5 de junho de 2007

Foi pouco


(outra vez, desculpa a falta de acentos. As vezes, uso um h depois da vogal para indicar o acento)


Esse debate sobre a nao-renovaçao da concessao à RCTV, um dos principais canais de tv da Venezuelan, deu o que pensar. Criou-se uma polemica muito interessante, apaixonada, que vem nos proporcionando um espetaculo incrivel de manipulaçao da informaçao. A manifestaçao contra Chavez, por exemplo, tinha vinheta na tv venezuela chamando a populaçao para participar, informando hora e data, e depois teve uma enorme repercussao na midia corporativa brasileira. O indefectivel Alberto Dines nao perdeu tempo e logo publicou seus comentarios sobre a manifestaçao. No dia seguinte, porém, houve outra manifestaçao, muito maior, apoiando Chavez, e ninguem deu destaque. Dines ignorou.




Sem contar a incoerencia da Veja desta semana (conforme me contaram, nunca compro essa merda, soh leio quando chega gratis, geralmente artigos copiados pela net), que da vivas ao movimento estudantil da Venezuela, um punhadinhos de estudantes contra Chavez, mas nao da uma linha sobre o nosso movimento estudantil, contra o Serra.


E soubemos que os EUA nao renovaram a concessao para 135 canais de radio e tv. A Inglaterra fez a mesma coisa com outras dezenas. Todos os paises desenvolvidos tem historicos de nao -concessao.


So governos de paises ricos que tem esse direito, né? Governo de pais pobre nao tem direito a nada. Qualquer coisa que governo de pais pobre faz é "anti-democratico".


Agora vou dizer minha opiniao sobre o caso da RCTV.
Foi pouco.

Os donos da RCTV deviam ter sido presos e condenados à prisao perpetua. Por traiçao à patria. Se acontecesse nos EUA, seria assim, e provavelmente seriam justiçados clandestinamente pela CIA. Fosse na China, que hoje o mundo tanto reverencia, seriam fuzilados. E nao so da RCTV, mas de outros canais que apoiaram aquele golpe hediondo contra a democracia.


Nao importa quanto eles discordavam de Chavez. Chavez é um lider eleito democraticamente. Re-eleito. Ganhador de referendo. Ou seja, foi mais que exposto ao grande teste da democracia. E nao venham repetir a idiotice de Bush, dizendo que Hitler tambem foi eleito. A eleiçao de Hitler teve o apoio dos grandes monopolios alemaes, e foi resultado de um processo de total manipulaçao, a seu favor, das informaçoes. Um caso totalmente inverso do que ocorre na Venezuela, em que Chavez tem apoio popular e ganhou eleiçoes contra a manipulaçao midiatica.


Outra: o caso da RCTV foi votado pelo Congresso. Foi aprovado pela Justiça Federal da Venezuela. Ou seja, é totalmente legal. Eh um problema da Venezuela.



Eu tenho varias criticas à Chavez. Por exemplo, essa ultima dele de chamar o Senado brasileiro de papagaio dos EUA, foi uma estupidez sem tamanho, uma afirmaçao tola, contra-producente, primeiro porque nao atinge a direita brasileira mas toda instituiçao, produziu um enorme constrangimento na sociedade, e justamente no momento em que o Senado se prepara para votar a inclusao da Venezuela no Mercosul.


Resultado: Chavez, nao contente de criar problema internamente com sua lingua solta, acabou criando problema politico para o Lula no Brasil. A oposiçao ja prometeu que vai barrar a votaçao para incluir a Venezuela no Mercosul. Com apoio de nossa midia, é claro. Um problema que nao precisava acontecer. Bastava Chavez ficar de boca fechada.


Mas independente das criticas que faço à Chavez, me enoja a manipulaçao que se faz contra ele. Chama-lo de ditador, por exemplo, é a coisa mais imbecil do mundo. Ditador? Po, o cara foi eleito 6 vezes nos ultimos anos, entre eleiçoes e referendos, e nao é democrata? Se Chavez conseguiu eleger deputados que o apoiam, parabens para ele! Se a oposiçao venezuelana é incompetente e sem representatividade popular, soh lamento. Democracia é isso, nao eh? Ganha quem ganha eleiçoes. Que diabos de democracia é essa agora que a nossa midia esta inventando que chama de ditador quem ganha eleiçoes? Quer dizer que, se o pais tem uma oposiçao competente que nao deixa o presidente governar, ai temos um presidente fraco, incompetente politico. Se temos um presidente que tem grande apoio no Congresso, ai temos um ditador?


Eh a incoerencia total. Os fundamentos democraticos da midia e da direita estao completamente invertidos.


E mais: onde esta o principio da soberania? Quer dizer que a Venezuela nao pode fazer o que bem lhe der na telha? Digo, desde que respeitando os tramites democraticos? E me da vontade de rir de nervoso quando vejo a Condolezza Rize ou qualquer autoridade americana criticando a Venezuela. Os EUA causaram, direta ou indiretamente, a ruptura democratica em praticamente todos os paises latino-americanos. Mesmo a nossa midia, é notorio o apoio que deram ao golpe militar de 1964, cujas consequencias até hoje sofremos. Deviam ter um minimo de humildade quando tentam nos empurrar suas idéias capcciosas, oportunistas e incoerentes sobre democracia.

5 comentarios

José Carlos Lima disse...

Gosto sempre do que vc escreve, acompanho assiduamente o seu blog, o do Eduardo Guimar~ese o do Onipresente.

Falando nisso, o senado brasileiro, que por acaso é de maioria tucano=DEMente deveria, ao invés de pedir a a Chavez a devolução da RCTV , solicitar a devolução da Vale ao FHC.

Que coisa podre este FHC!

Cruz credo

Anônimo disse...

Também acho que foi pouco. Liberdade de imprensa virou pretexto pra distorção à mercê de interesses político-econômicos.

O interessante (pelo menos para quem está do lado de fora) é que ao mesmo tempo que Chávez tem algumas políticas populistas, tem outras que vão cotnra justamente à classe que domina a manipula as agências internacionais e lobbies da comunicação latino-americana. Ou seja, quantos minoritários têm acesso à versão "democrática" da história que nos é contada pela boca de Veja, Globo, Folha etc.?

E como dizer isso, se na Venexzuela (e creio que aqui também) boa parte dos 70% contra o fechamento da RCTV só estavam pensando na novela?

Gostei desse blog, parabéns.

Anônimo disse...

È INCRÍVEL COMO NESSES BLOGS SÓ APARECEM PETRALHAS!!VÃO GOSTAR DE NET ASSIM NO.......
E O PIOR, PUXAM O SACO DO GOVERNO O TEMPO INTEIRO.
QUE VONTADE DE VOMITAR! EEEGGGGG....

wilson cunha junior disse...

Nunca vi uma atuação da mídia como a de hoje. Os mais velhos me dizem que em 1973 o procedimento foi igual com Allende. Como sou maluco por documentários vi recentemente "a batalha do chile" e me dói ver que em nada evoluimos no que diz respeito a construção de um mundo menos sinistro. Primeiro tentam demonizar o Chávez. Se obterem êxito vão preparar a corda. Mas acho que dá pra resistir. Independente de se ter um pensamento à esquerda mais atrasado ou mais avançado, acho que no fundo todos sabemos que a demonização do Chávez(Moralles, Correa...) é um retrocesso humano.

Anônimo disse...

Com o intuito de confundir a opinião público a Folha estampa em seu portal/UOL que "
Advogado diz que Vavá recebeu ligação de preso "

Como se vê, quem ler a manchete leva um susto, pois a imagem que vem à mente é que um preso que estava no Carandiru ligou para o irmão de Lula quando uma história não tem a ver com a outra.

Quando houve a ligação a pessoa que ligou para o irmão de Lula não estava presa e a tal pessoa se trata de um deputado do Mato Grosso do Sul, presa na Operação Xeque Mate.

Que imprensa vagabunda esta nossa!

Postar um comentário