1 de janeiro de 2011

Estratégias do PSB e PCdoB



Por Theo Rodrigues, do Fatos Sociais.

A estratégia eleitoral do PSB

O PSB parece ser o partido de esquerda da base aliada ao governo Lula que melhor soube adequar sua estratégia de crescimento à acumulação de forças necessária. Saiu na coluna Panorama Político, do jornal O Globo de hoje:



A estratégia de lançar candidatos ao executivo é acertada. Em 2006 o PSB elegeu apenas 3 governadores. Em 2010 conseguiu eleger 6 governadores: Wilson Martins (Piauí), Renato Casagrande (Espírito Santo), Cid Gomes (Ceará), Eduardo Campos (Pernambuco), Camilo Capiberibe (Amapá) e Ricardo Coutinho (Paraíba). A façanha é tamanha que o PSB conseguiu eleger mais governadores que o PMDB. Não há dúvidas de que tal crescimento refletirá em aumento da bancada do partido no Congresso em 2014.

A estratégia de lançar candidatos ao executivo sempre foi bem utilizada pelo PMDB. Parece que agora o PSB aprendeu a utilizá-la. Resta saber se os outros partidos da base aliada (PDT e PCdoB) perceberão em 2012 que esse é o caminho...

A estratégia do PCdoB

PCdoB planeja ampliar prefeitos em 2012



Já comentei aqui sobre a acertada estratégia eleitoral do PSB de lançar candidatos ao executivo. Comentei também que os partidos de esquerda da base aliada do governo Lula deveriam aprender com esta estratégia sob pena de desaparecerem.

Analisando os dados das eleições municipais de 2008 podemos observar como a situação é preocupante para o PCdoB, por exemplo. Em 2008 o partido elegeu apenas 40 prefeitos em todo o Brasil. Partidos nanicos como PSC, PMN e PRB elegeram mais prefeitos que o PCdoB.



Em recente entrevista ao Portal Vermelho o Secretário de Organização do PCdoB, Walter Sorrentino, chegou a falar em preparar o partido para disputar cerca de 300 municípios em 2012. Hoje são apenas 40 prefeituras dirigidas por comunistas, a maior parte delas no nordeste, com destaque para a Bahia (18 prefeitos) que representa quase metade dos prefeitos do partido. No sul e no sudeste o desempenho é ridículo: 1 prefeito no Paraná e 2 em Minas Gerais.



Em 2012 o partido terá chance de conquistar algumas importantes capitais como Porto Alegre (RS), com a deputada Manuela D’ Avila, e São Luis (MA) com o deputado Flávio Dino, além de reeleger Renildo Calheiros na tradicional cidade de Olinda (PE).

O PCdoB no Rio de Janeiro

Ainda dentro desta lógica pode ser observada a última resolução do Comitê Estadual do PCdoB que apresenta a perspectiva de disputar no estado do Rio de Janeiro 4 municípios: Barra Mansa, Petrópolis, Araruama e Campos dos Goytacazes.

Em Barra Mansa, por exemplo, o comunista Jonas Marins obteve 20.779 votos, 22,61% dos votos, sendo 1º lugar dentre os candidatos a deputado federal nesse município.

Em Araruama o vereador Saulo Peres (PCdoB) obteve 7.135 votos, 12,29% dos votos, sendo 2º lugar dentre os candidatos a deputado federal residentes nesse município.

Já em Campos dos Goytacazes a presidente municipal do PCdoB, Odete Rocha, obteve 12.212 votos, 5,20% dos votos, sendo 6º lugar dentre os candidatos a deputado estadual nesse município. Vale lembrar que na eleição de 2008 Odete teve 18% dos votos tendo alcançado o segundo lugar na disputa para a prefeitura da cidade.

Por fim, em Petrópolis o partido alcançou um bom resultado com Renato Freixiela, que obteve 8.337 votos, 5,20% dos votos, sendo 4º lugar dentre os candidatos a deputado federal residentes na cidade.

A recente filiação do advogado e educador Marcus Vinícius, secretário geral do Instituto Luiz Carlos Prestes, contribui para o projeto de eleger o prefeito de Petrópolis.

Para além destes 4 municípios prioritários o PCdoB ainda pode apostar em Angra dos Reis e Saquarema. Em Angra dos Reis o vereador Aguilar Ribeiro obteve 8.142 votos, 10,16% dos votos, sendo 3º lugar dentre os candidatos a deputado estadual na cidade. Já em Saquarema o comunista Roger Gomes obteve 4.179 votos, 10,47% dos votos, sendo 2º lugar dentre os candidatos a deputado estadual na cidade.

Como diria o poeta, “arriscar é não arriscar”...

Comente!