8 de agosto de 2010

Exigência de dois documentos para votar é golpe contra os pobres

Que palhaçada, héin!!! Acabei de tomar um susto porque não sabia onde tinha colocado meu título de eleitor. Há vários pleitos que voto somente com minha identidade e estava achando muito bom. O Tribunal Superior Eleitoral está cometendo mais uma grande irresponsabilidade ao impor, quase em cima do pleito, e sem a devida propaganda, a exigência de dois documentos, o título do eleitor e a carteira de identidade, na hora da votação.

Esse tipo de mudança onera o eleitor, sobretudo o mais pobre, que estava muito satisfeito de poder votar somente com sua identidade ou carteira de trabalho.

O presidente do Ibope, Carlos Montenegro, deu entrevista ao Merval Pereira dizendo que isso pode prejudicar muito Dilma Rousseff, por tirar votos dos mais pobres. Merval e Montenegro, naturalmente, nem se preocuparam com o óbvio: a medida não prejudica Dilma, prejudica os pobres. Além do mais, Montenegro, achando-se muito inteligente e cínico, disse outra estupidez inominável, porque os pobres também votam em Serra. Se os tucanos desistiram dos votos dos pobres, então eles já penduraram as chuteiras.

Esta medida é uma sabotagem à democracia.

Nos últimos anos, o TSE tem se comportado de forma absurdamente irresponsável, mudando regras para lá e para cá, como se a democracia brasileira fosse um ioiô.

A lei que obriga a levar dois documentos consta da minirreforma de 2009, ou seja, é recente demais para valer para as eleições deste ano. Deveria valer somente para 2012 ou 2014, para que o Estado tenha tempo de fazer a necessária publicidade. Antes disso, representará uma armadilha eleitoral com cheiro de golpe.

Esperemos que os partidos se manifestem. Quero ver quem terá o cinismo de defender uma lei que pode prejudicar o direito de milhões de brasileiros de exercerem o soberano direito do voto.

Não vejo nenhuma racionalidade em exigir dois documentos. Mas se fosse realmente necessária, teria que ser feito uma campanha na televisão com, no mínimo, dois anos de antecedência, com participação da sociedade civil, imprensa, OAB, canais de TV, Ana Maria Braga, Silvio Santos, novela das oito, todo mundo explicando sobre a mudança. E o poder público deveria dar gratuitamente um dos documentos para os mais pobres.

17 comentarios

Anônimo disse...

Infelizmente, Lula e PT dormiram no ponto, porque o Presidente poderia ter usado seu poder de veto do dispositivo em questão, e não o fez. Agora é correr atrás do prejuízo. Carlos Marques

Marola disse...

É Rosário, mas essa exigência já foi anunciada a um certo tempo, e os patetas que dirigem a campanha da Dilma nem se tocaram para a implicação evidente, foi preciso o Montenegro dar a pala, já que o PIG matreiramente ficou na moita. Sempre votei com a CI e o último comprovante de votação, já estava pensando em dar um pulo na seção eleitoral para requerer uma nova via do título, mas felizmente o achei (sem querer, pois não estava procurando). O TSE com aquele pomposo do MAM como presidente, vai fazer, ou melhor já está fazendo, de tudo para dificultar a vida da candidatura de Dilma, pois adora usar o naco de poder que lhe cabe para inflar a sua própria importância, vide o caso do menino Sean Goldman.

Miguel do Rosário disse...

o vacilo foi do lula, da dilma, e de todo mundo. mas sobretudo do tse, que mais uma vez demonstrou insensibilidade política e social. será que ainda dá tempo de rever essa regra???

Marola disse...

Quando soube dessa nova exigência (já tem um tempo isso), a primeira coisa que eu pensei foi: vai prejudicar a Dilma. Como todos sabemos, o diabo está nos detalhes, detalhes como esse que pelo visto não parecem preocupar a equipe que dirige a campanha da Dilma.

Tiago Costa disse...

Em vez de chorar as pitangas, vamos fazer uma grande divulgação dessa exigência. Temos cerca de 2 meses, é o suficiente para todo mundo providenciar os documentos necessários.

Ps: Eu não acho a medida, uma "sabotagem à democracia".

Miguel do Rosário disse...

Está certo. Mas essa divulgação não deveria ser feita pela "imprensa alternativa" e sim estar na TELEVISÃO TODOS OS DIAS. Vamos pressionar os partidos para que obriguem o TSE a fazer isso.

Miguel do Rosário disse...

O problema é que as pessoas que vivem em lugares muito isolados, terão dificuldade para fazer o segundo documento. O TSE deveria enviar o documento até a casa dessas pessoas.

Adir disse...

Nem vou ler esses comentários acima, onde pobre vai sempre ele está com todos os documentos, acordem molengas, nóis vamo votá na muié do grande fodão Lula e não tem pra ninguém, A C O R D E M

Marco Antonio disse...

Eu fiz minha parte, mandei mensagem ao TSE, ao Senado federal e a Câmara, solicitando a revogação de tal determinação nestas eleições. A exigência vai de encontro a defesa do voto, ou seja, a toda propaganda que o tribunal Eleitoral vem fazendo ao longo d última decada.

Anônimo disse...

Quer dizer que o título de eleitor como documento não vale nada? Então por que o TSE não esconjura esta porcaria?

Estas eleições vão ficar marcadas como aquelas do impéria da burrice da justiça eleitoral. E não é só por causa da exigência de 2 documentos não. É por todas as aberrações que a gente vê e ouve todos os dias emanadas do judiciário. O fechar os olhos para algumas coisas e candidatos é deles a maior monstruosidade.

Rildo Ferreira disse...

Miguel, esse último comentário anônimo tem tudo que ver. Então, poderíamos ter foto no cpf e este seria o único documento válido para as eleições, considerando que existe apenas um cpf por pessoa. E esconjuramos o título de eleitor.

IV Avatar disse...

Eu sempre votei somente com a carteira de identidade, estou sem o título, o perdi e não tirei outro, e como eu há milhões, nem sei se vai dar tempo a justiça eleitoral me fornecer um novo título a tempo, se a demanda for grande talvez não,
E fazem isso logo agora que a carteira de identidade digital vai substituir todos os documetos pessoais?

IV Avatar disse...

Esta medida atinge em cheio o eleitorado de Lula, verifique o mapa da votação da última eleição para prefeito em sp, os eleitores de Marta e do Pt são da periferia, portanto dilma será a maior prejudicada sim

Jorge Nunes disse...

Sou mesário, quem aparecer na minha sessão só com a identidade vai votar.

Panambi disse...

Já vi algumas inserções do TSE na TV sobre a necessidade de dois documentos para votar, porém misturam com a de votação em trânsito e, se eu não tivesse tomado conhecimento pela Internet, teria ficado boiando com a propaganda do TSE. Tem que ser mais CLARO e separar a propaganda indicando a necessidade de 02 documentos(super importante - até decisiva, diria) para VOTAR da propaganda para votação em trânsito.

Anônimo disse...

Eu acho muita burrice ou má fé. Tem muita gente que mora em partes remotas do Brasil (como Amazonas e outros longinquos Estado que não temos dois documentos) Alguém tem de agir, desobrigando a apresentação dos dois documentos.
Um só é o bastante. Tudo parece má fé deste pessoal!

Anônimo disse...

sE O TÍTULO DE ELEITOR NÃO TEM VALOR SOZINHO DEVERIA SER DESCARTADO. ISTO NÃO SÓ CHEIRA, É GOLPE NA DURA....

Postar um comentário