14 de julho de 2009

A guerra que antecede o bocejo

(Luis Felipe Noe, pintor argentino)


Quosque tandere abutere, Catilina, patienta nostra? Assim começa Cícero o seu primeiro discurso contra um golpista da Antiguidade. Catilina planejava matar todos os senadores e tribunos do povo e tomar, à força, o poder em Roma. Para isso, contratou milhares de mercenários, a quem prometeu riquezas e terra. A história vive se repetindo, e a figura de Catilina vive reaparecendo na história da humanidade. No Brasil, Catilina é a mídia. Leiam abaixo os dois primeiros parágrafos do discurso de Cícero, trocando o nome do golpista em questão por Mídia Corporativa, e vejam se não encaixa às mil maravilhas. Detalhe: a função de cônsul era semelhante a de presidente da república, então substituam um pelo outro para estabelecer uma comparação ainda mais viva.

Até quando, ó Catilina, abusarás da nossa paciência? Por quanto tempo ainda há-de zombar de nós essa tua loucura? A que extremos se há-de precipitar a tua audácia sem freio? Nem a guarda do Palatino, nem a ronda nocturna da cidade, nem os temores do povo, nem a afluência de todos os homens de bem, nem este local tão bem protegido para a reunião do Senado, nem o olhar e o aspecto destes senadores, nada disto conseguiu perturbar-te? Não sentes que os teus planos estão à vista de todos? Não vês que a tua conspiração a têm já dominada todos estes que a conhecem? Quem, de entre nós, pensas tu que ignora o que fizeste na noite passada e na precedente, em que local estiveste, a quem convocaste, que deliberações foram as tuas?

Oh tempos, oh costumes! O Senado tem conhecimento destes factos, o cônsul tem-nos diante dos olhos; todavia, este homem continua vivo! Vivo?! Mais ainda, até no Senado ele aparece, toma parte no conselho de Estado, aponta-nos e marca-nos, com o olhar, um a um, para a chacina. E nós, homens valorosos, cuidamos cumprir o nosso dever para com o Estado, se evitamos os dardos da sua loucura. À morte, Catilina, é que tu deverias, há muito, ter sido arrastado por ordem do cônsul; contra ti é que se deveria lançar a ruína que tu, desde há muito tempo, tramas contra todos nós.


*

Em editorial, o Globo de hoje (14/07/2009) lança mais um de seus gritinhos de guerra. Misturando velhas e preconceituosas ladainhas antisindicais com acusações genéricas e levianas, os platinados mostram que vão cobrir a CPI da Petrobrás com o rosto pintado, berrando com a voz em falsete. Cumprimento-os pela audácia. O alvo, a maior empresa da América Latina, não podia ser mais simbólico. A Petrobrás não é apenas um símbolo de nossa soberania. Ela é a nossa soberania. É uma verdade dura, mas implacável: sem a Petrobrás, o Brasil não é nada. Por isso, sindicatos, estudantes e todos os matizes da esquerda deixaram divergências de lado para defendê-la.

Recentemente, Lula afirmou, brincando, que o presidente da Petrobrás deveria ser eleito pelo povo e indicar o chefe da República, e não o contrário. É uma brincadeira que flerta com uma verdade perturbadora. Cada país tem as suas jóias da coroa. Não se trata apenas do petróleo, mas do imenso e incalculável patrimônio intelectual, industrial, marítimo, científico, acumulado pela empresa. A Petrobrás não é apenas uma estatal. É a mãe de todas as estatais, a mais importante de todas, a que permitiu ao Estado brasileiro, depois do criminoso desmantelamento sofrido durante o governo FHC, manter um bom nível de investimento em infra-estrutura, projetos sociais e cultura.

Esta semana, o Globo publicou, no alto da página, em destaque, uma cartinha de leitor que dizia mais ou menos o seguinte: "já fui defensor da Petrobrás, etc, agora acho que ela deve ser privatizada, como foi a Vale, para não ficar nas mãos de sindicalistas". O leitor alinha-se ao pensamento do Globo e sua missiva, como vem ocorrendo sistematicamente na página de "cartas do leitor", integra a seção editorial. A vênus de prata, portanto, tem uma postura bastante clara em prol da privatização da Petrobrás. Para ela, a Vale é um grande exemplo. Não importa que a Vale privatizada esteja exportando ferro a 30 dólares a tonelada pra China e cometendo o crime histórico de não investir em siderurgias que permitam ao Brasil processar o minério aqui para vendê-lo com valor agregado. Não importa que a Vale, no momento mais crítico vivido pelo Brasil, por causa da crise financeira global e da histeria catastrofista da mídia brasileira, tenha anunciado demissões em massa. A Vale é um exemplo! A Petrobrás, que tem saltado posições no ranking mundial das empresas mais modernas, mais transparentes e mais respeitadas do mundo, que é a empresa petrolífera que mais achou petróleo nos últimos 30 anos, que está hoje na vanguarda mundial por conta de ser a única com tecnologia para exploração em águas ultra-profundas, a Petrobrás é tratada pelos platinados como uma "república de sindicalistas".

A matéria dos platinados que trata da tal "república de sindicalistas" foi um dos ataques mais ridiculamente preconceituosos e reacionários já vistos na imprensa brasileira. Não se trata, todavia, de uma matéria isolada, mas de uma campanha sistemática, repetida diariamente, com apoio editorial de cartinhas selecionadas.

*

Instalada a CPI da Petrobrás, li na internet que a oposição convocou o ex-senador Paes de Barros para chefiar o "comitê" de guerra montado para atacar a empresa e o governo. Barros, para quem não se lembra, é aquele amigo de bandidos do Centro-Oeste, como o Comendador Arcanjo, que se destacou durante a tentativa de derrubar Lula em 2006. Dotado daquela desenvoltura fabulosa que a ausência de escrúpulos confere, Barros é expert em jogadas de contra-informação e artimanhas políticas. Seu histórico sujo, naturalmente, será carinhosamente poupado pela mídia conservadora.

Entretanto, conforme observou brilhantemente Santayana, as intenções da oposição devem se voltar contra ela mesma. A presente configuração política mudou muito. A blogosfera de esquerda converteu-se num poderoso exército ideológico em prol dos interesses populares, bagunçando definitivamente a venda de teses pré-fabricadas à opinião pública.

Há agora uma grande expectativa em relação à postura dos senadores da base aliada, sobretudo a bancada petista. Mais que nunca, terão que mostrar verve, astúcia, inteligência, oratória, agressividade, e procurarem se afastar da capciosa rede construída pelo discurso midiático com objetivo de capturar psiques bem intencionadas mas ingênuas e, em alguns casos, decrépitas.

Espera-se que Mercadante, senador mais votado da história do Senado, com mais de 10 milhões de votos em 2002, reverta a impressão de pusilanimidade e incompetência política que ele começa a ganhar na blogosfera.

Alguns não tem solução. Pedro Simon, por exemplo, é uma figura esclerosada politicamente. Não atualizou-se. É um indignado de manchete de jornal e, como tal, facilmente manipulável pela mídia. Confortável em seu trono de rei dos "éticos", obedece caninamente à cartilha ditada pelo editorial do dia. Quando foge ao roteiro, é repreendido e disciplinado imediatamente pelos capatazes éticos a serviço das "famiglias".

Muitos senadores trabalham em plenário com seus laptops conectados ao blog do Noblat. Não perceberam, por burrice, incompetência, preguiça ou interesse, que Noblat obedece aos ditames ideológicos e políticos de seus patrões? Naturalmente que ele, Noblat, tem seus pruridos de independência. É um ser humano(?), tem contas a pagar, e possui o direito de vender sua força de trabalho e sua inteligência para quem bem entender. Não devemos crucificar ninguém. O ridículo é ver senadores se curvando, ou pior, se acovardando, aos interesses obscuros de grupos de comunicação.

*

Tem umas coisas que não dá para engolir. A omissão na cobertura do golpe de Honduras, por exemplo. Onde estão os editoriais, as entrevistas, as longas reportagens, os históricos, a análise detalhada dos envolvidos? Não. Isso vai ficar marcado. Através de fontes alternativas, ficamos sabendo que os golpistas de Honduras suprimiram os direitos civis, fecharam jornais, rádios e canais de TV críticos ao governo, reprimiram violentamente manifestações, assassinaram lideranças sindicais e estudantis, enfim, cumpriram integralmente a agenda de horrores de uma ditadura latino-americana do século passado. Onde está a dramaturgia jornalística? Onde estão os indignados? A partir do momento em que a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) não condenou, até agora, o golpe em Honduras, e a mídia brasileira não se preocupou com o fato do órgão maior que a representa no continente estar omisso nesse assunto, nunca o epíteto "golpista" ajustou-se tão bem à realidade.

Haverá um dia em que não mencionarei a grande imprensa. Estão certos os que falam que a internet deve produzir uma agenda própria, não apenas reagir ao que sai na mass media. Mas tudo tem sua hora. A blogosfera é sensível à grande agenda política, não ao que sai nos jornais. Enquanto a agenda for ditada pela imprensa corporativa, estaremos lá, mordendo os pés da mídia, servindo-lhe de contraponto e freiando-lhe a ambição de manipular os parlamentares. Aguardo ansiosamente, no entanto, o momento em que poderemos responder-lhes, aos abutres da nossa soberania, com um solene bocejo.

20 comentarios

Rômulo Vita Filho disse...

Miguel boa tarde,
leio sempre seu blog, assim como o do Idelber, PHA, Nassif, Edu Guimarães, Cloaca, Azenha e + outros alinhados c a resistência na blogosfera à essa mídia de esgoto q diária e incessantememte nos massacra c factóides, invencionices.
Acostumados q foram, c o poder advindo dessa manipulação, ñ sacaram q estão num trem desgovernado, sem condutor e à beira do precipício, numa bad trip sem volta. Ñ caiu a ficha da "grande" mídia e isso tem até 1 lado bom: o nascimento e crescimento de reações à mídia fascista, como o blog da Petrobrás, o movimento contra a "ditabranda".
Resumindo esse trololó: conto c vcs, pau nesses f d p.
Abraço

Miguel do Rosário disse...

pode deixar, rômulo, é divertido demais para a gente deixar a peteca cair. Abraço.

Luis Henrique disse...

Nas linhas:

"já fui defensor da Petrobrás, etc, agora acho que ela deve ser privatizada, como foi a Vale, para não ficar nas mãos de sindicalistas"

Nas entrelinhas:

"sindicalista come criancinha!"

Tudo a ver com a omissão frente ao golpe em Honduras. É que lembra os 'bons tempos', quando qualquer assanhamento dos comedores de criancinhas podia ser eliminado com um simples telefonema pro quartel.

Miguel do Rosário disse...

Off topic: Assino embaixo, veementemente, desse texto do Lungaretti.

http://naufrago-da-utopia.blogspot.com/2009/07/inacreditavel-inaceitavel.html

Naofil disse...

São posts como esse que me fazem vir todos os dias beber nesta fonte. Assim como você, aguardo ansiosamente os dias dos grandes bocejos em resposta aos muitos muxoxos.
Parabéns!

Unknown disse...

Poucos se lembram de como foram feitas as privatizações. Escândalosamente, as empresas foram praticamente entregues, dilapidando o patrimônio nacional.
Quem não se lembra da celebre frase do presidente do Banco do Brasil, ao ser convocado a dar aval
a uma empresa para a compra de uma estatal: ESTAMOS NO LIMITE DA IRRESPONSABILIDADE.
Portanto, abramos o olho.

José Carlos Lima disse...

O blog da CPI dos tucanos-demos contra a Petrobrás não permite comentários.
É que eles são "democratas."
Por isso digo aqui o que eu não pude dizer lá: A Petrobrás foi desvalorizada em 5 por cento de seu valor por causa desta CPI lesa-pátria sem nenhuma razão de existir, a não ser virar palanque eleitoral de uma oposição urubuzenta, que só deseja o quanto pior melhor.
Querem doar a Petrobrás assim como outrora doaram a Vale.
Um bando de hipócritas.
Segue link dando-nos conta dos prejuízos causados à nação por causa desta CPI eleitoreira.
http://economia.uol.com.br/cotacoes/ultnot/2009/07/14/ult1918u2225.jhtm

RLocatelli Digital disse...

Prezado Miguel do Rosário.

Sobre a Vale, acho que o valor da tonelada de minério até baixou, por pressão da China no mês passado. Ainda por cima houve a descoberta, no norte da China, de um verdadeiro pré sal de minério de ferro: 3 trilhões de toneladas. Os técnicos calculam que, em pouco tempo, essa jazida fornecerá ao país 3 bilhões de toneladas por ano. Fazendo as contas: 3 trilhões/3 bilhões = 1000 anos de extração de minério de ferro. Acho que a Vale está com problemas.
Quanto à CPI, já sabemos que 2010 começou faz tempo. Essa eleição presidencial será uma carnificina. Nosso exército tem que estar bem firme. Nunca tirar o capacete nem as botas. Detalhe: não fazemos prisioneiros.

Juliano Guilherme disse...

(Não) vale a pena ver de novo: A direita acusava o Jango de querer dar um golpe para implantar a República de sundicalistas no país. Para evitar isso ligaram para o disque-golpe, um serviço oferecido pelos militares na América Latina a algumas décadas atrás. Tudo para defender a democracia, claro. Evitado o perigo da "ditadura sindical", logo se convocaria novas eleições. Esse logo, equivaleu a 25 anos, mais ou menos. Mas o tempo é relativo,né? A democracia também é relativa. Só não é relativa, mas sim objetiva e pelo visto, eterna, a sanha golpista do Globo

Miguel do Rosário disse...

oi locatelli, o preço do ferro oscila o tempo inteiro. O número que eu falei foi chutado. Queria dizer que é um preço muito barato, aviltante. Estão escavucando o Brasil. A descoberta de ferro na China é um golpe duro à indústria brasileira de ferro, e acentua o erro que a Vale cometeu e vem cometendo de não investir na construção de refinarias. Ao contrário, são os chineses, e não a Vale, que estão investindo nesse setor no Brasil.

Abraço.


Pois é, Juliano. A tal república de sindicalistas é um mantra global há mais de 50 anos. Os jornalistas que escrevem essas matérias, os diagramadores, o pessoal que trabalha nas rotativas, os funcionários da Globo, um dia ou outro, vão precisar do sindicato para alguma demanda salarial ou coisa parecida e aí quero ver a cobra ser mordida com o próprio veneno.

Miguel do Rosário disse...

É inacreditável. O blog do PSDB não tem caixa de comentários! E linka o blog do Reinaldo Azevedo! Os caras são patéticos... linkam um blog que defende o golpe de estado em Honduras e diz que no Brasil também deveria haver um golpe similar.

Miguel do Rosário disse...

Digo, o blog que o PSDB criou para a CPI da Petrobrás. http://petrobrasblogdacpi.blogspot.com/

Miguel do Rosário disse...

Para cúmulo do ridículo, o tal blog fica linkando matérias do imprensalão, que só podem ser acessadas por assinantes.

infinitoamanajé disse...

CARO MIGUEL E TEM MAIS; ENQUANTO OS "PODERES CONSTITUÍDOS" NOS SAQUEIAM E O PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA OS SERVE E PROTEGE; AQUI COMO LÁ... ESTAMOS, TODOS, MUNDO A FORA SENDO ENVENENADOS PELA N. W. O. SEM DÓ NEM PIEDADE... "CHEMTRAILS" EXISTEM NOS CÉUS DO BRASIL E A OMS NEM ESTÁ AÍ PRA ISSO... OMS? O QUE É ISSO?
"GENEBRA (Reuters) - Empresas farmacêuticas precisam de incentivos, incluindo patentes lucrativas, para continuar criando medicamentos e vacinas contra ameaças emergenciais, como a pandemia de gripe H1N1, disse a Organização Mundial de Saúde (OMS) nesta terça-feira 15 DE JULHO DE 2009.
"O progresso na saúde pública depende da inovação. Alguns dos grandes avanços na saúde vieram depois do desenvolvimento e introdução de novos medicamentos e vacinas", disse a diretora-geral da OMS, Margaret Chan."

BEM, (OBAMA É UMA FRAUDE E OS QUE O APÓIAM, IDEM. SÃO CÚMPLICES), A OMS PERTENCE AOS ENVENENADORES; O QUE PODERÍAMOS ESPERAR ALÉM DE PESTES E REMÉDIOS INVENTADOS E VENDIDOS PELA FARMÁFIA DOS BUSHS & DICKS & KISSINGERS & ROCKFELLERS DA NOVA ORDEM MUNDIAL QUE QUEREM NOS REDUZIR A NO MÁXIMO 500.000.000 DE SERES HUMANOS DEVIDAMENTE CHIPADOS E ESCRAVIZADOS COMO ROBÔS?

BEM, EU SEMPRE COMPREENDI SAÚDE PÚBLICA, EU DISSE P Ú B L I C A, COMO SANEAMENTO BÁSICO PARA TODOS, BOA ALIMENTAÇÃO E BOAS ESCOLAS PARA TODOS, EDUCAÇÃO E CULTURA PARA TODOS, APRENDENDO BONS HÁBITOS INCLUSIVE DE HIGIENE, SOBRETUDO MENTAL...

OS "pig" DO MUNDO E PRINCIPALMENTE O DO BRASIL, (ARMAS DE EXTERMÍNIO EM MASSA) NÃO VÃO MOSTRAR ISSO. ELES NOS QUEREM GRIPADOS E VACINADOS CONTRA AS DOENÇAS QUE ELES MESMOS FABRICAM, GANHARÃO MILHÕES ANTES DE NOS EXTERMINAREM... "CHEMTRAILS" EXISTEM NOS CÉUS DO BRASIL INFORMEM-SE, MAIS UM SILENCIOSO CRIME DE LESA HUMANIDADE ESTÁ SENDO PERPETRADO FRIAMENTE...

politicamente_incorreto disse...

Miguel, sou funcionário da Petrobrás há 22 anos e te garanto que o grande culpado por esse saracoteio todo da oposição e do PIG responde por um nome com quatro letras : L, U , L , A

Explico: as gerências de terceiro e quarto escalão em peso da Petrobrás são TODAS TUCANAS E PERMANECERAM INTOCADAS DURANTE TODO O SEU GOVERNO. São elas as grandes responsáveis pela corrupção que existe dentro da estatal e é das brabas mesmo, não estou fazendo coro com essa oposição que deveria estar toda na ponta de uma corda tal e qual o Saddam. Isso não é para ser alvo de CPI nenhuma, é Policia Federal mesmo, só eu tenho informações para colocar uns 200 na cadeia, todos mantiveram seus cargos de gerência na empresa, riem e fazem piadinhas do Lula pelos corredores da empresa enquanto mamam e perseguem funcionários "alinhados" ao pensamento sindical, essa Miguel é a realidade dos corredores da empresa e não a visão idílica que fazem de fora os que a defendem, seus resultados são inquestionáveis mas graças ao seu corpo técnico de altissímo gabarito, mas as gerências SÃO LOTEADAS NA BASE DO CLIENTELISMO ENTRE OS QUE SEMPRE FORAM GERENTES, E A PERSEGUIÇÃO DENTRO DA EMPRESA É IGUAL OU PIOR DA ÉPOCA DO FHC, É TRISTE PARA MIM CONFESSAR ISSO, MAS É A PURA VERDADE, SE VOCÊ QUISER TE PASSO EM OFF MUITO MAIS COISA DO QUE VOCÊ POSSA IMAGINAR....

E também continuando a explicação da culpa do Lula é o fato de deixar essa corja sabotadora dominando tudo e a todos dentro da empresa, e quem é do lado do PT é da tchurma do Zé Dirceu que se alia a tudo e a todos atrás de uma grana.... e tome responsabilidade: Por acaso seu blog recebe alguma migalha de contribuição de alguma estatal ou do poder público , apesar de sua defesa intransigente das instituições e da lisura? Pois é amigo, enquanto isso a Globo e o PIG recebem Bailhões por ano do governo federal, portanto quem alimenta esse câncer é a própria vítima, acho honestamente que é ingenuidade demais para ser só ingenuidade.....
é facílimo detonar esse esquema, não precisa nem pegar os "cojones" do Hugo Chaves emprestados, corta a verba total da Globo e do Pig em geral, o que falta é atitude, coragem, determinação e antes de tudo o compromisso que princípios não são negociáveis, e dentro da Petrobrás o que primeiro foram vendidos foram os princípios. Palavra de quem está a 22 anos lá dentro e que desde o longinquo ano de 82 vota na esquerda e no PT.

Anônimo disse...

Caro Miguel,
A CPI da Petrobrás deveria iniciar seus trabalhos chamando para depor:
Monteiro Lobato, para ele explicar qual eram as intenções da campanha o Petróleo é Nosso.

Miguel do Rosário disse...

prezado politicamente incorreto,

as verbas da publicidade oficial vão para os grandes jornais por uma lei, não há tanta flexibilidade. O que eles tem feito, e inclusive gerou muita gritaria da mídia, é pulverizar as verbas em mais publicações.

quanto às denúncias de corrupção, acredito realmente em você, porque, conhecedor do caráter humano, sei que onde há dinheiro, há roubo. mas não gostaria de levar isso para o lado partidário, tanto que você mesmo identificou que há ladrões em todos os matizes. entendo também que há luta interna (perseguição) em todos os micro-universos sociais. mas a petrobrás é grande demais e está em mudança. esses roubos que existem serão identificados uma hora ou outra, e aconselho você a, em vez de transmitir a informação a mim, repasse-as para o órgão fiscalizador da petrobrás, ou então para o ministério público. quanto ao lula, creio que ele não poderia, não deveria, e nunca pretendeu, realizar uma devassa na petrobrás, demitindo pessoas por elas serem de um partido ou outro. lula também não tem poder de polícia ou de juiz, nem quer ter. A polícia federal tem atuado de forma bastante competente e, inclusive, já andou pegando muita gente da petrobrás. acredito que os outros serão pegos um dia ou outro. cabe aos funcionários da petrobrás denunciar esses roubos, através dos sindicatos e das auditorias internas e do ministério público, ou simplesmente fazendo denuncia à polícia, ou enviando mensagens ao presidente da empresa, sei lá.

Abraço,
Miguel

politicamente_incorreto disse...

Miguel, também não sou a favor de sectarismo ou persiguição por motivo políticos. Estou falando da esfera policial mesmo, a estrutura interna ou analogicamente os "sargentos" da empresa que são os gerentes de terceiro nível pra lá é que realmente mexem no caixa da empresa, veja bem a operação aguas profundas da PF, só tinha dessa thurma. E é muito cômodo colocar a culpa no tamanho da Petrobrás para não se fazer nada, mas a realidade que até as pedras da calçada da empresa sabem é que essa estrutura só foi mantida graças aos acordos espúrios promovidos pelo seu Zé Dirceu e sua turma, o presidente da empresa quis "enquadrar um lua preta do seu Zé e em apenas um mês teve que voltar atrás pois no caso quem iria dañçar seria ele.

No que tange as denúncias meu caro Miguel já fiz as dezenas inclusive para a ouvidoria da empresa, que pelo visto sofre de otite crônica.... sabe o que sobrou para mim? uma advertência, descontos no contra cheque e perseguição, a ponto que hoje estou no INSS com depressão, transtorno bipolar e que me acarretaram sérios problemas , inclusive pressão alta e taquicardia. Hoje graças a política do "deixa pra lá" do PT sou um arremedo do que eu era, depositei esperanças neste governo e o resultado está ai.... nem por isso deixei de defender o Lula, apesar de considera-lo um banana e um acomodador de situações.
Não é o fato do PT ser uma lástima como gestor da empresa que vai me fazer defender tucanos, demos e essa corja asquerosa que representa a vanguarda do atraso.
Muitos poderão me questionar e dizer que apesar das minhas críticas a Petrobrás é um sucesso inquestionável, para eles eu respondo que existe um corpo técnico na empresa de excelência e que não existe muito segredo quando a empresa já possui campos maduros e o barril de petróleo chegou a 120,00 dolares/bll, há dez anos atrás estava a 14,00 dolares /bll.
E volto a repetir: não defendo nem nunca defenderei CPI nenhuma na empresa, muito menos promovidas por esses ratos. Até porque os promotores deste evento têm dívidas da quitanda da esquina até a portaria do céu, passando pelo povo e por todo o código penal. O problema da Petrobrás se chama simplismente . CHOQUE DE GESTÃO, OU MAIS SUCINTAMENTE ENCHER UNS 100 CAMBURÕES DE GERENTES CORRUPTOS QUE ATRASAM E EMPORCALHAM O NOME DA EMPRESA.

Miguel do Rosário disse...

Falou, meu chapa, a luta é dura. Como dizem os travestis: força na peruca! Ou como diria o Michael Jackson, fogo na peruca! Desculpe a brincadeira boba, desejo de todo coração que você consiga se defender e que essas pessoas vis que lhe perseguiram sejam, de uma forma ou outra, severamente punidas. Abraço!

JOEL PALMA disse...

MESQUITA, noticie a visita gentil e terna do QUERIDÍSSIMO DEMOCRATA e PACIFICADOR Avigdor Lieberman, Chanceler de Israel, está bem?

ESTE É LIEBERMAN:
“Agora temos que assistir ao surgimento de um brutamontes e um demagogo que tem exigido, com prazer, a execução dos membros árabes eleitos do Parlamento de Israel se eles se encontrarem com o Hamás, que tem exigido o afogamento dos prisioneiros palestinos no Mar Morto, cujos apoiadores cantam “Morte aos árabes” nos seus comícios, e que tem materializado os piores medos daqueles árabes que tem feito os ajustes de mais longa duração com o estado judeu.”

http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3599392-EI12924,00-A+audacia+de+Avigdor+Lieberman.html

Postar um comentário