26 de junho de 2007

Nem assim aprendem (e viva o Gonzagao)




Saquem só esse post do Noblat:

Jornalista desrecomenda o jornalismo

"Apagão aéreo, Vavá, Marta Relaxada e Gozadora, PAC em câmera lenta, Mangabeira arrependido.....Nada cola no Lula, o Super-Teflon. O que prova a absoluta irrelevância da imprensa, dos jornalistas, dos colunistas, dos blogs. Vou abrir uma pizzaria."

(Confissão de um veterano e desalentado jornalista, que, inspirado no grande Sibá, desrecomenda a profissão. Para não perder o emprego, ele prefere se manter no anonimato.)


Rapidamente, dezenas de comentaristas protestaram, perplexos. Para o jornalista em questão e para o Noblat (que achou pertinente publicar isso), a função da imprensa é fazer colar fatos negativos no Lula?

Boa essa. A PUC de São Paulo deve abrir uma nova cadeira na faculdade de jornalismo, intitulada: Derrubando Lula. Os alunos aprenderiam técnicas especiais para fazer colar fatos negativos no presidente. Como professores visitantes, seriam chamados repórteres de Globo, Estadão, Veja… O professor discutiria com os aluno as razões do fracasso das tentativas de colar notícias negativas no Lula.

De repente a economia virou um assunto secundário para os jornalões brasileiros. 64% dos brasileiros dizem aprovar Lula. A economia seria a razão principal, dizem os analistas. Por que então, diabos, não fazem análises mais extensivas, mais profundas, sobre a conjuntura econômica? Não vale falar em Bolsa Família. Tem que ir atrás do aumento do salário mínimo, da inflação controlada, dos juros mais baixos da história, o aumento dos recursos destinados à agricultura familiar, do crescimento espetacular da venda de computadores, etc…

O Estadão, desesperado com a pesquisa do Census, não desistiu do golpismo. Deu destaque absoluto ao fato da maioria dos brasileiros estarem cientes do “suposto” envolvimento do irmão do presidente, Vavá, num “suposto” tráfico de influência, e que para a maioria, Lula sabia do caso. Bem, o caso é que o jornal simplesmente esqueceu de destacar que nada foi provado contra Vavá. Se os brasileiros sabiam do caso ou culpabilizam Vavá, é porque a imprensa enganou milhões de pessoas. Imprensa safada.

O negócio é escutar Luiz Gonzaga.




Leiam ainda esse trecho de uma nota do Estadão:

Orgulho brasileiro - A pesquisa perguntou aos entrevistados se eles têm orgulho de ser brasileiros: 91,1% afirmaram positivamente e apenas 8% disseram que não. Entre os motivos apresentados pelos entrevistados para justificar o orgulho de ser brasileiro, os mais apontados foram riquezas naturais, a solidariedade do brasileiro, a ausência de guerra e as praias e belezas naturais.

Vejam só. Se você ler as cartinhas de leitores que o Estadão publica, terá a visão oposta do Brasil. Claro. Os jornalões vem adotando uma pauta exclusivamente negativa, inclusive no sentido moral. No entanto, o brasileiro continua com orgulho de si mesmo e de seu país. Quanto aos motivos apontados, foram apenas os “mais apontados”, e os primeiros que lhes vieram à cabeça. Criatividade, alegria, vivacidade, amor pela vida, etc, também poderiam estar entre os fatores que nos levam a ter orgulho do Brasil. Mesmo assim é muito bonito terem apontado a “solidariedade” como uma característica do caráter nacional.



Também poderiam ter dito que uma das razoes do orgulho de ser brasileiro é Luiz Gonzaga.

Viva o Brasil!

4 comentarios

Anônimo disse...

também gosto de Luiz Gonzaga mas, de rocha, o que me orgulha mesmo de ser brasileiro é Ney Matogrosso

Unknown disse...

Miguel,amigos e leitores

O meu amigo Oni, conseguiu um vídeo com uma conversa entre as aberrações da natureza, Diogo Mainardi e Reinaldo Azevedo que é imperdível. É uma perola para entrar para história como o mico do século. Não deixem de ouvir, vale a pena, atentem para o detalhe, não é montagem.

Essa é inacreditável... e MERECIDA!! VEJAM!!

http://www.blogdoonipresente.blogspot.com/

Anônimo disse...

Acho muito interessante falar-se no foco que os jornais optam. Realmente, se falassem e promovessem mais o PAC e todas as suas ramificações, ajudaria a orientar as pessoas à se "encaixarem" nessas oportunidades. Muitos não têm acesso por falta de informação.
Mas realmente, o presidente tendo que se preocupar com um investimento de R$30bi, no PAC, fica difícil falar só sobre o problema do seu irmão que ja é "de maior".

Anônimo disse...

Miguel,

Com todo respeito, vc está distorcendo o q foi dito. O papel de qualquer imprensa responsável é denunciar. A frase do jornalista desconhecido pra mim é exata: denúncias transboradaram, transboradam, e transboradrão, pq o povo não reage.

Nunca achei q o problema da imprensa fosse denúncia vazia. Acho q o problema da imprensa é viver de denúncia. Veja vc, completamente diferente de dizer q a imprensa mente.

Aliás, chamar a imprensa de mentirosa é conveniente, pois afunda as denúncias que não procedem e ESPECIALMENTE as q procedem. Tática q ganha jogo.

Postar um comentário