hospedado em sites específicos de forma gratuita.

Dani Tristão disse...

“Movimento de elite intelectual? Uau! Quem dera”!
Porque a desdenha Miguel?
Quem considera elite intelectual atualmente? Diogo Mainardi, Reinaldo Azevedo, Augusto Nunes, Eliana Cantanhede, Willian Wack, Merval pereira? Ora, são os blogueiros mesmo. O problema é só se o blogueiro se sentir mais importante que a causa que defende né não? Nunca neste país (plagiando) tivemos tão nítida a esquerda e a direita. E estamos contando com o apoio dos intelectuais de esquerda, ou seja, os blogueiros.

“Não estamos fundando partido político de massas e sim uma modesta entidade sindical - quase que experimental - voltada para os interesses dos blogueiros dispostos a isso”. Peraí Miguel, voltada para os interesses dos blogueiros??? O que eu e o povo brasileiro temos a ver com os interesses dos blogueiros? Pensei que fossem voltados aos interesses do povo brasileiro como MST e CUT.


“Quando o MST faz reunião interna, eles chamam os blogueiros? Não, né? Nem teria sentido chamar, né? A troco de quê os chamaríamos”?
Se quiser ir a qualquer reunião do MST é só falar, é aberta para todos. Lá eles não excluem ninguém. Será muito bem vindo, tenho certeza disso.

“Até onde eu sei, o MST tem mais o que fazer do que se envolver em reuniaozinha virtual de blogueiro”.
Miguel, acho que está havendo uma confusão aí. Não são os blogueiros que são importantes para o MST. É o MST que é fundamental para os blogueiros e deveriam agradecer sua presença e não repudiar como vc faz. Concordo com vc que eles tem mais o que fazer, mas são vcs que não tem o que fazer sem eles.


“O que o pessoal da Carta Maior quer fazer é ótimo, mas é lá com eles. Eles não são blogueiros. São empresários com tendência de esquerda e querem apenas o MST presente para mostrar que são de esquerda mesmo. Querem um naco da publicidade oficial. Ótimo. Estão certos”.
Quer saber Miguel...acho que vc tem mesmo que arrumar um jeito de ganhar dinheiro para tirar essa fixação com dinheiro da sua cabeça. Se vc realmente acha que a Carta Maior está convidando o MST por interesse publicitário, a coisa complica. E se vc estiver se julgando melhor que eles, por ser apenas blogueiro, ou seja, mais legítimo, é ridículo. Me desculpe.
Agora, se vc acredita que a Carta Maior esteja se aproveitando da publicidade do MST e acha isso ótimo?!! Fica muito confuso. (para não dizer outra coisa)

“A CUT financia sim projetos de mídia alternativa, eu sei. Mas naturalmente impõe suas linhas de pensamento”.
A linha de pensamento da CUT é a nossa linha pensamento. Não tenha dúvidas disso. E não a linha de pensamento dos blogueiros, que é pessoal e subjetiva.

“Posteriormente, quando estivermos organizados, poderemos aceitar ajuda da CUT, se for do nosso interesse”.
Da pra perceber que vc com poder na mão...socorro!!! Acorda Miguel!!! Quanta arrogância companheiro! Quer dizer que vcs até podem aceitar a ajuda da CUT? Mas claro, se for do interesse de vcs??? sei sei sei... VCs quem??? Achava que essa luta era do povo! Não é? É a luta dos blogueiros? Então estamos fora!!!

“Como eles ajudariam? Dando dinheiro? Duvido”.
Porque não paga para ver, antes de tirar conclusões precipitadas e injustas?

“Enfim, minha proposta é bem humilde, modesta, algo bem simples, para representar um grupo de blogueiros”.
Estamos em uma “guerra” e vc só parece se preocupar com os blogueiros.
Está sendo egoísta levado pelo seu martírio pessoal. Entendo, mas nossa causa é muito maior. Por favor, não é hora de olhar apenas para o próprio umbigo.
Paciência Miguel! Sou fanzoca sua, mas não é por aí. Vc e muitos blogueiros surgiram agora. A luta do PT, CUT, MST, são de décadas de conquistas e decepções (assassinatos, prisões, injustiças da mídia etc). Vc e todos tem muito que aprender com eles. Ao invés de criticar, faça bom proveito.

Miguel do Rosário disse...

Dani, menos, por favor. Não tem nada ainda. Me dê 30 dias para organizar alguma coisa, depois a gente conversa.

Armando disse...

Também não tenho blog, mas como leitor e usuário me sinto no direito, e até no dever, de opinar. Tenho alimentado o projeto, inclusive, de criar um. Uma entidade deste tipo poderia colaborar com os iniciantes. Prática que deveria, inclusive, constar como finalidade estabelecida em estatuto.

"A entidade será apartidária e aceitará de bom grado membros de todos os espectros ideológicos.(...) é preciso criar uma atmosfera de tolerância e respeito quanto às escolhas partidárias e ideológicas de cada um."

Este é um princípio fundamental, para garantir a pluralidade, a democracia e o tão decantado caráter libertário da blogosfera, mas nem sempre observado na prática.

"A presidência do Sindicato será rotativa, de uma semana por exemplo".

Essa rotatividade seria interessante talvez durante o processo de construção da entidade, mas a partir da sua consolidação penso que uma semana seja pouco. O ideal seria uma gestão colegiada, com esse colégio presidido por alguém num espaço maior de tempo.

Lendo os comentários se pode ver como uma boa ideia pode ser mal interpretada e rápidamente deturpada. O risco de uma entidade desse tipo ser apropriada por essa mentalidade - ia dizer 'bolchevique', mas não cabe aqui desmerecer aqueles bravos e verdadeiros revolucionários, que até por isso foram, em sua maioria, alijados do processo político então em curso - enfim, essa mentalidade tacanha, sectária, autoritária, que se arvora a falar em nome do 'povo', faz com que se fique com um pé atrás quanto a sua viabilidade, para os fins pelos quais está sendo pensada.

Eu sou de esquerda mas, definitivamente, não posso considerar uma gente assim como minha 'companheira'.

Miguel do Rosário disse...

Obrigado, Armando. Esses detalhes, sobre rotatividade, por exemplo, ainda serão discutidos. O que temos são apenas as minhas idéias e por isso agradeço muito a sua colaboração. A Dani é gente boa, mas não entendeu a proposta, e deu a ela um aspecto megalônamo e revolucionário muito além do alcance de um projeto modesto de pequena entidade sindical privada que é quase que experimental.

Armando disse...

Em Tempo:

Faltou um adjetivo: tacanha, sectária, autoritária, e delirante.

Miguel do Rosário disse...

Ah, e se você quiser participar do grupo, mesmo sem ser blogueiro, mas como observador e aspirante a blogueiro, fique à vontade.

http://groups.google.com.br/group/sindicato-dos-blogueiros

Edmar Roberto Prandini disse...

Miguel,

Acho que a idéia de uma "entidade", um sindicato, uma associação, ou coisa que o valha, não é a mais apropriada para as discussões que você está propondo.

Estou com dois blogs em funcionamento, um especificamente focado no microcrédito (www.microcredito.blog.br) e outro mais amplo, tratando de temáticas diversas (www.unipress.blog.br).

Acho que mais do que criar instituições, deveríamos aprimorar a discussão sobre a pauta que pode ser de interesse geral.

Por exemplo, você apresenta a proposta de reconhecimento profissional pelo Ministério do Trabalho. Isso seria interessante, se os blogueiros fossem empregados de uma empresa de comunicação, tendo um tipo de atividade exclusivamente direcionada à produção de blogs. É uma possibilidade. Mas, eu sugiro pensar em outra opção, que considero mais apropriada, que seria inserir na Lei Complementar 128, que cria a figura do Empreendedor Individual e concede a ele um CNPJ, status de empreendimento, a opção blogueiro, que hoje não existe. Particularmente, eu me sentiria mais contemplado pela segunda alternativa, podendo fechar vendas como empreendedor, do que pela sua proposta, que me daria status profissional, mas não me daria o direito de comercialização de produtos e serviços via blog.

Então, talvez, devessemos assumir as duas propostas como pautas que poderiam aglutinar as pessoas que atuam com blogs, de qualquer natureza.

Acho que a pauta de reivindicações une mais do que a definição da natureza da instituições, entende?

Vou me inserir no grupo do google para participar das discussões.

Um abraço!

Postar um comentário