24 de agosto de 2010

As contradições do eleitor paulista



Esse gráfico, mostrando Lula com 73% de Ótimo/Bom em São Paulo e somente 6% de Péssimo, não deixa dúvidas: o PT ainda tem um grande potencial de votos no estado, e refiro-me à disputa pelo Palácio dos Bandeirantes. Segundo o Datafolha (que uso para ser o mais conservador possível, ver tabela abaixo), Alckmin tem 54% das intenções de voto, contra 16% de Mercadante.

Não é uma contradição? Apenas 6% dos paulistas acham o governo Lula ruim ou péssimo, e mesmo assim a grande maioria vota no PSDB, principal adversário de Lula. Não faz sentido. São Paulo vive uma esquizofrenia política que precisa ser revertida.

Eu acredito que, nas próximas semanas, com a presença de Lula ao lado do candidato petista ao governo de São Paulo, a diferença entre os dois deverá cair.

Por motivos estratégicos óbvios, é preciso focar todas as energias em terras bandeirantes. Aliás, o próprio PSDB já vem perdendo a tranquilidade que apresentava na disputa estadual.

Celso Russomano, candidato ao governo de SP pelo PP, já deu sinais de que pode apoiar Dilma Rousseff. Com 11% das intenções de voto, o pepista pode ajudar Mercadante num eventual segundo turno.

Analisando a tabela abaixo, identificamos as seguintes fragilidades na candidatura Mercadante:
  1. Disparidade entre votos femininos e masculinos. O petista tem 20% dos votos masculinos, contra somente 12% das mulheres. O voto masculino costuma antecipar o voto feminino, o que é positivo, portanto. Mercadante pode chegar a 20% facilmente. 
  2. O mais impressionante, contudo, é a debilidade do petista entre os mais jovens. Ele tem somente 8% do voto jovem, entre 16 e 24 anos, contra 65% de Alckmin.  Esses números revelam um forte grau de desconhecimento por parte do eleitor paulista, que ainda não associou Mercadante ao governo Lula.
  3. Mercadante também é fraco entre os mais pobres: apenas 12% dos que ganham até 2 salários, declararam votar no petista. Nesse segmento, é grande o número de indecisos. A forte popularidade de Lula nessa faixa da população é um trunfo para Mercadante. 


Entretanto, é nessa tabela que encontramos verdadeiras aberrações:


(Clique para ampliar).

Repare que 37% dos entrevistados que declararam preferência pelo PT afirmaram que irão votar em Alckmin. Esquizofrenia pura. 40% dos entrevistados que votarão em Dilma afirmaram que preferem o candidato tucano para o governo de SP. Non sense.

Alguém poderia alegar que PT ou Mercadante têm altos índices de rejeição em São Paulo. Uma outra tabela do Datafolha mostra que isso não é verdade. Apenas 22% dos paulistas afirmaram que não votariam de jeito nenhum em Mercadante. É uma rejeição baixa, se considerarmos a diferença entre os dois candidatos.


Rejeição dos candidatos a governador em SP (Datafolha 16/08)


As eleições entram na fase final, com inevitável radicalização. Já se pode detectar isso pelo aumento das baixarias na internet. No twitter, o Encontro dos Blogueiros em SP recebeu insultos pesados, sobretudo depois que ganhou elogios da ministra Dilma Rousseff.


Era natural. A idéia do Encontro de Blogueiros Progressistas (esse nome é muito estranho mesmo, mas não encontramos nada melhor por enquanto, talvez a gente se acostume a ele com o tempo) era realizar um evento pluripartidário, como realmente aconteceu. Havia simpatizantes de vários partidos (o PT tinha mais porque é um partido maior). Mas o termo "progressista" e a posição notoriamente de esquerda dos membros da comissão organizadora deixaram bem claro que o evento de fato soprava em favor da ministra. Não tinha como ser de outro jeito. Serra tem apoio da grande mídia, e a blogosfera política de esquerda (ou seja, progressista) surgiu, proliferou e consolidou-se justamente como um contraponto ao discurso único martelado diariamente pela big press no ouvido de milhões de brasileiros. Um discurso radicalmente antilulista e, portanto, serrista. A teoria da imprensa que afirma a necessidade de criticar governos sempre omitiu, convenientemente, o outro lado desse raciocínio, que é o benefício à oposição. O leitor percebe a opção feita pelo jornal. Por mais que um colunista não declare seu voto, é possível identificar-lhe a preferência pelo tratamento que dá a esta ou aquela figura pública. Por mais que se publiquem matérias negativas sobre um espectro, o eleitor faz uma soma mental e conclui facilmente que a balança pendeu para um lado. Tudo bem, é a vida. Mas não venham reclamar do surgimento de uma blogosfera cuja posição política principal é ser contra a grande mídia. Da mesma forma, c'est la vie.

10 comentarios

RLocatelli Digital disse...

Olá, prezado Miguel.

Acontece que o PT de São Paulo é um desastre. Os dirigentes não têm conexão com o movimento popular, não têm propostas e adoram dar entrevista à Miriam Leitão.

São daqui o Palocci, o Mercadante, Zé Dirceu, Delúbio, ou seja, todos os que dão munição à mídia golpista para atacar a esquerda.

Por isso as pessoas votam em Marta e no Netinho, do PCdoB, para senador - juntos eles têm 49% nas pesquisas - mas não votam no Mercadante.

Erundina, uma batalhadora, foi expurgada do partido por esse pessoal, assim como muitos outras lideranças.

Claro que, ainda assim, Mercadante é um milhão de vezes melhor que o Geraldo Opus Dei. Existe uma possibilidade de segundo turno. Um segundo turno com Dilma JÁ ELEITA. Isso exerceria uma formidável influência nos eleitores.

A batalha ainda pode ser ganha por aqui.

Luana Bonone disse...

Muito bom, jovem... mas creio que escapou algo importante à excelente análise feita... o sistema eleitoral brasileiro leva o cidadão a eleger candidatos (pessoas físicas) e não projetos ou partidos (pessoas jurídicas)...! Não procurei nenhuma, mas tenho certeza que há centenas de pesquisas dizendo que o paulista acha o governo Serra muito bom também... por um motivo simples, ele (em geral) não sabe identificar se foi governo municipal, estadual ou federal que melhorou a sua vida... por via das dúvidas, que continuem os 3! (ou seus candidatos)... identificar que há projetos antagônicos então?! Acho que não, heim... no máximo sabem que o Serra não gosta do Lula, mas não sabem exatamente porque... isso é richa política! Ainda há muito o que se debater sobre o significado das eleições... ao menos as propagandas da Justiça Eleitoral melhoraram anos luz! Mas bora fazer campanha, que é o único jeito de virar! Saudações!
Luana Bonone
www.vermelho.org.br

Thiago dos Reis disse...

Não tem como.

Depois de Erundina e Marta, todo paulista quer ver o PT bem longe de São Paulo.

O Lula é muito bom com sua política econômica, seu carisma e sua política externa. O PT é um balaio de ladrões.

Com o Lula cuidando dos assuntos presidenciáveis, o PT nas prefeituras e governos é sempre um desastre.

Voto na Dilma mas não sei se votarei no Mercadante. Sinceramente, tô pendendo pro lado do Alckmin.


Você deveria levar isso em conta nas próximas análises.

Anônimo disse...

miguel,
acontece que o psdb já sabe que perde no plano federal,
então trata-se de salvar o segundo orçamento da república,
se não, quem vai financiar as campanhas do psdb?
entre os funcionários publicos o psdb perde de goleada,
o que está faltando para o mercadante é surfar a onda da renovação,
e explorar o fato que em são paulo, mercadante é lula e é dilma.
são paulo não vai escolher mais quatro anos de atraso.
no mínimo o mercadante tem que levar adisputa para o segundo turno,
ai é fácil:
no segundo turno alkimin tem menos votos do que conseguirá no primeiro.
por último,
pesquisa folha? acredite, se quizer...
emerson57

Miguel do Rosário disse...

tem razão, luana.

a avaliação do governo do psdb tb é boa. e o povo vota em pessoas, não em projetos.

mesmo assim, a boa avaliação de lula pode ser melhor explorada.

abs,
miguel

Tio Drakul disse...

Isso é esquisito mesmo, gostam do governo do PT mas votam em candidatos do PSDB. Isso ou é esquizofrenia mesmo ou simples fraude eleitoral

Anônimo disse...

O problema do PT paulista, é que é um partido de frouxos.

José Marcio disse...

Locatelli, o Delúbio é de Goiás. E pelo visto você é que vai na onda da mídia golpista. Zé Dirceu deu as diretrizes que ajudaram Lula a ganhar em 2002. Por isso a tal midia golpista que você cita detesta ele.

José Marcio disse...

Eu sou de opinião que os paulistas não conseguem distinguir o PT do PSDB. O Mercadante não se diferencia do jeitão tucano. O mesmo problema o PT tem aqui no Rio. Exemplo: aquele mauricinho que arranjaram pra disputar a prefeitura em 2008. Bittar é outro de discurso bem parecido com o tucanato. Aqui no Rio só a Bené poderia conseguir alguma coisa. Mas ela é detestada pelos petistas. Assim como o Zé Dirceu em SP. Os petistas são complicados (eu ia dizer burros, mas aí já estaria exagerando).

Luiz Carlos disse...

Vídeo sensacional: como Serra quebraria o Brasil pela 4a. vez.

http://www.youtube.com/watch?v=Ig9pE6qwzxw

Postar um comentário