2 de fevereiro de 2011

Voltando para casa

Arrisco-me a perder meus últimos dois ou três leitores, mas tenho que fazer isso. Pensei muito e concluí que a melhor solução é voltar ao blogspot. Minha experiência com o Wordpress foi instrutiva, mas não posso dizer que tenha sido agradável. Os especialistas em TI (Tecnologia da Informação) vivem entoando loas ao Wordpress e eu, que respeito profundamente o conhecimento (ao contrário do que pensam meus adversários, que por conta de argumentações que elaborei durante alguns debates passaram a me chamar de anti-intelectual e anti-acadêmico), confiei no taco de quem entende do riscado.

Estudei o Wordpress, fiz um blog para mim, sozinho, fiz um blog para uma amiga, sozinho, comprei um domínio, contratei um provedor, e comecei a programar. A primeira pequena decepção com o Wordpress, que todos diziam possuir linguagem livre, é que você tem que pagar para poder mexer no CSS dele, ou seja, no layout. É uma merrequinha, mas tem que ter cartão de crédito internacional. Tudo bem. Paguei, e passei a mexer. Aí descobri que tinha que pagar também para poder redirecionar o blog para o domínio próprio. Paguei.

Depois descobri que é muito difícil trabalhar no wordpress sem possuir um espaço de hospedagem. Então contratei um serviço.

Só aí você vai contando os diversos gastos que o tal "software livre" me obrigou a fazer. O blogspot não cobra nada. É absoluta e irrestritamente gratuito. E você pode mexer no layout à vontade.

Enfim, faltando cinco dias para o fim do contrato com meu provedor, um tal de AwardSpace que faz meu blog cair diariamente (uma vez fiquei três ou quatro dias fora do ar), depois de analisar as ofertas que eles me fizeram - 330 dólares por cinco anos - cheguei a conclusão que é melhor ficar sem provedor e usar a plataforma gratuita e segura do blogspot.

Refleti muito e entendi que se posso trabalhar sem pagar nada, tendo um serviço muito melhor, a troco de que eu vou pôr meu blog na mão de uma hospedagem?

Naturalmente, esta é uma decisão pertinente apenas a mim. Outros blogueiros podem precisar do espaço oferecido por uma hospedagem. Eu não. Não uso emails da hospedagem. Não uso FTP. Não hospedo vários domínios. E eu trabalho com muito conteúdo, muito textos, vídeos e imagens. Não tem lógica acumular toneladas de fotos, imagens e pinturas no meu espaço, sendo que posso guardar o mesmo material na plataforma do blogspot e fazer backups periódicos para manter tudo armazenado no meu computador? Tudo de graça.

Há outros fatores, um lance antieconômico, você é obrigado a pagar mais se tiver mais acesso. O sistema de hospedagem, definitivamente, não é autosustentável.

Consegui importar os artigos, mas não os comentários.

O que importa, para vocês, leitores, é que o acesso ficará mais leve e mais estável, e o endereço permanece o mesmo: gonzum.com. E para mim a única coisa que realmente importa é trazer um bom conteúdo, independente se usando wordpress, blogspot ou o raio que o parta.

14 comentarios

Adir disse...

Isso aí, Miguel, estamos aqui do outro lado da tela observando o mover das placas tectônicas!
Abracetas e boa sorte.

heliojesuino disse...

tamos aí ...

Família Ribeiro disse...

No mínimo o Wordpress é muioto atravancado, não dá a mínima espontaneidade, não é bom para quem tem veia artística, o blogspot pode até ser simples mas permite a liberdade e a espontaneidade, é o que basta para pessoas como vc

caldocarioca disse...

Meu caro amigo, digo que saí do encontro nacional doido pra migrar pro WP. Pois hoje, apesar de não ter tido tempo para postar, juro que na primeira oportunidade eu volto para o BSpot.

Aquilo foi uma falácia que não serve para todo mundo.

Lucia Coelho disse...

Acompanho voce onde estiver.
Sucesso!!!

Danilo Morais disse...

Boa sorte neste retorno.

somosmulheresdefibra disse...

É isso mesmo Miguel, ótima decisão e muito obrigada por compartilhar seu histórico com a gente. tenho certeza que logo se acomoda novamente, boa sorte,
Daniela - somos mulheres de fibra (e do blogspot, hehe)

PASSEANDO disse...

Tamos aí pro qie der e vier... acesso todos os dias e vc é demais.

Professor Eduardo Lima disse...

Já tive problemas com meu site também. Ele spruz.com diz que é gratuito mais depois de um tempo deu uma desculpinha safada dizendo que os sites gratuitos foram cancelados para fora dos EUA e Reino Unido. Pelo menos no final eles mandaram mensagem dizendo que eu poderia continuar com meu site mas não poderia criar mais nenhuma página HTML nele.

Por falar nisso gostaria que desse uma olhada no meu blog. Trago a terceira parte da resenha sobre o livro O Sequestro da História que critica Gabeira e o filme "O que é isso companheiro?"

http://www.comunistas.spruz.com/pt/Resenha-do-Livro-Verses-e-Fico-O-sequestro-da-Histria-parte3/blog.htm

Lucia Coelho disse...

Independente do provedor sinto falta de sua fala e pensamento sobre o mundo... volte logo a digitar a letra que me alimenta a indignação.

Tio Drakul disse...

O problema é que a minha área (desenvolvimento) está infestada de muito "fogo de palha", ou seja, pessoas que acham que a sua solução meia-boca para as coisas é a melhor coisa do universo e todos têm que migrar para ela. Um bom exemplo é o fogo de palha do momento, a linguagem de programação Ruby. Tão ruim em uso de recursos que é uma atrocidade usá-la em qualquer projeto sério de software.

Jorge disse...

Se por acaso eu sou um dos dois leitores, saiba que continuarei a ler. E se for difícil achar, continuarei procurando.
[ ]'

Pedro Gomes disse...

Se isso for pra melhorar sua vida blogueira, que seja, pois o mais importante aqui, no meu ver é o conteúdo. Eu gostei desse design. boa sorte.

Jorge Santos disse...

Boa Miguel, eu também fui convidado a migrar para o "bem avaliado" Wordpress, porém postar no Blogger é tão fácil que decidi ficar por aqui mesmo.

Como eu posso agregar um domínio .com no Blogger? preciso abrir uma entrada no Registro.Br?

Uma abração cara ( ah, não esqueça de por o link para os feeds RSS).

Postar um comentário