27 de fevereiro de 2010

Por que os jornais perdem assinaturas e tiragem

Eu gostaria de saber o que passa pela cabeça de um editor para dar uma capa dessas. Ele tinha várias opções mais interessantes:


  1. Aliados de Arruda aprovam seu impeachment. A notícia abre caminho para o primeiro impeachment de governador da história recente brasileira (e até onde eu me lembre, da história antiga também). 
  2. IBGE abre 192 mil vagas este ano. É um número monstruoso, que afetará o mercado de trabalho nacional, facilitando a queda do desemprego em 2010. O jornal bem que podia colocar na manchete, e trazer uma matéria legal sobre o IBGE e sobre as vagas em questão.
  3. Lula anuncia que governo vai financiar mais 1 milhão de casas este ano. Outra notícia de grande impacto na economia nacional. Divulgá-la seria importante para que os agentes econômicos se preparassem melhor para a elevação de demanda, evitando o que aconteceu no ano passado, quando faltou material de construção em todo país. Boa parte dos financiamentos pode ser usado pela classe média, que assina e compra jornais. 
  4. Governo cria uma força nacional para combater o crack. Eis uma notícia muito importante, porque todo mundo sabe o que essa droga maldita vem causando em nossas cidades grandes. Está mutilando mentalmente milhares e milhares de brasileiros, além de produzir um brutal aumento da criminalidade. Uma divulgação ampla da decisão do governo de criar este grupo de combate ao crack permitiria aos estados, indivíduos e entidades civis se posicionarem de forma a somar esforços, além de trazer um pouco de esperança para milhões de brasileiros que temem por seus filhos, amigos e parentes.
Não. Em vez de qualquer uma dessas, o Globo decidiu dar a seguinte manchete:

Inflação bate aplicações e BC fala em "medida impopular"


Pelo amor de Deus!

4 comentarios

jose carlos lima - blog disse...

A Globo acha que o boicote que ela(Globo) fez com o Brizola vai funcionar contra o Lula.

Assim a Globo vai repetindo suas mentiras todos os dias,
na esperança de que, como escreveu Hitler, "uma mentira repetida mil vezes vira verdade"

Globels e Globo tudo a ver

Anônimo disse...

Eu quis diz fez contra o Brizolatello

JCL

Sergio Telles disse...

Simples, o público rentista que não trabalha e vive das aplicações é o que lê o Globo. Abrir 192 mil vagas pra pobre é até má notícia, pois vai ficar mais difícil arrumar povão pra substituir os serviçais que forem dispensados. O Arruda é parceiro e tá blindado, não é notícia da capa ainda mais que como um jornal bairrista essa notícia foi lá no DF (se fosse do PT podia ser em Marte seria capa, claro). E duas notícias positivas do governo, desagradaria seu público que acusaria o jornal de "chapa branca", "fazendo campanha pra Dilma". Enfim, deram a notícia mais importante para seu público elitista. Esqueceram de dizer que o índice citado, o IGP-M, fechou 2009 com deflação, e por isso agora está tendo uma certa "ressaca" especialmente por conta do aumento do açúcar e do álcool, logo que esses preços caírem, a partir de maio, esse índice terá forte retração novamente.

Claudio Kirsten disse...

Bom dia.
Toda a mídia deu destaque para o "gafe" do Presidente Lula em Israel. Com certeza, se Lula tivesse aceito o convite para visitar o túmulo de Theodor Heizl, essa mídia raivosa teria destacado como gafe diplomática. Eis o que disse ontem o Nahun Sirotsky, correspondente do IG em Israel (vejam bem, êle mora em Israel): http://ultimosegundo.ig.com.br/opiniao/nahum/2010/03/16/lula+foi+bem+em+israel++9430156.html
Parabéns pelo seu Trabalho!
Abraços.
Claudio Kirsten

Postar um comentário