15 de agosto de 2010

Roberto Freire, em linguagem apropriada, é o quê?

Domingão à noite, estréio o meu TweetDeck, um sistema que ajuda muito a operar o Twitter. Empolgado com a novidade, mergulho de cabeça no mundo dos micro-blogs, retuindo mensagens que eu gosto, criando novas, pesquisando, brincando e brigando.

Até que cai na minha timeline (é assim que chama?) a seguinte mensagem de Roberto Freire, esse pulha mau-caráter:

Ah, eu não podia deixar passar essa... Roberto Freire é nordestino, conhece bem a história de tragédias da região. Nos últimos cem anos, milhões e milhões de nordestinos morreram de fome, sede e doenças provocadas pela má alimentação. Como ele pode falar desse jeito!!!

O nordestino é o povo mais trabalhador do Brasil. No Rio de Janeiro, a maioria dos bares só contrata nordestinos porque o carioca não tem como competir com o tipo incansável e disciplinado do sertanejo. São pessoas simples, honradas, honestas e trabalhadoras. Raríssimo um imigrante nordestino entrar na criminalidade.

Tanto é trabalhador que tem conquistado muitas coisas. A maioria dos bares cariocas hoje são propriedade de nordestinos, grande parte tendo começado a vida no Rio como simples garçons. Conquistaram inclusive a presidência da República, na figura de Lula, e o eleitorado do Nordeste é quem assegurará uma vitória de Dilma Rousseff no primeiro turno, para o bem de todo o país, da América Latina e do mundo.

Então eu respondi à mensagem de Freire, com a síntese que o Twitter nos exige:



Vejam só. Roberto Freire ganha um salário de, sei lá, uns vinte mil reais, para integrar um desses Conselhos inúteis que as prefeituras criam só para dar emprego a derrotados como ele.

(Olha a prova aí, confira o terceiro nome, de baixo para cima.
Roberto Freire entende alguma coisa de turismo? )

No caso, ele é aspone da prefeitura de São Paulo, território serrista, embora presidida por Kassab, do DEM. É muita cara de pau um sujeito que ganha verba pública para não fazer nada tentar humilhar os nordestinos pobres que ganham bolsa e assistência em função da tragédia social que eles vivem. Dá vontade de ser Deus e mandar o Freire renascer na pele de uma nordestina miserável do sertão pernambucano. E na hora que ela for se cadastrar para o Bolsa Família, de maneira a poder alimentar seus cinco filhinhos pequenos, uma voz do além a lembrará que ela já se chamou Roberto Freire, ganhava vinte mil reais para não fazer nada, e passava os domingos no Twitter criticando a ajuda do governo às pessoas carentes...

Apenas no blog eu posso me estender e usar uma linguagem mais apurada. No Twitter, a gente é obrigado a resumir, sintetizar, e não considero que eu tenha usado uma linguagem não-apropriada ao chamar Roberto Freire de "safado". No entanto, foi assim que Roberto Freire qualificou minha menção à sua pessoa:


Bem, cada um tem a sua opinião...  Por falar nisso, convido você a se divertir um pouco também com minhas peripécias, brigas e aventuras no Twitter. Basta clicar aqui e dar Follow!

5 comentarios

Unknown disse...

Roberto Freire é conselheiro da EMURB e da SPTurismo:

EMURB http://23pps.blogspot.com/2007/02/freire-no-conselho-da-emurb.html

SPTurismo http://www.spturis.com/v6/pdf/relatorio_da_administracao_spturis_2008.pdf

Juliana Freitas disse...

Rapaz, nem falo nada. Este senhor apareceu do nada na minha timeline, dizendo que eu sou arrogante. Depois voltou e disse mais um monte de coisas, inclusive pra eu ficar na minha. Mas eu nem falei com ele, eu nem sigo este sujeito... Depois me bloqueou (o que pra mim não faz a menor diferença - já que não seguia e nem tinha o intuito de seguir)e olocou 'cadeado' nos seus tweets.
Olha, não sei não, mas tá com cara de carência afetiva, ou carência do que fazer mesmo... O_o

Unknown disse...

Este safado saiu de Pernambuco por não ter vez em nosso Estado.
È odiado e considerado o mais traidor da nossa história.

Sinto vergonha em um dia haver votado nele.

Anônimo disse...

É apenas mais um vendido, assim como Fernando Gabeira! Que sejam varridos da política para nunca mais voltar!!!

Apenas, Marcia disse...

Deu no Correio Brasiliense deste domingo -m 15/8 - página 15: Piauí colhe os frutos da bonanaça. Estado reflete a virada econômica ao atrair 286m indústrias e acumular avanço de 100,47% em oito anos. É esse o Nordeste que todos queremos ver!

Postar um comentário