24 de fevereiro de 2010

Urubu sobrevoa a Grécia

Nossa já legendária figura mítica, o urubu em forma de gente, a rainha negra das desgraças, exausta de fazer macumba contra a economia brasileira e não ver resultado, decidiu lançar suas maldições para o outro lado do Atlântico. A vítima de Miriam Leitão, em sua coluna de hoje, é a pobre Grécia. As grandes figuras da Antiguidade clássica, que segundo Dante habitam um sítio privilegiado no Limbo, sentir-se-iam profundamente indignadas ao ver sua amada pátria ser tão vilmente caluniada.

Bem, talvez eu esteja exagerando. Confesso que não tenho tido muita boa vontade com nossa dark lady. O que ela fez talvez não causasse indignação no velho Sócrates. O filósofo provavelmente teria lido sua coluna com um sorrisinho irônico no rosto e, se a encontrasse na ágora, teria-a interpelado com algo como:

- Desculpe perturbá-la, senhora. Você sabe que não entendo patavinas de economia. Essas crises econômicas são para mim como os trovões do céu: inexplicáveis. Concordo com vários pontos de seu artigo. De fato, aposentar-se com 58 anos é demais. Nenhum país aguenta isso. Mas tenho uma dúvida. A senhora acha certo que os mesmos bancos que foram salvos pelos governos europeus com auxílios que chegaram a trilhões de euros se articulem para quebrar um governo europeu? E acha também certo que a União Européia tenha decidido, a toque de caixa, gastar trilhões para salvar bancos privados e que demore tantos meses para ajudar um governo democrático integrante da mesma comunidade, um governo irmão?

Comente!