23 de julho de 2009

Lendo os jornais de cabeça para baixo

(Giotto)


Falei que ia dar um tempo no blog, mas não resisti. O negócio é o seguinte. Às vezes, procuro alguma coisa para criticar o Lula, e aí, ontem, assisti na TV a âncora anunciar, com voz embargada: "Lula diz que Ministério Público precisa levar em conta a biografia das pessoas", então pensei. Pronto, é agora, Lula falou merda, vou lá criticar. O Paulo Henrique Amorim foi mais rápido e fez uma crítica forte ao pronunciamento do presidente.

Mas aí eu refleti melhor. Ué, mas não é essa justamente a tarefa do juiz e do júri? Avaliar as circunstâncias, a vida, a biografia, da pessoa, para conceder atenuantes ou agravantes ao crime? Se o sujeito levou uma vida de ilícitos, isso será um agravante. Se levou uma vida ilibada, sem nenhuma passagem pela justiça, isso será um atenuante. Ah, procurador não é juiz, dirão alguns. Ora, é sim. A partir do momento em que redige uma peça de acusação, ele também emite, inevitavelmente, um julgamento, ainda mais porque ele sempre terá, diante de si, alternativas diversas, e o certo é que escolha combater o mal maior. Não nos interessa grandes procuradores de roubo de galinha, e sim aqueles que tenham coragem de ir atrás dos verdadeiros larápios da nação.

Em se tratando de homens públicos, é preciso ainda mais cuidado, porque uma acusação infundada pode destruir a vida e a carreira de um político importante para o pais, como já ocorreu algumas vezes. Uma das práticas mais comuns da luta política, é lançar acusações sobre o adversário, falsas ou não, e o Ministério Público deve ser prudente para não se envolver de forma parcial nessas querelas partidárias, nas quais as mídias participam intensamente.


*

Enfim, o Sarney. Não sou advogado do Sarney, mas fico puto porque sei que a oposição, em conluio com a mídia, quer derrubá-lo para desestabilizar politicamente o governo. Isso prejudica a economia brasileira. Estamos em plena crise mundial, e o Senado, em vez de trabalhar, de votar leis que ajudem o país a recuperar o ritmo admirável de crescimento que vinha mantendo até poucos meses atrás, perde tempo e desvia as energias do país nessas crises infladas e golpistas. A mídia corporativa não descansará enquanto não derrubar o Sarney, e já começou a acionar todos os seus "gargantas profundas" dentro das instituições. Qualquer escrúpulo quanto a "Estado policial", vazamento de diálogos sob segredo de Justiça, tudo isso foi repentinamento esquecido.

Mas vamos aos diálogos em si. A netinha do Sarney, com voz de criança, pede ao pai para articular um emprego para seu namorado. Até aí tudo bem, é a coisa mais normal do mundo. O problema é que se trata de um emprego no Senado, um cargo público. Os jornais reproduzem, ad infinitum, a conversa. Até o "Oi, pai" da menina soa como um crime capital. Vamos por partes:

1) Não é crime. Até a aprovação da lei anti-nepotismo, em data recente, não era crime empregar parentes, e por isso quase todos os senadores empregavam parentes. É preciso não esquecer que nepotismo é uma prática sobretudo da direita. Tanto que a "nova liderança" da direita é toda "nepótica": ACM Neto e Rodrigo Maia, neto e filho, respectivamente, de chefes políticos do DEM.

O senador é eleito e tem bastante liberdade, conferida pela lei e pela democracia, de escolher os funcionários do Senado. Os senadores ligados às bases sindicais, contudo, não têm a cara-de-pau de escolher parentes, porque devem prestar contas às... bases sindicais. De forma que, antes da lei, isso era uma prática comum; eticamente questionável, mas perfeitamente constitucional. Existe um conceito em justiça chamado Direito Consuetudinário, que são os costumes. Se era um costume e todos os senadores praticavam, não é o caso de crucificar o Sarney como querem fazer. Há crimes muito mais cabeludos no Senado.

2) Todos os que fingem horror fizeram o mesmo. Ou seja, não tem sentido pedir a renúncia de Sarney por causa disso. Tem que mudar as práticas, como já foi feito, proibindo o nepotismo. Se for para renunciar, então que renunciem todos os senadores de uma vez. Ou melhor, que se feche logo o Senado. Seria uma excelente notícia para o Brasil, aliás. Ficaríamos só com o Congresso Nacional, que pode muito bem dar conta sozinho do recado.

3) Arthur Virgílio, por exemplo, deve ficar quietinho, porque fez muito pior. Os parentes de Sarney pelo menos trabalham. E ele, Virgílio, que pagou salário por mais de dois anos para um rapazinho flanar ocioso em Paris?

4) Por fim, só estou esperando aquela mula do Fernando Henrique Cardoso falar alguma coisa. A filha dele recebeu, por anos a fio, salário do gabinete do senador Heráclito Fortes. Nem aparecia por lá. Ou seja, tinha um emprego no SENADO DA REPÚBLICA (uso caixa alta para imitar a pompa com que a Lúcia Hippólito se refere ao Senado, evidentemente sempre com aquela indignação seletiva que conhecemos). Ah, detalhe, a filha do FHC ganhava muito mais do que o namorado da neta do Sarney. O Nassif imaginou como teria sido o diálogo entre FHC e Heráclito Fortes. Reproduzo abaixo:

Suponha a seguinte conversa entre FHC e Heráclito Fortes (que nomeou sua filha funcionária-fantasma):

FHC - Caro Heraclito, preciso de um favor seu.

HF - Diga, meu presidente.

FHC - Minha filha quer ficar em Brasília e precisa de algum lugar aí para garantir seu salário. Poderia arranjar uma vaga para ela:

HF - Algum lugar específico?

FHC - Não. Pode ser até como assessora pessoal sua, sem o compromisso de vir diariamente ao Senado para não expô-la.

HF - Pois não, senhor presidente, aqui o senhor manda.

É um diálogo imaginário, porém verossímil. Se a conversa não foi assim, foi parecida. A única diferença do Sarney, é que não foi gravada - e a mídia quer o pescoço do Sarney, não a moralização dos costumes. Mas tentar incriminar FHC por isso é algo tão ridículo quanto essa criminalização da boquinha - à qual recorre o mundo político em massa.

Em vez de atacar a boquinha e discutir formas de eliminá-la, usa-se o vício para objetivos escusos: derrubar o presidente do Senado e transformar a casa em fator de instabilidade política.


*

A gente até entende o Sarney. Ele é do Maranhão, é um político conservador, que apoiou durante um tempo a ditadura. Vem de uma família tradicional de políticos, onde o nepotismo sempre foi natural. O que é inacreditável é FHC, todo metido a moderninho, a ético, a republicano moderno, pedir emprego (sim, porque foi ele que pediu, segundo confessou o próprio Heráclito) para sua filha, e emprego fantasma ainda por cima!

Tem outro caso, que é o fato de FHC ter articulado, e conseguido, que seu genro fosse diretor da Agência Nacional do Petróleo. Mas FHC é queridinho da mídia, e pode tudo...

*

Há uma outra observação importantíssima. Quem está investigando os parentes de Sarney, e o próprio Sarney, é a Polícia Federal. É importante que a PF investigue inclusive aliados do governo. Isso nunca aconteceria no governo FHC, que mandava parar qualquer investigação envolvendo aliados. O problema, muito grave, são esses vazamentos hiper-seletivos. Expuseram essa menina, a neta do Sarney, à execração pública. Ela é jovem, não tem noção das coisas, e não tem culpa de nada. Agora irá pagar um preço alto por seu avô estar apoiando Lula... A oposição e mídia perderam o pouco de compostura que tinham e não respeitaram nem uma garota inocente. Quero ver agora botarem a filha do Serra, que foi sócia de Dantas, na roda. Quer dizer, nem quero não, porque essas práticas sujas conspurcam a política brasileira e interditam qualquer debate.

29 comentarios

Unknown disse...

A mensagem da mídia é simples: apoiou o Lula, se fudeu.

Anônimo disse...

Oi Miguel,

Como pode gastar tanto raciocínio, com teatrinho e tudo, para única e exclusivamente querer justificar (passar um pano) ou "explicar" a política do Lula e do PT.
Pois quem participou, militou, construiu, etc, ou conhece minimamente a história (do PT, da esquerda etc) sabe muito bem quantos "desvios", quanta patifaria, quanta cooptação, de gente que era (sic) de esquerda e até socialista, e agora fica nessa aí, dando cobertura para esta camarilha do capital (PT, PCdoB, CUT, Força, CTB, UNE etc).

O PT (cúpula e os pelegos) foi para este caminho mesmo da "governabilidade" progressista, aceitou (quiz) o jogo da "elite" e faz o jogo da "elite". Por mais que queiram dizer que é do povo, etc.

O pior cego é aquele que não quer ver, ou que quer ver algo que não existe.

Fui.

Miguel do Rosário disse...

Ô anônimo aí de cima:

Discursinho PSTU não cola por aqui. Pede um dinheiro à vovó e vai comer arroz com feijão, vai.

José Carlos Lima disse...

Não convêm que Lula meça força com os porcos deste chiqueirão chamado imprensa brasileira. Ele(Lula) poderá sujar-se, pois o jogo é muito baixo, rasteiro mesmo. Estes mafiosos não tem nada a perder, é só olhar o Globo de hoje, a forma como o jornal editou as últimas falas de Lula para dar a entender que o presidnete não combate a corrupção. Estes safados em vergonha fazem de tudo para, na base da difamação e destruição de reputações trazer de volta FHC e cia. Brizola teve um ato heróico de enfrentar estes mafiosos e o resultado é que ele morreu no ostracismo absoluto. Nós sim, temos que enfrentar este bandidos. Nós, a UNE, CUT, MST, MSM, movimentos sociais, etc. Com nosso trabalho de formiguinha a cada dia que passa mais pessoas olham os jornalões de forma desconfiada e não mais de forma passiva.

pcaval disse...

num é de agora
faz tempo

presidente Sarney
Segurou a bronca
"abilio diniz"
mansão do morumbi
etc etc etc

lula não é cretino

Anônimo disse...

Miguel, o Lula pode falar coisas espantosas, mas o governo Lula é o primeiro a olhar de verdade para os menos favorecidos deste Brasil. O que ele faz é muito maior do que o que ele diz. Ele já entrou para os livros de história e quem o critica (frequentemente, por despeito) vai virar poeira após a morte e cair no esquecimento...

Outro ponto: se Sarney tem telhado de vidro (e a gritaria só rola agora, que ele apóia Lula), também têm telhados de vidro:

a) Serra, cuja filha foi sócia da irmã de Dantas;

b) FHC, cuja filha tinha um emprego no Senado;

c) Arhur Virgílio, que, conforme você disse, usou verbas do Senado indevidamente;

d) E todos os demais senadores, inclusive Gabeira e outros, que usaram passagens para seus parentes custeadas pelo Senado.

Quanta hipocrisia...

Ísis

infinitoamanajé disse...

Faço votos que resista e não dê um tempo no blog. Nem sou lulista, mas por estas e outras é que me tornei partidário da teoria da conspiração pela NEW WORLD ORDER... Aqui como lá, papagaios são papagaios mesmo. E a agenda midiática para derrubar os governos democraticamente populares segue desrespeitando tudo o que seja humanamente para o bem da humanidade, não respeitam nada nem ninguém, odeiam, desprezam os povos que escravizam e exploram para benefício próprio. Talvez nunca tenham sido humanos...

Sinto muito, me perdoe, te amo, sou grato!

RLocatelli Digital disse...

Meu, essa situação é angustiante.

Alguns senadores petistas, como Mercadante e Suplicy, parecem não perceber que o que está em jogo é a eleição presidencial de 2010.

Os demotucanos querem tirar o Sarney e colocar um apaniguado de Serra. Dessa forma bloqueiam o Senado e a governabilidade fica mais difícil.

Fora isso, as moscas da Folha e a Globo já começaram a estimular pânico em relação à gripe suína.

Vai ser uma guerra. E a Blogosfera terá um papel importantíssimo nessa guerra chamada 2010.

Luiz Carlos disse...

Ísis, tirando um ou outro tropeço em falas do Lula, o fato é que o que o Lula diz é em sua quase totalidade sensato, lúcido. O problema é que a mídia reacionária e golpista editorializa, digamos assim, as falas do Lula, selecionando determinados trechos de suas falas, levando a descontextualizá-las e a uma interpretação equivocada delas de quem assim as lê ou ouve. Por isso, para avaliar corretamente o que o Lula diz, considero ser muito importante, até mesmo indispensável, ter acesso ao discurso ou à fala completa do presidente. A canalhice e a má vontade do PIG com o Lula é uma constante. O homem está fazendo o melhor governo que esté país já teve (para mim, Lula já está acima de JK e de Vargas) e o PIG tenta o tempo inteiro vender a idéia de que tudo de bom que vem acontecendo a este país é fruto do que foi feito no governo FHC! Um absurdo! Ridículo! O PIG também tenta vender a idéia de que a corrupção começou no governo Lula ou pelo menos se intensificou neste governo, o que também é uma grande mentira, pois este é o governo que mais vem combatendo a corrupção. Tentam esconder ou minimizar o enorme sucesso que é este governo. Basta nos lembrarmos da pequeníssima divulgação que o PIG deu ao importante prêmio recebido recentemente pelo presidente Lula concedido pela Unesco (ONU). E o pouco que divulgaram, ainda destacaram cenas dos dois ativistas com cartazes que pediam para que o presidente Lula salvasse a Amazônia. Mas não mostraram o grande discurso feito por Lula quando recebeu esse prêmio e o quanto ele foi ovacionado pela platéia ali presente. Eu assisti pela internet a essa premiação. O homem é um verdadeiro estadista. Se nesse belo discurso, por exemplo, o presidente Lula tivesse trocado o nome de alguma autoridade ali presente, provavelmente esse erro seria o 'destaque' das notícias do PIG em relação a esse importante prêmio recebido pelo presidente, juntamente com as cenas dos dois ativistas mencionados. Para mim, mais do que partidária, essa mídia de direita (os barões midiáticos e seus sabujos) com sua postura golpista, reacionária, elitista, corrupta, extremamente egoísta, apátrida, está gravemente doente (moralmente, espiritualmente).

Diego Álvares disse...

Primeira vez aqui... gostei do seu post e da sua postura moderada.
Abraços

Unknown disse...

"Paulo Duque desqualifica tentativa de antecipar reunião do Conselho de Ética"
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u599466.shtml

Rômulo Vita Filho disse...

Miguel bom dia,
acompanho seu blog diariamente e sei q vc precisa dar 1 tempo e direcionar suas baterias prá descolar o "pão nosso de cada dia",mas nesse momento é importante q vc continue sua luta em defesa dos seus/nossos ideais,combatendo a mídia golpista e seus asseclas hipócritas !!!
Força !!!

Anônimo disse...

Diário Popular, 22/05/2003:

Sinopse da imprensa: gravações mostram mudança no discurso de Lula

A ala radical do PT resolveu reagir e divulgar gravações que mostram a mudança no discurso de Luiz Inácio Lula da Silva, segundo informações divulgadas ontem. No material - um livro, um cedê e um vídeo - o presidente critica a reforma da Constituição, defende as propostas do partido dele, critica a Rede Globo e diz que o então presidente José Sarney é um “grande ladrão”. Esse discurso foi feito no dia 6 de setembro de 1987, em Aracaju.

Na época Lula era deputado federal, e criticava a idade mínima proposta para a aposentadoria - 48 anos para mulheres e 53 para homens - dizendo que o Governo queria “criar o limite de idade para que a classe trabalhadora morra antes de se aposentar”.


De acordo com a imprensa do centro do País, o material chegou ao jornal Folha de São Paulo pelas mãos do deputado João Fontes (PT-SE), que estava acompanhado da deputada Luciana Genro (PT-RS).

O discurso mostra que o partido que elegeu Lula mudou de opinião algumas vezes: a Rede Globo é motivo de elogio pela cúpula do PT, o atual presidente do senado José Sarney (PMDB- AP) é aliado, e a proposta de reforma da Previdência feita pelo presidente Lula propõe limites mínimos de idade de 60 anos para homens e 55 para mulheres (no serviço público).


acabou minha paciência com os políticos corruptos e mentirosos do país,meus companheiros. Lula e Sarney não representam nossos interesses,são farinha do mesmo saco!

Miguel do Rosário disse...

Outro PSOL aqui no blog? Que está havendo? É só a campanha contra o Lula se avolumar e os psolistas começam a se entusiasmar e babar sangue? Alguém viu aí que o desemprego, segundo o IBGE, caiu para 8,1%, fazendo com que a crise mundial não tenha passado, definitivamente, de uma marolinha? Alguém aí viu outra "notinha" sem importância, publicada nos jornais, de que o Brasil se tornou o quarto maior destino dos investimentos internacionais? Enquanto isso, DEM e PSOL se dão as mãos e, de olhos injetados, discursam sobre "moral".

ana disse...

To pensando no BRASIL. E penso como Ciro me alio com o diabo para fazer a obra de Deus. O futuro chegou com Lula e os demostucanos e PIG querem melar TUDO. Não caio nessa arapuca, muitos menos dar para cair, quando os arautos da moralidade são mais sujo que pau de galinheiro e ficam a mostrar a mancha na roupa do mal lavado. Jesus Cristo alertou PARA OS HIPOCRITAS, SÃO SEPULCROS CAIADOS, BRANCOS POR FORA E PODRES POR DENTRO. Sarney tem defeitos, mas atire a primeira pedra aquele que não tem. O que quero saber é se agora Sarney esta servindo ao BRASIL e seu povo. E se mantendo a frente do Senado, apoiando Lula, SARNEY está.

ana disse...

errata: dá

Anônimo disse...

Afinal o PT é situação ou oposição?Porque o PT não faz nada e deixa o LULA sozinho na hora das crises?Muito mais apoio ao presidente está dando a ala do PMDB que apoia o governo.Sarney está nesta arapuca para não deixar a presidência do SENADO nas mão do PSDB e por apoiar o governo.O PARTIDO do LULA dá VERGONHA!

Luiz Carlos disse...

Anônimo, o PT está apoiando o Lula. Infelizmente, você tem razão no que diz respeito aos senadores petistas. Pelo menos a metade dos senadores petistas - seja por covardia ou para posarem de bons moços, com medo de sofrerem duras críticas do PIG e terem suas imagens arranhadas ou chamuscadas perante a 'opinião pública' (?), não dão o apoio devido e merecido ao Presidente Lula. Fracos, hesitantes, temerosos, acuados diante do terrorismo psicológico do PIG e da oposição, carecem de uma saudável e necessária sabedoria e esperteza política e acabam fazendo o jogo pra lá de sujo do PIG e dos demotucanos. Lamentável.

Marisps disse...

Concordo com a Ana em gênero, número e grau! Uma das coisas que me provocam mais ojeriza é hipocrisia. Pousar de santo? Francamente! Quem aqui nessa terra é? Santos não transitam por aqui. A diferença está nos que deixam de olhar pelo menos um pouco para o próprio umbigo e procuram o bem-estar comum.

Vera disse...

Miguel, dá uma olhada lá no twitter do eduguim ou no meu veramcp. Rápido.

Anônimo disse...

lula não representa nossos interesses e ponto final
é mais um lacaio dos metacapitalistas do globalismo mundial , assim como fhc e ciro gomes e aécio branca de neves também trabalhando pra o diálogo interamericano

Miguel do Rosário disse...

e quem representa nossos interesses, o chapolin?

José Carlos Lima disse...

Tenho o prazer de convidar os amigos e amigas deste blog para participar ou acompanhar a Performídia 3, mais informações no meu blog

htttp://josecarloslima.blogspot.com

Alberto Bilac de Freitas disse...

Caro Miguel,

Leia no blog Terra Goyazes: A missão da Blogosfera!

http://terragoyazes.zip.net

Alberto

Anônimo disse...

Até agora, que eu me lembre.....só jango representou nossos interesses....o resto é lacaio dos metacapitalistas do globalismo mundial.
o presidente precisa explicar o porque do nosso nióbio ser vendido 1/100 do preço ideal e que deixamos de pagar a dívida com esse dinheiro dava p/pagar em menos de 5 anos e o porque de ter se reunido com o pessoal da molycorp e a turma de araxá.
e a inglaterra vai levar casca da raposa serra do sol +na frente quando forem procalmadas naçoes indígenas em nosso próprio território. o brasil assinou documento da onu e tudo +.a onu quer nos roubar,tão pensando o que?

Anônimo disse...

Esta foto me lembra a China Comunista tomando as crianças de suas mães para controle de natalidade,que sistema miserável!Isso não é amor ao próximo meus companheiros,nem mesmo o socialismo escapa dessa porque o Parido Nacional Socialista,"formado" por Hitler era igual ao comunismo,um sistema genocida e cruel,assim como os grandes capitalistas e tantos grupos secretos de poder querem dominar a terra e também brigam com grupos religiosos nessa disputa.
o mundo está sendo dominado por essas pessoas que estão em guerra pela dispouta do poder para poder escravizar as pessoas ok?

Anônimo disse...

IMPERDÍVEL…

Socrates entrevista Ciro. E Ciro solta a língua:

É UMA MÍDIA ...

Partidária, Conservadora, Facciosa e Nepotista

CINCO famílias no País comandam os orgãos de comunicação.

Eles me “odeiam” por dizer isso, diz Ciro Gomes.

É uma mídia que prega a novelização do escândalo.

Mas é uma Mídia que esconde “descaradamente” o custo do

Km do Rodoanel em SP: 50 milhões reais por quilômetro/construído.

Ninguém toca no assunto.

SOCRATES ENTREVISTA CIRO GOMES

http://www.youtube.com/watch?v=vbzqRgF0JN4&feature=player_embedded

Miguel do Rosário disse...

Õ anônimo, então é verdade aquela história que os comunistas comiam criancinhas? Que bom saber disso! Obrigado por vir aqui e esclarecer-me e a meus leitores. Sugiro que você também vá ao blog do Dr.Hariovaldo, linkado aí ao lado, para encontrar pessoas decentes que abominam o socialismo. Cordialmente!

Anônimo disse...

COM A BOCA NA BOTIJA

Blog do Nassif

Como Veja seleciona entrevistados

Entrevista de 15/06/2009 com José Roberto Arruda, governador do DF.
"Ele deu a volta por cima"


De Paola Lima
Olá Nassif,

A nota de empenho do GDF para a editora Abril foi cancelada dois dias depois que o assunto foi publicado no blog.

Confira: http://www.blogdapaola.com.br/?p=4842


Pagamento cancelado
Blog da Paola

Educação, GDF em 16/07/2009 às 17:39

SIGGO

O Governo do Distrito Federal cancelou a nota de empenho que repassaria à Editora Abril o valor de R$ 442.462,50. A movimentação foi registrada no Sistema Intregado de Gestão Governamental (SIGGO) no final da tarde de quarta-feira (15).

A justificativa para anulação do pagamento foi erros no campo de fonte de recursos. A nota tinha como unidade gestora o Fundo de Manutenção e Desenvolvmento da Educação Básica, da Secretaria de Educação.

Postar um comentário