6 de fevereiro de 2011

De volta a Clermont-Ferrand!


(A catedral de Clermont-Ferrand, construída com rocha negra vulcânica, tem um aspecto imponente, ao estilo altivo, poderoso e deslumbrante das igrejas na idade média. Sua grandeza, destoando do casario simples da cidade, servia para mostrar quem é que mandava).


Estou em Clermont-Ferrand, cidadezinha encrustada bem no centro da França onde já estive duas vezes. Acompanho minha consorte, organizadora de uma mostra de curta-metragens latino-americanos junto ao Festival Internacional de Curta-Metragens que acontece todos os anos na cidade e é o maior do gênero no mundo.

Ficarei por aqui uma semana, depois vou-me a Paris, onde permaneço até o dia 19 de março.

Aproveito a estadia para observar o que está acontecendo no mundo árabe. A França é um excelente ponto de observação, visto que sua imprensa e seus intelectuais dedicam-se 24 horas a analisar o que está acontecendo por lá.

Quanto ao blog, aos poucos vou reconfigurando seu design e trazendo novos conteúdos. Confesso que estou  bem mais aliviado agora que tomei a decisão de voltar ao blogspot. O wordpress é muito bom para hospedar sites comerciais, institucionais, etc, mas para meus objetivos, a plataforma blogger é bem mais prática.


Permitam-me ainda fazer propaganda da minha Carta Diária. Preciso vender bastante assinatura para comprar baguetes e me manter vivo. 

Algumas informações sobre Clermont-Ferrand: é uma cidade universitária, muito simpática. Como todas as cidades francesas, possui uma grande comunidade árabe. O que não faltam são lanchonetes de kebab, conhecido entre nós como sanduíche grego.

Também há muitos brasileiros, sobretudo trabalhando na Michelin, cuja sede é aqui. 

As universidades oferecem cursos para estrangeiros a custo bastante acessível, possivelmente o mais econômico de toda França, e está aí a ligação que minha mulher tem com a cidade: ela estudou e morou aqui por dez meses em 2001. Por ser uma cidade universitária, há uma quantidade enorme de alojamentos e pensões voltados especialmente para o público jovem, a preços também bastante acessíveis. 

Ontem chegamos tarde e como o alojamento que ficaríamos não tem atendentes 24 horas, viemos para um hotelzinho perto da estação. Assim que conseguirmos estabelecer o contato, iremos para o alojamento Le Phare, cuja diária custa apenas 25 euros (57 reais). Os quartos são excelentes, tem banheiro, e inclui o café da manhã. O hotel onde estamos provisoriamente custa 38 euros e tem wifi (internet sem fio) ilimitada e gratuita. 

Uma das coisas que mais me impressiona na Europa são os trens. Rápidos, confortáveis, pontuais. Viemos de Paris a Clermont-Ferrand em três horas, sentados em poltronas macias com mesinhas à frente.  

A cidade tem um herói importante, Vercingetorix, chefe gaulês que deu muito trabalho a Julio César, ganhando inclusive algumas batalhas. Há uma estátua dele na praça principal da cidade, a Place Jaude.

Aqui perto tem ainda estações de esqui, mas não teremos tempo. Não estou de férias. Continuo trabalhando normalmente, pela internet. Obrigações: fazer a Carta Diária; duas notas diárias sobre café para um site americano; atualizar o Gonzum; terminar o blog de uma amiga; escrever algumas resenhas para o Festival de Curtas da cidade; ajudar minha mulher a organizar a mostra de curtas latinos; ler os jornais para acompanhar a situação no mundo árabe; redigir longo artigo para uma revista brasileira; monitorar jornais e blogs brasileiros para saber as últimas peripécias do PIG...

Por enquanto é só. Daqui a pouco trago mais novidades.

3 comentarios

Odete disse...

Adorei o "consorte". Com certeza ela tem muita sorte em ter uma pessoa bacana como você para partilhar a vida. Então, sucesso e prazer na viagem à França.

PS. Não importa o "jeito" do blog. O importante é continuar nos brindando com os teus escritos.

Lucia Coelho disse...

ESTOU VIAJANDO COM VOCES EM PENSAMENTO... coisa boa,ares diversos fazem bem a MENTE e a alma!!!
FIQUEM EM PAZ E SUCESSO!

Anônimo disse...

Valeu garoto belo blog.

Sou artista plástico, estou em processo de divulgação dos meus trabalhos. Quando tiver tempo veja o facebook antonino imaginarium e o site antonino imaginarium. Neste site existem informações sobre o projeto Centro de Arte Antonino na cidade de Faverolles-sur-cher, França.

Grande abraço Antonino

Postar um comentário